O plantel "ideal"

Bem, com a profusao de jogadores que vao aparecer nos futuros dias na comunicaçao social pensei no que faz de um conjunto de jogadores uma equipa moderna equilibrada e ideal, tipo Barça, por exemplo. Comecei por pensar na qualidade individual dos jogadores tais como a técnica, o rigor em aplicar directivas de jogo, o enquadramento na equipa, e por ai fora. Cheguei a uma conclusao que me parece importante, mais do que jogadores, ditos de top, acho que é preciso definir a estatura fisica de cada jogador olhando a cada posiçao especifica no terreno de jogo.

Passo a explicar, nos dias de hoje o jogo tornou-se muito mais tactico e a figura do treinador é cada vez mais a peça chave do jogo. Os jogadores equivalem-se, uns mais bons outros menos, mas equivalem-se, resta-nos portanto o factor fisico, que deve ajudar, em muito, a fazer a diferença. O Sporting, por exemplo, joga com jogadores fracos fisicamente, nao tem colossos na defesa, rapidos e ageis obviamente, nao tem pinheiros na frente, e cada bola que vem pelos ares, mais de 70% do jogo, nao é aproveitada em frente a balisa adversaria ou é perdida para o adversario na nossa balisa.

Partindo desta suposiçao imagino que quem vier a representar o Sporting deveria, antes mesmo de escolher nomes, estabeleçer uma lista por posiçao da estatura fisica dos jogadores e a partir dai procurar nomes, a menos que estejamos frente a um Messi, isso nem vale a pena interrogar-se…Eu veria com bons olhos 2 centrais de elevada estatura com +/= 1.90 m ageis, rapidos e inteligentes, 2 defesas de estatura mediana alta, 1,80 m e com velocidade. Ao meio campo deveria ser uma estatura mais baixa, porque um centro de gravidade mais perto do chao permite mudanças de direcçoes (fintas) muito mais rapidas. Os dois laterais nao é muito importante porque devem é ser veloses e saber cruzar com precisao. Quanto aos pontas, temos de ter um pinheiro, 1,95, forte fisicamente e rapido e devemos ter outros em apoio com um fisico que lhes permite uma grande capacidade de desmarcaçao, diria um levezinho.

O fisico é importante e nao deve ser negligenciado, pelo contrario, deve fazer parte dos critérios de escolha dos futuros jogadores.

O que pensam?

Dois “Carvalhos” na defesa, Pereiras nas laterais, e pinheiros na frente de ataque… O resto pode ser rasteirinho.

Eu, para o meio campo, espero que se arranje um médio forte. Na realidade, uma das principais lacunas do Sporting nestes últimos ano,s para mim tem sido alguém no meio campo que aguente com aquilo em termos de marcação de lugar. Ou seja… Quero um médio caceteiro sem o ser. Quero um médio que quando os jogadores da equipa contrária o vêem têm respeito por ele em termos físicos. Nem precisa ser muito dotado tecnicamente desde que seja tacticamente bom, fisicamente poderoso e com passes certeiros.

Na defesa precisamos de um lateral esquerdo à altura da grandeza do clube. Se gostava do Evaldo no início agora credo… Ou desaprendeu ou então enganou-me à força toda… Neste momento não temos laterais com nível…

No centro da defesa, pelo menos mais um bom central (eu acho que os que temos com um meio campo que defenda poderia ser um bom princípio). Mas será necessário pelo menos mais um.

De resto… O estilo de jogo que gosto implica existirem extremos rápidos, tecnicamente bons, com bom remate e muito bons cruzamentos… Extremos tais como fomos considerados a melhor escola de extremos do mundo… e que daqui saíram dos melhores jogadores do mundo… Seria aqui dos sítios que investiria mais. Temos o Salomão que pode ser aproveitado mas precisamos de mais e com qualidade…

Extremos que façam chegar a bola em condições em conjunto com um jogador que pegue no jogo e o distribua fazem do pior avançado uma estrela…

Esse jogador para distribuir também seria bem vindo.

Claro que temos que trazer avançados. Os que temos além de não terem grande qualidade, são poucos. Precisamos de um que seja referência na frente e que leve pelo menos 2 defesas sempre com ele. Este deve ser tacticamente bom, rápido e poderoso fisicamente (isto, claro, sem falhar golos estúpidos). Dependendo da táctica a utilizar pelo menos dois bons avançados temos que adquirir

Com 50M e com os olheiros (e treinador) certos, a equipa reforçava-se lindamente…
Ao Sporting falta um Quaresma/Ronaldo/Nani…ou um Douala…
Penso que temos de voltar a pensar no lado esquerdo da defesa, ter mais um central(de jeito), 2 ou 3 extremos e 2 avançados(sendo um deles o tal pinheiro)… Ah, e um treinador com reputação mais do que suficiente para merecer treinar o clube…

Concordo inteiramente com a tua analise e destaco a nossa formaçao de extremos que, como tao bem disseste, é do melhor que ha no mundo, sem duvida, os nomes e as respectivas carreiras falam por eles e por NOS.

A Academia deveria concentrar-se neste produto de referência, os extremos. Sao importantes para a equipa e sao dos jogadores mais cotados nos mercados, quando sao fora-de-serie, mas isso, é algo que conhecemos e que sabemos fazer.

Finalmente alguem toca na ferida. É exactamente aquilo que penso que tem faltado ao nosso futebol. O poderio fisico é fundamental no futebol moderno e eu sei que o pessoal não gosta que se fale nos rivais, mas a verdade é que temos que tirar ilações através deles. O exemplo do benfica, quantas vezes não resolveu os jogos atráves do poderio fisico? Gostava de ver um onze do Sporting com 4 vigas, 2 centrais, 1trinco e o PL.

A falta do trinco com pulmão e envergadura já não é de agora. Porque nunca foi corrigida esta lacuna? Quem faz um plantel com P.Mendes, Zapater e A.Santos, será que não vê que falta algo?

Acho esta questão muito pertinente, mas isto passa muito pela táctica a utilizar pelo treinador. Por exemplo, num 4-4-2 (4 defesas, dois extremos, um médio com responsabilidades defensivas e outro com responsabilidades atacantes e dois avançados), o ideal seria mais ou menos isto:

Laterais - Jogador mais baixo, rápido. Capacidade para ocupar todo o seu flanco sem grande problema. Forte defensivamente e com grande pulmão.

Centrais - Sou apoainte da política de se ter um central mais alto (1m90-1m95), mais forte fisicamente, mais besta e outro não tão forte, não tão alto (1m85-1m90) mas mais rápido.

Médio Defensivo - Tenho algumas dúvidas nesta posição. Gosto de ver um verdadeiro poste nesta posição, alguém que não deixa ninguém passar por ele e forte no jogo aéreo. Por outro lado, alguém com estas características não seria tão rápido quanto o desejável, e teria menos pulmão. Se pudéssemos juntar todas estas características num só jogador, seria perfeito.

Extremos - Não há muitas dúvidas do que se pede nesta posição. Rápido, capacidade para ultrapassar o seu adversário, alguém que saiba cruzar, bom pulmão para ajudar defensivamente. Não precisa de ser forte fisicamente, porque ultrapassa os seus adversários com a sua velocidade.

Médio Ofensivo - Jogador com boa visão de jogo, bom no 1vs1, boa capacidade de passe.

Avançados - Um autêntico poste (1m85-1m90), forte no jogo aéreo e outro mais baixo (1m70-1m75), mais rápido e boa capacidade de antecipação.

Com outra táctica, poderia ser algo diferente disto. Portanto, tudo depende das opções do treinador. :great:

:arrow:
O PL para mim depende das suas caracteristicas e estilo de jogo da equipa mas atrás e no meio campo também acho definitivamente que nos faziam falta pelo menos 2 referências desse genero. Ainda há pouco tempo verifiquei que o plantel do Sporting tem das médias de altura mais baixas da 1.ª Liga e esse é sem dúvida um factor a ter em conta ao formar o novo plantel.

Notem, o Mourinho nao é nenhum deus, é bom no que faz claro e até se pode dizer que é o melhor, mas ele nao faz magia, ele escolhe é muito bem os seus jogadores para cada posiçao e se notarem sao sempre jogadores de grande resistência e potência fisica. Claro que isto sozinho nao ganha jogos, por isso a tactica e a preparaçao serem de igual modo importantes. O factor fisico ajuda uma equipa a aguentar em campo mesmo quando dominados e a ter pulmao para dar a volta a resultados aversos. Em caso de complicaçoes de ordem mental o fisico assegurara a energia suficiente para dar a volta. Podes ter muita vontade mas se nao tiveres um meio que te ajude a concretiza-la, um fisico adequado, neste caso, nao conseguiras atingir resultados positivos.

Além deste aspecto ainda ha outro de grande importância em relaçao a justa escolha dos critérios fisicos dos futuros jogadores, as lesoes! Sim, sim, leste bem, as lesoes! Um fisico potente ajuda muito na prevençao de lesoes agudas.

Ja alguém aqui falou do exemplo do fcporko e do slboops e é de facto verdade. O fcporko sempre teve jogadores de grande poderio fisico e elevada qualidade no respeito da tactica de jogo. Nota-se, quando jogam, que poderiam facilmente jogar mais 20 minutos a um ritmo elevado. Nos, para comparaçao, metade dos jogadores dao o berro aos 60 minutos, sem falar daqueles que ja deram o berro ao calçar as chuteiras no balneario. O slboops começou a aplicar a mesma dose e parece nao funcionar muito mal. Temos de ser realistas, nao temos jogadores para competir com estes dois excrementos.

Chegamos, inclusive, a ter e até ainda temos, jogadores com peso muito elevado para a pratica dum desporto tao exigente. Casos de Maniche, Veloso no seu tempo, Rochembak que em Inglaterra pesava metade, Pedro Silva e mais nao me lembra. Depois temos jogadores com corpos de jovens virgens que nao aguentam um choque com um caracol, casos de Evaldo, Djalo no um para um cai sempre, Salomao que deveria treinar o corpo e aumentar o peso com mais 5 kilos de fibra muscular, etc…

Enfim, alguns até sao bons, nao digo, mas ser bom e nao conseguir passar pelo sopro dum adversario, como o Matias, nao serve a grande coisa.

Por isso cheguei a conclusao que a preparaçao de uma equipa, quando é preparada por um treinador de top, começa necessariamente por um perfil fisico exigido e a partir dai escolhe-se o jogador que mais cola ao perfil ou com margem de progresso para atingir esse perfil. É por isto também que o fcporko é bom a escolher futuros craques e passo a explicar, um perfil fisico é algo que se pode apreciar desde muito cedo, na puberdade os teus musculos desenvolvem a sua estrutura fibrosa, assim como torna mais facil o reconhecimento de um potencial bom jogador, mesmo quando nao esta a render no clube aonde é avistado. É assim que o fcporko faz milhoes com cagalhoes…

Notem o caso de CR7 e Nani, 2 jogadores franzinos que desenvolveram um caparro que lhes da, aliado ao talento que ja tinham, uma vantagem quando comparado com o que faziam antes da cura de esteroides ;D

O fisico nao é tudo mas da uma clara vantagem a quem o sabe utilizar ao limite, e isso, faz toda a diferença em 90 minutos.

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

A equipa do Porto é uma equipa no geral com grande porte físico e no entanto muito móvel. Praticam bom futebol então o banho de bola ao fifica…

Basicamente um onze igual ao dos lampiões.

Basicamente o nosso jogador tem que ser no mínimo tão bom como o melhor jogador do campeonato, em todas as posições. Se acontecer seremos campeões.

Tamanho: 23-25 jogadores Media Idade: 24 anos (muitos jovens prodigios e alguns velhos experientes)

Vendas/Saidas: Hilderbrand, Polga, Evaldo, Grimi, Abel, Nuno Coelho, Zapater, Maniche, Cristiano, Vukcevic, Izmailov Postiga, Yannick, Saleiro —> Ganhar dinheiro com as saidas de Hildebrand, Zapater, Vukcevic, Izmailov, Yannick e Postiga (cerca de 25-30 milhões se possivel)

Entradas: 2-3 jogadores de empréstimo, 2-3 juniores, 3 grandes nomes, 2 seleção portuguesa, 4-5 bons jogadores de clubes europeus

Prioridades: Guarde-Redes (suplente), Lateral Direito (suplente), 2 Centrais (titular e suplente), 2 Laterais Esquerdos (titular e suplente), 2 Medios Centro (1 titular de forte investimento e um jovem), 3 Extremos/Medio Ala (2 titulares de grande nivel, um jovem), 4 Avançados/Pontas de Lança (2 titulares de alto nivél - um goleador e outro alto e forte, um suplente e um jovem)

Ganhar 30 milhões com Hildebrand, Zapater, Vukcevic, Izmailov, Yannick e Postiga nem eu no FM. :hand:

Tens toda a razão, ainda para mais com o Hildebrand que acaba contrato no final de epoca, e não me parece que paguem por ele.

Ora bem, vou mandar aqui o meu “bitaite”.

Antes demais, criar uma táctica e estilo de jogo desde a formação até aos seniores! Na minha opinião, um 4-3-3.

E na minha opinião estas são as características fundamentais que os jogadores devem ter:

GR: Fundamental que tenha como principal característica a saída dos postes. Cada vez mais os GR’s são batidos por falhas na saída dos postes e não pelo trabalho dentro deles.

Laterais: Fundamental terem velocidade e inteligência táctica. Se possível que sejam atletas com alguma capacidade física (altura).

Centrais: 1 que seja muito forte na marcação e no jogo aéreo e outro que seja rápido e com inteligência táctica para fazer as “dobras”.

Médio defensivo: Forte fisicamente e no jogo aéreo.

Posição “8”: Atleta com muita disponibilidade física e “bom de bola”, capaz de transportar a bola rapidamente e com boa qualidade de passe.

Posição “10”: Fantasista. Grande capacidade de passe e forte nas bolas paradas.

Extremos: Velocidade e muito fortes no 1vs1.

Ponta de Lança: Matador. Faro pelo golo, capacidade técnica e mobilidade.

No banco queria um avançado alto, forte no jogo aéreo para entrar em jogos mais complicados.

Basicamente era isto:

GR

DD DC DC DE

MD

8

ED 10 EE

PL

cá vai a minha posta de pescada…

acho que existem três características essenciais a todos (vá… 80 ou 90%) dos jogadores do plantel:

inteligência, muita velocidade e dominar a técnica básica do futebol (passar, receber e conduzir a bola)… se olharmos para o nosso plantel nem devemos ter ninguém com estas caracteristicas…

depois precisam de ter vontade de vencer e confiança…

a partir daqui é juntar a uns pozinhos em função da posição… altura e força física para pelo menos um dos centrais e médio defensivo, criatividade para os homens da frente, consistencia e dinâmica no meio campo, etc… sei que é dificil consegui-lo com os jogadores da formação mas no que diz respeito aos contratados acho deveria ser obrgatório.

não vou contar com o guarda-redes (é preciso é ser bom o suficiente para que os colegas confiem nele…)…

vou considerar o sistema que neste momento vejo como o que pode ser mais interessante: é um 4x3x2x1 que permite muitas variações tacticas… uma delas pode ser o recuo do trinco para a zona dos centrais e dar liberdades aos laterais para fazer toda a ala passando a ter um 3x4x2x1… e na frente os dois jogadores que jogam atrás do avançado permitem outras variações como por exemplo jogar em losango jogando um deles ao lado do avançado e o outro como 10, ou então coloca-los nas alas e jogar num 4x3x3 mais aberto…

laterais… os dois muito rapidos, ofensivos, com alguma(ou muita) capacidade de desequilibrio… na minha opinião a melhor forma de os arranjar é adaptando medios alas ou extremos à posição… acho que trabalhando o pereirinha podíamos ficar com uma boa solução para o lado direito…

centrais… muita velocidade e inteligência… depois convém que a altura média seja de pelo menos de 1,85…

meio defensivo… a juntar à velocidade e à inteligencia precisa de ser um jogador com muito pulmão e com especial garra… convém também ser um jogador forte e com altura acima da média.

médios… um mais 8 assim tipo adrien silva e outro mais ofensivo (acho que o vukcevic podia fazer essa posição com qualidade).

o oito mais cerebral, com capacidade de ler o jogo tanto ofensicamente como defensivamente, com capacidade de luta… um exemplo perfeito é o lampard.

depois o médio ofensivo, é asim uma espécie de 10 mais recuado mas muito dinâmico, que desequilibre no meio campo, consiga conduzir a bola para a frente e que por vezes apareça na zona do avançado

os dois médios ofensivos e o avançado: velocidade, criatividade, capacidade técnica, objectividade nas acções e instinto para o golo… o avançado convém que seja mais encorpado para conseguir segurar a bola na zona dos centrais adversarios.

já agora, plantel de 25 jogadores com pelo menos metade dos jogadores vindos da formação. jogadores contratados têm de ser jovens e com grande potencial de valorização… ao termos um plantel com estas caracteristicas conseguíamos baixar o orçamento para vencimentos tornando a equipa financeiramente mais sustentavel…