O nosso clube revela actualmente um estado de saude muito preocupante tanto a nivel desportivo que financeiro.
A situaçao tem vindo a piorar ano apos anos.
O passivo chegou a niveis altissimos, tendo se falado em 2005 na morte do clube.
Os nossos melhores jogadores têm saido precocemente, sem sequer vencer uma liga de nivel fraco como a Bwin. Mal uma pessoa começa a ter prazer em os ver jogar e saem logo.
Temos passado por varias humilhaçoes, o que acaba por afastar os adeptos do clube.
Os proprios dirigentes têm contribuido para o afastamento dos adeptos, com a implementaçao de uma cultura de afastamento em relaçao ao futebol.
E finalmente e mais grave, as sucessivas direcçoes nao se têm mostrado capaz de resolver os problemas do clube, deixando-o afundar-se e passando para os media uma sensaçao de impotencia.
Este retrato negro do passado recente e do presente do clube, leva-me a me questionar sobre o futuro do SCP.
Gostaria de conhecer as vossas opinioes sobre estas duas perguntas:
Acreditam que daqui a 10 anos o SCP ainda existira?
Se ainda existir, acreditam que o SCP estara em condiçoes de lutar por titulos?
nao é daqui a 10 anos que conseguimos acabar com a divida?
daqui a 10 anos o Pinto da Costa ja nao estara no Porto, o Veiga ja estara preso assim como o Kadafi dos pneus e o apito dourado estara resolvido penalizando os clubes da mafia instaurada, plas minhas contas daqui a 10 anos o Ronaldo volta ao Sporting assim como o Nani
Plas minhas contas as lutas plo titulo daqui a 10 anos vao ser entre o Sporting de Braga o Sporting de Portugal e tb plo Sporting de Pombal
Previsoes a la mestre Alves 8)
Agora a serio. nao estamos assim tao mal, nem sei o que te passou pla ideia de escrever um absurdo destes…
Temos uma estrategia(embora aquela que sabemos) para resolver isto, e temos uma formaçao de excelencia para aproveitar
Isto é apenas uma fase negativa, ainda há 6 meses toda a gente acreditava que tinhamos uma super equipa :great:
A verdade é que anda por aqui muito adepto de memória curta e rei na barriga. Porque após 2 derrotas já parece que o mundo vai acabar e a pala do estádio cair em cima dos sócios. Eu já vi o Sporting de rastos, com equipas miseráveis que andavem a lutar pelo 5ª e sexto lugar, afastadas da UEFA pelo Sportul de Timisoara e o Viking, por exemplo, levar 4 do Penafiel, 5 do Celtic, não ter dinheiro para pagar a àgua e a eletricidade, etc etc etc. Está mau, está sem dúvida, mas vamos a não exagerar sff.
O Sporting está para durar muitos anos e será daqui a 10 anos o que todos conseguirem que ele seja (dirigentes, atletas e adeptos).
Não viste a ekipa a lutar pelo 5º viste pelo 4º, não viste o Timisoara fazer nada, porque levou 7 secos em Alvalade, não exageremos…
No ano em que levaste 4-2 do Penafiel chegaste aos 1/4 da Taça dos Campeões, água e electricidade é 100% verdade, mas acredita que ainda nos dias de hoje acontece…
De facto, as contas deficitárias e o insucesso desportivo fazem-nos temer o pior.
A verdade, mesmo que se discorde em absoluto com a política desta direcção, é que a nível desportivo os 2ºs e 3ºs lugares são aceitáveis para a diferença de orçamento dos rivais e a nível contabilístico temos vindo a ser cada vez menos devedores, mesmo que isso só tenha sido possível devido à venda de património e de bens imobiliários.
A importância do sucesso desportivo é enorme. Um dia o património esgota-se e passamos a depender exclusivamente das receitas provenientes da adesão dos adeptos e da venda de activos, o que provocará uma preocupação sufocante na venda destes dois “produtos”. Para os vender, existe um factor fundamental: Qualidade!
A capacidade que esta, ou outra, direcção tiver em manter um nível de qualidade aceitável no futebol e de manter, ou melhorar, o equilíbrio das contas será determinante no futuro do Clube. Não acredito na falência do Sporting, mas quero acreditar que nunca chegaremos ao ponto de precisar de fazer “operações coração”.
Em relação ao actual rumo dos acontecimentos, só posso desejar que os gestores da “empresa” se apercebam o quanto antes de que gerem um Clube, essencialmente de futebol, e que se essa modalidade não for apetecível, o “produto” não é vendido de forma a produzir um equilíbrio para lá do flutuante.
Colocar a hipótese de o Sporting deixar de existir num prazo de 10 anos apenas porque estamos arredados da luta pelo título à 15ª jornada é mesmo de bradar aos céus!
Se estivessemos a 5 pontos do FC Porto, este tópico nem por sonhos seria criado, o que demonstra o quão ridículo ele é (o tópico).
Mas compreendo a preocupação do forista Paris verde e branco. O Sporting está mal.
Sem discordar da avaliação geral do Balakov2007 acerca da existência deste tópico, devo ressalvar que a razão deste tópico (e dos sentimentos a ele inerentes) não se devem “somente” por estarmos arredados do título à 15ª jornada. Há muitas mais situações que deixam os Sportinguistas preocupados e apreensivos do que o facto de estarmos a 12 pontos. Há demasiados sinais de fumo ao mesmo tempo, e onde há fumo…
Bem sei que o meu português nao é o melhor, mas ser leres o meu post com atençao chegaras a conclusao que nao criei o topico por estarmos arredados do titulo. As razoes sao mais estruturais.
O Sporting nunca morrerá enquanto tiver adeptos. Esqueçam os dirigentes, esqueçam os credores, esqueçam as falências… Um clube que tem adeptos leais nunca morre, aconteça o que acontecer. Perguntem à Fiorentina, ao Catania, ao AFC Wimbledon, ao Lokomotiv Leipzig, ao Austria de Salzburgo (ao verdadeiro, não ao ranhoso Red Bull). Ou vão dizer que se o BES nos viesse fechar o clube não íamos logo todos a correr refundá-lo, nem que fosse para recomeçar dos distritais?
Agora quanto a lutar por títulos… esperemos que sim. Afinal, em 1990 não estávamos melhor do que agora…
É engraçado como me lembro que já em 1998 (com 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça em 16 anos) se faziam deste tipo de perguntas.
Pois bem, passaram 10 anos e, às contas de um péssimo campeonato, temos outra vez o mesmo espirito pessimista (já sei que há quem jure que em 1998 havia “Amor” e “casa” cheia e que “era diferente”, já sei…)…
Só que nesses 10 anos lá entraram mais 2 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 3 Supertaças e 1 Final Europeia da Uefa, 1 Estádio Novo e uma Academia excelente.
Porém, basta um Campeonato pior para voltarem as questões.
Já dizia o “homem das couves”, Octavio Machado himself, que esta instituição estava a isto destinada, volta e meia é sempre a mesma coisa, é ciclico. Eu que quase nunca concordo com o homem… que até já treinou o Sporting… tenho de concordar.
Isto para eu não dizer o que ouvia da boca de muitos sportinguistas e o gozo que percorria os adeptos rivais em 1993/1994, em que já iam para mais de 10 anos sem cheirar nada de titulos… Aparte nessa altura termos um melhor plantel (que mesmo assim nada ganhava), tinhamos praticamente os mesmos dirigentes risiveis, a mesma dívida preocupante (com tendencia para aumentar com gastos desnecessários do que ao contrário), os mesmos campeonatos ridiculos e a mesma ausência de titulos…
acabei de falar com o mestre alves e ele confirmou-me que daqui a 10 anos ainda existirá Sporting, também me disse que iremos ganhar uma Liga dos Campões ao Celse, seremos uma das maiores potências desportivas a nível monetário na zona do Lisboa…
:lol:
Agora falando a sério, a hipótese de existir ou não acho que nem se põe em causa, como já li ali atrás “enquanto houver adeptos há Sporting”… Agora relativamente a como estaremos daqui a 10 anos ninguém pode garantir nada, “o futuro só a Deus diz respeito”, mas acho e espero que estaremos melhor um bocadinho
Apesar de não ter sido eu a iniciar o tópico e fazer as tais “questões estúpidas”, sinto-me na obrigação de repudiar o adjectivo que utilizaste para classificar os temas de discussão que vão sendo criados e respondidos neste tópico.
Bem sei que tens apenas 16 anos, mas há limites para o desculpável.
Para mim, a única coisa “estúpida” que encontro neste tópico é o seguimento do post que citei.
Começo a perceber o porquê de ainda acreditares em algumas coisas, mas acho que está na altura de alguém te explicar que as épocas não começam em Janeiro e terminam em Dezembro!
Que avaliação farás em Dezembro? que não possas fazer em Agosto por exemplo? Sew o Sporting perder tudo o que ainda não perdeu nesta época, o que é que o Sporting poderá ganhar até Dezembro que faça com que um Ano Civil seja o ano do Sporting ?