Acho que a equipa até jogou razoávelmente, e já mostra algum fio de jogo. Aos poucos vai-se notando algumas rotinas de jogo, e as transições não saem mal de todo. Agora a posição em que ele coloca alguns jogadores e a maneira como lê a partida, parece um piloto de F1 que faz tudo bem, e na recta da meta começa a ajeitar as luvas, ou trava muito antes da curva para poupar pneus. Se o PS fosse como jogador o que é como treinador, era o Postiga: faz tudo bem, mas o mais importante…
Troquei uns posts com o Paracelsus há uma semana e de forma a poder argumentar melhor o meu ponto de vista, resolvi dar-me um tempo para ler melhor o relatório de contas e para pesquisar artigos sobre as contas consolidadas do SCP e, principalmente, sobre a dívida bancária consolidada, sobre a qual temos um serviço de dívida enorme, com valores muito próximos aos que disponibilizamos para o futebol, através da SAD; era… e bem… ainda é, minha opinião, que o grande desafio em termos de gestão, é a redução urgente do passivo bancário de forma a podermos investir no futebol, investimento que não se pode fazer, com fundos próprios, como é visível no RC, em que é claro que só podemos comprar jogadores se vendermos outros… outra solução de investimento passa obviamente por maior endividamento bancário ( como benfica), constituição de fundos de investimento ( benfica) ou parcerias ( benfica e porto ).
Fiquei de rastos depois do último jogo… qual passivo, qual investimento, qual relatório de contas… a falta de qualidade de jogo da nossa equipa é confrangedor, a falta de ambição, de garra, a consciência colectiva de que fazer parte do nosso clube é fazer parte da história de um GIGANTE, que tem jogar sempre para ganhar, desde o primeiro minuto em cima do adversário, ainda por cima jogando em casa com o olhanense … não existe…
Eu sou dos que achou que a contratação do Paulo Sérgio fez sentido, mas começo, infelizmente, a dar a mão à palmatória… muda de sistema quase de jogo para jogo, com a agravante que parece claro que não utiliza o melhor sistema de acordo com as características do plantel, quase todos os foristas concordam que o Sporting deve jogar em 4231 ou 433, primeiro porque não temos 2 avançados de qualidade no plantel e em segundo porque parece que onde temos mais qualidade é no meio campo…mas mais grave que o sistema é a dinâmica da equipa… quase parada, os jogadores não dão linhas de passe, pouco agressiva, sem intensidade de jogo… e isto é (não) obra do treinador.
Faltando ou não um pinheiro, um extremo, um central melhor, temos obrigação de ganhar a um olhanense se é verdade que percalços todos têm, temos obrigação de pelo menos massacrá-los desde que o árbitro apita… e eu não vi nada disso este fim de semana… foi uma desilusão… e tolo sou eu por ainda me surpreender com estas desilusões…
verdade seja dita, eles tambem só chegaram á nossa baliza praticamente 1 ou 2 vezes, o problema é que o nosso jogo passa se 80% no meio campo e quando chega ao ataque é uma confusão para se chegar á baliza
baos.
acho que o JayP tem razao o que dize.
na minha opiniao o paulo sergio ate nao é assim tao mau treinador,esta ahaver algo que nao esta a bater certo, ali certos jogadores que nao estao na posiçao delesassim nao redem ^-^
Eu no caso do Paulo Sérgio, vejo uma explicação ele abertamente sempre disse que queria reforços, supostamente a vinda deste seriam para um esquema táctico que ele tinha em mente… como acho que o senhor em questão é limitado tecnicamente e não lhe foram satisfeitos os desejos… neste momento ele não terá jogadores para a sua pseudo-táctica.
Também concordo que a melhor opção neste momento é o 4x2x3x1… Mas para além de a nossa transição defesa ataque não ser a melhor o “1” que seria o tal pinheiro não existe e não vai funcionar bem com o “actual Liedson”. As coisas advinham-se muito complicadas, se é para ser mais um ano de experiências ao menos que o PS desenvolva uma cultura táctica que nós não temos…o nosso meio campo tem muito potencial e qualidade agora resta saber se o PS é a pessoa certa para o fazer funcionar?
Por mais entranho que possa parecer, ver pessoas com saudades do Carvalhal é sintomático da falta de qualidade deste treinador. Mas o homem só tem parte da culpa. Se andamos há muito tempo a dizer que não temos treinador e, pelo visto, o plantel tem lacunas (e graves, porque não há quem meta a porcaria da bola na baliza e estamos a pagar principescamente a muita gente que era suposto meter e não mete ), não compreendo duas coisas:
No tópico de análise do defeso, há muita gente que votou 3 (nem falo da parvoíce de ter votado 1 e 2 porque pelo visto, não estamos assim tão bem como queriam dizer) e arranjou muito boa desculpa para justificar esse 3. E depois da ausência de fio de jogo e da necessidade vital do dito ponta de lança, 4 não é a opção mais correcta?
Quem contratou todos os treinadores (medíocres, pelo que se lê por aqui e quase em toda a blogosfera)? Quem é(são) o(s) verdadeiro(s) culpado(s) de toda esta situação? Não são os sócios oposicionistas que servem de bode expiatório a toda esta vergonha, pois não?
Então, meus caros sportinguistas, peço encarecidamente o seguinte: quando houver eleições, releiam tudo o que escreveram e ponderem. Podem achar que quem está do outro lado não tem o mesmo nomme ou a mesma esttaleca. Mas pensem que prejuízos, treinadores medíocres e plantéis fracos em pontos fulcrais não foram criados pela oposição. Estamos assim porque há um conjunto de responsáveis, e nenhum deles se chama Oposição, Carvalhal ou Paulo Sérgio. E sim, o meu desejo de eleições antecipadas é cada vez mais forte. A saída do treinador e do presidente devem ser o catalisador de uma mudança de mentalidade e rumo no Sporting.
Nem nunca hás de entender. Não há explicação possível.
Mas tá descançado, que prevejo duas derrotas nos próximos 2 jogos, e não me parece que ele aguente…resta saber se o Mr. Pijama Party ganha vergonha na cara e segue o mesmo caminho…
A quando a sua contratação, disse na altura que não seria a minha primeira escolha, as minhas escolhas de treinadores portugueses, seriam o Domingos Paciência e o Manuel Machado, mas que não era má de todo, pois bem, parece-me a mim, que me enganei redondamente, mas como a esperança é a ultima a morrer, tenho esperança que o homem ainda se torne um treinador.
Domingos era muito caro, tinha-mos o Manuel Machado, que na minha humilde opinião, é o 3º melhor treinador português, atrás de J. Mourinho e do Domingos. Falta-lhe ter a oportunidade que o homem-sem-sobrancelhas aka Paulo Sérgio teve, que o Carvalhal, o AVB e o Jesus tiveram.
Tem revelado grandes problemas em compreender o que deveria ser a equipa de futebol do Sporting, principalmente quando olhamos para os jogadores que compõem o plantel. As equipas não devem ser construídas com base nos jogadores que poderia ter, nos que deveria ter ou até no que os jogadores poderiam ser (mas nunca são). Todos os treinadores têm ideais, filosofias, mas tais fenómenos não devem de estar acima da realidade. O Sporting não pode ser uma equipa de flanqueadores, porque não os tem. Não pode ser uma equipa de futebol directo, porque não tem jogadores para isso. Não pode ser uma equipa de cruzamentos para a área, porque não está lá ninguém que aproveite isso. E não vale a pena se fiar no “água mole, em pedra dura…” que isso leva muito tempo e os jogos só têm (normalmente) 90 e poucos minutos. Não vale a pena insistir apenas nas arrancadas do João Pereira ou nos lances individuais do Matías ou do Valdés. Isso é muito pouco, rotineiro e facilmente anulado.
Disseram aqui que já se notam rotinas de jogo. Já agora… não faltaria que não se notassem, após meses de trabalho. Notam-se, mas são ténues e trazem os resultados que estão à vista: 4 jogos para o campeonato, contra equipas que lutam por objectivos bem abaixo dos nossos e já estamos a 5 pontos do 1º. Não pode ser!
Com os jogadores que tem, o Sporting tem de apostar na posse e circulação de bola. Na troca posicional dos seus jogadores. A bola tem de correr, a equipa tem de tocar a bola ao 1º ou 2º toque, sem abusar nos lances individuais ou nos cruzamentos para a área.
Veja-se o Arsenal de hoje: jogam ao 1º toque, a bola circula rápido, normalmente pelo meio surpreendendo o adversário quando so laterais flanqueiam, bola na relva, o adversário a cheirar a bola mas sem compreender sequer o posicionamento ou movimentações adversárias. Sem “pinheiros”, sem nada. Se espero a mesma qualidade? Não sou doido… a qualidade dos jogadores não é a mesma. Se é o sistema de jogo infalivel? Não (se bem que muita da culpa disso será da forma como defendem, não da forma como atacam). Mas penso que será a que melhor se adapta aos nossos jogadores.