A conjuntura na altura era a seguinte, ia ser adjunto de um treinador que ainda só tinha treinado juniores, inexperiente e que foi para lá porque o Sporting não tinha dinheiro, para meter lá alguém, para além de como bem disseste ser pouco digno para uma figura como ele no clube.
Mas mesmo sendo pouco digno, se viesse um Queirós ou um grande treinador, mais velho e com bastante mais experiência veria mais hipotesses do Oceano aceitar a proposta, que foi um dos motivos ser o PB o treinador não tenho duvidas.
Por vezes fico profundamente triste ao ler comentarios de adeptos do meu clube a dizerem as mais profundas alarvidades sobre pessoas que não prometem, são mesmo grandes simbolos do meu Sporting.
Quem não se lembra daquela união á volta do Capitão qd o Oceano capitaneava a nossa equipa? Daí para a frente, mais alguma vez viram algo parecido?
Quem não gostem é com vocês, mas pelo menos, respeitem os simbolos do clube.
O Oceano, à semelhança do Paulo Bento, não tinha qualificações para ser treinador. Por isso não podia ser o adjunto.
O adjunto tinha que ser alguém que pudesse ser oficialmente o treinador, dai a escolha ter recaído em Carlos Pereira.
Sinceramente e sem qualquer desprimor por Oceano acho que ficamos muito bem servidos. Carlos Pereira além de ser sportinguista é um treinador muito mais experiente do que Oceano, acredito que o Paulo Bento tem aprendido com ele.
Quando ouvi falar na dupla Bento-Oceano até me soou bem. Mas hoje penso que não teria sido a melhor opção, visto que teríamos uma dupla de treinadores formada por dois médios defensivos carismáticos sem grande experiência como treinadores.
Ou seja Oceano não teria acrescentado grande coisa, seria mas do mesmo.
Confesso que sempre me causou grande estranheza este afastamento do oceano do futebol… com as qualidades humanas e o caracter podia ter sido melhor aproveitado, ainda bem que o queiroz se lembrou dele, porque e um gajo que faz falta ao futebol!
Tens razão. Isso faz toda a diferença. A gente também critica, mas, no fim-de-semana, lá estamos a roer as unhas.
O Inácio nem sequer o considero crítico destes órgãos sociais. Para mim, é crítico do Sporting, com estes ou outros órgãos sociais. Não o tomo por sportinguista. É claro que ainda tenho atravessada uma certa frase, como treinador do Sporting, em que desejava que o Porto fosse campeão, se o Sporting (o clube que lhe pagava, digamos) não o fosse. Na final da Taça, também me pareceu que o tipo ficou picado com os nossos golos. Só tenho pena que os núcleos ainda o metam em jantaradas (num deles até aproveitou para elogiar o Porto).
O pai, esse sim, foi um grande sportinguista, festejando sempre o Sporting mesmo nos anos em que o filho jogava no Porto.
Enfim, o grande Manel é que é. O Litos também. O Mamede. O Livramento morreu treinador do Porto, mas foi a enterrar com a bandeira do Sporting. Até prezo mais o Fernando Mendes que, mesmo sendo assobiado em Alvalade, sempre assumiu ser sportinguista, no Porto ou no Benfica, do que Oceanos e Inácios.
Posso pois, foi em declarações à antena 1, onde disse isto, de memória:
“O João tem todas as razões para fazer isto porque o SCP exigiu-lhe mais responsabilidade quando lhe deu a braçadeira de capitão mas não se lembrou de lhe aumentar o salário na mesma proporção.”
Mais tarde ouvi o Manuel Fernandes, e o discurso foi o seguinte.
“O João esteve mal, ate pela posiçao que tem no clube um capitão nunca deveria ter tomado este tipo de atitude, ainda mais ele é um jogador que deve tudo ao SCP…”
Diferenças.
Por isso não me venham com tretas, respeito é para quem o merece.
Também nunca mais vi um capitão do Sporting com processo disciplinar por declarações imbecis na véspera de uma visita às Antas (se não me falha a memória).
Manuel Fernandes pode ter dito isso, mas já por mais que uma vez (e alguém colocou por aí essas declarações) ele também disse que gosta bastante do Moutinho, quer que ele fique e… que deve continuar capitão.
até te digo que no inicio desta confusão até tinha uma opinião bem próxima ao do manuel fernandes.
até ao dia do jogo com os lampiões. aí foi o golpe de misericórdia e o moutinho deixou de contar para mim. nessa entrevista perdi todo o respeito que tinha por ele. perdeu (mais) uma boa oportunidade para estar calado. podia ter sanado as coisa por ali, mas preferiu alimentar mais polémica. não é digno de um capitão.
que ponha os olhos nas recentes declarações do cristiano ronaldo. esse camarada não escondeu o desejo que tinha, mas soube respeitar o clube que lhe paga os ordenados para ele poder fazer as figuras que faz num qualquer tópio que anda aqui pelo forum…
E ninguém está a dizer que invalida ou deixa de validar.
Simplesmente se Manuel Fernandes diz que ele deve reflectir e pedir desculpa (que eu concordo, claro) ele também diz, e repara que já foi depois do episódio das declarações e disse-o mais que uma vez, que o Moutinho mesmo assim deve ficar e deve manter a braçadeira de capitão.
Eu, pessoalmente, posso ter ficado desiludido com o homem Moutinho, mas não vou desvalorizar o futebolista Moutinho e negar a sua importância quer como jogador na equipa quer como activo do clube. A partir daí…
Logo, não embarcarei certamente nem em assobios (que não ajudam em nada, muito menos a equipa), nem em insultos disparatados e votos que ele se lesione etc. Tal como considero despropositado o agumento em voga de apelidá-lo de lampião por ter reconhecido (foi honesto e disse-o no que considerou erradamente ser uma revelação e como curiosidade para um livro que a malta perceberia, mas enganou-se) que, certamente muito pelo pai (esse sim bem lampião), que “festejou” os 3 - 6… com 7 anos. Como se alguém tivesse noção consciente e definida de ser adepto de algo aos 7 anos…
Mas enfim. Cada um pega naquilo que lhe sabe melhor. Eu prefiro recordar como foi a sua influência e garra que motivaram em campo os recentes 5- 3 e como ele festejou isso no final do jogo…
Já agora as declarações de ontem do Ronaldo, e conhecendo bem o estilo da peça, soam muito a pressão do clube dele para tal. E com isto não digo que o Sporting não devesse fazer o mesmo com Moutinho. E mesmo assim o proprio Ferguson teme pela reacção dos adeptos…
amigo hollow, a conclusão que tiro é que se calhar o manel sabe um pouco mais do que nós os dois. diso isto, por que se reparares, as declarações dele vão no sentido daquelas que saem da direcção e da equipa técnica.
Essa teve piada, é que todos exigiram dinheiro, todos recebram e ele, como capitão de equipa exigiu um pouco mais. Por mim, sem qq tipo de prob. O curioso da questão é que so ele carregou esse tal “fardo da bola”, pois os seus colegas de equipa (que exigiram e receberam dinheiro para essas e outras situações semelhantes) foram os primeiros a critica-lo. Um dos criticos está hj em dia sentado no banco da nossa equipa…
Manuel Fernandes foi alvo dum processo disciplinar em vésperas dos 7 a 1, e esteve até à última hora para não jogar, por causa duma entrevista a um jornal. Dados os 7 a 1 o assunto caiu no esquecimento.
Na altura li a entrevista, achei-a normalíssima, até de enaltecer, e fiquei simplesmente estupefacto quando soube que tinha sido suspenso e alvo de processo disciplinar por causa dela.
Provavelmente nas declarações infringiu pormenores dos regulamentos a que estava sujeito, só pode ter sido isso, porque no essencial a entrevista era, como não podia deixar de ser, um verdadeiro manifesto de sportinguismo.
O entrevistado deve ter caído nalguma pequena ratoeira do entrevistador (deixo-vos adivinhar qual foi o jornal), e ofendido alguém (que não João Rocha), essas coisas acontecem.
Felizmente tudo se sanou a tempo de se escrever uma da páginas mais gloriosas no futebol nacional.
Nessa altura não havia regulamentos como há agora, em que tratam os jogadores como débeis mentais, em vez de os acompanhar devidamente. Até para evitar certas declarações menos felizes… :whistle:
O Oceano foi alvo de um processo disciplinar por causa de uma noitada na semana antes do jogo em casa com o Porto. Nessa noitada terão participado também o Dani, o Sá Pinto e o Dominguez. Oceano por ser o capitão foi o único que foi alvo de um processo disciplinar. Isto foi no período em que Pedro Santana Lopes foi presidente do Sporting, o mesmo é dizer que o clube estava a saque. Quando reina a anarquia, até um jogador como Oceano que durante toda a carreira teve uma atitude profissionalmente exemplar, se desorienta.
Não que isso interesse muito, é passado, mas Oceano vivia com alguém do mundo do espectáculo, e tinha muitas dificuldades em conciliar a vida pessoal com a profissional, visto que no mundo do espectáculo os horários são outros, é sobretudo de noite que há actividade. Devia ser normal receber colegas e amigos e a coisa prolongar-se até bastante tarde. Não creio que tivesse havido nenhum bacanal nem nada do género, apenas a óbvia colisão com a actividade profissional, o que terá levado a medidas disciplinares. É natural. De qualquer modo, no que respeita ao Sporting, isso tudo é passado.
Quanto à selecção, porque não? Tem andado por lá tanta gente, porque não Oceano? Na volta ainda vai fazer um trabalho muito melhor que o de muitos. Vamos a ver.