Oriol Rosell

Sou daqueles que acham que o Guardiola enquanto treinador nasceu “com o rabo virado para a lua”, porque teve a sorte de treinar logo um grande Barcelona e depois um grande Bayern. Mas também é em larga medida por causa dele que existiu/existe o célebre tiki-taka. Ora, considero um privilégio que possamos contar com um futebolista que jogou nas escolas do Barça precisamente na altura em que os catalães tiveram uma das melhores equipas da História do futebol.

É verdade que ele saiu de lá aos 19 anos, mas há processos e ideias que se adquirem e que ficam sempre. Da mesma forma que nem todos os futebolistas que o Sporting forma ficam no clube, o mesmo se passa com os jovens blaugranas. E não é por saírem do Barça que passam a ser maus. Não me vou iludir e pensar que temos aqui um jogador de classe mundial ou perto disso, mas teremos certamente um atleta que aprendeu com os melhores e que agora quer mostrar o que sabe, continuar a evoluir e triunfar no futebol.

Para já ainda só vi o jogo de ontem, mas agradou-me bastante. Veremos o que sai daqui. Ainda assim, seria importante ficar com o William e ir enquadrando o Rosell na equipa.

Se calhar muitos quando o William regressar se regressar vão ter uma surpresa quando virem os dois jogadores lado a lado.
Acredito que o Rosell a continuar a jogar assim e com a cultura táctica que tem já não sai mais da equipa.

Mais uma exibição convincente. Excelente qualidade de passe, joga de cabeça levantada, ocupa bem o seu espaço a frente dos centrais, desce à procura de iniciar as jogadas de ataque, em suma é um bom 6 e um ótimo substituto de William…

Tenho gostado de ver este jovem , tem futuro sem duvida , que continue a trabalhar e acredito que o fará
Força Rosell :great:

Confere.

Também gostava de ver.

Se for possível compatibilizar um com o outro, também eu acredito que, defronte de opositores mais fortes e hábeis na posse de bola (jogos da LC frente a tubarões, na Luz, no Dragão, em Braga…), a dupla Oriol e William entre em campo rigorosamente para bloquear essas virtudes do adversário. Se o Marco Silva for capaz de os conciliar, sensacional, mas há inúmeros exemplos de jogadores de muita qualidade e similares que se nulificam…
Perante estas competentes, estáveis, convincentes exibições do Rosell (e surpreendentes, pois o gajo chegou há pouco e já é prezado por todos os adeptos do Sporting, para mim o mais convincente dos reforços desta época), também não ficaria surpreendido se o Marco Silva, para não abancar o Rosell, tentasse achar na táctica uma outra posição para o Oriol, ou para o William (desconfio que não vamos conseguir segurar o William).
De longe o enigma mais complicado de solucionar – e ainda há que considerar o João Mário, etc.

Não exageres! O William é completamente de outro nivel, o acrescenta muito mais força, mais musculo ao meio campo, coisa que o Rosell não traz, alem de o William ter um controlo de bola acima do Rosell. O Rosell pareceu me saber pautar bem o jogo e distribuir bem a bola apesar de não arriscar muito. Convém salientar que o Rosell pareceu mais estar a jogar como um terceiro central mais avançado, que a habitual posição do William na época anterior

Eu ontem quando via o Rosel com a bola, mesmo rodeado de adversários já sentia aquela cena que sinto sempre com o William, e lembro-me sempre deste meme:

Podem ficar descansados que eles saem sempre dos problemas em grande estilo!!

Ontem foi a 1ª vez que vi Rossell a jogar. Não me recordo de o ter visto antes. E a 1ª impressão não foi muito positiva, posso mesmo escrever que não gostei do perfil de jogador. Nota-se bom toque de bola e escola de futebolista. Evidente. Mas, e estou apenas a falar de “estilo” e “perfil” para a posição 6, não é o tipo de jogador que me encanta.
De notar que chegou agora a uma nova realidade, novos colegas, tecnico, etc. Tem da minha parte, como espectador e Sportinguista, o meu beneficio da duvida, e nem estarei a espera que falhe para me vir ser dada razão. Pelo contrário :great:

Sendo este o meu 1º post neste tópico, resta-me desejar o melhor para o Rossel e que tenha sucesso no nosso Clube. Esforço & Dedicação antes de tudo, se tiver o valor que muitos lhe reconhecem e que levaram o Sporting a apostar nele, ele virá ao cimo.

Também acho que podemos ter uma dupla Uri e William como duplo-pivot com um médio-ofensivo como o Gauld ou Shikabala. Acho que poderá ser uma solução em certos jogos (especialmente na champions).

Mas duvido que vejamos esse tipo de solução muitas vezes, porque duvido que o Marco retire o Adrien do onze.

Obviamente vai abancar com a chegada do William. Caso o William saia, cheira-me que este é o substituto natural.

Sem querer ser negativo, espero que não seja uma contratação género Rinaudo. O Uri é bom na entrega, na raça, lutador, morde sempre o portador da bola, mas falha algumas entregas de bola. Não estou a dizer que seja sempre assim, mas tenho preferido refrear os ânimos relativamente a qualquer novo jogador.

Tenho a ideia que é mesmo a capacidade de passe a sua maior valência. Curto e longo. Ainda não demonstrada na sua plenitude.

Discordo frontalmente. Uri Rosell é tudo aquilo que Rinaudo não é. No melhor e no pior.

Vamos a ver… espero que vocês estejam certos e seja a munha prudência que está errada.

É um recuperador de bolas. Ponto.

Para construir temos lá o Adrien e o JM

Acho que nem tanto ao mar nem tanto á terra.

Estou a ver o jogo com mais atenção.

Rosell é claramente um jogador mais disciplinado tacticamente que Rinaudo, mais seguro no passe, mais concentrado. Não percebo a comparação.

Agora… claro que Rosell também perde e muito para William. Rosell não tem a mesma capacidade de segurar a bola sob pressão, erra mais passes, sai menos com a bola jogável etc.

Mas pronto, William é mesmo outro nível, muito mais completo, se duvidas houvessem. Por isso é que não podemos iludirmo-nos nem exagerar à espera que Rosell faça esquecer William quando este um dia sair.

Tenho gostado muito do Rosell mas ainda acho o William um jogador com muitos furos acima. William é melhor na recuperação de bolas e nas decisões. O Rosell não tem a mesma facilidade e elegância em destruir jogo que o boss. Mas não temos nada a queixar pois foi uma contratação excelente! :wink:

Estou a gostar bastante do Oriol, mas quando William chegar :hand:

Para a champions como muitos dizem podem ser soluções para termos um bom tampão, mas duvido

Tenho gostado muito.

William é William mas que este rapaz num duplo pivot na CL ou como substituto é muito bom. Tem uma grande margem de progressão.

Espero que jogue nas taças também.