Comunicado
O Sr. Paulo Faria deixou a partir de hoje de exercer as funções de treinador principal da equipa sénior de andebol, sendo substituído nessas competências pelo nosso colaborador de longa data, prof. Frederico Santos, actual treinador da equipa de juniores do Sporting, campeã nacional em título.
Aproveitamos para agradecer ao Sr. Paulo Faria o trabalho realizado e desejamos-lhe as maiores felicidades para a sua carreira.
O treino desta tarde já foi orientado pelo Prof. Frederico Santos em quem depositamos total confiança, seguros de que voltaremos às vitórias em curto prazo.
Wow, estava pronto a ler um post normal do Ash e vi isto :lol: É uma decisão normal, vamos lá ver como se sai a equipa sob comando do prof. Frederico Santos, que confesso desconhecer por completo.
Toda a felicidade para o Paulo na sua vida pessoal e profissional. Não me esquecerei do papel muito importante que teve em reanimar um pouco os adeptos Sportinguistas e alertá-los para a existência de uma equipa de andebol que vale a pena acompanhar e apoiar, com ou sem sucessos.
É o começo de um novo ciclo, espero que mais vitorioso.
Ash, o Frederico Santos será uma aposta a curto prazo enquanto se procura um treinador de outro calibre ou achas que será para manter até ao fim da época? (pergunto-te a ti porque me parece que tens fortes conhecimentos sobre esta modalidade)
Não sou o Ash e não serei minimamente tão fiável, mas a última frase do comunicado deu-me bem a entender que será uma aposta com um carácter definitivo, até ao final da época. Posso estar a dizer asneira, nem conheço as competências do senhor em causa, mas parece-me que é isso o que irá suceder.
Também fiz essa interpretação. Mas como estou meio escaldado com treinadores a subir dos juniores para os seniores gostava de acreditar que estivesse na calha um treinador conceituado. (sem desprimor pelo novo treinador, que não conheço e a quem desejo os maiores sucessos à frente do plantel Leonino)
Já vai tarde, obviamente. Assim podem renascer esperanças na conquista do título ainda que esteja complicado devido à desgraça que foi a manutenção de Paulo Faria tanto tempo.
Pelo comunicado também não consigo perceber se é uma substituição de carácter provisório ou definitivo mas desejo desde já felicidades ao Prof. Frederico Santos.
Sinceramente, trata-se de um desfecho que já se esperava. Fui-me inibindo de comentar a situação por diversas razões.
O tempo dirá se o problema era apenas o Paulo Faria ou se existiam outros factores - alguns dos quais até fui referindo ao longo dos tempos.
Parecia visível que o Paulo Faria não conseguia tirar mais desta equipa e em situações de “aperto”, existiam poucas soluções em termos de construção de jogo. Ficará a dúvida se esta “carência” devia-se a questões técnicas ou questões de aplicação por parte dos atletas.
Não sei se o Professor Frederico é apenas uma solução temporária ou se fica até ao final da temporada. Tal como o Paulo era, agora o Professor Frederico é o meu treinador e terá o meu apoio.
Não acredito em “melhorias” instantâneas mas pode ser que seja surpreendido
Entendo o que dizes. O que te posso dizer é que mesmo que existam vários problemas, isso não pode impedir que se parta para a resolução de um deles. Porque Paulo Faria era um problema. Podia não ser o único, admito isso perfeitamente, mas era um problema.
Vá lá que o treinador Paulo Faria foi demitido agora que estamos no começo do campeonato, e não a meio/fim da época desportiva.
Ao Paulo Faria as melhores felicidades, a nível pessoal e profissional, tudo de bom.
Quanto ao novo treinador (também não sei se é só por agora ou até final da época, não sei porque mas parece-me que é mais a segunda opção), deste novo treinador só sei que foi campeão e conduz esta mesma equipa de juniores do Sporting.
Nao me surpreende a saída , mas surpreende o timing. Nao é por perder no Dragao que um treinador perde capacidades. Depois do jogo com o Madeira , achei que o Paulo Faria tinha perdido todo o espaço de manobra …mas nao achei que a situacao se tivesse modificado tanto assim após ontem (talvez os próprios acontecimentos do jogo tenham sido um factor).
Nao vou estar aqui a dourar a pilula ao treinador Paulo Faria. Como jogador foi fabuloso , adorava ve-lo de verde e branco mas como treinador nao posso dizer o mesmo. Reconheço que sai ligado a um grande momento , a vitoria na Challenge e teve ainda um outro bom momento , o playoff da epoca 2008/2009 onde merecíamos no mínimo ter disputado a final , isto apos um pessimo começo de epoca. Pelo meio os resultados internos do Sporting foram vergonhosos.
Sobre o mister Frederico Santos e a sua possível permanência eu digo exactamente o mesmo que disse no dia em que saiu Jose Tomaz para entrar Paulo Faria. Para sair um e entrar outro mais valia terem ficado quietos … mas também como disse na altura , se a aposta é esta , vai passar a ser o meu treinador e vou apoiar até achar que a pessoa em questão tem tempo e espaço para aplicar as suas ideias. Foi assim com Paulo Faria e será assim com Frederico Santos.
Agora se for para opiniar sobre a possível manutenção do mister Frederico Santos diria que passa por uma solucao a curto prazo até á chegada de um novo treinador. É também o que espero que aconteça. Sobre nomes já disse várias vezes quem é o meu preferido.
Este grupo precisava de um estimulo mental. O baixar os braços perante a qualidade existente era o pior que podia acontecer e sao eles que vao ter de dar a volta.
Se ainda somos candidatos ao titulo ? Se isto fosse playoff até podíamos ficar em 8 que eu achava que podiamos ser campeoes , agora nestas condicoes já sao 2 pontos na fase final (o que em andebol é considerável)…mas parafraseando paulo faria , ainda faltam 29 jogos. Está perfeitamente ao alcance a disputa do titulo. Podemos nao chegar lá mas temos condições para dar luta. Neste momento é isso que exijo , alem de 4 vitorias nos próximos 4 jogos.
PS- Já li referencias ao mister Frederico Santos apenas como treinador de juniores mas nao esquecer que ele era também adjunto do Paulo Faria.
Foi a melhor decisão, que só peca por tardia. Os meus agradecimentos ao Paulo Faria, que nos levou à conquista da Taça Challenge, tendo inclusive sido esse o balão de oxigénio que lhe permitiu ficar no Sporting para 2010/2011. Felizmente, já se foi embora, pelo que resta-me desejar-lhe felicidades para a sua vida pessoal e profissional, excepto quando, e se, defrontar o Sporting.
Não sei se o Prof. Frederico Santos permanecerá no comando da equipa a título temporário ou definitivo. De qualquer das formas, desejo-lhe a melhor das sortes!
Para quem não conhece o Prof. Frederico Santos…posso garantir-vos…que eu não o dito cujo!!! :rotfl:
Bem gostava de ser…seria provavelmente o 3º dia mais feliz da minha vida, poder envergar aquela camisola, seja em que funções fossem!
Acho que o Paulo Faria deveria ter saído no final da época passada.
No fundo, este foi mais um “Paulo Forever” que não deveria ter começado a época sequer…e provavelmente, irá acarretar a perca de todos os objectivos que ainda estão ao nosso alcance, tirando a Taça que ainda está perfeitamente ao nosso alcance!
Acho completamente estapafúrdio imaginar que o prof. Frederico não esteja lá somente para aguentar o barco!
E o timing é aceitável, dado que tirando o jogo de 4ª feira…depois haverá um longo interregno para jogos das selecções, pelo que é a altura ideal para entrar alguém!
E tal como o Hugo Malcato disse, eu também comungo que o Paulo Faria não é o único problema…era, sem dúvida o maior, mas como já anteriormente afirmei a forma como este plantel foi construído, é altamente prejudicial aos actuais interesses do clube.
Foram-se contratando esperanças do andebol português sem rei nem roque!
Imagino que se no ano passado tivessem aparecido 3 Rui Silvas…tínhamos agora 3 Rui Silvas no plantel…
Força Sporting!
Boa decisão, Paulo Faria fez coisas positivas e nem é preciso dizer o quê mas o problema é que nunca conseguiu que a equipa fosse regular, tanto jogava e ganhava bem como no jogo a seguir perdia. Podem argumentar, deveria ter saido no final da epoca passada e eu também concordo, mas agora tá feito o erro, agora é tentar contornar esta fase negra que se tem vivido nas ultimas semanas e começar já a engrenar, eu ainda acredito que é possivel!
Saída esperada. Nestes três últimos jogos mais do que derrotas, vimos incapacidade para dar a volta à situação. Aguardam-se melhores dias, com esta equipa técnica.
Pessoal que é entendido em andebol, escrevi num blog onde sou um dos administradores um texto sobre o Andebol do Sporting, antes de se saber da notícia da saida do Paulo Faria.
Gostava que por lá passassem e me dessem a vossa opinião porque vocês percebem bem mais de andebol que eu, que só comecei a ver a partir do ano passado, e me dissessem se concordam comigo