Boas. Durante as minhas férias surgiu a opção de comprar um apartamento de férias no Algarve. Com o objectivo de o alugar durante as férias.
Ja falei com muitas imobiliárias, mas eles são imparciais, querem é vendem. Dai eu ter criado este tópico para me darem opiniões.
A ideia passará por um apartamento t1 a rondar os 80.000 euros. Vi alguns a rondar valores 60.000 a 80.000. Perto da zona da praia.
Quanto poderá render um apartamento destes entre Junho a Setembro?
Ou quanto poderá render durante o ano todo se depois alugar ao mês?
A maior parte das imobiliárias dizem que em 5/6 anos tenho o investimento pago. Mas nao sei se e assim que funciona.
Obrigado
Boas. Como residente no Algarve acho que posso dar-te umas luzes: o mercado de arrendamento de férias está de alguma forma saturado. As alterações à lei do Alojamento Local de 2015 vieram facilitar a abertura de negócios deste tipo e desde aí novas unidades surgiram como cogumelos.
O rendimento de um apartamento de férias varia muito de zona para zona do Algarve. Não é possível extrapolar valores sem saber qual é a zona em que pretendes comprar. O mesmo acontece com os arrendamentos mensais.
Sinceramente, eu apenas avançaria para um negócio deste género se me surgisse um grande negócio.
Um apartamento perto da praia por 60000-80000 fica barato. E neste momento, consegues comprar bastante barato. Por alguma razão também é.
Também consegues alugar esse apartamento por valores bastante altos, tipo 1000€ por mês como vi perto do meu mas depende da localização e do espaço. Consegues fazer isso em 3-4 meses por ano (é mais difícil arrendar durante os meses de inverno, mas não é impossível por valores mais baixos). Tens depois de descontar todas as despesas (condomínios, IMI, luz, gás, água, provavelmente internet, obras de manutenção porque o desgaste nestes casos é grande). Em 5-6 anos conseguires o investimento é tanga, aponta mais para 2x-3x do tempo.
Outra coisa a apontar é que o aluguer de casas no algarve está a diminuir, em favorecimento de hospedagem “normal” em hotel e aparthotel. Há também imensa escolha.
Nessa localização diria que fazeres entre 5000 a 6000€ ano (em férias) já seria bom… Agora é fazeres as contas e veres quanto tempo demorarias a ir buscar o investimento. Bem mais do que o “anunciado” pelas imobiliárias.
Não te esqueças que se moras longe do Algarve e não conheces ninguém lá tens que estar sempre alerta… primeiro tens de dar e receber a chave, limpar para o próximo e pior de tudo aturar a merda (barulhos, polícia, coisas partidas, queixas dos vizinhos) que os inquilinos enventualmente vao fazer.
Quanto a valores, no Algarve facilmente alugas um t0 por 350€ a semana. A tendência é o Algarve deixar de ser tão sazonal, mas não contes que de outubro (tirando a pda) até março seja fácil alugar o espaço.
É um negócio porreiro mas não é nenhuma mina. Olha sempre para o long run, 6 anos é uma epopeia.
Obrigado a todos pela vossa opinião. Irá me fazer pensar melhor.
Eu ainda estou de férias em Portimão e paguei 600 euros por esta primeira semana de Setembro. E tenho ido a algumas imobiliárias.
O que é dito basicamente por todos é que há cada vez mais a fazer isso e que dá dinheiro. Que facilmente um t1 rende 7 mil euros entre Junho e Setembro. Dizem que por norma em Abril por causa do feriado costuma se alugar bem. E que na altura do natal e passagem de ano. É referem me que se quiser posso o depois arrendar de Outubro até maio por um valor a rondar os 350 euros. Em relação a ter pessoas para me cuidarem da casa, uma agencia que falei trata de tudo por uma comissão de 5% se fizer negócio na compra de apartamento lá.
Mas terei que pensar mais e fazer contas. Se visse que em 7 anos recuperava o investimento. Arriscava
Essa de conseguires ver o dinheiro do investimento em 5 ou 6 anos é boa :lol:. Estou na área da mediação imobiliária (no Algarve) e um bom investimento tem de te dar pelo menos 5% brutos/ ano (descontar IMI, Condomínio, Água, Luz, Gás, Impostos da escritura - IMT e Imposto Selo, etc). Um investidor nunca investe para obter menos que 5%. Para um ver o dinheiro de um investimento em 5 ou 6 anos, daria uma taxa de retorno de cerca de 20%/ ano, lol :wall:. Terias de encontrar um proprietário mesmo desesperado e isso não existe hoje em dia, ou é raro e, mesmo assim, como o mercado está não se ia encontrar um negócio desses.