Open Austrália 2008

Pessoal sou um adepto da modalidade tenistica… Como tal e considerando a importância que tem a competição que entitula este tópico, achei que deveria criar um tópico sobre tal acontecimento!

Gostaria de saber se para além de mim (e do Soares Franco :victory:) mais alguém acompanha este torneio,o que tem achado e quais os seus palpites…

Uma vez que crio o tópico, vou, igualmente eu a dar uma opinião sobre o que tenho visto, já que nesta época de exames aproveito estes jogos para me manter espevitado a estudar…
Numa primeira, ponho como candidato número um aquele que considero ser o melhor jogador de todos os tempos e que só joga ao seu real nível normalmente na altura do Masters de Xangai (pelomenos foi assim nos últimos dois anos!) : Roger Federer! Nesta altura considero-o como candidato número um (para aí 80% de hipóteses de vencer o torneio!) pois ele costuma ter uma partida má por cada torneio de Grand Slam… Acontece que esse jogo já ocorreu ontem e o homem como de costume mostrou a sua classe nos momentos decisivos!

Numa segunda linha de candidatos tenho dois nomes: -Novak Djokovik,que na minha opinião é o segundo melhor jogador da actualidade; Rafael Nadal- porque este piso sintético é mais lento que o do ano transacto e isso como é evidente favorece-o imenso no seu estilo de jogo (que desde já digo que não me agrada, pois parece um apanha bolas!);

Só não ponho nesta lista o nome de Nalbandian, porque o homem é muito irregular e por vezes dá a ideia que a sua vida socialse sobrepõe ao ténis! Quando ele leva o ténis a sério, é um caso sério de qualidade, cujo talento consegue dar muitas dores de cabeça a Federer (e para mim é claramente superior a Nadal!)…

No circuito feminino salvo algum contratempo a favorita é Henin, pois é a jogadora mais completa do circuito, tendo num segundo plano para lhe fazer frente Ivanovic, Sharapova ou Williams… Confesso que também gosto de ver jogar Kirilenko! ;D

Não sei se alguém viu os jogos épicos de ontem, Federer-Tipsarevic, Baghdatis-Hewit e Blake-Grosjean, mas os jogos foram fenomenais… Qualidade técnica, vigor físico, incerteza quanto ao marcador, sofrimento, demonstrações de garra, classe, nervos,frieza são termos que descrevem muito bem a noite espectacular de ténis!

Para hoje espero ver com ansiedade os seguintes jogos:

-Nalbandian-Ferrero; pessoalmente aposto no Nalbandian, que poderá estar no entanto mais desgastado fisicamente;

-Nadal-Mathieu; o primeiro é favorito, mas o segundo costuma dar-lhe muita luta e dores de cabeça nos seus encontros;já assisti a desafios entre os dois em que apenas três sets precisaram quase de cinco horas para acabar a partida;

Vaidisova-Williams; dois jogos extremamente ofensivos, deixa-me curioso para ver a forma como vão encaixar,

Amanhã temos um Novak Djokovik contra Hewitt, que à partida será ganho pelo sérvio. Mas Hewitt está a jogar bem e joga em casa…

Incrível como o Tipsarebicho ia mandando borda fora o Federer logo nesta fase, deitando já por terra o sonho do suíço (finalmente) limpar todo os torneios de Grand Slam em 2008… :-X

PS: parece que muitos dos estudantes de Electrónica que lêem o Sedra gostam todos de ténis. Há um estudante da UA que tem um blog onde fala de tudo de ténis. Tens que visitar: http://mundodotenis.blogs.sapo.pt/

Pah,és de ET?Caso afirmativo, qual amatricula?

Eu não sou de ET, mas deixem-me só meter a minha colher. O jogo entre o Hewitt e o Baghdatis…terminou às 17:33 (hora portuguesa). Sabem que horas eram na Austrália? 04:33 as in quatro da manhã mais trinta e três minutos. Um a-b-u-s-o! Nem as sessões nocturnas de Manhattan batem isto.

Isso não é um abuso! É um espectáculo!

Sim…abuso as in espectáculo

E Nalbandian já era… Que decepção o seu jogo!

Sigo com mais atenção as mulheres, espero que a Henin e a Williams cheguem à final e que a Belga ganhe claro.

Ela é o Federer das mulheres. :arrow:

Nem tenho acompanhado muito, vi akele jogo marado ate as 4 da matina (17 cá) e a partir daí não vi mais nada…

Hoje de manha quando estava a sair para ir fazer exame estava a começar o Djokovik-Lewitt… Vi 5 minutos e a coisa estava interessante! Mas ao que parece o Djokovik ganhou com maior facilidade do que aquela que me parecia que ele ia ter…

O Roddick já foi portanto o torneio já perdeu metade do interesse para mim…

vai ser mais um passeio para o Federer…

O Roddick é serviço é pouco mais…

Quanto ao resto não é bem assim! Federer tem um quadro complicado: Blake, Djokovik… Enquanto Nadal não tem assim nenhum adversário de nomeada assim à espera!

Esta madrugada que grande jogo de Jankovic contra uma das irmãs Williams…

Nesta época de exames só faltava aparecer o Open da Austrália para me chatear ;D Levo a estudar até muito tarde e aproveito para consumir os jogos em larga escala.

Federer quase de certeza que ganha aquilo: o homem é uma máquina, é genial. Não gosto nada do estilo de jogo do Nadal, nada mesmo: o gajo é genial mas um pouco inconstante (mostra todo o seu potencial quando se vê em situações de aperto) mas aqueles “slices”, aqueles “spins” e mais uma catrefada de efeitos irritam-me perfeitamente. Mas até agora o grande jogo, aquele que mais gostei, foi o de James Blake vs. Sebastien Grosjean: grande jogo, muita emoção, grandes jogadas, grandes primeiros serviços.

Nas mulheres a “enorme” Henin dá um prazer enorme ver jogar porque lhe sai tudo com uma facilidade que é de ficar com a boca aberta. Se Federer fosse mulher (ou ao contrário) não sei mesmo quem ganharia. Agora ver jogar a Ivanovic ou a Kirilenko é o melhor :shifty:

Estou ansioso por ver uma final Federer vs. Djokovik, mais do que contra o Nadal (o eterno número 2 :lol:)

A Henin foi destroçada pela Maria Sharapova 6-4 e 6-0 foram os parciais.
Jankovic também acabou por vencer a campeã ainda em titulo Serena Williams.

Em relação ao quadro masculino, há um jogador que está num nivel altissimo que é o Tsonga hoje fez uma exibição assombrosa frente a Youzhny que tinha eliminado Davydenko, consseguindo assegurar o lugar nas meias finais frente a Rafael Nadal, MUITA atenção a este jogo, Tsonga se não acusar a pressão e continuar neste nivel pode muito bem chegar á final e bater Rafa.

Do outro lado do quadro, Federer já se provou que não é nenhum bicho papão e os adversários já começam a acreditar mais que pode ser batido, penso que vai vencer James Blake, nas meias finais a vida dele vai ficar mais dificil.

Djoko e D.Ferrer vai ser um jogo de autentica lotaria, conforme o dia de cada um vai ditar o vencedor, Ferrer terminou o ano com uma final na Masters Cup, e este ano continua muito bem com o seu estilo guerreiro. 50/50 para cada um.

Houve algum problema físico com a Henin?

Absolutamente nada! Vi o primeiro set e a Henin já aí tava a levar um correctivo! São dias… Sharapova hoje este fortíssima, tal como Jankovic (vi o jogo todo) que fez uma exibição assombrosa, mesmo estando limitada fisicamente!

Ainda ninguem fez referencia a grande surpresa no circuito masculino o francês Tsonga que ja esta nas meias finais agora a vitima foi Youzhny pelos parcias de 7/5 6/0 7/6!!! Infelizmente o meu jogador preferido caiu na primeira ronda ^-^ ^-^ Andy Murray tambem foi vitima do frances Tsonga por isso perdi o interesse no torneio… Agora quero que ganhe James Blake o meu jogador preferido a seguir a Andy Murray…No circuito feminino a minha jogadora preferida é a Ivanovic vamos ver como se porta contra a Venus Williams!

A Sharapova tem estado a um nível elevadíssimo neste Open. Pelo que vi nos resumos, ela tem cilindrado tudo o que lhe aparece à frente.

Para quem acompanha ténis, o Tsonga não é surpresa nenhuma. Enquanto júnior ele era um dos melhores do mundo, andava sempre no topo e chegou a ganhar o US Open júnior e foi também vice-campeão mundial júnior. No circuito profissional sénior já tinha dado algumas boas indicações entretanto, mas tinha tardado em afirmar-se muito culpa de lesões que durante algum tempo o lixaram. Mas já no ano passado vinha em crescendo, ganhou uma meia-dúzia de challengers e tem vindo em crescendo nos torneios do tour ATP. Este ano deverá ser finalmente o ano da sua afirmação, e quer-me parecer que não demorará muito a chegar ao top-20.

Federer sem fazer um grande jogo lá ganhou a Blake… Incrivel é que na altura mais importante (tie break do 2o set) Blake jogou ao seu melhor nível, só que Federer voltou a ter respostas incriveis nestes momentos!

Bem e lá teremos como meia-final um Federer-Djokovic… Ui! Que grande jogo teremos! Para mim os dois melhores jogadores do circuito… O curioso é que disto quem poderá beneficiar poderá ser Nadal, pois não me admira que quem quer que possa passar naquela meia final tenha de andar 5 horas a correr… Mas claro, o favoritismo é de Federer! Mas do outro lado está um excelente jogador!

Estou curioso para ver o jogo!

O Federer ganha. O Federer só costuma perder em dias muito-muito-muito maus. Mesmo nos maus ele acaba sempre por ganhar porque a sua supremacia técnica é tão grande que faz a diferença mesmo nos momentos mais aflitivos.

Para além disso, o Federer é muito frio e racional durante o jogo e o Djokovic é o inverso. É muito inconstante, não controla muito bem os seus nervos e emoções, muitas vezes desconcentra-se e deixa-se ir abaixo, outras galvaniza-se e ganha excesso de confiança, é um jogador emocionalmente descontrolado.

Quando ele aprender a controlar mais essa vertente, então aí sim poderá definitivamente começar a ombrear mais seriamente com o Federer e Nadal.