Não vou falar de arbitragens, porque nem vale apena.
Apenas me restrinjo ao ambiente de uma partida de futebol, que supostamente deveria ser ambiente de festa ou então um ambiente normal. Nesse aspecto, não há mentalidade, nem responsabilidade, nem tão pouco autoridade.
Bolas de golf e cadeiras a voar, petardos, entre outros. Quase nenhuma polícia, quando os responsáveis do clube local garantiram policiamento máximo de sempre, nunca antes igualado. Delegados da liga a garantirem que ao primeiro arremesso, o jogo seria interrompido… Adjuntos do Braga a levar com telefones na cabeça… Enfim, de tudo um pouco!
Já fui a Guimarães em 2 circunstâncias. Há uns anos ver o Sporting quando se encontrava na luta pelo título com o Porto e venceu lá 1-0 no fim com golo de Liedson e os outros nesse ano desceram. E fui ver agora o Braga pela 1ª vez lá. Não há a mínima comparação, por isso aquela gente só deve ter o tratamento que merece, seja onde for. Não sou rancoroso e sou contra a violência, mas não sou anjo nenhum para defender quem quer que seja.
Passar um jogo inteiro a olhar de 2 em 2 minutos para o lado esquerdo a ver quando vinha uma bola de golf na minha direcção, é tudo menos um jogo de futebol.
[hr]
Quanto à massa adepta dos 2, o Braga teve um crescimento enorme nos últimos anos. E ainda continuará a crescer. Neste momento já tem mais sócios que o Vitória, pese embora isso infelizmente não se reflicta no estádio regularmente.
Não digo que não e até sou forçado a concordar, mas o problema nem reside na massa adepta. As claques do Guimarães entram mesmo no estádio em autocarros e é fácil adivinhar quantos objectos vão voar em direcção às claques deles quando cá vierem.
Já assisti a um Braga-Guimarães e tenho a certeza que este ano vai ser bem pior que os outros.