Tenho por hábito ler os 3 jornais desportivos filtrando o mais rápidamente o que interessa e não interessa. Procuro ler tudo o que diga respeito ao Sporting, camadas jovens, jovens valores a despontar em outros clubes, informações económicas de contractos televisivos, marketing, sponsoring, etc. A seção de desporto do Expresso por vezes também traz informações interessantes.
Nenhum jornal é infalível mas ao fim de muitos anos para mim a minha referência é “O Jogo”. A “Bola” é mais ou menos e o “Record” é francamente mau é uma autêntica coleção de palpites e jornalismo de investigação bastante maus. Óbviamente nenhum é prefeito mas prefiro “O Jogo” gosto do formato, etc.
Hoje na seção “O Pato” que é uma espécie de seção onde anonimamente dão uns palpites e boatos que não são ainda factuais li uma coisa interesante.
Todos sabemos que Sérgio Abrantes Mendes supostamente tem o “backing” de uma entidade bancária. Segundo FSF estes apoios de SAM estariam na disposição de injectar 15 milhões de Euros no Sporting (sobre que condições?).
Hoje no PATO surge a ESPECULAÇÃO.
A entiodade bancária é o BANIF, que como sabem é o banco que investiu no fundo de jogadores. Não tenho de momento a informação disponível mas creio que não será o único banco que investiu no fundo de jogadores.
Segundo me lembro José Couceiro foi o grande arquitecto deste fundo sendo ele a escolher jogadores dos 3 grandes e do Boavista para integrar este fundo. Lembro-me de memória que jogadores como Luis Filipe, Niculae, Saleiro, Helder Calvino, etc fazima parte do lote selecionado.
O PATO diz que Luis Norton de Matos foi o homem responsável pela seleção de jogadores do fundo (talvez o Couceiro tenha trabalhado para o fundo de outro banco?).
Pergunto a mim próprio se isto não irá criar um enorme conflicto de interesses? Se o BANIF tiver no seu fundo jogadores leoninos não irão eles pressionar SAM a vender esses mesmos jogadores para poderem rentabilizar o fundo em troca dos tais 15 milhões?
Masi preocupante para mim depois de ver a proposta de FSF chumbada é que sei que SAM entre vender imobiliário e vender jogadores irá claramente vender jogadores, aliás ele próprio já disse que prefere vender jogadores e com esse dinheiro ir buscar mais jogadores mais baratos voltando o Sporting aos tempos de vender Ronaldos para ir comprar Silvas/Polgas/M.Sergios/Claytons/Tingas, etc.
O PATO diz também que embora Paulo Bento possa ser o treinador de SAM ele não disse que conta com Carlos Freitas e ai pode estar a porta de saida para Freitas e a porta de entrada para Luis Norton de Matos para director Desportivo Leonino de acordo com o PATO.
Falo por mim, quero Paulo Bento como treinador, não tenho nada contra Carlos Freitas mas acho que tanto Norton de Matos como José Couceiro são pessoas de grande competência e que na área de formação e melhor aproveitamento de jovens talentos são sem dúvidas mais valias em relação a Carlos Freitas. Pessoalmente adorava ver tanto Couceiro como Norton de Matos no Sporting com um como director desportivo e outro como supervisor de toda a áera de formação e captação de talentos em conjunto com Aurélio Pereira.
Curiosamente noutro artigo o PATO garante que Jesualdo vai deixar o Braga para ir treinar o Belém e Couceiro passará a director da SAD. Acho MUITO estranho Jesualdo deixar o Braga para ir para Belém onde terá menos recursos desportivos e financeiros tla como acho estrenho ver Couceiro abdicar de treinar para voltar a ser director desportivo algo que ele já disse não desejava fazer. Se Couceiro quer deixar de treinar eu ADORAVA velo de volta em Alvalade pois acho que é um homem com muito talento para lidar com jovens e tem ideias muito próprias e vincadas para a área de formação.
Paulo Bento, Luis Norton de Matos e José Couceiro seriam 3 grandes mais valias para o futebol Leonino, prefiro de longe estes 3 do que ver homens como JEB e MRT a liderar o futeobl Leonino.
Quando tiver tempo vou investigar sobre quais os jogadores inseridos no fundo de investimento e depois digo mais qualquer coisa.
Saudações Leoninas.
André