PDA's - Qual modelo?

Caros foristas,

Preciso da vossa opinião em relação a PDA’s… ???

Por força do trabalho vou ter de andar sempre em contacto com o email… Ou seja, quero um PDA não porque é giro mas porque necessito mesmo (e andar com um portátil sempre atrás não dá lá muito jeito >:D)

Vi algumas coisas na net, mas encontrei PDA’s a rondar os 400/500 euros… como quem diz: “demasiado caros!”

Queria adquirir algo que não excedesse os 200 euros. Não quero tretas a mais… :naughty:

Vi o Qtek S200, o Qtek 2020 e o Qtek 9100… com valores dentro do possível… mas como eu não percebo nepia disto…

Que acham :question:

O Qtek (agora, HTC) é uma boa marca. Eu tenho um S100, já lhe mudei a ROM de Inglês para Português-Brasileiro (não há ROM do Windows Mobile 2003 SE em português de Portugal para o S100) e continua aqui a bombar.

Se quiseres alternativas mais recentes aos modelos que referiste, vê aqui os novos HTC. :wink:

Eu tenho PDA há uns 6 anos, comecei com um da Palm (aquilo sim era uma coisa simples e fácil de utilizar), mas o mercado não perdoa e fui “obrigado” a ir para um Windows Mobile, optei por um HTC (ex-Qtek) Tytn que era o topo de gama na altura. Embora muito poderoso, fiquei um bocado desiludido com a velocidade. Além que é volumoso que farta. Agora há melhores opções, o melhor que tens que fazer é mesmo ir à net e procurar um site de compararação, deves ter centenas deles a falar das várias opções, fazem análises sobre os modelos, etc.

Se queres com telemóvel incorporado, procura um Omnia da Samsung ou um HTC Diamond (existem comparativos entre os dois na Net). Sem telemóvel estou fora do leque disponível.

Eu tenho um HTC Touch Dual! É espectacular, mas neste momento não te aconselhava este, aconselhava o HTC Diamond, é muito porreiro!

Compra de preferencia com teclas…

O meu HTC não tem teclado e escrever mensagens a conduzir torna-se quase impossivel… :lol:

Pois é verdade, escrever msgs a conduzir ou mesmo a caminhar é impossível!

Mas tipo o teclado que o Touch Dual oferece é uma bosta (para mim), porque é semi-qwerty e eu não me consegui adaptar a ele!

Se conseguirem um teclado qwerty como o do TyTn II, então sim é porreiro, mas também ficam com um valente tijolo!

Experimenta o teclado do HTC Touch Pro.

Quanto às diferenças entre o Omnia e o Diamond, elas são tão claras que dá perfeitamente para escolher um deles consoante o fim a que se destinam.

Tenho andado a investigar…

Como sou cliente Vodafone (e posso passar a ser cliente profissional) é-me mais fácil adquirir PDA’s/smartphones…

A oferta não é muita, diga-se:

BlackBerry Curve 8310
BlackBerry Pearl 8110

HTC Touch

LG KS20

Palm Treo 500v

Samsung i640v

SonyEricsson P1i

Estou +/- indeciso entre o BlackBerry Curve 8310 e o HTC Touch, mas com alguma primazia para o primeiro…

Mesmo assim há aqui uma coisa que me deixa confuso: com os clientes de email… um gajo consegue mesmo fazer alguma coisa? Ou seja, eu consigo abrir documentos word numa merdinha daquelas? PDF’s? Excel?

Sim, consegues, eu tenho um “velhinho” Dell Axim x50v e funciona na perfeição para abrir isso tudo, uma vez que vem com o Office; para abrir PDFs havia uma aplicação qualquer que também foi só instalar. Os emails só funcionam se tiveres acesso à net: no meu caso tenho de ter wireless ou estar ligado a uma porta USB de um PC com Net, mas no caso dos novos PDAs com telemóvel incoporado, basta ligares-te à Net por GPRS ou 3G.

apenas um conselho que julgo ser importante, já que vais usa-lo frequentemente para e-mails: compra com 3G.

o HTC touch dual é muito porreiro, porque para além de executar bem as funções, é pequeno, e mais fácil de transportar/manusear. Custa à volta de 300€

Claro… 3G ou então é para esquecer!

Sim, já li que o HTC Touch Dual é porreiro… mas e o BlackBerry Curve 8310? Visualmente gosto mais do HTC… mas este BlackBerry parecia-me muito competente!

Só posso optar por essa última opção. Aliás, só tem justificação comprar um PDA/Smartphone com telemóvel incorporado, pois assim consigo substituir o portátil (ir para todo o lado com portátil, não me parece!)

Mesmo assim, tenho algum receio dos mails pesados, especialmente os PDF’s… que normalmente podem vir com alguns megas. Isso preocupa-me… investir e dps não ter capacidade sequer para fazer um reenvio!

Qual é a tua opinião Paracelsus?

Pois, não sei como é que são os tarifários por aí. Se for por wireless normal, é na boa, porque as ligações são as “normais” como as de qualquer portátil, mas depende da rede que tiveres. Se for por 3G, depende da velocidade e tráfego permitidos, não faço ideia o que se pratica em Portugal, tens de te informar e fazer as contas.

Isso pergunta-se? A gamar, claro!

As ligações são 3G… daí todo o meu receio. ;D

Pois, eu sei que existe um grande desnível, por exemplo, na Net móvel. Na Suécia pago 199 kr / mês, o equivalente a 20 € / mês e tenho Net a 7,2 Mbps (estou em Gotemburgo, portanto apanho muitas vezes com essa velocidade) e com tráfego ilimitado (e eu consumo cerca de 30-40 Gigas por mês). Já sei que por aí tem de se pagar mais para ter a mesma velocidade e que o tráfego não é ilimitado.

Por isso é que convém saberes de antemão o que te espera. :wink:

outra opção a ter em conta, visto que o objectivo é para e-mails e afins, já viste os novos pc’s com 9 ou 7 polegadas? extremamente pequenos e fáceis de transportar, é uma opção a ter em conta, sempre mais fácil para o uso que queres.

Portatil da ASUS custa menos de 250€…

Já pensei nisso Super Liedson!

Mas apesar de pequenos são sempre enormes comparativamente a um PDA/smartphone.

Não cabem, por exemplo, no bolso de um casaco ou coisa parecida.

Eu vou ter de ver isso bem… porque investir num PDA para depois não ter utilização… não vale mesmo a pena. Aqui o problema principal são os PDF’s… que devido à minha profissão teimam em entrar na caixa de correio. E se dps chegam ao telemóvel e eu não conseguir sequer reenviar, a coisa torna-se complicada.

PS: O BlackBerry não tem 3G… piora as coisas. E o semi-qwert do HTC cheira-me a confusão demais!

na minha opinião o PDA é bom para desenrascar, pois num só equipamento tens várias coisas, mas não é muito práctico (ou nao tao practico, se quiseres) para usar com frequencia para e-mail, pois o ecra é pequeno. No teu lugar tinha em conta a frequencia de utilização, com que utensilios/objectos (como mochila, ou pasta…whatever) andas diairmanete. Consegues navegar melhor na net, abrir esses documentos etc etc.

No meu caso, tenho telemóvel, e PC à parte (dos “grandes”) para ver esse tipo de coisas, embora nao com muita frequencia (duas a tres vezes ao dia).

Frequencia de utlização, racio de tempo perdido entre leitura desse tipo de ficheiros num PDA/abertura e ligação do PC, custos, ferramentas/utensilios que possam transportar o pc, etc etc

PS: ah, um colega meu comprou um desses PC’s e diz-me que tem autonomia de sensivelmente 6 horas