O Poder oculto. Será?

Recebi esta manhã este singelo pensameno e decidi (por sugestão de um amigo aqui do forum) partilha-lo convosco. Não diz nada de novo, mas diz muito…


"PODER-SE-Á dizer que o Banco Espírito Santo é dono e senhor do futebol português, pelo menos é esta entidade bancária que faz a gestão parcial dos três maiores clubes portugueses. Se acrescentarmos o facto de dois árbitros internacionais serem seus empregados e os únicos com estatuto semi-profissional, mais se adensa a teoria de que são eles que mandam no nosso futebol indígena.

Como se sabe, o BES, uma das entidades bancárias que está a ser investigada pela PJ devido a problemas relacionados com fugas de capitais, é o patrocinador oficial dos três maiores clubes portugueses: Benfica, Sporting e FC Porto. Até aqui tudo bem, porque ser patrocinador oficial não quer dizer o mesmo que «dono», muito embora ajude a pagar uma boa percentagem das despesas. Mas se a esta situação adicionarmos o facto desta entidade bancária se ter transformado num dos principais financiadores dos três maiores clubes portugueses, já as coisas começam a ficar mais claras em relação a outros factores de gestão.

Não é novidade para ninguém que o futebol português está na falência - e não relacionamos este facto com os problemas financeiros recentemente tornados públicos envolvendo o Setúbal, Estoril, Ovarense ou FC Marco. O Benfica, Sporting e FC Porto também estão em situação financeira bastante fragilizada e não fosse o BES a segurá-los, através dos conhecidos “Project Finance”, já há muito tempo se tinha ouvido falar em vencimentos em atraso nos três maiores clubes portugueses. Mas, o BES avançou com o capital, fez o seu negócio e tudo se vai sendo gerido sem grandes alardes. Só que nenhuma entidade bancária oferece o seu dinheiro sem garantias.
Os “Project Finance” autorizam o BES a supervisionar as contas dos três maiores clubes portugueses. É o BES que determina se se pode comprar ou vender este ou aquele jogador e porque preço. Nenhum dos clubes grandes está autorizado a vender ou comprar indiscriminadamente. Esse controlo pertence inteiramente ao BES. Garantemnos que foi por isso que, no início do campeonato, Simão Sabrosa, jogador do Benfica chegou a estar dentro de um avião particular para ser vendido para o Liverpool e nem sequer chegou a sair de Lisboa.

O BES só não controla as percentagens atribuídas às comissões que os empresários têm a receber e que «flutuam» entre os 10 e os 20 por cento.

Mediante tais poderes, e mesmo aceitando que o negócio do BES é vender dinheiro, não se pode excluir a hipótese de todo o negócio do futebol poder ser controlado por eles, mesmo que há distância.

Mas, se a tudo isto acrescentarmos ainda o facto do BES ter nos seus quadros dois dos árbitros internacionais mais conceituados do futebol português, mais se acentua a possibilidade de haver ainda um maior controlo do futebol português. Lucílio Batista e Duarte Gomes são funcionários desta entidade bancária e, antes do EURO 2004, a Federação e a Liga fizeram um acordo com o BES que obriga esta entidade bancária a ceder todo o tempo que for necessário para que os dois árbitros possam executar toda a actividade na arbitragem, nomeadamente, jogos nacionais e internacionais e ainda treinos, sem prejuízos sociais ou monetários como bancários. O que significa dizer que estes dois árbitros recebem o seu vencimento do BES e ainda o que ganham na arbitragem, podendo dedicar-se a 100% à sua função no futebol português. Estes podem ser considerados os únicos árbitros nacionais com estatuto de semi-profissionais.

Tudo isto poderá não querer dizer nada. Mas quem controla a gestão dos três maiores clubes portugueses e ainda a actividade de dois árbitros internacionais, pode muito bem deixar-nos a pensar ou a adivinhar até onde pode ir a dimensão de todo este poder. "

O lucilio baptista é funcionario do Bes

sem que este tema seja para grandes brincadeiras…

julgo que a tmn/pt tb é uma das grandes patrocinadoras dos três grandes, e a esmagadora maioria dos árbitros devem usufruir tb dos seus serviços…

será uma “cabala”??

Uma “opinião” interessante que vem no seguimento de tanta coisa que fui ouvindo falar.

Em primeiro lugar a parte que internamente nos interessa: os “project finance”, algo muito elogiado na altura pelos amantes do projecto mas que não passa da agiotagem final para salvação de um projecto que falhou em toda a linha e que teve de vender a alma ao diabo para não cair na praça pública da vergonha. Hoje em dia o Sporting tem donos. Mas ao invés de ser um Roquette da tradição ou um russo do capital é uma entidade bancária pouco motivada na elevação do Sporting a algo que não seja o de uma entidade capaz de lhe pagar a renda ao fim do mês.

Em segundo lugar a influência o fut. português. O ano passado um forista contou-me uma história tipo XFiles, em que tudo estaria pré-determinado com forte influência do BES, e que assim como tinha interessado aos bancos que o Sporting quebreasse o jejum tb interessava que o ano passado o benfica reconquistasse o título, por razões puramente financeiras e estratégicas. Isto foi-me dito 1,2 meses antes do fim do campeonato. Ou seja… como interessava era o que ia acontecer. Verdade? Mentira? Alguém saberá, eu não sou certamente.

…um pouco off-topic…os donos do BES e do seu grupo sao os 2 manos SALGADO…e um e do SPORTING e outro e do slmerda…acho que por eles seria uma ano um um ano o outro a ganhar campeonatos taças e supertaças lololololol

O dia no qual vou deixar de acompanhar o futebol português está cada vez mais perto.

...

O ano passado um forista contou-me uma história tipo XFiles, em que tudo estaria pré-determinado com forte influência do BES, e que assim como tinha interessado aos bancos que o Sporting quebreasse o jejum tb interessava que o ano passado o benfica reconquistasse o título, por razões puramente financeiras e estratégicas. Isto foi-me dito 1,2 meses antes do fim do campeonato. Ou seja… como interessava era o que ia acontecer. Verdade? Mentira? Alguém saberá, eu não sou certamente.

Começas a acreditar, Mauras?

O Pedro Baleia quase ia dando na mouche. É que a TMN tb pertence ao grupo PT cujo principal accionista é… adivinhem!!

pois, que saudades do futebol antigo, jogos ás 15 horas de domingo, familias inteiras, poderia haver “corrupção”, claro que existia, mas nunca naquilo que hoje em dia é o futebol, completamente controlado por mercenários, que só querem euros… ao que o futebol chegou…

...

O ano passado um forista contou-me uma história tipo XFiles, em que tudo estaria pré-determinado com forte influência do BES, e que assim como tinha interessado aos bancos que o Sporting quebreasse o jejum tb interessava que o ano passado o benfica reconquistasse o título, por razões puramente financeiras e estratégicas. Isto foi-me dito 1,2 meses antes do fim do campeonato. Ou seja… como interessava era o que ia acontecer. Verdade? Mentira? Alguém saberá, eu não sou certamente.

Começas a acreditar, Mauras?

O Pedro Baleia quase ia dando na mouche. É que a TMN tb pertence ao grupo PT cujo principal accionista é… adivinhem!!

o BES

Manda mais o Salgado na PT que o Sócrates ou o Horta e Costa…

O BES por acaso não tem nenhuma participação na TAP? Sempre dava para ir buscar os brasucas :stuck_out_tongue:

Eu não acredito nada nessas teorias da conspiração.

Resumindo: O Sporting vai ser campeão.

Acredito Juba, já acredito há algum tempo, aliás acredito desde que vi acontecer o que foi prognosticado.

Mas agora atiro mais uma acha para a fogueira: só há uma maneira de acabar com isto - novas forças económicas no backoffice dos clubes. Surgir alguém com capital a sério e interesse em fazer algo diferente que acaba com este reinado mafioso BES/PT.

Muito se debateu aqui os Abramoviches. Pois meus amigos, o que não dariamos para ter neste momento uma Liga profissional séria, competente e independente, com os 3 grandes entregues a “abramoviches” (diferente de “Glazers”) realmente apostados em desenvolver os seus clubes?

Pobre, corrupto e cinzento. Eis o futebol que temos, sendo que ao fim de 10 anos até o Sporting, por incompetência e falta de capacidade de quem muito prometeu e pouco cumpriu se entregou na mão da máfia.

Lema: Antes um abramas no backoffice que um BES ou uma PT a dar-nos cabo do backOrifice.

O BES por acaso não tem nenhuma participação na TAP? Sempre dava para ir buscar os brasucas :P

Na PGA Portugalia Airlines, cujo presidente é do Sporting :arrow:

O dinheiro fala muito alto, o futebol gere muito dinheiro, há muitos interesses escuros por detrás do futebol.Porque é que o processo do apito dourado não avança nem recua?

São especulações, mas como se trata de dinheiro, deve haver muita verdade por aí. Mas um dia morremos sem saber onde se encontra ela.

Parece-me que não são necessárias muitas fontes para se saber que alguma coisa empurrou o DC para os braços do gangster de Alverca, o resto fica à descrição das imaginações de cada um que podem apimentar a história à sua medida, mas que foi um episódio triste e vergonhoso na vida do nosso Clube isso foi

Interessante…
Vamos lá ver se percebi bem: quer dizer que o BES deixa o porto comprar, entre outros, Diego, Lucho, Anderson… esbanjar com o “fabuloso”… ao benfas permite manter o palmilhas, comprar o cotonete e, segundo o que tenho lido aqui, agora o Marcel… e a nós nada? :roll:

Juro que nunca mais abro uma conta no BES.
:arrow: :smiley:

Acredito Juba, já acredito há algum tempo, aliás acredito desde que vi acontecer o que foi prognosticado.

Mas agora atiro mais uma acha para a fogueira: só há uma maneira de acabar com isto - novas forças económicas no backoffice dos clubes. Surgir alguém com capital a sério e interesse em fazer algo diferente que acaba com este reinado mafioso BES/PT.

Muito se debateu aqui os Abramoviches. Pois meus amigos, o que não dariamos para ter neste momento uma Liga profissional séria, competente e independente, com os 3 grandes entregues a “abramoviches” (diferente de “Glazers”) realmente apostados em desenvolver os seus clubes?

Pobre, corrupto e cinzento. Eis o futebol que temos, sendo que ao fim de 10 anos até o Sporting, por incompetência e falta de capacidade de quem muito prometeu e pouco cumpriu se entregou na mão da máfia.

Lema: Antes um abramas no backoffice que um BES ou uma PT a dar-nos cabo do backOrifice.

Cada um terá a sua forma de perspectivar o Sporting, a minha não passa por sonhos irreais com russos milionários, nem por regressos ao passado recente dos Cintras e Gonçalves, e nem tão pouco ao tempo do Rocha ou dos Violinos que não voltam mais, e muito menos por imitações dos exemplos dos nossos rivais cujas figuras enojantes nos brinda sucessivamente com episódios vergonhosos como este caso do Moreto.

O futuro do Sporting passa apenas por aproveitarmos o muito de bom que ainda temos, que é principalmente a nossa cultura ainda que adormecida, o nosso património que desde que devidamente explorado é a nossa grande riqueza, já não tenho é tanta certeza em relação à nossa massa associativa cada vez mais distante do Clube e dos seus valores principalmente porque órfã dum líder carismático que nos una e junte os cacos do “Projecto”.

Eu quero um Sporting ganhador, mas não qualquer preço.

Enquanto o Porto tiver os activos que tem (bem valorizados) e o Benfas o Suinão, podem fazer alguns disparates que lhes serão (eventualmente) permitidos.

Nós, infelizmente digo eu, não temos este tipo de activios que valham o que os outros valem, temos que andar direitinhos … :roll:

Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem ai isso existem (tradução Portuguesa) … :whistle:

Bom, assim sendo, se nós, por exemplo, tivessemos mantido o Quaresma, o Cristiano Ronaldo e, antes disso, tivessemos feito a “loucura” de não deixar o palmilhas ir para o benfas, então hoje poderíamos também fazer alguns disparates, ou não?