O Tsunami e a m*** de civilização onde vivemos

Meus Caros,

É o mundo onde vivemos … e temos de continuar a viver … a ver destas tragédias … a ver a importância que não se dá … a opinar sobre elas … etc …

O que sei é que ainda existe muita coisa por explicar … e se calhar propunha aos Administradores que em memória das milhares de pessoas mortas e dos MILHÕES de desalojados, pusessem o fórum só a preto e branco … sem cores … durante 3 dias…

Não sei se é possivel, mas era bonito e um bom contributo …

O postulado da existencia de Deus numa situação destas faz-me lembrar a velha historia;

Havia um individuo que se encontrava numa cidade à beira da destruição, quando todos já fugiam e o vieram buscar ele disse que não queria ir, porque era crente total em Deus e O Mesmo o haveria de salvar.

Caminhou um pouco e caiu dentro de um buraco, passado algum tempo vieram uns homens e mandaram-lhe uma corda, ele recusou e disse que Deus viria para o salvar, passado mais um tempo vieram os bombeiros e tentaram descer um deles para o ir buscar, mas ele teimosamente voltou a afirmar que não que queria porque O todo poderoso o salvaria, por ultimo e ja no caos total veio ainda um helicoptero que fica ali a pairar e a descer uma escada, mais um vez ele manda a ajuda embora e fica à espera de Deus.
Passadas muitas horas, desidratado, com fome e sem forças começa a perder um pouco da fé que o preenchia, o desespero aumentou, e a certa altura começa a chorar convulsivamente e falar com Deus,
-Meus Deus, fui uma pessoa serva toda a vida, nunca quebrei um mandamento, segui todas as tuas ordens, esforcei-me ao máximo para seguir a tua lei, pq me abandonas quando mais preciso de ti?

Deus falhou-lhe finalmente;
Mandei-te uma corda e recusaste, mandei-te os bombeiros e voltaste a recusar, por ultimo até um Helicoptero te mandei e voltaste a recusar, AFINAL DE QUE TE QUEIXAS TU?

Para bom entendedor…

Recebi esta mensagem de solidariedade, para quem estiver interessado, aqui vai.

[b]Solidariedade[/b]

pede a todos os teus usuários de MSn que em sinal de luto pela
catástrofe que se abateu sobre a Ásia levando milhares de vidas,
coloquem um coracão ao lado esquerdo do seu nick → (L) ← Mande
esta mensagem a seus contatos. esta corrente começou as 13hs na africa
e no Chile e deve terminar no japão.

cumps,
VCoelho

Ninguém te estava a querer dar lições Rui. Apenas te estava a explicar que para quem crê, antes de se esperar pelos milagres de Deus pensa-se é onde andam os homens, e se tu sabes muito sobre Deus e questões anexas sabes que é assim e que é por isso que para crentes o usual raciocínio de “se existisse Deus era tudo lindo” não faz sentido.

Neste caso por mais desculpas naturais que se arranjem são os homens que metem nojo. Pegue-se no custo de um ou mais sistemas de aviso de tsunami e encontre-se a correspondência em MIGs, F-22s e Submarinos. Vão ficar chocados, mas não surpresos certamente.

Mete nojo.

Pois, mas quando for assim não comeces uma frase com o “eu explico”! :roll:

Em relação ao assunto em causa, realmente não vou entrar na discussão, era post para 10 páginas e de substância 0, mas deixo uma pergunta, que culpa tinham os que morreram, ou parte dos que morreram, dos erros do homem???

Para bom entendedor…

Pois, mas quando for assim não comeces uma frase com o "eu explico"! :roll:

Em relação ao assunto em causa, realmente não vou entrar na discussão, era post para 10 páginas e de substância 0, mas deixo uma pergunta, que culpa tinham os que morreram, ou parte dos que morreram, dos erros do homem???

Para bom entendedor…

Nenhuma! Teriam alguma se tivessem sido avisados e ignorado.
Já quem poderia avisar e não avisou …

[i]1) Nao existe, naquele local um sistema de deteccao previa.
2) As autoridades dos respectivos paises foram avisadas pelos diferentes departamentos sismologicos internacionais, nao tinham, e continuam sem ter, meios para propagar a informacao e meios para evacuar tanta gente.
3) O homem esta directamente ligado au grau de gravidez do impacto do tsunami, porque nao preserva as defesas naturais das costas, os recifes de corais.

Orgulho-me por Portugal enviar 8 milhoes de euros mais avioes e tropas para ajudar os sinistrados. (Comparado a ums estados unidos (fucking busch) que disponibilizaram 11 miseraveis milhoes)[/i]

[i]1) Nao existe, naquele local um sistema de deteccao previa. 2) As autoridades dos respectivos paises foram avisadas pelos diferentes departamentos sismologicos internacionais, nao tinham, e continuam sem ter, meios para propagar a informacao e meios para evacuar tanta gente. 3) O homem esta directamente ligado au grau de gravidez do impacto do tsunami, porque nao preserva as defesas naturais das costas, os recifes de corais.

Orgulho-me por Portugal enviar 8 milhoes de euros mais avioes e tropas para ajudar os sinistrados. (Comparado a ums estados unidos (fucking busch) que disponibilizaram 11 miseraveis milhoes)[/i]

Segundo o que sei as autoridades de um daqueles paises souberam uma hora antes que o Tsunami ia acontecer mas nao quis alertar porque tinha medo que as pessoas entrassem em paranoia…

[i]O tsunami levou 3 horas, a partir do ponto central do maromoto, para alcancar as costas em questao. Em 3 horas foram detectados nao so pelos aparelhos de medida de sismos mas tamben pelos satelites.

Tamben ouvi essa do panico… :roll: Incompreensivel![/i]

Para responder ao que foi dito sobre a impossibilidade de reagir:

Artigo do jornal Le Monde

[b]Une alerte téléphonique, cinq minutes... et pas une seule victime[/b]

“J’ai reçu un coup de téléphone de l’île de Phuket. Je me suis précipité sur la plage en hurlant pour dire aux gens d’évacuer. Le personnel du restaurant d’à côté en a fait autant après avoir été averti par téléphone portable par le patron, qui se trouvait sur l’île de Phi Phi. Sur la plage, l’eau commençait à se retirer. Deux vacanciers qui descendaient de leur bateau de plaisance ont tout de suite compris. J’ai dit aux gens de courir vers la forêt, le plus loin possible de la plage. Je voyais à l’horizon la vague arriver.”

Le Monde.fr - Actualités et Infos en France et dans le monde

Tradução rápida:

[b]Alerta telefónico, 5 minutos... e nenhuma vítima[/b]

“Recebi um telefonem da ilha de Phuket. Precipitei-me para a praia, gritando para que toda a gente saisse da praia. O pessoal do restaurante ao lado foi avisado, pelo patrão que se encontrava de férias na ilha de Phi Phi, e também evacuou o local. Na praia, a água retirava-se. Dois turistas que estavam a descer de um barco logo perceberam. Eu disse a toda a gente para correr até à mata, o mais longe possível da praia. Via o horizonte e a onda a chegar.”

Ainda pior …

Minutes after the earthquake hit northern Sumatra at 7.58am on Sunday, officials of the Meteo-rological Department, who were at a seminar in Cha-am, convened an emergency meeting chaired by Supharerk Tansrirat-tanawong, director-general.

(…)

“The very important factor in making the decision was that it’s high [tourist] season and hotel rooms were nearly 100-per-cent full. If we issued a warning, which would have led to evacuation, [and if nothing happened], what would happen then? Business would be instantaneously affected. It would be beyond the Meteorological Department’s ability to handle. We could go under, if [the tsunami] didn’t come,” said a source who attended the meeting.

The Nation (Bangkok’s Independent Newspaper)

[/quote]

Rui,

Para encerrar o assunto apenas te digo:

a maior prova que Deus existe para mim foi o falecimento prematuro (mas prolongado) do meu querido pai a uma hora da meia noite da consoada de natal de há 5 anos atrás.

Foi a última prova que eu precisava.

Deus não se mostra só no bom, mostra-se também, e sobretudo, naquilo que nos coloca à frente e em que temos a oportunidade de mostrar o que realmente valemos.

Isto são “balelas” para quem acredita, mas para quem acredita faz TODO o sentido.

Quanto ao Tsunami… infelizmente o Homem é tão podre interiormente que se não existissem coisas destas nunca se colocava em causa, nunca reflectia, apenas se degradava cada vez mais, sobretudo nesta sociedade ocidental onde dinheiro, sucesso e individualismo são a palavra de ordem. Também aí vejo intervenção de Deus. Infelizmente, e como a pp bíblia (para quem a come) mostra, por vezes só mesmo à má fila metemos a mão na consciência, pq não valemos um chavo como conjunto.

Acabei de fazer um donativo e vou fazer mais ao longo das próximas semanas. Quem quiser ajudar as crianças da àsia basta visitar o site da unicef (www.unicef.pt) e deixar um donativo, o site rapidamente emite uma referência multibanco que podem usar. Não custa nada e pode ajudar mto.

Acabei de ler que enquanto aqui em Portugal se discutem impostos, Motas, Robinhos e craques argentinos na inglaterra cada clube vai doar o salário semanal de um craque para a causa (cerca de 50.000 libras em média).

o Ocidente como medida de todas as coisas - é esse o nosso erro!

o vaqueiro texano esmola em 25 milhões de dólares! as estações passam vídeos sem nexo! nós, ocidentais, paramos por segundos…

é esta merda de vida que queremos?

Quanto ao Tsunami... infelizmente o Homem é tão podre interiormente que se não existissem coisas destas nunca se colocava em causa, nunca reflectia, apenas se degradava cada vez mais, sobretudo nesta sociedade ocidental onde dinheiro, sucesso e individualismo são a palavra de ordem. Também aí vejo intervenção de Deus. Infelizmente, e como a pp bíblia (para quem a come) mostra, por vezes só mesmo à má fila metemos a mão na consciência, pq não valemos um chavo como conjunto.
Cada um tem as suas crenças, e tem direito a isso, por isso respeito totalmente a tua opinião (aliás tenho o dever de a respeitar).

Por mim, não vejo Deus em nenhum lado, só vejo a tectónica e as consequências oceanográficas, bem como factores como a repartição geográfica da população (75% da população mundial encontra-se no litoral) e a sociedade mundial, individualista, ocidentalizada, desigual.

O Homem, pois, precisa de se colocar em causa. Mas não acredito que se gastem 120000 vidas, que são afinal 120 000 vezes “uma vida, um ser humano, um passado, um futuro, uma família, um modo de ser”, não acredito que este planeta possa causar tanta tragédia, só por um castigo aplicado a gentes inocentes e pobres. Se ainda tivesse alguma fé em Deus, já a perdia, mesmo agora. Só que a minha fé já foi embora há muito tempo. Se alguma força superior quiser colocar o homem à prova, então que bata no Bush ou no Blair, que bata naqueles criminosos americanos. Não aí. Não naquelas terras longínquas, que desde há séculos já sofrem os resultados das nossas cúpidas e criminosas explorações.

Hoje é só amargura nesta ■■■■ da vida.

Migas,

quem perde fé por estas coisas nunca a teve pq na raiz nunca compreendeu o fundamento da existência de Deus e sobretudo o que andamos cá a fazer e a provar.

Se Deus te tivesse colocado cá para tudo correr bem, não acontecerem injustiças nem contratempos já todos o tinhamos percebido.

Em última análise repito o que já disse: o que aconteceu no domingo, como quase tudo o que nos tem acontecido este ano de mau, podia e DEVIA ter sido prevenido pelo homem. Existe dinheiro e conhecimento suficientes para isso.

Se te revoltas assim para com um Deus no qual não acreditas então já devias estar a pegar em armas e a limpar mto sarampo a mta gente poderosa por este mundo fora, esses sim bem reais e identificáveis para crentes e não crentes em coisas etéreas.

Migas,

quem perde fé por estas coisas nunca a teve pq na raiz nunca compreendeu o fundamento da existência de Deus e sobretudo o que andamos cá a fazer e a provar.

talvez, talvez…

Se te revoltas assim para com um Deus no qual não acreditas então já devias estar a pegar em armas e a limpar mto sarampo a mta gente poderosa por este mundo fora, esses sim bem reais e identificáveis para crentes e não crentes em coisas etéreas.
não me revolto contra um Deus. é só para dizer que não vejo nada de divino nestas coisas. é indiferença, e não revolta.

de qq forma, era só a expressão das minhas ideias e não um combate às ideias dos outros que como eu têm direito de pensar no que entenderem.

E um bocado redutor imaginar que tudo o que de mal se passa e o diabo e tudo o que de bom seja uma dadiva dum deus. Mas crencas sao crencas e respeito-as desde que nao sirvam para esconder os erros humanos. Erros que como disse o Mauras, nao podendo ser evitados, podiam ser no minimo atenuados, nem que fosse so para salvar uma unica vida. Mas prontos, na sociedade em que vivemos tudo tem um preco, ate a vida, hoje, tem um preco e em certos cantos do planeta ate esta em saldos. Viva a sociedade do conhecimento, conhecimento que so serve para encher os bolsos de algums.

Só não concordo é com essa tentativa de “malhar” nos americanos como se os mesmos tivessem alguma culpa do Tsunami, mas pronto, são opiniões…

De qq das formas valores mais altos que aqueles que provavelmente poderemos compreender se levantam numa circunstancia destas, um plano superior terá necessidade de levar muitas vidas de uma vez para manter um equilibrio… Ninguem pode nem deve viver para sempre, alimentar sentimentos de culpa em relação a um desatre natural parece-me no minimo bizarro…

As pessoas morrem pq têm que morrer, pq assim foi o destino, pq a hora estava marcada, os que ainda tiveram que morrer assim será, os que tiverem que sobreviver sobreviverão, com isto refiro-me a mim ou a qq outro.
São grandes tragédias? São sim sr. É uma pena, é inegável, se justifica tamanho alarido ou ataques a forma de viver ocidental… Não me parece.

Faz-me lembrar o pessoal que ainda pensa que temos uma divida moral para com os africanos, ou um sentimento de culpa em relação aos judeus.

Comigo lamechices não pegam, há bem pouco tempo americanos primeiro e espanhois depois foram assassinados em massa, e nao por desatre natural e não vi aqui nenhum thread sobre isso.

Boas festas a quem pode para enquanto ainda cá estamos.

P.S- Sim eu sou um sacana de direita insensivel, mas pelo menos realista…

Só não concordo é com essa tentativa de "malhar" nos americanos como se os mesmos tivessem alguma culpa do Tsunami, mas pronto, são opiniões...
eu nunca disse isso, peço que não interpretem desta maneira aquilo que digo...

Incy,

Os EUA sao mais culpados, mesmo que remotamente, por algumas desgracas que lhes acontecem que estes pobres coitados. Nao criei este thread para criticar americas, criei para desabafar sobre algumas nojices que marcam o nosso estilo de vida e a forma como vemos o mundo… e isso nao pode ser atirado para as costas dos americanos, os mesmos nao tem grande responsabilidade na nossa forma alarve, individualista de ser.

Por mim nao reduzo o estilo de vida ocidental aos EUA, mal estariamos se estivessemos todos ja americanizados, para comecar seriamos… ignorantes.

Falo de algo mais geral, mais global a civilizacao ocidental.

quanto ainda a questao de Deus… ao vermos casos como os do bebe de 8 dias que sobreviveu em Aceh a boiar em cima de uma porta… enfim, deixo um sorriso de alguma felicidade.

Acerca dos americanos, eles no ano passado ofereceram 2.4 bilioes de dolares ou seja 40% do total mundial, o Bush neste momento deu 350 milhoes mais o custo dos barcos de guerra e pessoal que mandou para la’, mais o que vai dar ou seja no fim vai ser o que deu mais mas o pessoal continua a malhar neles, ja’ para nao se falar nos ignorantes que vao dar muitos milhoes de dolares durante o ano todo, tal como tudo no fim e’ que se faz as contas (pelas as minhas ja’ deram mais do que a UE, mas posso estar errado).
Eu ainda estou `a espera da ajuda que a China vai dar aos povos vizinhos… mas e’ melhor esperar sentado.