Bem aqui deixo os meus tres dedos de conversa.
Eu olho para o actual plantel do Sporting (contando com o Labyad e alguns jovens emprestados, isto já para nao falar na equipa de juniores), e não posso deixar de reconhecer um potencial de crescimento gigantesco desta equipa. Mesmo que nao seja para este ano, para os proximos! Ora vejamos:
Emprestados:
Nuno Reis - Apesar de baixo foi eleito para a equipa idela do Mundial de sub-20, sendo o capitão e, talvez, o segundo jogador mais importante da selecção que ficou em segundo lugar.
Adrien - Um jogador com um grande potencial que está a ser o esteio da Academica, e um dos medios mais influentes do campeonato.
Wilson Eduardo - Já mostrou o que pode fazer.
Agora olhando para o plantel e para os jogadores com menos de 25 anos:
Patricio - Um dos guarda-redes mais promissores do Mundo, sendo aos 23 anos titular da selecção. Reconhecido pela elite do futebol desde os seus 20 anos!
Arias - Um dos melhores jogadores do seu escalão na fantastica selecção jovem da Colombia. Já ganhou o prémio de melhor defesa direito de uma competição internacional, com a sua selecção, que tambem foi campeã (se nao me engano, já nao me lembro é qual foi a competição)
Xandão - Quer se queira, quer não, há bem pouco tempo era visto como um dos defesas mais promissores da América do Sul sendo já titular no seu clube. E ninguem desaprende de jogar futebol de um ano para o outro!
Insúa - Não ha muito a dizer, apenas para ver! É aos 22 anos, o defesa esquerdo em melhor forma e mais decisivo do nosso campeonato, campeonato onde joga Alvaro Pereira, que o ano passado foi dos melhores defesas esquerdos do Mundo!
Rinaudo - Que há a dizer deste jogador? Chegou, viu e venceu! Conquistou o coração de um clube como o Sporting num par de meses! Considerado como um dos melhores trincos do Mundo pelo melhor jogador de futebol de sempre. E nos bem sabemos que ele o é, e pode vir a ser muito mais! Que fique no Sporting muitos anos e que se livre das lesões.
Carriço - Apesar de tudo há que reconhecer valor neste jogador. Ja vimos o que é capaz de fazer quando está em forma, e não é ao acaso que ha dois anos era considerado, por varios empresários, um defesa central com um grande potencial.
André Santos - Apesar da baixa de forma, nao podemos esquecer que no seu primeiro ano no Sporting foi um dos destaques do campeonato.
Renato Neto - Aos 21 anos regressa ao Sporting, ostentando o titulo de melhor médio da Liga Belga… Quer dizer alguma coisa!
André Martins - Todos já o viram jogar. Muitos já o conheciam mas nem assim deixaram de ficar impressionados. Mais um produto das escolas que, apesar de ser franzino, tem uma inteligencia fantastica e que tem tudo para dar um bom jogador.
Jeffren - Nao fossem as lesões e nunca teria vindo para o Sporting. Ninguem tem duvidas… Assim como ninguem tem duvidas que se tiver sorte, nao ficará cá muito tempo! Isso diz tudo!
Labyad - Se realmente se confirmar a sua vinda… O Sporting contractou uma das maiores promessas do futebol holandes e um craque em potencia. Nem todos chegam à equipa titular do PSV tao novos.
Capel - A mota! Nem parece que é tao novo pois ouvimos falar dele há anos… Uma das grandes promessas do futebol espanhol ha dois anos atrás, já conta com internacionalizaçoes pela melhor selecção do Mundo! Está a recuperar no Sporting o seu estatuto e, se continuar, será bastante dificil segurá-lo.
Carrillo - Para mim, a maior surpresa! Um jogador vindo do Perú, com um desenvolvimento completamente insustentado e sem estruturas, chega a Europa e faz o que faz… Em dias sim, é impressionante o que este rapaz consegue fazer! Impressionante mesmo… Uma pérola!
Wolswinkel - Apesar de já nao estar na sua fase “esmagadora”, continua a merecer a confiança do treinador e de todos nós. Pode nao ser tao “furtivo” como Cardozo, mas é, para mim, o avançado mais inteligente a mover-se na área, que joga em Portugal. Ver as suas movimentações chega a ser delicioso e é raro ve-lo chegar à baliza sem ja ter ludibriado os defesas, independentemente de depois conseguir marcar ou não! Tem escola de ponta de lança e está ja debaixo de olho pelos grandes da Europa… Alias já estava antes de vir! Uma grande promessa das grandes-áreas a nivel mundial e, se nada correr mal, chegará naturalmente a titular da sua selecção a medio-prazo.
Ribas - Confesso que só o conheço pelo que li, mas depois das estatisticas que teve no Dijon, num campeonato com tao poucos golos marcados e de onde já tem outros bons jogadores, há que reconhecer potencial ao rapaz!
Rubio - Penso que fez por merecer mais oportunidades na pré-época mas, por outro lado, acredito que Domingos esteja a proteger a sua evolução. É um jogador com idade de junior, com grandes capacidades para a sua idade. Basta ver que na equipa junior do Sporting, equipa essa que tem maravilhado a Europa, não ha ninguem da sua idade que esteja ao nivel de Rubio! Domingos sabe certamente o diamante que tem em mãos, e o proprio Carlos Freitas já disse que Rubio tinha sido o jogador que mais o tinha espantado.
Aqui apresentei a minha justificação pelo que disse. Peço desculpa pelo tamanho do post