Também já estou sem paciência para toda esta novela em torno do Ricardo. Se está na baliza a dar frangos é porque devia ser poupado, se está no banco a descansar é porque é um herói e devia voltar. O importante é que o Ricardo seja o pobrezinho e o Sporting o malvado, que o Ricardo seja o “ser humano que deve ser defendido”, e o Sporting o coração de pedra, insensível a esses valores.
Eu assumo que para mim a “defesa do homem” é algo de secundário. O que me interessa é a “defesa” da baliza do Sporting, porque os “homens” que lá estão para essa função são futebolistas profissionais com obrigação de conhecer as contingências da vida que escolheram, e recebem dezenas de milhares de contos por mês para se compensarem das agruras da pressão, dos frangos e do banco.
Assim, cabe ao treinador do Sporting escolher em cada momento o elemento em melhor forma e que dê mais garantias, e se depois os outros “can’t stand the heat” azar deles. O Sporting não existe para assegurar felicidade e bem estar aos seus funcionários- é exactamente o contrário, embora a alguns deles lhes custe perceber isto.
Quanto a estas últimas declarações do invertebrado Futre, também não consigo entender até quando o Ricardo poderá viver na sombra de um penalty defendido sem luvas e de um pontapé colocado. Porque não lembrar o lance, que aconteceu bem mais cedo nesse mesmo jogo, em que o Ricardo saiu da baliza qual andorinha, para levar o golo do Owen?
Aquilo que o Ricardo fez no Portugal-Inglaterra não lhe dá crédito para a sua carreira no Sporting. Se faz alguma coisa é tirá-lo, porque depois disso já o Ricardo disputou um jogo do título e uma final europeia, jogos de importância semelhante, e nas duas ocasiões falhou rotundamente com prejuízo da sua equipa. Dá que pensar se a força psicológica do Ricardo se evaporou em menos de um ano, ou se só aparece quando ele joga numa equipa de vermelho.
Quanto à questão das críticas ao Ricardo aqui no fórum, é por demais evidente que se trata de um tiro ao lado. Como já por muitas vezes foi referido, poucos terão sido os jogadores do Sporting que mereceram tanto crédito dos adeptos e gozaram de tanta tolerância ao erro. Durante duas épocas em que o Ricardo se mostrou abaixo das expectativas, era ver a Juve Leo a aplaudi-lo e o fórum em massa a defendê-lo. O que sucede é que a paciência tem limites. E contra mim falo, porque fui dos que arranjaram todo o tipo de pretextos para o defender a até torci o nariz à sua saída do onze titular.