Visto ter uma enorme colecção de DVDs, este fim de semana decidi perder a cabeça e organizá-los de uma forma digna.
Já havia decidido fazer isto anteriormente escrevendo em cadernos, mas acaba por chegar a uma altura em que fica uma grande salganhada, principalmente quando adiciono bastantes ou empresto, o que acaba por chatear-me pois dá demasiado trabalho e o tempo nem sempre é o ideal.
Tentei criar uma base de dados, quer em access, quer em excel, mas fruto da minha ignorância na exploração desses programas (tive a necessidade de trabalhar neles à cerca de 10 anos, mais coisa menos coisa e como é óbvio, tudo mudou desde essa altura) mas o resultado foi sempre o mesmo: clicar no botão fechar pois os resultados eram sempre péssimos.
Como penso que não é nada difícil fazer (pese a minha ignorância, acredito que seja coisa para se fazer em pouquíssimos minutos por parte de quem percebe minimamente), gostaria de saber se alguém estaria na disposição de me ajudar.
Tinha alguma preferência que fosse em access, mas visto ser algo para organização caseira também não tenho grande exigência, mas gostaria que tivesse as seguintes funcionalidades:
-
Local para o nome do filme.
-
Local para identificação numerária da obra (não desejo automático)
-
Local para identificar qual a secção onde se encontra o DVD (Poderá ser para colocação de uma letra)
-
Local para colocar o ano.
-
Local para escolher qual o género (“Acção”; “Animação/Fantasia”; “Comédia”; “Documentário”; “Drama”; “Musical”; “Romance”; “Terror”; “Thriller”)
Não sei se isto é possível, mas em termos de funcionalidades apenas desejo ter uma opção para procura do nome, outra por género e por fim, talvez mais importante, ter uma opção onde veja que DVDs tem cada secção (que pode ser denominado por uma letra, tal como disse por cima).
Se pudesse ter uma opção onde pudesse colocar a quem teria emprestado cada filme, seria óptimo, mas se complicar demasiado, pode ser uma das coisas que abdique.
Se alguém pudesse ajudar-me, apesar de não ser nada urgente, ficaria extremamente agradecido.