Palmarés do Futebol Leonino

Reparei que o sítio oficial do SCP não inclui a Taça Império no palmarés oficial do clube, mas coloca os campeonatos de Portugal nos títulos de campeão nacional assinalando essa inclusão em nota de rodapé. Ora a TI foi um título oficial, pois a prova foi promovida pela FPF.

Das duas uma: ou se singulariza a TI no palmarés, ou se inclui como mais uma supertaça com uma nota de rodapé semelhante à efetuada para a inclusão dos CP nos CN…

Que vos parece?

Taça imperio foi uma prova promovida pela FPF e pelo governo de salazar. Ora no fundo é um trofeu com incidências politicas… Pois além desta, o governo entregou uma outra ao vencedor… estava para ser anual e foi logo abandonada pelo desinteresse dos clubes… Sendo assim os morcões podem reclamar a tal taça que jogaram com o boavista, que a FPF deu autorização mas não a reconhece oficialmente…

Ao ser duplamente promovida pela FPF e pelo Governo nacional da época, mais uma razão a favor de ser um título oficial e não um troféu de uma prova particular como erradamente (julgo eu) é essa taça tratada em

Dizes que a Taça Imperio não é reconhecida oficialmente pela FPF? ou apenas essa tal dos morcões vs boavista? Em que é que eventuais “incidências políticas” afetam que uma prova ou taça ou título seja oficial?

Fora do âmbito desportivo… A condecoração da Ordem da Liberdade (pós-25 Abril) é menos condecoração oficial do que a Ordem de Cristo (por exemplo) por ter clara “incidência política”?

Foi um jogo particular ou um jogo oficial?.. Ou devemos nós não a poder incluir como título oficial apenas no fundo também por “razões políticas”?

Já anteriormente houvera mais 3 taças do império, sob tutela particular e não foram reconhecidas. Até esse tal jogo em 79 não é oficial… FPF consentiu mas não lhe deu carater oficial… So a partir de 81… Para mais aqui esta um artigo que explica

http://www.futebolmagazine.com/taca-do-imperio-a-primeira-supertaca-portuguesa

Desculpa lá mas li o artigo com toda a atenção…, e o que ele defende é precisamente que a Taça Império foi um título perfeitamente reconhecido como oficial (o vencedor recebeu outra taça essa sim particular)… Onde é que lês o contrário?.. Vê como acaba o artigo e vê como é explicada a existência de duas taças a 10 de junho de 1944.

“Taça Império com título oficial outorgado pela FPF”… está lá preto no branco.

Para reconheceres aquela, tens de reconhecer as pre-81… Vulgo amigáveis

Mas se a FPF não as reconheceu e reconheceu a Taça Império… Isso faz toda a diferença em termos de títulos oficiais… Temos este argumento difícil de rebater…

Ou a FPF diz que reconhece oficialmente (e participou da organização) e somos nós que dizemos que ela não reconhece? :o

Este trofeu foi implementada por salazar, e automaticamente aceite pela FPF ( ou achas que a federação tinha algum poder de decisão aquela época? ). O próprio nome e imagem gravada, remete para indole politica… Objetivo foi homenagear o dito império (colonias).

Mas não sou nenhum expert em historia, os entendidos que falem…

Houve, necessariamente, o dia da inauguração do Estádio Nacional e ficou decidido que seria disputada uma taça oficial nessa ocasião… Tratava-se do Estádio Nacional e não da inauguração de umas quaisquer instalações privadas… O vencedor teria um título oficial…

Portugal era então um Império e isso decidiu o nome da taça… O nome pode ser hoje irrelevante, o triunfo não o é,… É mais um título oficial do SCP… Não agrada por razões atuais de conveniência política?.. Bardamerda para a política, o reconhecimento do feito desportivo não deve ser sacrificado.

Eu vejo assim… Até melhor prova…

Recebi esta resposta, depois de ter escrito para o site oficial do SCP e para a Wiki Sporting.

Bom dia.

A Taça Império já é reconhecida na Wiki Sporting:

http://www.wikisporting.com/index.php?title=As_competições_oficiais_de_âmbito_nacional_do_futebol_português

De resto esse jogo e o respetivo título estão incluídos na contabilidade das páginas dos jogadores que nele participaram.

Saudações Leoninas

http://www.wikisporting.com/index.php?title=As_competições_oficiais_de_âmbito_nacional_do_futebol_português

As competições oficiais de âmbito nacional do futebol português

“O Sporting Clube de Portugal nunca quis ter mais títulos do que aqueles que realmente ganhou e assim pode proclamar sem que ninguém o possa contrariar, que em termos de competições oficiais de futebol de âmbito nacional e na categoria principal, é detentor de 4 Campeonatos de Portugal, 18 Campeonatos Nacionais, 16 Taças de Portugal, 8 Supertaças e 1 Taça Império.”. :great:
(falta atualizar com 1 Taça da Liga)

Só falta mesmo atualizar a página do Sporting na wikipédia geral em português, por alguém que saiba mexer aí com qualidade…

TAÇA IMPÉRIO ENTRA NA 'GUERRA' DOS TÍTULOS Em causa a divergência com a Federação

A conquista da Taça CTT, sábado, frente ao V. Setúbal, permitiu ao Sporting reivindicar o estatuto de ser o único clube português a ter conquistado todos os títulos nacionais atribuídos ou reconhecidos pela Federação Portuguesa de Futebol, em algum momento da sua história. Um ‘pormaior’, como fez questão de referir Bruno de Carvalho através do Facebook, nas horas que se seguiram à vitória em Braga, e que está diretamente relacionado com a Taça Império.
O troféu foi disputado a 10 de junho de 1944, aquando da inauguração do Estádio Nacional, no Jamor, entre o Sporting, campeão nacional, e o Benfica, detentor da Taça de Portugal, com triunfo dos leões por 3-2, após prolongamento. Ora, o clube de Alvalade entende que esse título, conjugado com a primeira vitória na Taça da Liga, agora designada Taça CTT, lhe dá o direito de ser distinguido como o único a nível interno a ter o pleno das provas organizadas sob a égide da FPF. Segundo informações recolhidas pelo nosso jornal, o Sporting quer que a Federação reconheça essa condição ou, em alternativa, pretende que o organismo considere a referida Taça Império como a 1ª edição da… Supertaça, precisamente por ter sido discutido entre o campeão e o vencedor da Taça, como acontece hoje. Neste caso, será um argumento a juntar à chamada ‘guerra’ dos títulos. Com Bruno de Carvalho na presidência, o Sporting conquistou a Taça CTT (agora) e uma Supertaça (em 2015, contra o Benfica). Atualmente, está a tentar que lhe sejam confirmados mais quatro títulos nacionais por meio do Campeonato de Portugal (para totalizar 22 e não 18) e pode juntar a este palmarés uma 9ª Supertaça, se a Taça Império vier a ser considerada a antecessora.

Record

O artigo passa ao lado da verdadeira questão… À época, a FPF participou na organização da prova e a Taça Império foi ou não reconhecida como um título oficial pela própria FPF?.. A única questão é… qual o estatuto que a FPF conferiu a essa taça em 1944… O jornalista não fez essa investigação? Se não a fez, se não sentiu necessidade de a fazer, nem sequer deveria publicar o artigo…, e revela-se um mau profissional.

Que a inauguração oficial pelo Estado do então grandioso estádio nacional comportou um jogo oficial que conferiu um título oficial ao vencedor é motivo de espanto? Afinal tratou-se de um acontecimento único e de grande impacto público e desportivo… Até que um novo estádio nacional venha a ser, eventualmente, construído futuramente…

A página oficial do SCP na internet já incluiu a Taça Império no palmarés oficial do clube…

:beer: :beer:

Vejam só esta alarvidade da zerozero.pt… O oficioso é “reconhecido” porque o SLB venceu uma vez, o oficial “não é reconhecido” porque quem venceu foi o SCP.

Isto é verdade? Hoje a FPF repudia as decisões da FPF de 1944? O SCP tem de denunciar esta corja sem descanso…

“A Taça Império disputou-se a 10 de junho de 1944 para celebrar a inauguração do Estádio Nacional do Jamor, com a presença do Campeão Nacional Sporting e do vencedor da Taça de Portugal Benfica, no dia de Portugal e da Raça. A competição surgiu com a ideia de se realizar anualmente, enfrentando o Campeão Nacional e o Vencedor da Taça, à imagem da atual Supertaça Cândido de Oliveira. Porém, a competição não voltou a realizar-se, e a ideia de tal prova caiu no esquecimento, só voltando a ser recuperada oficiosamente em 1979, e oficialmente duas épocas depois. Ao contrário das duas edições oficiosas da Supertaça conquistadas por Boavista e Benfica respetivamente, a Taça Império não reconhecida oficialmente pela Federação Portuguesa de Futebol.”

https://www.zerozero.pt/sugestao_dados_competicao.php?idcomp=2096