Há muito tempo discutimos aqui qual o sistema de jogo em que mais gostariamos de ver o Sporting jogar.
Eu assumi a minha preferência de sempre pelo dos 3 centrais “clássico”, não só por achar que se adequava bem á genética do Clube (desculpa lá Turco, pode ser que qq dia o explique) mas tb pq me parece o melhor para o campeonato nacional.
Este fds o fcp ganhou o campeonato de forma limpa (devo assumir que os erros, excepto o do jogo da taça, não influenciaram em nada a sua vitória) e com um sitema de 3 centrais efectivo, implementado quase desde o inicio da época.
E ainda mais, com 2 dos elementos mais utilizados a serem P Emanuel e Pepe, jogadores que qto a mim estão um pouco abaixo do limiar da qualidade exigida a um campeão e num sistema mais agressivo do que o tradicional, uma vez que os 2 homens da lateral não são própriamente de defender muito.
Agora que ficou provado que é possível ganhar nesse sistema (desculpa lá Tomanas), gostava de saber se deveriamos apontar para esse sistema (na contratação de um técnico, na compra de jogadores, etc…) ou devemos manter o actual ou qq outro?
É a primeira vez que alguem o consegue fazer, e parece-me mais demérito dos adversários que mérito da equipa ou Adriaanse.
Aliás, veja-se a carreira contra equipas muito mais fracas na CL, ficaram em último e nem para a Uefa transitaram.
Acredito que se o slb nao tivesse um merdas no banco e o SCP se tivesse livrado de pesito eqto era tempo, Adriaanse ganhava era “népia”…
Aliás, este porto é pouco melhor que o campeão da época passada, diz-me só uma exibiçao dos gajos que te tenha enchido as medidas…
Eu acho que em Portugal não funciona, e muito menos concordo contigo quando dizes que se adequa à genética do SCP.
Essa genética está arredada há quase 6 anos, pois desde sempre tiveste extremos que desequilibravam a sério, Silvinho, Quaresma, Futre, M.Jorge, Litos, sendo que os ultimos foram Mpenza e Ivone, o grande problema deste SCP está aí… A genética está arredada, ver este SCP de PB, na senda das equipas italianas cinicas faz-me impressão, não digo que não goste, mas não se coaduna com a nossa historica maneira de jogar sempre para frente, com um desequilibrador no meio a abrir jogo nas pontas…
diz-me só uma exibiçao dos gajos que te tenha enchido as medidas
Não posso, não vi um unico jogo dos tripas!! Dos lampios tb não… vi resumos e bocados de jogos, nada mais.
e muito menos concordo contigo quando dizes que se adequa à genética do SCP.
Essa genética está arredada há quase 6 anos, pois desde sempre tiveste extremos que desequilibravam
Concordo contigo na arrumação ofensiva… um “cérebro” a jogar para dois extremos, com um ou dois avançados, depende do que fazes lá atrás.
Eu gosto muito de ver o sistema de 3 centrais, quando bem feito. Mas nunca o vi no SCP, e concordo que não “combina”.
A táctica do fcp tem algum mérito, sobretudo defensivo. Em termos ofensivos têm Lucho e Quaresma, que ajudam qualquer táctica a resultar.
O ataque do fcp é pôr a bola nos pés de Quaresma assim que se passa do meio campo. Depois, mais finta menos menos finta, com dois avançados na área, o perigo surge com certeza. Isso viu-se muito bem no jogo da Taça.
Em Alvalade foi diferente, com um nº10 (Jorginho) em vez de dois avançados.
A.A.
PS - Ainda relativamente ao fcp, têm um jogador que eu disse - também aqui no fórum - que não ia a lado nenhum…mas foi: Pepe fez um grande campeonato.
PS - Ainda relativamente ao fcp, têm um jogador que eu disse - também aqui no fórum - que não ia a lado nenhum...mas foi: Pepe fez um grande campeonato.
Desculpa?
Não vimos a mesma época, autogolos na CL, mais as casas no campeonato dando aquela contra nós no Dragão por exemplo…
E ainda por cima dizerem que o homem tem mercado internacional, é só rir…
Deixa-o lá estar a enterrar durante muito tempo, excelente a atitude de Boloni em não querer esse gajo.
Pepe deu mais do que uma casa… salvo erro na Madeira contra o Marítimo também ajudou.
Mas é talvez o jogador mais usado do fcp, jogava numa defesa com mais 2 cepos, e revelou qualidades muito surpreendentes, quer tácticas quer físicas.
Até ao início da época também estava contente com a decisão de não o contratar- se bem me lembro mais política do que técnica - mas hoje em dia já tenho as minhas dúvidas.
A.A.
PS - Ainda relativamente ao fcp, têm um jogador que eu disse - também aqui no fórum - que não ia a lado nenhum...mas foi: Pepe fez um grande campeonato.
Desculpa?
Não vimos a mesma época, autogolos na CL, mais as casas no campeonato dando aquela contra nós no Dragão por exemplo…
E ainda por cima dizerem que o homem tem mercado internacional, é só rir…
Deixa-o lá estar a enterrar durante muito tempo, excelente a atitude de Boloni em não querer esse gajo.
Foi utilizado de forma imperfeita e parcial com Toshack, lá por 83, altura em que comecei a ver a bola.
Acho que foi no blogue do Freitas Lobo que li um pequeno trabalho sobre o assunto.
Não me lembro das tácticas de Toshack.
Para a táctica de 3 defesas tenho por referências (distintas) a Alemanha (feio mas eficaz), a Argentina e a Holanda / Barcelona de Cruyjff.
A.A.
Aqui está ela:
Seria uma base interessante, acertada para as necessidades actuais (nunca poderiamos ter 2 médios centro como Sousa e Pacheco, mesmo que o 1º até defendesse bem).
É indesmentível que o FCP foi um justo Campeão jogando no sistema dos 3 defesas que eu sempre disse que não se adequava ao futebol português.
Inicialmente eles tiveram alguns solavancos porque o sistema precisa de muito trabalho, mas depois acertaram o passo e confesso que me surpreendeu que não tivessem sido comidos mais vezes por equipas pequenas bem organizadas e rápidas no contra-ataque.
Penso que não fomos capazes de lhes ganhar porque o nosso sistema de dois avançados assenta e sem extremos assenta como uma luva no deles, mas os lamps arrumaram-nos duas vezes porque abrindo dois jogadores nas alas partiram a defesa deles, vi poucos jogos deles mas mais uma vez digo que me surpreendeu que não tivesse havido mais treinadores ratos a desmontar aquilo.
Hoje por exemplo toda a gente já percebeu como é que se contraria o jogo do Sporting, joga-se com 3 centrais e dois alas a tapar as subidas dos nossos laterais e está feito.
Mas vamos ver para o ano com o sistema do Adriaanse a ser inclusivamente explicado pelo próprio, como é que os nossos treinadores vão opor-se a eles
Também gosto muito do sistema de 3 centrais e por exemplo, o mesmo no Porto acabou por dar resultado até porque tinham jogadores com capacidade defensiva como é o caso do Pepe e do próprio Assunção, aliando a uma boa organização no meio campo. Por exemplo, com os jogadores que o Sporting tem neste momento, este sistema era claramente impossível…
Ainda assim, duvido muito que caso PB se mantenha, a nossa táctica mude muito, o que para mim é pena porque entendo que era uma das coisas que deveria mudar na nossa equipa, para além de alguns jogadores claro. Para um sistema, jogadores adequados. Não os temos…
Foi utilizado de forma imperfeita e parcial com Toshack, lá por 83, altura em que comecei a ver a bola.
Acho que foi no blogue do Freitas Lobo que li um pequeno trabalho sobre o assunto.
Exactamente quanto ao nome mas não quanto ao ano. Efectivamente, foi com John Toshack (um dos melhores treinadores que passou por Alvalade) que o Sporting adaptou uma defesa de 3 elementos mas mais tarde que em 83, foi em 86, salvo erro (já lá vão muitos anitos), justificado pelo próprio como o mais conveniente para o futebol que se praticava em Portugal na altura.
Demorou a adopção deste esquema e não deu frutos imediatos como era indispensável na altura, o que levou a que após uma derrota em Alvalade com o Rio Ave por 1-0 se tenha seguido a inevitável “chicotada”.
Penso que não fomos capazes de lhes ganhar porque o nosso sistema de dois avançados assenta e sem extremos assenta como uma luva no deles, mas os lamps arrumaram-nos duas vezes porque abrindo dois jogadores nas alas partiram a defesa deles, vi poucos jogos deles mas mais uma vez digo que me surpreendeu que não tivesse havido mais treinadores ratos a desmontar aquilo.
Completamente de acordo, equipas com extremos rápidos desmontam aquilo como peças de lego…
Rui, esse diagrama que arranjaste é uma reliquia :lol:
Mas falta um trinco de qualidade ali… Engraçado recordar Oceano na sua 1ª época vindo do Nacional, era então central…
Era mesmo essa táctica, e quando atinavam dava gosto ver, infelizmente foi sol de pouca dura…
Exactamente quanto ao nome mas não quanto ao ano. Efectivamente, foi com John Toshack (um dos melhores treinadores que passou por Alvalade) que o Sporting adaptou uma defesa de 3 elementos mas mais tarde que em 83, foi em 86, salvo erro (já lá vão muitos anitos), justificado pelo próprio como o mais conveniente para o futebol que se praticava em Portugal na altura.
Demorou a adopção deste esquema e não deu frutos imediatos como era indispensável na altura, o que levou a que após uma derrota em Alvalade com o Rio Ave por 1-0 se tenha seguido a inevitável “chicotada”.
Juba, 86 é o ano dos 7-1 com Manuel José… Acho que o Rui está mais recordado que tu, eu pessoalmente tb tenho ideia que foi em 83…
Juba, 86 é o ano dos 7-1 com Manuel José… Acho que o Rui está mais recordado que tu, eu pessoalmente tb tenho ideia que foi em 83…
Não, em 83 não foi de certeza. Vou verificar!
PS- Jogo realizado em 26/03/85 (editado). Toshack despedido e substituído por Pedro Gomes
Tenho a dúvida se foi em 83 (a 1ª época) ou se já foi em 84, na 2ª época, que não passou muito além de Outubro/Novembro. Creio que foi nesta, depois da chegada do Oceano ao Clube, já que na 1ª época do Galês ele ainda estava na Madeira.
Por outro lado em 83 era Venglos... se bem me lembro... :-k :-k
Toshack chegou em Junho 83 para fazer essa época… e saíu praí em Novembro de 84, no inicio da 2ª época, depois da tal derrota com o Rio Ave (livra, vade retro satanás), não me lembro se para a Taça?