PC com problemas

Boa!! ;D

O raio do apito longo baralhou um pouco as coisas ao início mas ainda bem que a coisa se revelou bem mais simples.

Com essa placa, o Francisco Stromp até parece um Concorde… hehehehe

Abraço

O sistema está a funceminar bem ;D

O único problema que tive até agora foi o facto de não poder utilizar um disco IDE junto com os discos SATA (que estão em RAID0), assim que vou ter de comprar uma caixa externa para ele.

Oh MadeiraLion, também andaste a mexer no servidor??? :lol:

:naughty:

O que é que se passa?

Quando ligas o IDE o sistema deixa de arrancar? Ou não vês o IDE?

Se não vires o IDE na BIOS é porque tens a controladora Disabled. Por outro lado, se estiver enabled, o computador tentará arrancar primeiro pela IDE.

Verifica se tens a controladora IDE enabled na BIOS e verifica tb aí na BIOS se o Boot está definido para o SATA.

Isso deve funcionar.

O sistema tem dois discos SATAII para fazer RAID0. Se o disco IDE (que tinha um Windows XP lá dentro) estivesse no sistema eu não conseguia fazer o RAID e o PC tentava entrar no Windows. Sem o disco o RAID e a instalação do Vista correram sem problemas.

A solução até que nem é má, uma caixa externa dá jeito às vezes.

PS: tenho receio de mexer na BIOS e perder o RAID, mas vou ver isso.

Se a coisa é como dizes então não necessitas de mexer muito na BIOS. Basta definires que o Boot se faz pelo SATA. Não precisas de mexer em mais nada. A caixinha USB é fixe sim senhor e é uma boa solução até para teres um backup fiável.

Vou comprar a caixa USB 8)

Penso que daqui a pouco posso postar algumas coisas sobre o novo sistema (3D Marks, imagens do FSX, etc).

Uma pergunta inofensiva:

Se tens 2 discos SATA em RAID0, para que é que metes um IDE (mais lento) ao barulho? Bastava por exemplo reservares uma partição de 30 a 35 GB de espaço para o SO + programas a instalar (não sei quanto espaço ocupa o Vista) e o restante espaço era o teu armazém de dados. Assim, estavas a salvo de qualquer problema: se um dos discos SATA avariasse, tinhas a salvaguarda do RAID0; se o SO desse o berro, tinhas toda a tua informação intacta e só tinhas de reinstalar o SO + programas na partição de arranque. 8)

Cada disco é de 250GB, ou seja, mais ou menos 500 com RAID0.

Se criar duas partições no RAID0, uma para o SO e outra para armazenamento de dados, posso perder tudo se um dos discos avariar. Penso que estavas a falar do RAID1, onde um dos discos é espelho do outro.

Podia ter criado um Matrix RAID ou um RAID0+1 (não é o mesmo?)… pode ser que no futuro faça isso.

O disco IDE, de facto, é mais lento (mas não assim tãooooo lento) mas era só para o aproveitar. É relativamente novo.

Amanhã vou instalar o 3DMark06 e comparar o resultado do teste com um que fiz no antigo PC. Acabei há pouco um teste com o FSX e, com quase todos os settings ao máximo consegui frames tão altas como no FS2004. Bom sinal!

Tens razão, fiz confusão. É que não estou muito por dentro desta área de optimização de desempenho para jogos (RAID0, overclocking, etc.), porque não ligo absolutamente nada a jogos de vídeo. :mrgreen:

O que tu falas de RAID 0+1 designa-se por RAID10. A expressão «Matrix RAID», desconheço.

É fazer RAID0 e RAID1 ao mesmo tempo com dois discos: 2 discos de 500GB=1 RAID0 de 250GB mais 1 RAID1 de 250GB.

Resultados 3DMark2006

AMD XP 3000+, 1GB DDR, 6800GTS, Windows XP

Q6600, 4GB DDR2, 2900XT, Vista Home Premium

A qualidade do FSX fica demonstrada nesta imagem… e tive picos de 200 e tal frames com quase tudo ao máximo :victory:


3.jpg

Pois fica. Que grande trampa de imagem… :whistle:

Achas ;D ?

Muito boa qualidade. É claro que um cenário pago daquela zona (acho que é Glasgow mas não tenho a certeza) ficava ainda melhor :wink:


Ui!! Esta então, ainda consegue ser pior que a outra… :mrgreen:

Graças à ajuda de um colega também maluquinho dos aviões consegui fazer o meu primeiro overclock:

Dizem que este processador pode chegar aos 3600 mas não vou subir mais >:(

Fiz outro teste com o 3DMark06:

…e nesta mesma página podem ver que o anterior teste teve 9442 pontos.