Dois pontos que espero que tenham ficado salvaguardados pelo presidente do Sporting.
Auditoria de gestão;
Garantia de que jamais haverá ingerências e exigências tresloucadas por parte da banca;
Acabar com os empréstimos obrigacionistas, meter o clube a dar lucro e usar uma percentagem de TODAS as receitas, por mais baixa que seja, para amortizar a dívida.
Garantiram-me hoje (uma pessoa sportinguista com conhecimentos em instituições bancárias por lá trabalhar) que a primeira pessoa que o Ricciardi/banca escolheu para concorrer às últimas eleições foi Jorge Coelho do PS. Figo foi a segunda tentativa, enquanto Couceiro apenas a quarta ou quinta escolha.
A escolha de presidentes pelo Ricciardi já é conhecida, mas o nome Jorge Coelho ainda não vi ninguém mencionar. Era com este que tinham esperança de derrubar Bruno de Carvalho…
Sim. Lembro-me perfeitamente do meu irmão, todo indignado, a dizer (título do Record) “«Jorge Coelho rejeita ser presidente do Sporting»?!? Rejeita ser candidato! Que eu saiba ainda tinha que ser eleito!”
Ok, peço desculpa então. Mas fica mais um testemunho. Acrescentou também que conhece elementos da lista do Couceiro que lhe garantiram que se falava muito que Bruno de Carvalho não ia resisitir às negociações com a banca, e que por isso já estava à espera destes episódeos. (Atenção que a pessoa em causa também acha que BdC é a pessoa indicada para presidente do Sporting)
Desconheço os contornos do acordo, mas seguramente que não serão os ideais para o Sporting, que se apresentou na mesa das negociações numa situação de grande fragilidade, resultante de estar há muito tempo em incumprimento para com os seus credores e de já ter dado tudo o que tinha para dar como garantia, e de ao mesmo tempo não ter nenhuma alternativa em termos de financiamento.
Assim Bruno de Carvalho foi obrigado a dramatizar, uma estratégia que resultou, conseguindo não apenas que desbloqueassem as verbas necessárias para o cumprimento imediato das obrigações do Clube/SAD, como até fechar a tão falada reestruturação financeira, que terá como palavra de ordem a inevitável austeridade.
Não esperava que esta reestruturação ficasse concluída tão rapidamente, da mesma forma que estou preparado para a inevitabilidade dela trazer algumas noticias desagradáveis, pelo que só tenho de aplaudir a primeira situação e desde que não se ultrapassem certos limites, engolir o resto em seco, mas tal como em relação à estrutura do futebol, acho que este acordo tem de ser rapidamente explicado aos sócios, até para se evitarem especulações.
Durante anos andámos-nos a queixar da falta de informação por parte dos dirigentes do Sporting, que faziam tudo o que queriam às escondidas, e é essa mudança de postura em relação aos sócios que eu agora exijo. Não quero milagres, apenas quero transparência, pelo que se realmente já há um acordo final, que se explique os seus contornos, e se ainda não há, não custa nada dizer qualquer coisa como “foi concluído um acordo de principio, estamos agora a acertar os pormenores e logo que possível os sócios serão informados”, o mesmo se aplicando em relação à estrutura do futebol, onde o tal misterioso 3º elemento continua no segredo e já lá vão três semanas desde as eleições. Não custava nada dizer: “estamos a limar arrestas e a estudar o que encontrámos na estrutura do futebol e logo que possível anunciaremos as alterações a introduzir”
To-mané acordo existe e está fechado. Nem podia ser de outra maneira a partir do momento em que a CMVM é informada da conclusão das negociações com banca.
O acordo vai ser, conforme prometido, submetido a provação dos sócios em AG, numa data a indicar após o final da temporada.
Nuno Lapa, a realização de uma AG em data considerada oportuna, não inviabiliza nada do que eu escrevi, principalmente no que diz respeito ao rápido esclarecimento dos sócios em relação ao que foi acordado.
Mas há um pormenor que agora me deixou algo confuso, o acordo já está fechado mas ainda vai ser sujeito a aprovação da parte dos sócios, isso quer dizer que afinal ainda não estará tão fechado assim? Ou a AG é só para informar e discutir o acordo?
A 1ª. grande vitória do Presidente Bruno de Carvalho… :great:
Falta agora nesta parte, “apenas” mostrar finalmente quem são os seus investidores para a SAD e o SPORTING ganha um fôlego novo para poder ser trabalhado…
Finalmente luz ao fundo do túnel…
Discordo totalmente. Os sócios devem ser informados antes da AG para saberem o que é que vão discutir ou aprovar se for caso disso. Não é chegar lá sem saber ao certo o que é que está em causa e em cima da hora apanhar com as eventuais surpresas desagradáveis.