O que sera do SCP daqui a 10 anos?

Juve Boy, não se anda neste fórum e diz que as opiniões dos outros são estupidas, mesmo os gajos mais radicais como eu, não fazem isso, mando pessoal apanhar no cú, ameaço porrada e mais sei la o que, mas nao se diz que uma opiniao é estupida.

Não há lamps aqui…

Concordamos numa coisa, o SPORTING É ETERNO!

O SCP deixar de existir?
Jamais! E a prova disso somos nós, foristas que regularmente escrevemos aqui as nossas opiniões com o âmbito de partilhar conhecimentos, o que nos torna mais informados,e como tal, fortes, coesos.
Além disto há toda uma massa associativa, claques, torcidas, grupos e movimentos Pro-Sporting… nem vou mais além mas tenho de citar que dou a esta pergunta um rótulo não de absurda, mas de escusada.

Em relação ao seu estado dentro de 10 anos, não me considero minimamente preocupado em relação ao mesmo. A minha preocupação, isso sim, vai para o espaço de tempo entre hoje e o mesmo dia no ano 2018:
.Não estamos numa curva ascendente, futebolisticamente (dado adquirido);
.Em relação à nossa curva financeira, parece-me que começa a subir, no sentido em que a redução do passivo se começa a assentuar, sendo mesmo objectivo nº1 da Sporting SAD, à frente de conquistas desportivas (dado adquirido).

Eis onde reside o nosso problema: a nossa época de fazer os melhores jogadores do mundo já teve o seu término há 2/3 anos, sendo os últimos Moutinho, Nani e Veloso, respectivamente (talvez Patrício).
Dado que na altura em que vendemos Quaresma e Ronaldo ninguém se preocupou em construir uma equipa de futebol, limitando-se os dirigentes a ver somente os €€€€€€€€€€€€€€, agora nem €€€€€€€€€€€ nem equipa de futebol!

Em suma, a minha resposta segue no sentido de a minha preocupação ser única e exclusivamente, no caminho que vamos fazer e aquilo que vamos ter de passar e ultrapassar até chegarmos a essa tal meta: 10 anos (que é mais do que tempo para esta “Crise” ser ultrapassada).

                                                                                                                                     Saudações Leoninas,
                                                                                                                                     Sporting Sempre!

Não posso estar mais de acordo em relação à primeira parte do teu post!

Sobre a segunda…
E se o BES o “OPAr”? :mrgreen:

Eu sei que o Sporting até Agosto pelo menos ganha muita coisa…Pode ser que vocês engulam um sapo daqueles…
Depois, ah e tal o juve-boy tinha razão…

:mrgreen:

Reservo desde já o sapo maior para mim :wink:

vai ganhar o Torneio Amizade e o Torneio do Guadiana…

Manda vir um sapo pa mim também… :lol:

:rotfl:

Adorava ter de te dar razão em Agosto!
Mas mesmo sendo jovem ainda, tenho quase o dobro da tua idade e isso faz com que já não consiga pensar como tu!

“Para onde caminhas meu querido Sporting?..Fazes-me falta, faz-me falta as tuas vitórias, as tuas alegrias…
Fazes-me feliz meu querido Sporting quando não te envolves em Polémicas estúpidas, fazes-me falta para alegrar o meu dia-a-dia…
Caminhas para o tal abismo, quando não são os verdadeiros Sportinguistas a tomarem conta de ti…
Afinal ainda és uma criança, que não sabe muito bem o que faz…o Perigo meu querido Sporting ainda vive dentro de ti…”

Ass: um Sportinguista Triste e resignado…

Vá lá, o Juve Boy não dizer que daqui a 10 anos temos mais 1 Uefa, 10 campeonatos,9 champions leagues, Taças da Liga,amizade e Dubai ganhas, Taça de Portugal já nem é disputada para não humilhar adversários, sempre com orçamento baixinho e só com jogadores sportinguistas,sócios, com os pais,tios,primos,empregadas,cães,amigos,amigas,conhecidos e colegas de emprego também sócios, com um presidente que não chula o clube e com um gestor de activos mesmo do Sporting e que não ganham comissões, com um estádio novo de 200 mil lugares e um pavilhão para as modalidades de 100 mil lugares sempre tudo cheio já é obra.

O SCP só deixará de existir quando o sol engolir a Terra, meu amigo…
E mesmo assim estou esperançado que possamos, antes disso, transferir o clube para outro planeta !

Falando mais a sério, é evidente que o SCP nunca poderia acabar daqui a 10 anos.
Antes disso haveria uma guerra civil em Portugal…
Isso é impensável !!!

Já em relação à grandeza e competitividade do clube daqui a 10 anos tenho mais dúvidas.
Tudo depende da forma como for gerido.

Se continuar a ser gerido da forma ruinosa a que temos assistido, continuará a mirrar continuamente perdendo ano após ano adeptos, competitividade e ambição.
Um clube enfraquecido e outrora grande, é sempre um petisco para os adversários.

Ou seja, não acabará nunca, mas corre o risco de se tornar no bombo da festa, no bobo da corte…

Ao fim e ao cabo, o clube que conhecemos no passado não existirá mais.
Mas pensando bem, já não existe hoje…

É temendo este futuro negro que várias vezes tenho apontado a urgência de fazer renascer o clube das cinzas.
Isso conseguir-se-ia através do reinvestimento da receita com a venda de um jogador (Ex: Nani, Veloso, Moutinho,…) na fortalecimento do plantel e na construção do pavilhão.
Com 30 milhões de euros bem investidos consegui-se-ia fazer renascer o clube !
Ou seja, o que proponho é um intervalo de 1 ano na prioridade à diminuição do passivo.
É como se o Veloso se lesionasse e não recebessemos nada por ele…
Mas recebemos e mudamos o clube !!!

Depois de renascer o clube voltariamos a pensar no passivo e as futuras receitas da venda de jogadores voltariam a ter como destino prioritário a sua diminuição.

Continuo a não perceber a lógica de estar 10 ou 15 anos com esta politica miserabilista sem antes renascer o clube quando a diferença seria basicamente apenas a de fazer um ano de investimento preliminar.
Porque é que havemos de estar tanto tempo sem ser candidatos ao título ?
Qual é a problema de atingir o equilibrio financeiro 1 ou 2 anos mais tarde ?
Ou até mais…

Para ganhar tão pouco, estamos a pôr em causa o maior património do clube que é a sua grandeza !

Únicos culpados:
DIRECÇÃO.

Como é que eu não hei-de clamar por eleições antecipadas ?
Cada dia que estes senhores controlam o clube é um dia perdido !

E claro que o sporting vai ca estar daqui a 10 anos!! Eu tambem gostaria de poder ca estar para ver em que sera o sporting diferente, de hoje!!

Pelo que me da a observar e claro e obvio que o sporting ainda ca estara, nao sei e se sera ainda considerado um dos grandes, porque 10 anos e muito tempo, e um clube sem ganhar nada , e obvio que perde muitos adeptos!!

Se formos rigorozos com nos proprios e continuarmos com esta politica de contencao , duvido que ganharemos alguma coisa de relevo, e como esta bem a vista de todos e obvio que daqui a 10 anos o sporting ainda existe mas nao duvido que sera bem mais pequeno!!

Para terminar so gostaria de dizer que , nao compreendo muito bem como e que alguem possa chamar estupido a outra pessoa que abre um topico destes, ate porque este topico ate faz muito sentido, a avaliar pelo presente, o sporting nunca deixara de existir, pelo menos o ideal sportinguista!!

Apesar de tudo, acho que este tópico é propositado. Aliás, esta discussão, o futuro do clube, deve ser constante.

Mas vamos lá a ver uma coisa, os últimos 30 anos, de forma geral, não têm sido nada fáceis para o clube, e acho que até já estivamos bem pior, senão vejamos:

1975-76 - Ficámos em 5º lugar no campeonato, e pela primeira vez na nossa história não conseguimos qualificarmo-nos para as competições europeias;

1988-89 - Terceira época consecutiva a ficar em 4º lugar, saida atribulada do Jorge Gonçalves, o clube mergulhado numa enorme crise financeira, dando direito a um sequestro do Sousa Cintra e tudo…;

1998-99 - Segunda época consecutiva a ficar em 4º lugar, e 17 anos seguidos sem ganhar o campeonato.

Agora vamos analisar por décadas, desde os anos 80 até à actualidade:

ANOS 80 (1981-1990) - 4 TROFÉUS

1 Campeonato (1981-82)

1 Taça (1981-82)

2 Supertaças (1981-82 e 1986-87)

ANOS 90 (1991-2000) - 4 TROFÉUS

1 Campeonato (1999-00)

1 Taça (1994-95)

2 Supertaças (1994-95 e 1999-00)

SÉCULO XXI (2001-2007) - 5 TÍTULOS

1 Campeonato (2001-02)

2 Taças (2001-02 e 2006-07)

2 Supertaças (2001-02 e 2006-07)

Ou seja, ainda não acabou a primeira década do século XXI e já conseguimos ultrapassar o número de troféus conquistados, quando comparado com as duas últimas décadas. Para além de que nesta primeira década do século XXI conseguimos, 40 anos depois, atingir novamente uma final europeia.
É evidente que continuamos com muita coisa por resolver, por exemplo, é uma vergonha para um clube como o Sporting não ter um pavilhão para as modalidades. É também grave que um clube, que é o segundo com mais adeptos em Portugal, não tenha 100 mil sócios. E depois é a eterna questão do passivo.

Contudo, é um facto que a situação do futebol profissional é preocupante. Caminhamos a passos largos para o 6º ano consecutivo sem ser campeão, continuamos a não acertar na maior parte das contratações, os talentos gerados nas nossas escolas a determinada altura pensam mais em ir para o estrangeiro do que em jogar pelo clube (Nani e Miguel Veloso, só para citar alguns) e a nível internacional o Sporting continua a estar numa posição secundária.

Agora, penso que é exagerado estar a questionar o futuro do clube por causa dum mau período da equipa de futebol.

Nem sei como estará para o ano quanto mais! Reparem nesta notícia que saiu hoje no DN. A desvalorização das acções da SAD nos últimos seis meses pode deitar completamente por terra os planos desta direcção para reduzir o passivo para os 150 milhões de euros, porque mesmo que a perda da maioria do capital da SAD pelo clube fosse autorizada pelos sócios em AG, o encaixe recebido não seria suficiente! HELLOOOOO???

[b]Crise desportiva 'tira' 30 milhões ao valor da SAD do Sporting [/b]

A actual crise de resultados no futebol do Sporting está a ter uma factura pesada. A sociedade anónima desportiva (SAD) leonina vale menos 30 milhões de euros do que valia no arranque da presente temporada futebolística. Isto porque, as acções do Sporting caíram 27% desde o dia do primeiro jogo de pré-época, a 14 de Julho, contra o Sintrense. A tendência descendente acentuou-se nos últimos três meses, em paralelo com o afastamento pontual do clube do topo da classificação. Aos 12 pontos de distância face ao FC Porto correspondeu, ontem, o valor mais baixo de sempre dos títulos em bolsa, mais precisamente 1,90 euros.

A SAD do Sporting tem um capital social de 42 milhões de acções, metade dos quais estão cotados em bolsa. Este capital social está avaliado, ao preço de ontem, em 80 milhões de euros. Menos 30 milhões do que em Julho do ano passado, quando as acções negociavam na fasquia dos 2,60 euros.

A desvalorização do valor que o mercado atribui à SAD leonina confirma a natureza emocional do investimento em acções dos clubes de futebol. Não só porque está a acompanhar a insatisfação dos adeptos com os resultados obtidos pela equipa de futebol profissional, mas também porque é um aparente contra-senso tendo em conta que a SAD apresentou um lucro de 4,08 milhões de euros entre Julho e Setembro.

O actual baixo valor das acções da SAD coloca um problema adicional na estratégia do presidente Filipe Soares Franco, que já admitiu dispersar mais acções em bolsa, como forma alternativa de financiamento da SAD. Na altura, o problema passava pelos sócios e adeptos aceitarem a perda da maioria do capital pelo clube. Mas, agora, dificilmente a venda de acções representará um encaixe significativo.

A perda de valor em bolsa não é, contudo, um exclusivo da SAD leonina. Também ontem, as acções do FC Porto atingiram o seu valor mais baixo de sempre, igualmente nos 1,90 euros. Aqui, o insucesso desportivo não é a causa desta queda. O que prova a irracionalidade deste tipo de investimento. Os títulos do Benfica registaram o mínimo histórico no passado dia 7 de Janeiro, nos 2,04 euros. Ontem, negociavam a 2,12 euros. Esta SAD está a negociar em mercado aberto desde o último Verão.

A lógica da evolução das SAD desportivas é muito diferente de acções como as da Galp, PT ou EDP. O seu reduzido volume de negócios - praticamente só adeptos do clube compram acções - conjuga-se com o desinteresse do resto dos investidores em apostarem num mercado tão complexo, pouco transparente e imprevisível como o futebol. A difícil situação financeira de todos os clubes retira o que possa sobrar de atractividade neste investimento.

Isto é o Sporting que alguns aqui defendem!

vende-se mais um Nani e compensa o desinvestimento … e para o ano se for preciso vai-se fazendo o mesmo!

Ahhh e quando acabarem os Nanis, dizemos todos juntos … Ohhh Paciência! Afianl os outros até tinham razão!
Mas não o Moço da hora diária está lá bem e a fazer um excelente trabalho na redução do Passivo!

Gostaria de conhecer as vossas opinioes sobre estas duas perguntas:

  1. Acreditam que daqui a 10 anos o SCP ainda existira?
  2. Se ainda existir, acreditam que o SCP estara em condiçoes de lutar por titulos?

Se estes dirigentes forem imediatamente varridos e escovados a minha resposta é SIM às duas perguntas.

Se estes dirigentes,por absurdo e para nossa desgraça ainda lá estiverem a resposta é:

1)Sim. Mas como uma participada da Holding Espírito Santo.
2)Sim. Mas no Torneio dos Bancários.

SPORTING ACORDA!

Mas essa pergunta interessa alguma coisa ou já temos Chibangas neste Fórum?

Faz esta a pergunta “Quantos mais cornos mansos vão haver no Sporting daqui a 10 anos?” e aí tens o futuro do clube

Então já são 60 milhões a menos na SAD, porque o Veloso deixou de saber jogar à bola. :mrgreen:

Agora a sério, acho que essa notícia do DN é a prova daquilo que ando a pregar (eu e não só…) há muito tempo, de que a política de desinvestimento dos “poupadinhos” produz o efeito contrário ao desejado. Isto, porque insistem em tratar a SAD como uma empresa comum cotada em bolsa e não como uma Sociedade com especificidades decorrentes das especiais exigências da actividade desportiva, que constitui o seu principal objecto e razão de existir.

O problema não é só esse e se continuarmos a ler o resto da noticia, vemos que as acções do Porto estão no mesmo caminho…
quem é que quer investir dinheiro num negócio destes quando o retorno financeiro é dúbio e praticamente inexistente?
Se fosse como o Manchester que apresenta resultados à grande ano após ano…ai acredito mas assim… :whistle:

Enquanto não tivermos lá gente competente na actividade DESPORTIVA, os resultados no futebol não aparecem e por acréscimo não há receitas suficientes para pagar à banca, diminuir o passivo, investir, crescer, ou que mais for. Alguém devia explicar ao Soares Franco que da mesma maneira que a OPWAY ganha a vida com as obras, o Sporting ganha a vida com a bola. Quando se está muito tempo seguido a falhar dentro do campo, vai tudo para o galheiro… :inde:

E depois há a questão das SAD, que não estão a fazer nada na bolsa, e mais cedo ou mais tarde tem de ser equacionado se este modelo interessa aos CLUBES, porque a permanência em bolsa nestes moldes fragiliza o futebol e o prestígio dos mesmos. Creio que estamos a assistir ao princípio do fim desta “moda”, por nós iniciada. Porque é que o futebol tem de estar obrigatoriamente na bolsa? Não tem. Uma empresa não tem de lá estar para ser organizada e lucrativa. Nem os clubes precisam das SAD para gerir o futebol. Isto ainda vai dar muito pano para mangas… :think: