Falando dos acontecimentos da última década, acho que estes se destacam.
Melhor momento: Conquista da Taça de Portugal 2014/15.
Pior momento: invasão a Alcochete.
Melhor jogador: Bruno Fernandes.
Melhor jogo: 0-3 ao Benfica em 2015/16.
Pior jogo: derrota por 5-0 na supertaça, derrota por 0-1 em casa contra o Benfica em 2015/16 (por nos ter afastado do título) e derrota contra o Bilbao nas meias da Liga Europa.
Melhor golo: Bruno Fernandes vs Benfica em 2018/19 (Taça de Portugal) ou Nani vs Gil Vicente em 2014/15.
11 da década: Patrício; Porro, Coates, Mathieu, Nuno Mendes; William, João Mário, Bruno Fernandes; Bryan Ruiz, Bas Dost, Nani.
Melhor momento da década: caminhada até às meias finais da Liga Europa 11/12 - não ganhamos nada, mas a forma como eliminamos o City contra todas as expectativas e como aquela equipa se consegue superar nessa prova, para mim mete isto lá no topo. Até porque a nível pessoal estava a ser um momento difícil para mim e isto ia me dando alegrias inesperadas (até porque a campanha na liga foi péssima)
Pior momento: invasão à Academia
Melhor jogador: Bruno Fernandes
Melhor jogo: Conquista da Taça de Portugal 2014/15 - não foi de todo o melhor jogo em termos de qualidade (muito muito longe disso), mas foi a 1a (e única até hoje) vez que fui ao Jamor e a forma como conquistamos a taça nos penaltis depois de estarmos a perder 2-0 com menos um à entrada dos ultimos 15min foi algo inesquecível
Pior jogo: Sporting 0 - benfica 1 em 15/16 - por tudo o que envolvia esse jogo, a recepção à equipa e pelo que se passou no jogo (falhanço do Ruiz como destaque) foi o jogo que mais me custou esta decada. Lá está não foi o pior jogo em termos de qualidade nem de perto nem de longe, mas custou me imenso
Melhor golo: Bruno Fernandes vs Benfica em 2018/19 (Taça de Portugal)
11 da década
Rui Patrício
João Pereira (o Porro a continuar a este nível ultrapassa-o)
Coates
Mathieu
Insua (o Nuno Mendes a continuar a este nível ultrapassa-o, até porque apesar da 1a epoca do Insua ter sido muito boa, o restante foi bastante mau)
William Carvalho
Adrien
João Mário
Bryan Ruiz (gosto muito do Nani, mas não acho que tenha estado ao nível que o Bryan esteve em 15/16 nas duas vezes que por cá esteve nesta década)
Melhor momento: Época 2015/2016, vivi-a ao máximo.
Pior momento: Época 2012/2013, onde o clube como o conhecemos não acabou porque BdC foi eleito à tangente.
Melhor jogador: Bruno Fernandes, embora queira deixar uma menção honrosa ao Slimani.
Melhor jogo: Os 0-3 na Luz de 2015/16, um jogo perfeito do início ao fim. Menção honrosa para os 4-3 da taça em 2013/2014. Entre bolas nos postes, erros de arbitragem e um frango como nunca vi, fizemos um jogaço.
Pior jogo: Sporting 0-2 Benfica, 2010/2011. A escolha foi mais simbólica, estamos a falar de uma altura onde nem jogar em casa e com mais um jogador durante toda a segunda parte conseguíamos fazer o que quer que fosse. Também deixo aqui os 0-2 contra o Brondby da mesma época, nesse dia tive mesmo que tomar um calmante com a azia.
Melhor golo: Diogo Salomão vs Braga, 2010/2011. Se for o que mais festejei, talvez o do Montero na final da taça com o Braga. Já não estava à espera.
Melhor 11: Patrício, Insua, Mathieu, Coates, Cedric, BF, Adrien, João Mário, Carrillo, Slimani, Dost.
Melhor momento: A eleição de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting Clube de Portugal e consequentemente a liderança da Sporting SAD.
Pior momento: Sporting 0 vs 1 Benfica 15/16 / Sporting 0 vs 1 Académica / Sporting 1 vs 2 Aves
Melhor jogador: Slimani
Melhor jogo: Porto 1 vs 3 Sporting / Benfica 0 vs 3 Sporting. Escolha muito complicada entre os dois, porque nunca tinha visto tamanha superioridade do Sporting Clube de Portugal em casa dos rivais. Tanto o jogo contra o Porto, como o jogo contra o Benfica foram o mais próximo que eu vi daquilo que eu acho que o Sporting Clube de Portugal deve de ser. Um clube dominador, gigante e, principalmente, vencedor.
Melhor golo: Matías Fernandes de livre contra o City / Bruno Cesar no Bernabéu / Tanaka de livre em Braga/ Bruno Fernandes contra o Guimarães/ Slimani contra Benfica e Porto
11 da década: O 11 da primeira volta de 15/16, antes da Velha destruir a equipa toda, com a adição do Bruno Fernandes.
Pior: Destituição de BdC e todo o circo que a antecedeu
Melhor jogo: O jogo fora contra o Manchester City
Pior jogo: 0-5 contra o esseelebê na Supertaça “Não estou Preocupado”.
Melhor golo: Vários do BF e do Fredy Montero
Onze:
Rui Patrício
Emiliano Insua,
Jèremi Mathieu
Anderson Polga (das 2 primeiras épocas)
Pedro Porro
William Carvalho
Bruno Fernandes
João Mário
Bryan Ruiz
Liedson (o mata galinhas)
Fredy Montero
Menções Honrosas:
Beto
Cédric
Paulo Oliveira
Schelotto
Seba Coates
João Moutinho
Gelson Martins
Nani
Ricky Van Wolkswinkel
Islam Slimani
Bas Dost
Melhores momentos: O golo do Montero na conquista da Taça de Portugal 2014/15; a defesa do rui patrício nos últimos momentos contra o Man. City; o golo do Miguel Garcia nos instantes finais contra os holandeses; o segundo golo do Slimani no Dragão em 2015/2016; o golo do Tanaka nos últimos momentos contra o Braga (ano?)…
Piores momentos: as rescisões de William, Gelson, Bruno Fernandes, Rafael Leão, Bas Dost e Rui Patrício; o segundo golo do Tondela em Alvalade na época 2015/2016; a derrota com Marítimo em 2017/2018; a eliminação roubadíssima contra o Braga na Taça da Portugal (penso que em 2015/2016; a eliminação roubadíssima da Liga dos Campeões contra o Shalke 04 (em 2014/2015?); o golo anulado ao Coates em Famalicão; …
Melhor jogador: Bruno Fernandes.
11 da década: Rui Patrício; Cédric, Ruben Semedo, Daniel Carriço, Nuno Mendes; William, João Mário, Bruno Fernandes; Bruma, Bas Dost, Slimani.
Suplentes: Pedro Porro, Mathieu, Paulo Oliveira, Pedro Gonçalves, Gelson Martins, Montero, Wolfswinkel, rafael leão.
Melhor golo: Nani (2º golo Sporting 2-0 Gil Vicente de 14/15) + Montero ( 5º golo no Sporting 5–1 Arouca de 13/14) + 1º golo Sporting 2-0 V. Plzen (pela jogada coletiva, é tudo bonito)
Não consigo identificar apenas um.
11 da década: Patrício | Porro, Coates, Mathieu, Acuña | William, Adrien, Bruno Fernandes | Gelson, Dost, Nani.
Melhor momento : Taça de Portugal vs Braga/Porto (aqui não consigo decidir)
Pior momento: Invasão a Alcochete
Melhor jogo: em qualidade futebolística sem dúvida os 4-0 em Guimarães (2017/2018) em termos de memória o 3-2 com o City (nesse jogo quase me deu um ataque)
Pior jogo: 2-0 com o Alverca.
11 da década:
Rui Patrício
Cedric
Coates
Mathieu
Coentrão
William
João Mário
Bruno Fernandes
Bryan Ruiz
Dost