Pedido de ajuda - Criação de banco de dados. Excel? Access?

Visto ter uma enorme colecção de DVDs, este fim de semana decidi perder a cabeça e organizá-los de uma forma digna.

Já havia decidido fazer isto anteriormente escrevendo em cadernos, mas acaba por chegar a uma altura em que fica uma grande salganhada, principalmente quando adiciono bastantes ou empresto, o que acaba por chatear-me pois dá demasiado trabalho e o tempo nem sempre é o ideal.

Tentei criar uma base de dados, quer em access, quer em excel, mas fruto da minha ignorância na exploração desses programas (tive a necessidade de trabalhar neles à cerca de 10 anos, mais coisa menos coisa e como é óbvio, tudo mudou desde essa altura) mas o resultado foi sempre o mesmo: clicar no botão fechar pois os resultados eram sempre péssimos.

Como penso que não é nada difícil fazer (pese a minha ignorância, acredito que seja coisa para se fazer em pouquíssimos minutos por parte de quem percebe minimamente), gostaria de saber se alguém estaria na disposição de me ajudar.

Tinha alguma preferência que fosse em access, mas visto ser algo para organização caseira também não tenho grande exigência, mas gostaria que tivesse as seguintes funcionalidades:

• Local para o nome do filme.

• Local para identificação numerária da obra (não desejo automático)

• Local para identificar qual a secção onde se encontra o DVD (Poderá ser para colocação de uma letra)

• Local para colocar o ano.

• Local para escolher qual o género (“Acção”; “Animação/Fantasia”; “Comédia”; “Documentário”; “Drama”; “Musical”; “Romance”; “Terror”; “Thriller”)

Não sei se isto é possível, mas em termos de funcionalidades apenas desejo ter uma opção para procura do nome, outra por género e por fim, talvez mais importante, ter uma opção onde veja que DVDs tem cada secção (que pode ser denominado por uma letra, tal como disse por cima).

Se pudesse ter uma opção onde pudesse colocar a quem teria emprestado cada filme, seria óptimo, mas se complicar demasiado, pode ser uma das coisas que abdique.

Se alguém pudesse ajudar-me, apesar de não ser nada urgente, ficaria extremamente agradecido.

Consegues fazer isso mais facilmente no Excel que no Access.

Basta fazeres uma tabela com todos esses dados que pretendes, e depois podes ordenar como quiseres e aplicar os filtros para pesquisas específicas.

É assim que tenho a minha colecção de canções que já tenho em CD’s de colectâneas, para não estar a arranjar mp3’s repetidos.

Sim no Excel é muito mais simples fazer isso no Access é um pouco mais difícil

No Excel acaba por ser mais simples, uma vez que não queres coisas muito complicadas.

Se quiseres tornar a coisa mais complexa entao irás precisar do Access, mas se fosse a ti considerava nesse caso o FileMaker ou o Bento.

Antes de mais obrigado pelas sugestões. Optei então pelo Excel e até agora está a correr bem, contudo estou com umas pequenas dúvidas que por certo serão de fácil resolução.

Existe alguma forma de preenchimento dos dados de cada filme mais fáceis do que estar a clicar em cada cédula e escrever?

Numa das colunas coloquei o título “Género” e gostaria de saber se nas células era possível colocar alguma opção onde bastaria clicar num botão e escolher os géneros já predefinidos, em vez de estar a escrever célula a célula muitas vezes a mesma coisa. - Resolvido

Para não teres de clicar em cada célula podes carregar no enter.

Para ser preciso carregar apenas num botão podes fazer o seguinte usando duas colunas (que vou chamar de A e B) para cada campo onde quiseres aplicar a técnica:

Na coluna A colocas a letra que queres usar como “atalho” (por exemplo: A - Acção, D - Drama, T - Thriller…)
Na primeira linha da coluna B colocas a seguinte fórmula: =IF(A2=“A”;“Acção”;IF(A2 = “D”;“Drama”;IF(A2=T;“Thriller”;…)))
No sítio das reticências vais colocando o mapeamento entre cada tecla de atalho e o respectivo texto. Em vez de A2 colocas a letra correspondente à coluna A e o número correspondente à linha onde escreveste a fórmula.
Seleccionas a célula da coluna B onde escreveste a fórmula, clicas no canto inferior direito da fórmula e arrastas pela coluna abaixo.

Espero não ter sido demasiado confuso :slight_smile:

Peco desculpa se estiver errado por nao ter lido tudo, mas acho que se queres fazer um catalogo de DVDs nao precisas nem excel nem access; há freeware muito bom para isso.

Mesmo para Office já tens templates porreiros.

Basicamente gostaria de criar o que está neste tutorial, no passo 7, o problema é que a minha versão do Excel é em português e possivelmente é diferente pois não tenho algumas opções como dizem (tenho o office 2010).

[url]http://www.abc-tecnologia.com.pt/index.php?article=892&visual=1&layout=16&id_area=3[/url]

Não vale a pena estares a ter trabalho com algo que já existe, espreita este:

ou este: [url]http://www.mymovies.dk/products/collection-management.aspx[/url]
a vantage mdestes softwares é que te ajudam muito no preenchimento dos dados dos filmes. normalmente têm ligação ao imdb, e preenchem logo a informação relevante dos filmes (género, ano, realizador, plot, etc)

nota: nunca experimentei este que sugeri. o que eu uso (e é excelente) só funciona em Linux. mas como é gratuito, não perdes em testar os dois, e veres por ti qual deles gostas mais.

Podes usar folhas auxiliares onde colocas “Listas de Valores Possíveis” e depois crias uma “Combo Box” e colocas nas células dessa coluna. Isto faz com que tenhas uma “dropbox” com os valores possíveis para aquele campo.

De acrescentar que eu tb ando a organizar uma colecção de jogos que tenho e muito provavelmente vou usar o Excel para “etiquetar” o arquivador eheh

ohh Miúdo … como disseram pa trás, não seria mais fácil um programa já preparado para o efeito ?

Eu ainda há 2 ou 3 dias fiz o mesmo que tu, catalogar os meus dvds e tal pa ficar tudo organizado, e usei o Collectorz.com Movie Collector Pro v8.1.1 e tou super satisfeito …

Tem ligação directa com uma série de sites ligados a avaliação, critica, etc de filmes, incluindo o IMBD, tem umas opções onde pões nome da pessoa, data de empréstimo e posterior recepção para quando emprestas filmes, apresentações de gráficos com o género de filmes que tens, opção de catalogar de várias formas (género, letra, ano, etc) e a cena fica relativamente bem apresentada, com trailer do filme sinopse, etc.

Vê o meu por exemplo (ainda não tá completo, ainda falta adicionar vários filmes), tá a ficar por ordem alfabética …

Reforço a minha ideia inicial.

A menos que estejas numa de aprender Excel, ou a fazer isto para um projecto escolar não há razão para “reinventar a roda”. Há vários programas livres e muito bons.

Exactamente, a menos que ele tenha alguma “razão forte” (tip as que exemplificaste), creio que não há necessidade de perder tempo a fazer tudo manualmente no excel …

O programa que comecei a usar, tal como muitos outros existentes, fazem preenchimento automático de todas as informações, basta pôr o nome do filme, e tá lá !

Ó «miúdo», em primeiro lugar, não é «banco de dados», mas sim «base de dados». Já basta termos de baixar as calcinhas ao acordo ortográfico, só faltava agora mesmo é falarmos como os brasileiros…

Depois, quem é que diz que com o Access é mais complicado? :twisted:

Se não tivesses já arranjado uma solução, eu ajudava-te no Access. :wink: