Há um clube vermelhusco aqui ao lado, que até tem umas finanças espectaculares e um passivo de 315 milhões...
Isso nao é verdade. As contas já aí apareceram e tudo somado o Benfica esta com as contas a +0M, o FCP a +150M e o Sporting estava a -220M nessa altura. Por isso é que é o que pode pagar menos salários
O benf nunca pode ter um passivo 0M!!! Ainda há pouco tempo fizeram um empréstimo de 35M€. Fora o que falta pagar do estádio, o passivo que vem de trás, as compras de jogadores que nunca tiveram o retorno relativamente às vendas etc etc…
Aliás só agora com a entrada dos lamps em bolsa é que eles vão ter as contas auditadas. Isso sim vai revelar o verdadeiro passivo. Mas também o verdadeiro activo. Porque caso o passivo que apresentem seja mais baixo do que 200 ou 300 M€ teremos de analisar o valor do seu activo nomeadamente dos jogadores.
O problema do Sporting, na minha opinião, é que realmente o projecto Roquete falhou numa área muito importante como foi a do imobiliário.
A estratégia era boa comtemplando a aposta da formação e de um projecto imobiliário.
O desenvolvimento da Academia - que já se amortizou com as vendas feitas de C. Ronaldo e Nani, por exemplo - está a seguir o seu (bom) caminho. Não se trata apenas de ter uns campos a por uns miúdos a treinar, mas uma estrutura profissional e multidisplinar que acompanha miúdos muito novos.
O grande problema do projecto Roquete foi, na minha opinião, de ter falhado em duas áreas fundamentais:
- Projecto imobilário.
Considero a construção do estádio correcta. A manutenção do antigo era muito dispendiosa e sem quaisquer condições para o público.
Assim deveriamos ter sustentado essa construção com a rentabilização de estruturas não desportivas, como aliás foi feito.
A clínca da CUF e Holmes Place foram os únicos bons exemplos disso mesmo. Estavam alugados e pagavam as suas rendas.
Os problemas começam logo no negócio da venda do antigo estádio. Quem é que foi o Sportinguista (?) que vende uns terrenos e aceita receber a maior parte do dinheiro após uma camara municipal emitir as licenças de construção???
Sabiam voces que esse Sportinguista (?) que esteve envolvido nesse negócio foi, passado meia dúzia de meses, para adminstrador da MDC, que por acaso foi quem comprou estes mesmos terrenos??? E só faltava ter ligações à OPCA, ex-empresa do nosso Presidente.
Adiante: Edificio Sede, nunca se rentabilizou. As rendas foram feitas a saldo por várias empresas que a alugaram.
Para além disso é constrangedor o Sporting utilizar o espaço que ocupa naquele edificio. Fui lá pessoalmente ter várias reuniões de trabalho e posso dizer sem pudor, que fiquei escandalizado com o luxo asiatico do andar presidencial e a quantidade de gente que não faz nada e apenas estão lá por cunhas…
Por último: Alvaláxia.
Eu tive negócios no Alvaláxia e acompanhei de perto todo a lançamento do projecto, obra, comercialização e divulgação do centro.
Tirando alguma boa vontade de alguns directores, a qualidade do pessoal do Sporting é miserável. São novamente as cunhas em acção.
Mas o problema é que o Sporting falhou claramente na divulgação ao nível do marketing e publicidade especialmente junto dos seus adeptos. Eu fartei-me de fazer propostas que nunca foram aceites por falta de orçamento do Sporting. O que levou isto? 90% dos espaços alugados nunca pagaram rendas ao Sporting. E estou a falar desde o primeiro dia.
Foi este o grande erro do projecto imobilário do Sporting.
Ao não rentabilizar a estrutura do não desportiva, aliado ao facto de atrasar a construção dos terrenos do antigo estádio e consequente perda de receitas directas e indirectas (nomeadamente a não valorização do Alvaláxia).
Isto levou a que quando o Sporting (bem ou mal não interessa) tivesse de vender o seu património não desportivo - que era suposto ser uma das fontes financiadoras do projecto - o fizesse a preços de saldo. Voces vão ver quanto o Alvalaxia não se irávalorizar depois de construidos os edificios nos terrenos do estádio antigo.
Mais. Tivémos de pagar 1,8M€ (800.000€ em acções da SAD e mais uns privilégios de camarotes e afins) a um senhor, que por sinal até está preso preventivamente por umas maroscas gordas, e que recebeu uma comissão superior a qualquer imobilária de vão de escada.
Isto leva-me ao segundo problema.
- Pessoas
Se todo este projecto tivesse tido gente profissional e capaz, a rentabilização era possivel e o passivo muito menor.
Ainda assim, e com estas torpelias todas e depois de receber o que ainda temos a receber, o passivo do Sporting deverá ficar-se pelos 150M€.
E com este valor de passivo e tendo em conta o valor do activo o Sporting passa a ser uma empresa equilibrada. O que lhe permitirá negociar, nomeadamente com os bancos, valores que precise para investir.
Não existem empresas sem passivo. O que devemos ter em atenção é o valor do passivo versus o valor do activo. Daí que não precisemos de reduzir além desse valor 150M€.
Como Sportinguista, fiquei muito triste por ver uma realidade do nosso Clube muito negra, cheia de interesses pequenos e grandes e que não está a servir o nosso Sporting. Especialemente por pessoas que se dizem Sportinguistas. So espero que seja verdadeo que ouvi dizer sobre uma auditoria a todo o universo Sporting sobre as PESSOAS. A todas elas e qual a sua função, ocupação, utilidade e rentabilidade ao nosso Clube.
Por último, o meu Sporting não se esgota no futebol. O meu Sporting é também do Agostinho, do Lopes, do Mamede, dos gémeos Castro, do glorioso hóquei, andebol etc etc, e acho inacreditável que não tenhamos um pavilhão em Alvalade. Aí sim o passivo podia e devia aumentar.