Bem, com a profusao de jogadores que vao aparecer nos futuros dias na comunicaçao social pensei no que faz de um conjunto de jogadores uma equipa moderna equilibrada e ideal, tipo Barça, por exemplo. Comecei por pensar na qualidade individual dos jogadores tais como a técnica, o rigor em aplicar directivas de jogo, o enquadramento na equipa, e por ai fora. Cheguei a uma conclusao que me parece importante, mais do que jogadores, ditos de top, acho que é preciso definir a estatura fisica de cada jogador olhando a cada posiçao especifica no terreno de jogo.
Passo a explicar, nos dias de hoje o jogo tornou-se muito mais tactico e a figura do treinador é cada vez mais a peça chave do jogo. Os jogadores equivalem-se, uns mais bons outros menos, mas equivalem-se, resta-nos portanto o factor fisico, que deve ajudar, em muito, a fazer a diferença. O Sporting, por exemplo, joga com jogadores fracos fisicamente, nao tem colossos na defesa, rapidos e ageis obviamente, nao tem pinheiros na frente, e cada bola que vem pelos ares, mais de 70% do jogo, nao é aproveitada em frente a balisa adversaria ou é perdida para o adversario na nossa balisa.
Partindo desta suposiçao imagino que quem vier a representar o Sporting deveria, antes mesmo de escolher nomes, estabeleçer uma lista por posiçao da estatura fisica dos jogadores e a partir dai procurar nomes, a menos que estejamos frente a um Messi, isso nem vale a pena interrogar-se…Eu veria com bons olhos 2 centrais de elevada estatura com +/= 1.90 m ageis, rapidos e inteligentes, 2 defesas de estatura mediana alta, 1,80 m e com velocidade. Ao meio campo deveria ser uma estatura mais baixa, porque um centro de gravidade mais perto do chao permite mudanças de direcçoes (fintas) muito mais rapidas. Os dois laterais nao é muito importante porque devem é ser veloses e saber cruzar com precisao. Quanto aos pontas, temos de ter um pinheiro, 1,95, forte fisicamente e rapido e devemos ter outros em apoio com um fisico que lhes permite uma grande capacidade de desmarcaçao, diria um levezinho.
O fisico é importante e nao deve ser negligenciado, pelo contrario, deve fazer parte dos critérios de escolha dos futuros jogadores.
O que pensam?