OS Trincos do SCP para a Época 2013/2014!

Caríssimos,

Considero que a posição de trinco está altamente deficitária há anos no SCP.
Enquanto que os rivais têm apresentado nos últimos anos jogadores de grande qualidade para esta posição como um Javi Garcia, um Matic ou um Fernando, nós não temos tido a capacidade para descobrir jogadores que apresentem o mesmo tipo de rendimento.

Proponho-vos que postem aqui sugestões para dar resposta a esta necessidade.
Se considerarem que não é preciso ir buscar ninguém, referiram então quais são as vossas soluções internas.

Se este tópico tiver a qualidade que está a ter o homólogo mas para a posição de ponta de lança, será um sucesso.

SL.

Rinaudo bem trabalhado.
Rafael Miranda.
Jander?
Casemiro emprestado?

Andre leao e rafael miranda

Rafael Miranda
André Leão

O Capitão e Rafael Miranda (expliquei esta opção, no tópico relativo às contratações no campeonato português).

Espero que não voltem a tomar a via das “revoluções”. Eu, sinceramente, gostaria de ver que rendimento teriam Fernando e Javi Garcia (para utilizar dois dos exemplos dados acima) neste Sporting … gostaria. Confesso que gostaria.

Antes de apresentar as minhas próprias soluções deixem-me fazer algumas considerações prévias sobre o perfil que, na minha opinião. e friso que cada um poderá obviamente ter uma visão diferente, o nosso trinco a contratar deverá ter.

Acima de tudo, deverá ter um pulmão gigante, deverá ser um jogador de grande resistência física, alguém capaz de verdadeiramente encher o meio-campo dando à equipa consistência defensiva durante os 90 minutos.

Deverá ser um jogador com boa relação com a bola para poder assegurar também uma transição ofensiva harmoniosa. A este nível, a capacidade de passe será uma vertente fundamental por forma a aumentar a inteligência com que a equipa joga.

Dado o perfil físico-morfológico dos nossos jogadores de meio-campo e dado também o perfil dos trincos que temos e que será expectável que a formação possa retornar, considero também importante que este jogador tenha características opostas por forma a compensar esse défice. Desta forma, também aqui considero fundamental que o jogador a contratar seja físicamente contundente, alto e forte, por forma a dotar o meio-campo de capacidade de choque e assegurar também alguma capacidade para disputar o jogo aério naquela zona de terreno. Não temos tido ninguém na equipa com esta capacidade naquela posição.
Recentemente, tentámos o Dier, mas com isso estamos a perder um excelente central.

Brincando um pouco com a nossa situação, o que nós precisamos é de um predador…

THE PREDATOR the best part of the movie :

É este bixo que vou procurar!

Não temos grandes soluções, por mim é apostar na prata da casa, temos Zezinho, André Santos, João Mário, Kikas, Palinha…porque não?!?

Editado: Esqueci-me do Fokobo

Rinaudo e Zezinho.

rinaudo e fokobo

Rinaudo, Zezinho e Fokobo.

É uma pena o Rinaudo às vezes inventar tanto e complicar lances simples. Mas acredito que numa equipa a jogar um futebol mais estável, ele melhore o seu jogo.

Quanto a Zezinho e a Fokobo tenho grandes esperanças, parecem-me 2 excelentes jogadores.

Um titular decente e Zezinho.

Acho que precisamos de um trinco com mais presença e mais forte fisicamente, por isso aqui vão alguns dentro desse estilo:

Gostava do nosso velho conhecido Radosav Petrovic, que cumpre perfeitamente estes requisitos, e sai a jogar sem problemas.

Vadis Odjidja-Ofoe, este já provavelmente mais caro, um jogador já perfeitamente consolidado no Club Brugge, e que até pode jogar posições mais adiantadas. Também sobe no terreno facilmente.

Cheikhou Kouyate. Mais uma boa promessa, jovem e internacional pelo Senegal, titular do Anderlecht, e que nos últimos anos até se consolidou e evoluiu mais como central. Fisicamente é um tanque. Defensivamente é superior ao Vadis, que é um jogador um pouco mais técnico. Mas imagino que também talvez já não seja barato.

Há uns tempos gostava bastante do Rudolph Austin, internacional jamaicano que jogava no Brann, quando cheguei a ver alguns jogos. Este ano foi para o Leeds e apesar de a equipa não estar a fazer lá grande época, ele tem sido titular. É mais baixo que os anteriores mas ainda assim forte fisicamente, jogador com grande pulmão, e sobre no terreno com facilidade, e a juntar a isso ainda remata bem, e costuma marcar golos.

Anthony Annan, mais um jogador na linha do Austin, não sendo “grande”, mas muito físico. Embora este já sugira com algumas reservas, já que os últimos anos da carreira não têm sido famosos, depois da ida para o Schalke. Mesmo no Osasuna não tem jogado, e não sei bem em que estado estará actualmente.

Agora um tiro um bocado no escuro, Stephen Sunday (Sunny), um nigeriano de 24 anos, antiga promessa das camadas jovens da selecção espanhola, de quem se falava muito bem. Lembro-me de o ver num Mundial de sub-20 há uns anos, quando já jogava com regularidade num clube espanhol. Depois foi para o Valência, mas perdeu-se até que, pelo que tenho visto, na época passada se assumiu como titular do Numancia (2ª liga) e este ano voltou a fazer o mesmo. Não o tenho visto jogar, mas naquela altura impressionava pela facilidade com que saía a jogar com a bola controlada, e pela qualidade técnica. Alguém já o viu a jogar no Numancia ?

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=Y75jvnrwFmA[/youtube]

Por cá, gosto do Filipe Augusto, acho que tem grande potencial, e também pode jogar noutras zonas. Mas provavelmente já estará prometido a “alguém” por intermédio de umas jogadas de empresários. No ano passado também havia o Cauê, que também encaixava neste perfil. Alguém sabe o que é que esse anda a fazer na Roménia ?

PS. Sugeriram o Casemiro, também gosto bastante, mas imagino que só viria por empréstimo sem opção de compra, o que não faz muito sentido. Mas também encaixa no perfil, boa capacidade atlética, forte fisicamente, trata bem a bola, e é um jogador perigoso no jogo áereo, em bolas paradas.

Petrovic era tão bem sacado :pray: :pray:

Depois como segundas linhas, Rinaudo, Zézinho, A. Santos, Fokobo, podem ser opções.

Até o Dier podia dar um trinco interessante :think:

Vejo-o mais como capacidade para ser um grande central, mas também vejo capacidade para ser um trinco de grande qualidade.

(Uma destas duas posições, agora a médio centro como tem jogado? aí não me parece que tenha as características necessárias para se tornar um médio centro de grande qualidade)

Mas uma coisa eu acho, que precisamos de um trinco para ser titular, porque o Rinaudo não nos safa… ::slight_smile:

A posição de trinco neste momento no futebol, é das posições mais importantes que existe, porque é a posição que garante consistência táctica à equipa. É preciso ser-se muito inteligente, saber ocupar muito bem os espaços, para ser-se um grande trinco. Além que claro, é preciso ter uma boa qualidade de recuperações de bola e de antecipação, mas acho que as 2 primeiras características são as mais importantes.

o André Santos não é trinco…é um 8…

Rinaudo. Dier pode desenrancar. Fokobo pode ser opção mas precisa de amadurecer, assim como Palhinha de quem tenho gostado muito.

Em Portugal Rafael Miranda ou André Leão podem ser boas opções. Filipe Augusto já deve estar carote.

Petrovic tem o perfil ideal. Alto, forte, jovem e ainda relativamente barato.

Resta saber se com o novo treinador vamos jogar em 4x3x3 ou em 4x2x3x1.

Rinaudo, Dier, Zezinho, Fokobo e, eventualmente, R. Miranda.

A solução passa por fixar o Eric Dier a trinco.

Qualidade de passe e remate, colocação, inteligência, poder físico e não é lento.

Tem tudo para desenvolver nessa posição.

O Dier tem as características físicas e técnicas para dar um grande trinco, é a minha aposta para a próxima época, com o Zézinho como alternativa. O Rinaudo é para vender, é horrível, muito mau tacticamente.

Acima de tudo, urge definir a questão “dupla de centrais”.

Se a opção for dar continuidade à dupla Ilori-Rojo, então o trinco terá de ser, claramente, o Dier. É a minha opção preferencial, pois poderíamos usar um esquema “à Barça”, em situação de ataque, subindo os dois laterais e, com o Dier a baixar para o meio dos centrais, ficarmos com os 3 atrás. Tanto o Ilori como o Rojo têm características ideais para este sistema, por isso, parece-me que seria bastante positivo, até pela força ofensiva que nos permitiria ganhar.

Se Dier for opção primária como central, então voto na contratação do Rafael Miranda. A não-evolução táctica e, acima de tudo, a pouca inteligência de acções do Rinaudo não me deixa descansado para uma época…

Eu fico espantado com a quantidade de gente que continua a querer o Rinaudo!

Ele também me enganou no ínicio, mas neste momento mostra que nem para um Nacional chega.

A sua falta de qualidade ao nível de passe é gritante, e para uma equipa que se quer nos primeiros lugares isso é uma prioridade.

Fique-se com Dier e Zezinho e depois que se opte ou por apostar em alguém interno, para dar a titularidade a Dier, ou então alguém de creditos firmados mas em situação contratual “especial”!