Opinião: comprar casa de férias para arrendar?

Boas. Durante as minhas férias surgiu a opção de comprar um apartamento de férias no Algarve. Com o objectivo de o alugar durante as férias.
Ja falei com muitas imobiliárias, mas eles são imparciais, querem é vendem. Dai eu ter criado este tópico para me darem opiniões.
A ideia passará por um apartamento t1 a rondar os 80.000 euros. Vi alguns a rondar valores 60.000 a 80.000. Perto da zona da praia.
Quanto poderá render um apartamento destes entre Junho a Setembro?
Ou quanto poderá render durante o ano todo se depois alugar ao mês?

A maior parte das imobiliárias dizem que em 5/6 anos tenho o investimento pago. Mas nao sei se e assim que funciona.
Obrigado

Saber a localização/praia é essencial para poderes receber mais informações.

Editora: o Algarve é uma região, dependendo da zona o mercado também varia.

Boas. Como residente no Algarve acho que posso dar-te umas luzes: o mercado de arrendamento de férias está de alguma forma saturado. As alterações à lei do Alojamento Local de 2015 vieram facilitar a abertura de negócios deste tipo e desde aí novas unidades surgiram como cogumelos.

O rendimento de um apartamento de férias varia muito de zona para zona do Algarve. Não é possível extrapolar valores sem saber qual é a zona em que pretendes comprar. O mesmo acontece com os arrendamentos mensais.

Sinceramente, eu apenas avançaria para um negócio deste género se me surgisse um grande negócio.

As duas principais opções neste momento são em portimao na praia da rocha, e a outra é em albufeira perto da praia da oura/inatel

Um apartamento perto da praia por 60000-80000 fica barato. E neste momento, consegues comprar bastante barato. Por alguma razão também é.

Também consegues alugar esse apartamento por valores bastante altos, tipo 1000€ por mês como vi perto do meu mas depende da localização e do espaço. Consegues fazer isso em 3-4 meses por ano (é mais difícil arrendar durante os meses de inverno, mas não é impossível por valores mais baixos). Tens depois de descontar todas as despesas (condomínios, IMI, luz, gás, água, provavelmente internet, obras de manutenção porque o desgaste nestes casos é grande). Em 5-6 anos conseguires o investimento é tanga, aponta mais para 2x-3x do tempo.

Outra coisa a apontar é que o aluguer de casas no algarve está a diminuir, em favorecimento de hospedagem “normal” em hotel e aparthotel. Há também imensa escolha.

Nessa localização diria que fazeres entre 5000 a 6000€ ano (em férias) já seria bom… Agora é fazeres as contas e veres quanto tempo demorarias a ir buscar o investimento. Bem mais do que o “anunciado” pelas imobiliárias.

Não te esqueças que se moras longe do Algarve e não conheces ninguém lá tens que estar sempre alerta… primeiro tens de dar e receber a chave, limpar para o próximo e pior de tudo aturar a merda (barulhos, polícia, coisas partidas, queixas dos vizinhos) que os inquilinos enventualmente vao fazer.

Quanto a valores, no Algarve facilmente alugas um t0 por 350€ a semana. A tendência é o Algarve deixar de ser tão sazonal, mas não contes que de outubro (tirando a pda) até março seja fácil alugar o espaço.

É um negócio porreiro mas não é nenhuma mina. Olha sempre para o long run, 6 anos é uma epopeia.

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk

Obrigado a todos pela vossa opinião. Irá me fazer pensar melhor.
Eu ainda estou de férias em Portimão e paguei 600 euros por esta primeira semana de Setembro. E tenho ido a algumas imobiliárias.
O que é dito basicamente por todos é que há cada vez mais a fazer isso e que dá dinheiro. Que facilmente um t1 rende 7 mil euros entre Junho e Setembro. Dizem que por norma em Abril por causa do feriado costuma se alugar bem. E que na altura do natal e passagem de ano. É referem me que se quiser posso o depois arrendar de Outubro até maio por um valor a rondar os 350 euros. Em relação a ter pessoas para me cuidarem da casa, uma agencia que falei trata de tudo por uma comissão de 5% se fizer negócio na compra de apartamento lá.
Mas terei que pensar mais e fazer contas. Se visse que em 7 anos recuperava o investimento. Arriscava

Mais uma vez obrigado a todos

Mas terei que pensar melhor

Essa de conseguires ver o dinheiro do investimento em 5 ou 6 anos é boa :lol:. Estou na área da mediação imobiliária (no Algarve) e um bom investimento tem de te dar pelo menos 5% brutos/ ano (descontar IMI, Condomínio, Água, Luz, Gás, Impostos da escritura - IMT e Imposto Selo, etc). Um investidor nunca investe para obter menos que 5%. Para um ver o dinheiro de um investimento em 5 ou 6 anos, daria uma taxa de retorno de cerca de 20%/ ano, lol :wall:. Terias de encontrar um proprietário mesmo desesperado e isso não existe hoje em dia, ou é raro e, mesmo assim, como o mercado está não se ia encontrar um negócio desses.

www.equiparosa.pt :great: