O presidente que salta!

Como ponto prévio, considero desagradável e indesejável este cenário de eventual ruptura com o treinador da equipa principal de futebol, ao fim do primeiro ano de um contrato de quatro anos.

Idealmente, esta seria uma altura de exclusiva dedicação à preparação da próxima época, com o treinador a ser parte integrante e importante do processo.

Não vivendo contudo um contexto idílico, penso ser necessário contudo relativizar a assustadora instabilidade que muitos Sportinguistas defendem existir, não se inibindo diariamente de exprimir a sua preocupação com o estado actual do clube. Não me lembro de, em cenários de colapso quase absoluto, ver tanta gente de mãos na cabeça com o futuro do Sporting e tudo isto por causa do treinador de futebol.

Por causa do treinador de futebol, por causa da postura pública do presidente Bruno de Carvalho, por causa de mensagens no facebook, por causa da linguagem que aplica em muitas das suas intervenções, por causa dos seus saltos quando festeja, por andar com os jogadores ao colo.

O Sporting, em Junho de 2015 e após 2 anos de trabalho da actual direcção, apresenta sinais de evolução indiscutíveis, sejam quais forem os indicadores para onde se olhe.

Nas classificações do Campeonato Nacional:

2009/2010 4º
2010/2011 3º
2011/2012 4º
2012/2013 7º
2013/2014 2º
2014/2015 3º

No Aproveitamento pontual

74,5% ( média destes 2 anos ), que compara com:

A média dos últimos 5 anos prévios a esta direcção:

58,46%

Ou com a média dos últimos 10 anos, prévios a esta direcção:

63,1%

Nos resultados financeiros:

2008/2009 -13,3M
2009/2010 -28,2M
2010/2011 -43,9M
2011/2012 -45,9M
2012/2013 -43,8M
2013/2014 368 mil
2014/2015 22,1M ( primeiros 9 meses )

Nos seus activos ( direitos económicos dos seus atletas ):

http://www.forumscp.com/index.php?action=dlattach;topic=39530.0;attach=24343;image

Em 2012 e no plantel profissional apenas 6 jogadores cujos direitos económicos eram detidos pelo Sporting em mais de 50% . Os activos da SAD estavam literalmente nas mãos de terceiros.

Em 2015, só em 2 jogadores detinha uma percentagem inferior a 50%.


No número de sócios e antes da actual remuneração, atingiu-se um crescimento de cerca de 30%, em apenas 2 anos.
Bateu-se o recorde de assistência média no novo estádio.

O passivo decresceu, os capitais próprios são positivos, o clube finalmente tem a sua televisão e vai ter o desejado pavilhão.

Após meia década sem Champions, em 2014/2015 o clube regressou à mais importante prova de clubes da Europa, para a próxima época estará na pré eliminatória, conquistou um título sete anos depois, consolidou a sua capacidade competitiva, encurtando o fosso para os rivais e afastando-se da classe média do futebol português, para onde estava perto de cair.

Por tudo isto e apesar da insatisfação com o eventual cenário de ruptura com o treinador Marco Silva, a quem reconheço os seus méritos, que foi uma peça que contribuiu para tal solidez competitiva, só me posso rir e como um perdido, com os gritos de revolta de uma franja de Sportinguistas, grito alimentado por uma Comunicação Social e fazedores de opinião que estão sedentos pela queda de um presidente com obra feita.

:clap:

Certeiro, como sempre :wink:

Grande malabarismo Lion73. :lol:

Bom topico lion [emoji122]

Nem mais :clap:

O futuro é risonho graças ao grande trabalho desta direção. :venia:

Muito mas muito bom tópico :clap:

Quando não falas do Carrillo, dá sempre gosto ler-te. :mrgreen:

Um resumo factual e indiscutível. Por mais que se martele, a realidade é que BdC e a sua direcção estão a trabalhar. Com erros pelo caminho, é certo, mas estão a trabalhar, e a colher os frutos.

:mrgreen: :beer:

:arrow:

Isso é que é uma análise contextualizada e bem feita que todos deviam conhecer.
É dessas que gosto.
É que é preciso saber pôr as coisas em perspetiva…

Andamos para aqui a discutir micróbios quando aquilo que é verdadeiramente crucial e onde não se podia falhar, não se falhou.

Esta estória do treinador, embora não seja um pormenor sem importância, não é praticamente nada perante a obra que está a ser feita e que, aos poucos, ameaça mudar o SCP da noite para o dia.

Dantes estávamos muito mal e com tendência para piorar de forma acelerada.
Agora, pelo menos para já, estamos mais ou menos, mas com tendência para melhorar cada vez mais.

Esta tendência tem que ser protegida com unhas e dentes.
Fazê-lo é proteger esta direção e este Presidente.
Esses é que são o verdadeiro eixo estratégico para a recuperação do clube.
Não é este ou aquele treinador. Nem este ou aquele jogador.

Acho incrível como nem todos os Sportinguistas percebem isto.
E podem ter a certeza que há muitos críticos destrutivos por aí…
Tenho apanhado vários. Sinceramente, até fico parvo…
Para muitos, qualquer micróbio serve para questionar esta direção e pôr tudo em causa.
Como se há 2 anos não estivéssemos nas profundezas do inferno…
Já tive que responder torto a alguns. É que, às vezes, falta-me a paciência para ouvir certas coisas…

Haja ignorância e haja ingratidão.
É que é uma coisa impressionante…

PS:
[member=11692]Lion73, muito boa análise mesmo!
É este tipo de informação neste tipo de formato (com gráficos se for preciso) que os Sportinguistas deviam conhecer.
Se alguma falha a direção tem é não ter ainda conseguido fazê-la chegar, assim sintética e fácil de perceber, a todos os Sportinguistas. Talvez assim houvesse menos ruido sem nexo…

Há um projecto criado por uma equipa de dirigentes que quer tornar o clube sustentável e independente de personalidades. Temos uma direcção que até agora se tem mostrado preocupada com os interesses do clube acima de tudo. Direcção essa que tem mostrado competência nas suas decisões (não falo de decisões óptimas, mas de boas decisões - há quem confunda estes dois conceitos). Temos uma direcção que, depois de estarmos à beira do abismo, precisou apenas de 2 anos para fazer com que o clube começasse a mostrar fortes sinais de recuperação. Se antes mal havia dinheiro para salários, agora o futebol tem apenas de garantir uma presença assídua na UCL para que a modalidade seja mais que sustentável, evitando assim ter que se vender os dedos e os anéis para sobreviver. Isto é obra. Isto é algo que todos aqueles que nos prometeram uma “gestão profissional” do clube não conseguiriam fazer (tendo até certas vozes desse grupo dito que seria impossível). Com certeza que cometerá erros. Com certeza que contratarão pessoas erradas, adjudicarão trabalhos a empresas erradas, serão injustos para com algumas pessoas, mas até agora tudo indica que se o fizerem é porque acham que é o melhor para o clube.

Tendo em conta este contexto, não entendo como é que o despedimento ou a manutenção - visto que ambos os extremos existem - de um treinador colocam em causa a direcção. Principalmente num cenário onde a maioria dos factos estão ainda ocultos da massa adepta. Como é tão fácil ditar sentenças sem ter que as justificar. Ou melhor, como é tão fácil ditar sentenças usando um argumento superficial como “Vê-se logo que não é fácil trabalhar com ele.”

Desconheço quem seja Bruno de Carvalho. Não sei se é um trafulha, um vigarista, um mal educado, um bruto, o que quer que seja. Também não sei se é um amor de pessoa, um filantropo, um bom pai de família ou outra coisa qualquer. Não sei quem é.
A única informação factual que tenho é que está à frente da direcção que salvou o clube. E até que me provem que o que faz não é com o melhor interesse do clube em mente ou que o que faz não é feito de uma forma legal e digna, apoio-o. Apoio-o independentemente da impressão que tenho dele. Porque uma coisa são factos, outra são impressões, e as pessoas esquecem-se disso.

Não entendo o drama que se criou. Até parece que a vida do clube depende de quem será o próximo treinador. Até parece que se não formos campeões, tudo o que foi feito até aqui foi em vão.

A memória é curta. Muito curta. E mais curta é a paciência. Paciência para esperar pelas respostas de quem de direito e paciência para procurar fontes alternativas às que alimentam as nossas ideias preconcebidas.

Lanço até 2 ideias à direção:

Na próxima carta com a proposta de renovação da gamebox, devia constar um folheto sintético com este tipo de informação e cujo título devia ser: “Sporting - Ontem, Hoje e Amanhã!”.
Aí devia ser comparada a atual situação do SCP com a situação antes desta direção entrar em funções.
Devia também ser apresentada uma visão sobre o que se pretende que seja o nosso futuro próximo.

Devia ser concebido um programa (nem que fosse de 5 minutos) a explicar isto.
Esse programa devia passar repetidamente na SportingTV.

As pessoas têm o direito de criticar e de pensar pela sua própria cabeça.
Mas ao menos que o façam de forma consciente e com noção de perspetiva.

:arrow:

Em cheio! :great:

Análise impecável! Simples e sem espinhas! Não há discussão possível. :great: Por muito que custe a alguns, a direção tem estado a fazer um enorme trabalho para construir um clube sólido e vencedor.

Bom tópico! :great:

:great: :clap:

[member=11692]Lion73 Estou com vontade imprimir o teu post e mandar para as redacções da nossa CS para ver se aprendem alguma coisa e deixam de escrever mentiras para enganar os incautos e quem não quer ser informado.

Também era bem esfregado nas fuças do Dias da Cunha!!

Continuo a ver comentários nas redes sociais acerca deste processo que aproveito e comento aqui, como é o meu direito. Há várias perspetivas a ter em consideração neste processo que acho importante refletirmos.

Primeiro, para quem está a gritar “falta de ética” como quem grita “há fogo”, quero chamar a vossa atenção para o facto de não haver nenhum anúncio oficial da saída de Marco Silva / contratação de Jorge Jesus. Nenhum dos intervenientes se pronunciou até então, é tudo fumo da CS.

Segundo, há quem esteja a ver o Bruno de Carvalho como um menino birrento que se fartou do brinquedo velho e quer um brinquedo novo. É uma perspetiva efetivamente possível, reconheço-a e respeito-a, mas que implica um descrédito total para com uma pessoa que já se demonstrou extremamente competente no seu papel.

Eis uma perspetiva diferente e também digna de reflexão: o MS e o BdC desentenderam-se, há já 6 meses, por motivos que só poderemos imaginar. Motivos puramente desportivos? É possível, mas parece-me improvável. BdC poderá ter sido menos correto para com MS, assim como MS poderá ter sido para com BdC, pois um corte de relações implica, quase sempre senão sempre, culpa de ambas as partes.

Apresentando exemplos para ambas as partes, daquilo que se OUVE e se VÊ por parte de MS e BdC, e não do que a CS diz que disse, BdC poderá ter sido menos correto em certas intervenções que teve no Facebook, assim como MS terá sido menos correto em certas conferências de imprensa que deu a demonstrar o seu desagrado por parte de decisões tomadas internamente (lembro-me dos castigos a Rojo e Slimani no início da época, por exemplo).

O motivo para a alegada rescisão de contrato com MS é, por enquanto, pura especulação, assim como a alegada contratação de Jorge Jesus, só gostava de ver mais pessoas a especularem para os dois lados, pois creio que o nosso presidente, gostem ou não do seu feitio/estilo discursivo, merece ao menos o benefício da dúvida pelos resultados que tem apresentado. Ninguém conhece os moldes, ninguém conhece a razão, ninguém conhece as motivações nem de uma parte nem da outra. No entanto, há um enorme estigma de “coitadinho do MS” e “sacana do BdC”. Coitadinhos é daqueles que são despedidos porque se pentearam para o lado errado e já não têm onde cair mortos, MS se sair sai com os bolsos recheados e com perspetiva de emprego.

Impressiona-me como, havendo um corte de relações entre o “chefe” que já provou competência e dedicação para com o clube e adeptos e um empregado que lá trabalha nem há 1 ano, existe um tão elevado número de sportinguistas que nem está a colocar como hipótese a eventual possibilidade de MS também ter culpas no cartório.

Louros para a CS que nunca, do início ao fim deste processo, se mostrou imparcial.

Não sei se se importa , mas pretendo escrever baseado nisto que li um texto chamado o “bom trabalho” sendo que pretendo aprofundar ainda mais , após a apresentação de Jesus.