Oscar Niemeyer [1907-2012]

Um dos maiores e mais geniais.

Eu olho para trás, não sou como os outros que dizem que fariam tudo igual, eu faria muita coisa diferente. A vida é difícil, a vida nos leva a coisas que às vezes a gente não quer. A vida é um sopro, a gente vem, conta uma história e todo o mundo esquece depois. (…) Cem anos não dá prazer. Eu ia passar os cem anos sem muita alegria. A vida passou, eu procurei ser correto, trabalhar, mas não estou contente, na verdade não traz nenhum prazer. Só se o sujeito pensar que é importante, e eu acho isso tão ridículo, se ele pensar que é importante ele está fora do mundo.

(…) O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo.

[b]Morreu Oscar Niemeyer, o último grande arquitecto do século XX[/b]

Nascido no Rio de Janeiro, a 15 de Dezembro de 1907, estava perto de celebrar os 105 anos. Niemeyer foi um dos grandes criadores da arquitectura do século XX, revolucionando o uso do betão.

O arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer morreu aos 104 anos, num hospital do Rio de Janeiro. Tinha sido internado no início do mês passado, pela terceira vez este ano. Desde então, o estado clínico tinha vindo a agravar-se, com problemas respiratórios e renais.

Para a Presidente Dilma Rousseff, o Brasil perdeu “um dos seus génios”. “É dia de chorar a sua morte. É dia de saudar a sua vida”, disse num comunicado oficial. “Niemeyer foi um revolucionário, o mentor de uma nova arquitectura, bonita, lógica e, como ele mesmo definia, inventiva", continua o texto, acrescentando que “da sinuosidade da curva, Niemeyer desenhou casas, palácios e cidades”.

Niemeyer, com a sua arquitectura livre, permitiu que o betão armado criasse pela primeira vez formas verdadeiramente plásticas, gerando uma nova espacialidade para um novo Brasil. O arquitecto foi o principal artífice de Brasília, cuja construção começou em 1957.


Ler o resto em:
http://www.publico.pt/cultura/noticia/morreu-oscar-niemeyer-o-ultimo-grande-arquitecto-do-seculo-xx-1571794

Oscar Niemeyer - A Vida é Um Sopro
[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=l5ozbqgUBCs[/youtube]

Que este génio descanse em paz. Um verdadeiro artista, como um bom arquitecto deve ser… O seu legado ficará!

Fez quase uma cidade inteira!

RIP

Até sempre, camarada!

RIP

Uma grande perda para a cultura brasileira.

RIP.

Um homem que contribuiu bastante para o que é arquitectura e consequentemente para o viver da actualidade. Foi um dos nomes maiores de uma era, mas estava já a viver fora do seu tempo. Será para sempre lembrado por Brasília, pela exploração do betão e pela experimentação com o urbanismo moderno.

Que descanse em paz.

RIP

SL

Descansa em Paz.

Infelizmente, muitos dos brasileiros ( não todos, e posso estar errado) herdaram a estúpida e irritante inveja dos portugueses. Ambos os povos não suportam ver seus compatriotas a subir na vida.

Não há dúvidas, nem sei como é que pode ser questionado, Niemeyer foi um grande arquitecto, e acima de tudo, um humano gigante. Fará muita falta a este mundo cada vez mais negro.

Brasileiros e Portugueses, filhos da mesma raça e com o meu pensamento, inveja sobre o outro.