Os estádios mais bonitos do mundo

Sem ser de futebol, para mim, os estádios mais bonitos e imponentes do mundo estão nos EUA. Os americanos não poupam meios e usam estes equipamentos como baluartes da sua arquitectura e marcos de promoção das cidades e Estados. Se no baseball há o cuidado de preservar a memória, uma vez que é o desporto com maior tradição nos EUA, na NFL tudo é futurista.

Os meus favoritos, dentro de cada estilo, são o novo estádio dos Cowboys (absolutamente de OUTRA galáxia :o :o) e o novo parque dos Yankees. Mas o dos Mets também vai ser muito bonito. Muito melhor que o Shea. Deve dar gosto ver a bola naqueles estádios. :slight_smile:

[url]http://stadium.dallascowboys.com/[/url]

[url]Yankee Stadium | New York Yankees

[url]http://www.stadiumsofnfl.com/[/url]

[url]http://www.ballparksofbaseball.com/[/url]

E o que dizer do “Ninho”, o novo estádio de Pequim, o Beijing Olympic Stadium.

Dos estádios da NFL, gosto muito do dos Seahawks, na linha futurista, mas o meu preferido é mesmo o Lambeau Field, uma recuperação que resultou muito bonita. A renovação do Soldier Field também ficou muito bem, o estádio já era dos mais bonitos e ficou uma mistura curiosa de templo grego com nave espacial.

Vejam também os futuros estádios de NI e LA (este parece metido no meio de um parque de diversões, há-de ser bem agradável passar ali uma tarde).

A Herzog & De Meuron, que desenhou o Allianz Arena e o Olímpico de Berlim, vai conceber também o futuro estádio do Portsmouth. Vai ficar mesmo na zona portuária, deve fazer um efeito fantástico. Um dos esboços é este:

Exacto. Os estádios da Califórnia vão reflectir as preocupações daquele Estado com o desenvolvimento sustentável. Para além do novo estádio em LA para a NFL, o Dodger Stadium da MLB vai sofrer uma grande renovação exterior, aproveitando grande parte do espaço gigantesco do actual parque de estacionamento à superfície, para fazer um parque de diversões e plantar um pequeno bosque, contribuindo para reduzir a motorização no acesso ao recinto e para levar mais gente a utilizar as instalações dos Dodgers mesmo quando não há jogos. E reduzindo a motorização, reduz-se também a dependência do petróleo. 8) Em países mais organizados estas coisas são pensadas, não é? Enfim, estes conceitos em recintos desportivos estão décadas à frente da nossa realidade, em que entalámos os nossos estádios em “florestas” de betão, por exemplo… :inde:

[url]Dodger Stadium | Los Angeles Dodgers

novo san mames (Bilbao), e novo estadio de valencia:

[url]http://i161.photobucket.com/albums/t226/urbanity_es/SanMames_2.jpg[/url]

[url]http://img519.imageshack.us/img519/2852/estadioup0.jpg[/url]

gosto muito do dos jogos olimpicos.

Dos que já tive, gostei muito do de Wembley (o antigo) e o do Newcastle (minha cidade). Já tive em Old Trafford, mas foi em 1997, altura em que não tinham nada de especial.

O estádio do Chelsea é bonito mas apenas por uma questão de terem lá colocado uns prédios junto a uma das bancadas, porque dentro, é feio.

O nosso estádio, na generalidade é bonito, mas tem muitos defeitos: fosso; superiores muito pequenas; cadeiras aberrantes; as redes metálicas; as extremidades da segunda bancada metem água por todos os lados.

Como o Paracelsus meteu em outro tópico as cadeiras até fazem um estádo bonito visto desta imagem.

Agora a questão do fosso é que nunca percebi. :eh: