O que é que lêem, nestas noites...? (Livros, BD, colectâneas)

Engraçado que também li esse livro ainda na minha adolescência, mas numa versão escrita pelo Eça de Queirós. Não chega a ser uma tradução, dado que o Eça terá a modos que reescrito a obra.

Também gostei mas não achaste a história um pouco fantasiosa?
Ainda estou no princípio de Fortaleza Digital.

foi essa a versao que li… nao é que a historia em si seja alguma coisa de especial mas esta bem escrito… parece que vamos na expediçao com eles… aconselho vivamente a quem goste de livros de viagens e aventuras… eu gostei muito…

Neste momento leio Macbeth na versão original… :-[

“So well thy words become thee as thy wounds; They smack of honor both.”

Estou a ler “A Estrada” do Cormac McCarthy. Antes deste, li “The Pesthouse” de um escritor inglês chamado Jim Crace. São dois livros que antecipam uma era pós-tecnológica na América, sem petróleo e gadgets. Os melhores livros que li recentemente foram “Austerlitz” de WG Sebald, e “Persepolis” de Marjane Satrapi, um relato autobiográfico em banda desenhada do Irão desde os últimos anos do Xá no poder. Quero ler agora “Suite Française” de Irène Némirovsky que morreu em Auschwitz e, por isso, deixou inacabado este livro sobre a ocupação alemã da França. Sobre a estupidez humana, um tema que definitivamente me interessa, recomendo “Uma conspiração de estúpidos” de John Kennedy Toole.

Um pouco, mas todos os livros dele são fantasiosos. O truque é mesmo esse, pegar em alguns factos reais e criar uma trama que mistura o suspense com o policial.

Alguem aqui referiu A Profecia Romanov é outro que recomendo.

Eheheh

Livro de cabeceira - código da estrada xD

Não, agora a sério, li o último do Potter (absolutamente fabuloso, brutal, genial e sei lá eu que mais), e ando a ler A Segunda Dama de Irving Wallace.

Abençoado quem voltou a puxar o tópico ;D

Li 3 do Eça de seguida, A Cidade e as Serras (efectivamente tens razão, mas como este foi o 1º Eça que li, não me apercebi), A Ilustre Casa de Ramires (muito bom!) e os Maias, quanto a este não percebi porque é considerado a Obra Prima dele, por acaso achei o 2º mais profundo, os Mais é muito soft, ist é, critica social, parece quase um diário dos costumes e pouco mais, ok, é engraçado, aprendi muita coisa (sobretudo os 500 tipos de carruagens puxadas a cavalo - tive que andar na net a pesquisar o que é um dog-cart, um caleche, etc…)

Agora estou a ler “História de Portugal”, versão José Hermano Saraiva, eu bem que procurei na Feira do Livro outra opção (o meu requisito era: que não fosse do JHS e que só tivesse 1 volume, nada de enciclopédias com 20 volumes), estou a ler, vou no D. José e Marquês de Pombal, confirmo que efectivamente JHS me desilude como historiador, e a história de Portugal também me desilude enormemente, não vou falar sobre isso para que o tópico não descambe >:D

O meu primeiro livro foi “Os Cinco e o Comboio Fantasma”. Acho que o li umas 50 vezes, acho que era o único livro que tinha quando era miudo. Havia alturas em que o lia todo de seguida num só dia. Talvez por isso seja tão fanático por leitura e tenha um carinho tão grande por esse livro, que penso nunca mais ter lido…mesmo tendo lido todo o resto da coleção…está na lista de espera da minha mente).

:offtopic:
Agora estou curioso,qual a razão de tanta desilusão?

Sobre livros tenho que referir a muita leitura juvenil que eu devorava,desde “Os Cinco” a “Uma Aventura” e similares.

Sobre estes temas li recentemente “Uma mulher em Berlim”, um livro anónmo de uma mulher berlinense, um diário das datas entre 4-5 dias antes da invasão russa e até cerca de 1-2 meses depois. Imperdivel, mas há que ler com um certo estómago.

Também papei “Os Cinco”, “Os Sete”, outros livros da Enid Blyton e os portugueses “Uma Aventura”.
Na escola obrigaram-me a ler um livro da Alice Vieira, mas eu achei uma grande merda. Só curti “A Espada do Rei Afonso”.
Ainda quando andava no ciclo, houve um livro muito popular chamado “A malta do 6ºC” (ou algo assim). Era divertido e devorei em poucos dias graças àquela bela iniciativa que havia na altura “Biblioteca de Turma”, onde cada um levava um livro, e iamos trocando entre nós.

Mas tu não sabes que bom historiador é o irmão do José? Agora falta-se-me o outro nome, mas fartei-me de fazer carradas de trabalhos com os livros do irmão José, e ele não se limita a história, literatura também é com ele.
Amanhã janto com a minha avó que foi professora de história e ela diz-me o nome…que raio, ando a comer muito queijo…

É o António José Saraiva, mas a sua especialidade era mesmo a literatura portuguesa.

Alemid:
Não conheço, além dessa do Hermano Saraiva, outra história de Portugal num só volume.

De qualquer forma, em complemento dessa leitura, recomendaria o sexto volume da História do José Mattoso (do final da monarquia constitucional ao golpe militar de 26): além de muito bem escrito, a investigação do autor, o Rui Ramos, é fundamental para compreendermos a contemporaneidade e sobretudo a forma como pensamos hoje o país.

Já apontei o livro que me sugeriste. Obrigado.

Eu tenho Historia de Portugal de Jose Hermano Saraiva um so volume.

Gostei de o ler e totalmente diferente da historia de Portugal que eu aprendi na escola.

Também passei por esses. Mas lembro-me de ter ganho um especial gosto para a leitura com os livros do Tarzan, do Edgar Rice Burroughs. Na altura devorava-os.

Paralelamente, li muita BD. Tintim, Asterix, Lucky Luke, Spirou…

E o Quim e Filipe, que tb era mto giro.

Esses por acaso acompanhei mal, mas lembro-me de outra série de livros, também do Hergé, de que tinha alguns: “Joana, João e o Macaco Simão”. Lia-se, mas não era nada de especial.