PC com problemas

A compra dos novos componentes para o computador está a ser uma odisseia :o

Não vou falar do que aconteceu nas semanas anteriores mas únicamente do dia de ontem.

Ontem à tarde finalmente chegaram os componentes. Logo que tive oportunidade comecei a montar as peças:

-colocação do Zalman 7000Cu na motherboard, seguido do processador (com respectiva pasta térmica).

-colocação dos módulos de memória RAM.

-colocação da motherboard na caixa.

-colocação da placa gráfica (gigantesta e barulhenta :o ), da placa de som e da placa de TV.

-colocação dos dois discos SATA nas portas SATA0 e SATA1 da MoBo, seguido de um disco IDE para backup, drive de disquete e gravador de DVD.

-colocação da fonte.

-ligação dos cabos SATA, IDE, cabos do painel frontal da caixa.

Portanto como podem ver tudo normal, não saltei nenhum paso.

Na hora de ligar o computador (ainda com a caixa aberta, claro) o sistema dá um bip (penso ser longo) e o monitor não mostra nenhuma imagem, mostrando aquela luz laranja (ou ambar) como se estivesse em sleep mode.

-Desliguei o disco IDE, o mesmo resultado.

-Desliguei todos os discos, o mesmo resultado.

-Deixei um único módulo RAM no slot, o mesmo resultado.

Sim, eu liguei a brutal ATI 2900XT à fonte pela porta de 6 pinos.

O monitor é um LG CRT mas penso que isso não interessa.

HELP :-\

(estou a colocar isto em vários foruns a ver se consigo solucionar isto. Já contactei a loja mas ainda falta algum tempo para ter resposta). Para além de tudo o que tem acontecido, só me faltava ter a placa gráfica com algum defeito :sick:

PS: para os geeks cá do sitio, neste momento estou a usar um Pentium III 800 com 64 megas de RAM e uma placa GeForce4 MX440 :lol:

Vá, lancem palpites.

Bom, isso do apito longo cheira a memória que tresanda.

Pode ser um problema com uma das barras, ou (se tiveres um galo do catano) com ambas as barras, como tb pode acontecer haver um problema no Bus da memória na Mobo.

Outra causa provável… com apitos longos… n estou a ver. Se fosse a ti, montava o sistema fora da caixa e na sua forma mais simples: Motherboard, gráfica e memória. Ligas a fonte, monitor e teclado e com uma ponta metálica fazes contacto entre os dois pininhos do power. Isto serve para excluir algum problema na montagem dentro da caixa.

Verifica se a motherboard está correctamente alimentada. Algumas mobos têm um conector para alimentação suplementar.

Em caso de desespero faz um reset à BIOS. Se não descobrires o jumper para isso, retira-lhe a pilha durante alguns minutos porque vai dar ao mesmo. Eu digo isto pq nunca podemos ter a certeza se a mobo é mesmo novinha a estrear. Na loja podem ter tido necessidade de testar um outro sistema e podem ter usado essa mobo com outras memórias e podem ter alterado as configurações manualmente para valores que essas tuas memórias não suportam.

Se nada disto funcionar, deves ter mesmo um problema na mobo ou nas barras de memória. :inde: :frowning:

Se é a RAM eu fico feliz da vida, comprei 4 GB :twisted:

Então vou fazer o seguinte:

-tirar tudo da caixa.

-colocar gráfica, memória e mobo (pergunta idiota, com o processador, claro :-[ ).

-isso do contacto metálico… hum, não estou a ver.

Se não ligar vou fazer reset à BIOS… mas a MoBo é nova.

Obrigado! vou continuar a dar notícias ::slight_smile:

Isso do contacto metálico… hehehe é só veres onde é que liga o fio do Power. O fiozito que vem do botão na caixa que serve para ligares o computador. Vês qual é o par de pinos usado e com a ponta de uma chave de fendas ou um clip provocas um ligeiro contacto entre esses 2 pinos. Isso equivale a carregares no botão de power, se tivesses isso montado dentro da caixa, óbviamente.

Pois, se os componentes estão fora da caixa é preciso alguma coisa para ligar o sistema (já vi isso num video-tutorial da Exame Informática).

Não há o risco de danificar alguma coisa ao fazer isso?

Daqui a pouco vou tratar disso.

Já agora, como não tinha outra possibilidade, aproveitei a drive de disquetes nova para o PentiumIII, mas a luz verde está sempre ligada (também acontecia com os componentes novos). Está estragada?

O sistema não a reconhece :frowning:

Fiz o indicado e o resultado foi o mesmo ???

Entretanto tive a seguinte resposta da loja:

O Sr. tera que ligar os 2 conectores de alimentação que a grafica tem, para que esta funcione. Se por razão nenhuma ela nao funcionar tera que se deslocar as nossas instalações para procedermos a verificação do problema.

De facto, a gráfica tem dois conectores, um de 8 pinos e outro de 6. O de 6 é obrigatório, e como se pode ver na imagem, estava ligado. O de 8 serve para alimentação suplementar em caso de overclock à gráfica (e a minha fonte não tem essa ficha de 8 pinos).

Quanto à viagem, óbvio que alguns componentes pelos vistos terão de ir por correio :’(

Qual é a potência da tua fonte de alimentação?

Estive a ver as caracteristicas técnicas da ATI e 350W chegam mas é recomendável a utilização de uma fonte de 420W ou superior. Leva isso em consideração ao encomendares a nova fonte.

A luzinha na drive de disquetes sempre acesa indica que tens o flat cable ligado ao contrário na drive. Repara que tens num dos lados do cabo um risquinho vermelho. Esse risquinho deve coincidir com o pino numero 1 na drive.

A fonte é uma LC Power Hyperion de 700W, foi comprada agora junto com o resto dos componentes.

Vou verificar os cabos da drive, estava habituado aos cabos redondos :-[

A loja não disse mais nada :inde:

Bom, dei uma voltinha a recolher mais info sobre essa placa e encontrei isto:

Mais uma novidade por parte da ATI é a[u] inclusão de conector de alimentação de 8 pinos além do normal de 6 pinos[/u]. Claro que a placa também funciona só com os [b]dois conectores de 6 pinos [/b] mas isto implica abdicar do overclock porque o overdrive fica desactivado por defeito.

Estes falam de 2 conectores de 6 pinos. O uso do de 8 é apenas para overclock.

Já a loja te fala na utilização de 2 conectores, mas sem referir o de 8 pinos.

Eu olho para as imagens da gráfica e só vejo um conector de 6 e um de 8… Será que existe outro conector de 6 pinos algures na placa, que as imagens não mostrem?

http://www.f13pc.pt/forum/showthread.php?t=4892

Esclarece junto da loja o uso dos 2 conectores.

As fichas de 6 pinos disponíveis na fonte não entram no conector de 8 pinos.

A loja foi a Globaldata, mas na altura também olhei os preços da F13PC :smiley:

Vou contactar a loja de novo.

Sim, mas existe um adaptador que converte a ficha de 6 em 8 pinos.

Eu fico é intrigado com a necessidade de ter os dois conectores ligados para que a placa funcione, quando o que é referido é que a placa funciona só com “os conectores” de 6 pinos e que o de 8 é para overclock :think:

E o manual da placa? O que diz a esse respeito?

O manual é muito mau. Não fala de conectores (deve ser do tempo quando as placas não precisavam de alimentação extra).

Esse adaptador é fácil de encontrar ou preciso encomendar à loja e esperar mais uns longos dias?

De todas maneiras voltei a contactar a loja e coloquei esta questão do cabo de 6 pinos na ranhura de 8. Vamos ver…

PS: precisamente a minha placa é aquela Sapphire da F13PC.

:arrow: http://tech4pc.net/forum/viewtopic.php?p=24820

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=186&products_id=21721

This adapter can be used to convert any 6-pin power supply PCI Express cable to a 8-pin PCI Express 2 cable. This adapter is handy for any modern PSU you recently purchased that needs the 8-pin PCI Express 2 cable connection such as for the new Radeon HD 2900 XT.

É isso mesmo.

Na Globaldata não aparece esse adaptador, vou procurar nas outras lojas. Cá na Madeira acho difícil, ainda olham para mim com aquela cara de ET :inde:

E ainda querem a independência… :twisted:

A independência, a zona económica exclusiva e tudo o resto :twisted:

Mas continuando com o tema, agora pensei "porque não comprei uma 8800GTS? aquilo tem um conector de 6 ::slight_smile: "

Numa conhecida loja indicam que a placa não funciona com um único cabo de 6 pinos, assim que tenho de ligar dois cabos de 6 (porque de 8 não há). O problema é que estou há uma hora a perguntar como encaixar isso (porque óbvio que já fui ver e não dá :wall: ).

Mais logo coloco fotos.

(impressionante este PentiumIII :lol: )

Antes burro que mentiroso: a placa já deu sinais de vida. Um dos cabos de 6 pinos que veio com a fonte encaixou precisamente no único local onde não testei: no lado mais perto da ventoinha.

Muito obrigado, António, pela ajuda. O próximo voo do Francisco Stromp será dedicado a ti ;D

Agora vou passar algumas horas da noite montando os componentes.