Os Programas de Carvalho e Couceiro

É uma abreviatura para José Peyroteo Couceiro… :lol:
É mais simples que escrever tudo por extenso.

Ó TdL, JPC chateia assim tanto?

PQP, esquece isso ó meu C! :twisted:

Não sei se reparaste mas o Couceiro fala (em apresentações, sessões de esclarecimento) sob um balcão que diz “José Peyroteu Couceiro”. São as iniciais dele, tal como deseja ser tratado.

JPC = José Peyroteu Couceiro

Um plantel de 20 jogadores pode ou não ser curto, dependendo da forma como é encarado.

Se for um plantel de 20 jogadores + 5/6 jogadores da equipa B que treinem regularmente com a equipa principal não acho (uma espécie de “núcleo duro” de jogadores da equipa B que jogam/ treinam frequentemente na A).

Se for um plantel de 20 jogadores e um ou outro da B pontualmente consoante necessidades por lesões, castigos, etc., então já acho um plantel curto.

:lol:

Que P de C esta! (E não, não é pinto da costa…)

Obrigado caros foristas, eu sei o que quer dizer JPC. A minha questão, é porque é que VOCÊS lhes chamam isso. É que conspurcar o nome de uma glória leonina desta maneira…

COUCEIRO. O nome dele é ZÉ COUCEIRO. COUVEIRO para os amigos. :twisted: :arrow:

A conclusão que tiro destas comparações é que um (Bruno) dá a sua visão através de pontos concretos, o outro manda chavões e está feito (Couceiro)…

Agora, relativamente a:

Finanças

[glow=greenyellow,2,300]Bruno de Carvalho[/glow]

  • Limitação dos gastos operacionais em 60% dos rendimentos estimados ( excluindo potenciais mais valias na alienação de jogadores ).

  • Renegociação generalizada das dívidas a fornecedores.

  • Reestruturação dos empréstimos e outras dívidas do Grupo Sporting, associada à entrada de novos sócios de capital ( estudando/melhorando a reestruturação financeira em curso ).

  • Auditoria de Gestão.

  • Preparação do clube para a possível eliminação, imposta pela Uefa, da participação dos fundos de investimento nos passes dos jogadores.

  • Possível implementação de tectos salariais.

  • Elaboração e Publicação dos resultados consolidados do Sporting.

  • Entrada de novos investidores, salvaguardando a maioria da SAD.

[glow=greenyellow,2,300]José Couceiro[/glow]

  • Reestruturação Operacional. Pretende-se numa primeira fase a forte redução dos custos operacionais, visando que os mesmos sejam inferiores às receitas. Esta redução terá por base a redução dos custos salariais com a SAD, apostando na formação.

  • Reestruturação Financeira. Pretende-se consolidar a divida financeira do Grupo Sporting, através da reestruturação financeira e a entrada de investidores no capital da SAD.

  • Criação de Uma Comissão Económico Financeira. Serão convidas personalidades que colaborarão o clube na resolução da sua situação financeira.

  • Abertura do Capital da SAD. Vários cenários estarão a ser equacionados, qualquer deles deverá salvaguardar os interesses do clube.

  • Conclusão do processo de fusão SPM/SAD.

Após leitura que pretendi o mais cuidada possível dos programas de Carvalho e Couceiro ( coloquei aqui posts que pretendiam ser uma síntese das ideias programáticas de um e de outro, no que ao Futebol e Finanças dizem respeito – farei o mesmo para outras vertentes ), tenho como inequívoco o seguinte:

  • Transparece, de forma clara, o tempo de preparação para a candidatura ao Sporting de Portugal de um e de outro. Um apresenta um programa mais complexo, mais completo, mais abrangente e também mais concreto. É evidente o compromisso de BdC com determinadas ideias que apresenta.

  • Para quem tem o lema “Falar verdade”, fico por saber se a “verdade” será só tema durante a campanha ( se o for ) ou também o será depois. É BdC que inclui no seu programa a Auditoria de Gestão. É BdC que inclui no seu programa a Elaboração e Publicação de contas consolidadas.

  • Parece também óbvia, a decisão da, em Couceiro, venda da maioria da SAD. O programa refere que se equacionam vários cenários, mas é por demais evidente que o caminho a seguir será outro, caso o elejam e depois aprovem a operação numa outra AG.

Couceiro tem sido uma desilusão. Não que estivesse iludido quanto às características que achei nunca ter para ser O líder do Sporting, mas sim porque a sua campanha parece, cada vez mais, ser um remake da postura da Continuidade. O fogo de vista, a cosmética barata, a falta de compromisso latente na falta de convicções e em assumir a presidência como um projecto de vida.

Tenho também por certo, o patrocínio dos bastidores situacionistas na elaboração desta lista e nas condições para a mesma avançar.

Uma eventual vitória desta candidatura, a não ser que haja surpresas profundas nas próximas duas semanas, em termos de esclarecimentos aos Sportinguistas do que quer, do que se propõe, do que o motiva e apresente uma postura diferente desta imagem apagada de que tem, de homem de futebol sem sucesso e de sócio acordado, recentemente, para a vida activa do clube, seria para mim algo incompreensível.

Bem que gostaria de discutir, compreender e interiorizar o programa do José Couceiro, o seu projecto e as linhas gerais para o Sporting Clube de Portugal. É tudo muito vago, toca muito ao de leve em pontos fulcrais para compreender o que pretende. Terei que esperar pelos debates para compreender, bem, qual é mesmo o seu projecto. Há imensas questões pertinentes e oportunas que terá que explicar, já me cansa que ande sempre a “bater” no presidente demissionário quando o que está em jogo é o futuro do Sporting Clube de Portugal. Já todos entendemos que o presidente demissionário foi um verdadeiro coveiro, mas o que está aqui em jogo é um acto eleitoral, é um novo CD e é nisso que é preciso se cingir, eu sei que fica bonito “bater” no antigo CD mas agora pede-se mais que isso.

Para ser sincero penso que chamar vagos a estes programas e dizer pouco. Sao duas maos cheias de boas intencoes e pouco mais.

Mas os programas são isso mesmo… intenções… de como se pensa as coisas e qual o ideal que se quer seguir…

Mais do que os programas, porque, como dizem os espanhóis, “o papel aguenta tudo”, o que interessa realmente são a figura do Presidente e a equipa que cada lista apresenta.

Os “programas”, à partida, revelam indícios de ideias, postura ( embora dependa da percepção de cada um ), personalidade, visão, empenho, rigor, compromisso. Portanto e nem sendo o mais importante, não o deixam de ser.

Eu não percebo é como as pessoas depois de lerem ambos o projetos, não conseguem perceber que o BdC dá 100-0 ao Couceiro em tudo! :shifty: :shifty:

Bom tópico oh Lion :great: :great:

A questao nao e se sao intencoes, mas a natureza das intencoes. Todos falam em reduzir custos, mas depois tb falam em aumentar modalides, tornar a equipa mais competitiva, construir pavilhoes e afins. Apresentam como objectivos programaticos coisas que sinceramente sao, na melhor das hipoteses, boas intencoes como renegociacoes das dividas com fornecedores. Nesse caso pode-se perguntar se ja contactaram os fornecedores com o maior credito para saber se ha alguma intencao da parte deles de renegociar dividas. Fala-se em reduzir custos operacionais. Como? Despachando jogadores? Quem? Ja teem compradores ou vao acabar a despachar a valor 0?

Nao se pede aos candidatos que tenham respostas para tudo, mas se programas sao intencoes, entao bem se pode dizer que nada distingue estes tres, e quando se fala da capacidade dos tres para os realizar, temos tres incognitas.

Bem, pelo menos o sinal positivo que nestas 2 últimas eleições HOUVE programas. O que é sinal que se avança para uma candidatura para a presidência do clube pensando no mesmo, antes.

Há perguntas que fazes que NUNCA poderão ser respondidas num programa eleitoral, outras que até estão respondidas, basta lê-lo(s), tal como há claros compromissos, assumidos de forma concreta, de fácil julgamento no futuro.