O sistema de 3 centrais

Há muito tempo discutimos aqui qual o sistema de jogo em que mais gostariamos de ver o Sporting jogar.

Eu assumi a minha preferência de sempre pelo dos 3 centrais “clássico”, não só por achar que se adequava bem á genética do Clube (desculpa lá Turco, pode ser que qq dia o explique) mas tb pq me parece o melhor para o campeonato nacional.

Este fds o fcp ganhou o campeonato de forma limpa (devo assumir que os erros, excepto o do jogo da taça, não influenciaram em nada a sua vitória) e com um sitema de 3 centrais efectivo, implementado quase desde o inicio da época.

E ainda mais, com 2 dos elementos mais utilizados a serem P Emanuel e Pepe, jogadores que qto a mim estão um pouco abaixo do limiar da qualidade exigida a um campeão e num sistema mais agressivo do que o tradicional, uma vez que os 2 homens da lateral não são própriamente de defender muito.

Agora que ficou provado que é possível ganhar nesse sistema (desculpa lá Tomanas), gostava de saber se deveriamos apontar para esse sistema (na contratação de um técnico, na compra de jogadores, etc…) ou devemos manter o actual ou qq outro?

É a primeira vez que alguem o consegue fazer, e parece-me mais demérito dos adversários que mérito da equipa ou Adriaanse.
Aliás, veja-se a carreira contra equipas muito mais fracas na CL, ficaram em último e nem para a Uefa transitaram.

Acredito que se o slb nao tivesse um merdas no banco e o SCP se tivesse livrado de pesito eqto era tempo, Adriaanse ganhava era “népia”…

Aliás, este porto é pouco melhor que o campeão da época passada, diz-me só uma exibiçao dos gajos que te tenha enchido as medidas…

Eu acho que em Portugal não funciona, e muito menos concordo contigo quando dizes que se adequa à genética do SCP.
Essa genética está arredada há quase 6 anos, pois desde sempre tiveste extremos que desequilibravam a sério, Silvinho, Quaresma, Futre, M.Jorge, Litos, sendo que os ultimos foram Mpenza e Ivone, o grande problema deste SCP está aí… A genética está arredada, ver este SCP de PB, na senda das equipas italianas cinicas faz-me impressão, não digo que não goste, mas não se coaduna com a nossa historica maneira de jogar sempre para frente, com um desequilibrador no meio a abrir jogo nas pontas…

diz-me só uma exibiçao dos gajos que te tenha enchido as medidas

Não posso, não vi um unico jogo dos tripas!! Dos lampios tb não… vi resumos e bocados de jogos, nada mais.

e muito menos concordo contigo quando dizes que se adequa à genética do SCP. Essa genética está arredada há quase 6 anos, pois desde sempre tiveste extremos que desequilibravam

Concordo contigo na arrumação ofensiva… um “cérebro” a jogar para dois extremos, com um ou dois avançados, depende do que fazes lá atrás.

Mas isso não invalida o sistema dos 3 centrais!

Eu gosto muito de ver o sistema de 3 centrais, quando bem feito. Mas nunca o vi no SCP, e concordo que não “combina”.

A táctica do fcp tem algum mérito, sobretudo defensivo. Em termos ofensivos têm Lucho e Quaresma, que ajudam qualquer táctica a resultar.

O ataque do fcp é pôr a bola nos pés de Quaresma assim que se passa do meio campo. Depois, mais finta menos menos finta, com dois avançados na área, o perigo surge com certeza. Isso viu-se muito bem no jogo da Taça.

Em Alvalade foi diferente, com um nº10 (Jorginho) em vez de dois avançados.

A.A.

PS - Ainda relativamente ao fcp, têm um jogador que eu disse - também aqui no fórum - que não ia a lado nenhum…mas foi: Pepe fez um grande campeonato.

PS - Ainda relativamente ao fcp, têm um jogador que eu disse - também aqui no fórum - que não ia a lado nenhum...mas foi: Pepe fez um grande campeonato.

Desculpa?

Não vimos a mesma época, autogolos na CL, mais as casas no campeonato dando aquela contra nós no Dragão por exemplo…

E ainda por cima dizerem que o homem tem mercado internacional, é só rir…

Deixa-o lá estar a enterrar durante muito tempo, excelente a atitude de Boloni em não querer esse gajo.

Mas nunca o vi no SCP

Foi utilizado de forma imperfeita e parcial com Toshack, lá por 83, altura em que comecei a ver a bola.

Acho que foi no blogue do Freitas Lobo que li um pequeno trabalho sobre o assunto.

Um autogolo pode ser um falhanço ou um azar.

Pepe deu mais do que uma casa… salvo erro na Madeira contra o Marítimo também ajudou.

Mas é talvez o jogador mais usado do fcp, jogava numa defesa com mais 2 cepos, e revelou qualidades muito surpreendentes, quer tácticas quer físicas.

Até ao início da época também estava contente com a decisão de não o contratar- se bem me lembro mais política do que técnica - mas hoje em dia já tenho as minhas dúvidas.

A.A.

PS - Ainda relativamente ao fcp, têm um jogador que eu disse - também aqui no fórum - que não ia a lado nenhum...mas foi: Pepe fez um grande campeonato.

Desculpa?

Não vimos a mesma época, autogolos na CL, mais as casas no campeonato dando aquela contra nós no Dragão por exemplo…

E ainda por cima dizerem que o homem tem mercado internacional, é só rir…

Deixa-o lá estar a enterrar durante muito tempo, excelente a atitude de Boloni em não querer esse gajo.

Mas nunca o vi no SCP

Foi utilizado de forma imperfeita e parcial com Toshack, lá por 83, altura em que comecei a ver a bola.

Acho que foi no blogue do Freitas Lobo que li um pequeno trabalho sobre o assunto.

Não me lembro das tácticas de Toshack.

Para a táctica de 3 defesas tenho por referências (distintas) a Alemanha (feio mas eficaz), a Argentina e a Holanda / Barcelona de Cruyjff.

A.A.

Mas nunca o vi no SCP

Não me lembro das tácticas de Toshack.

Para a táctica de 3 defesas tenho por referências (distintas) a Alemanha (feio mas eficaz), a Argentina e a Holanda / Barcelona de Cruyjff.

A.A.

Aqui está ela:

Seria uma base interessante, acertada para as necessidades actuais (nunca poderiamos ter 2 médios centro como Sousa e Pacheco, mesmo que o 1º até defendesse bem).

É indesmentível que o FCP foi um justo Campeão jogando no sistema dos 3 defesas que eu sempre disse que não se adequava ao futebol português.
Inicialmente eles tiveram alguns solavancos porque o sistema precisa de muito trabalho, mas depois acertaram o passo e confesso que me surpreendeu que não tivessem sido comidos mais vezes por equipas pequenas bem organizadas e rápidas no contra-ataque.
Penso que não fomos capazes de lhes ganhar porque o nosso sistema de dois avançados assenta e sem extremos assenta como uma luva no deles, mas os lamps arrumaram-nos duas vezes porque abrindo dois jogadores nas alas partiram a defesa deles, vi poucos jogos deles mas mais uma vez digo que me surpreendeu que não tivesse havido mais treinadores ratos a desmontar aquilo.
Hoje por exemplo toda a gente já percebeu como é que se contraria o jogo do Sporting, joga-se com 3 centrais e dois alas a tapar as subidas dos nossos laterais e está feito.
Mas vamos ver para o ano com o sistema do Adriaanse a ser inclusivamente explicado pelo próprio, como é que os nossos treinadores vão opor-se a eles

Também gosto muito do sistema de 3 centrais e por exemplo, o mesmo no Porto acabou por dar resultado até porque tinham jogadores com capacidade defensiva como é o caso do Pepe e do próprio Assunção, aliando a uma boa organização no meio campo. Por exemplo, com os jogadores que o Sporting tem neste momento, este sistema era claramente impossível…

Ainda assim, duvido muito que caso PB se mantenha, a nossa táctica mude muito, o que para mim é pena porque entendo que era uma das coisas que deveria mudar na nossa equipa, para além de alguns jogadores claro. Para um sistema, jogadores adequados. Não os temos…

Mas nunca o vi no SCP

Exactamente quanto ao nome mas não quanto ao ano. Efectivamente, foi com John Toshack (um dos melhores treinadores que passou por Alvalade) que o Sporting adaptou uma defesa de 3 elementos mas mais tarde que em 83, foi em 86, salvo erro (já lá vão muitos anitos), justificado pelo próprio como o mais conveniente para o futebol que se praticava em Portugal na altura.
Demorou a adopção deste esquema e não deu frutos imediatos como era indispensável na altura, o que levou a que após uma derrota em Alvalade com o Rio Ave por 1-0 se tenha seguido a inevitável “chicotada”.

Penso que não fomos capazes de lhes ganhar porque o nosso sistema de dois avançados assenta e sem extremos assenta como uma luva no deles, mas os lamps arrumaram-nos duas vezes porque abrindo dois jogadores nas alas partiram a defesa deles, vi poucos jogos deles mas mais uma vez digo que me surpreendeu que não tivesse havido mais treinadores ratos a desmontar aquilo.

Completamente de acordo, equipas com extremos rápidos desmontam aquilo como peças de lego…

Rui, esse diagrama que arranjaste é uma reliquia :lol:

Mas falta um trinco de qualidade ali… Engraçado recordar Oceano na sua 1ª época vindo do Nacional, era então central…

Era mesmo essa táctica, e quando atinavam dava gosto ver, infelizmente foi sol de pouca dura…

Mas nunca o vi no SCP

Exactamente quanto ao nome mas não quanto ao ano. Efectivamente, foi com John Toshack (um dos melhores treinadores que passou por Alvalade) que o Sporting adaptou uma defesa de 3 elementos mas mais tarde que em 83, foi em 86, salvo erro (já lá vão muitos anitos), justificado pelo próprio como o mais conveniente para o futebol que se praticava em Portugal na altura.
Demorou a adopção deste esquema e não deu frutos imediatos como era indispensável na altura, o que levou a que após uma derrota em Alvalade com o Rio Ave por 1-0 se tenha seguido a inevitável “chicotada”.

Juba, 86 é o ano dos 7-1 com Manuel José… Acho que o Rui está mais recordado que tu, eu pessoalmente tb tenho ideia que foi em 83…

Mas nunca o vi no SCP

Juba, 86 é o ano dos 7-1 com Manuel José… Acho que o Rui está mais recordado que tu, eu pessoalmente tb tenho ideia que foi em 83…

Não, em 83 não foi de certeza. Vou verificar!

PS- Jogo realizado em 26/03/85 (editado). Toshack despedido e substituído por Pedro Gomes

Mas nunca o vi no SCP

Tenho a dúvida se foi em 83 (a 1ª época) ou se já foi em 84, na 2ª época, que não passou muito além de Outubro/Novembro. Creio que foi nesta, depois da chegada do Oceano ao Clube, já que na 1ª época do Galês ele ainda estava na Madeira.

Em todo o caso não foi nunca em 86!!

Por outro lado em 83 era Venglos… se bem me lembro… :-k :-k

Por outro lado em 83 era Venglos... se bem me lembro... :-k :-k

Toshack chegou em Junho 83 para fazer essa época… e saíu praí em Novembro de 84, no inicio da 2ª época, depois da tal derrota com o Rio Ave (livra, vade retro satanás), não me lembro se para a Taça?

conforme meu PS anterior:
Jogo realizado em 26/03/85 (editado). Toshack despedido e substituído por Pedro Gomes

conforme meu PS anterior: Jogo realizado em 26/03/85 (editado). Toshack despedido e substituído por Pedro Gomes

Pois, tb fui verificar… :lol:

Só fez uma época e nem a acabou… :roll:

Tou velho… :evil: