O Pato

Tenho por hábito ler os 3 jornais desportivos filtrando o mais rápidamente o que interessa e não interessa. Procuro ler tudo o que diga respeito ao Sporting, camadas jovens, jovens valores a despontar em outros clubes, informações económicas de contractos televisivos, marketing, sponsoring, etc. A seção de desporto do Expresso por vezes também traz informações interessantes.

Nenhum jornal é infalível mas ao fim de muitos anos para mim a minha referência é “O Jogo”. A “Bola” é mais ou menos e o “Record” é francamente mau é uma autêntica coleção de palpites e jornalismo de investigação bastante maus. Óbviamente nenhum é prefeito mas prefiro “O Jogo” gosto do formato, etc.

Hoje na seção “O Pato” que é uma espécie de seção onde anonimamente dão uns palpites e boatos que não são ainda factuais li uma coisa interesante.

Todos sabemos que Sérgio Abrantes Mendes supostamente tem o “backing” de uma entidade bancária. Segundo FSF estes apoios de SAM estariam na disposição de injectar 15 milhões de Euros no Sporting (sobre que condições?).

Hoje no PATO surge a ESPECULAÇÃO.

A entiodade bancária é o BANIF, que como sabem é o banco que investiu no fundo de jogadores. Não tenho de momento a informação disponível mas creio que não será o único banco que investiu no fundo de jogadores.

Segundo me lembro José Couceiro foi o grande arquitecto deste fundo sendo ele a escolher jogadores dos 3 grandes e do Boavista para integrar este fundo. Lembro-me de memória que jogadores como Luis Filipe, Niculae, Saleiro, Helder Calvino, etc fazima parte do lote selecionado.

O PATO diz que Luis Norton de Matos foi o homem responsável pela seleção de jogadores do fundo (talvez o Couceiro tenha trabalhado para o fundo de outro banco?).

Pergunto a mim próprio se isto não irá criar um enorme conflicto de interesses? Se o BANIF tiver no seu fundo jogadores leoninos não irão eles pressionar SAM a vender esses mesmos jogadores para poderem rentabilizar o fundo em troca dos tais 15 milhões?
Masi preocupante para mim depois de ver a proposta de FSF chumbada é que sei que SAM entre vender imobiliário e vender jogadores irá claramente vender jogadores, aliás ele próprio já disse que prefere vender jogadores e com esse dinheiro ir buscar mais jogadores mais baratos voltando o Sporting aos tempos de vender Ronaldos para ir comprar Silvas/Polgas/M.Sergios/Claytons/Tingas, etc.

O PATO diz também que embora Paulo Bento possa ser o treinador de SAM ele não disse que conta com Carlos Freitas e ai pode estar a porta de saida para Freitas e a porta de entrada para Luis Norton de Matos para director Desportivo Leonino de acordo com o PATO.

Falo por mim, quero Paulo Bento como treinador, não tenho nada contra Carlos Freitas mas acho que tanto Norton de Matos como José Couceiro são pessoas de grande competência e que na área de formação e melhor aproveitamento de jovens talentos são sem dúvidas mais valias em relação a Carlos Freitas. Pessoalmente adorava ver tanto Couceiro como Norton de Matos no Sporting com um como director desportivo e outro como supervisor de toda a áera de formação e captação de talentos em conjunto com Aurélio Pereira.

Curiosamente noutro artigo o PATO garante que Jesualdo vai deixar o Braga para ir treinar o Belém e Couceiro passará a director da SAD. Acho MUITO estranho Jesualdo deixar o Braga para ir para Belém onde terá menos recursos desportivos e financeiros tla como acho estrenho ver Couceiro abdicar de treinar para voltar a ser director desportivo algo que ele já disse não desejava fazer. Se Couceiro quer deixar de treinar eu ADORAVA velo de volta em Alvalade pois acho que é um homem com muito talento para lidar com jovens e tem ideias muito próprias e vincadas para a área de formação.

Paulo Bento, Luis Norton de Matos e José Couceiro seriam 3 grandes mais valias para o futebol Leonino, prefiro de longe estes 3 do que ver homens como JEB e MRT a liderar o futeobl Leonino.

Quando tiver tempo vou investigar sobre quais os jogadores inseridos no fundo de investimento e depois digo mais qualquer coisa.

Saudações Leoninas.

André

André,

vamos a um banho de realidade…

Quem escreve o Pato é o António Tavares Teles, tripeiro assumido.

Os donos do pasquim que tanto gostas são os irmãos Oliveira, se o alienamento de capital da SAD tivesse por nós sido autorizado, por esta altura já os mesmos teriam reforçado a sua posição na SAD que é de 11%, para nºs perto dos 29%, isto está negociado há muito tempo.

Não tenho qq problema com os Oliveirinhas na SAD, um deles até é grande lagarto e tem uma placa com uma frase sua na nossa historia.

O que se põe aqui é mesmo o facto desse jornal, seja pelo Pato, seja pelos outros “boys”, não ter parado de fazer publicidade a pipinho desde que ele apareceu com o projecto.
Seja que candidato for apareça, vai ser desacreditado, neste caso é SAM pq é ele a hipotese mais forte da oposiçao.

Se o banco é o mesmo do “trust de jogadores”, (parece-me que há mais entidades envolvidas), só tem interesse em ver os jogadores valorizados, como tal não vai pressionar ninguém levianamente para vender jogadores.
Logicamente será preciso vender algum perante este cenário, com ou sem venda de patrimonio, desenganem-se os mais optimistas.
Concordo no entanto que NESTE MOMENTO, se vendam jogadores em vez de património, e se continue a apostar na Academia para manter a equipa, repare-se que a formação do SCP dá para vender para os colossos europeus, reforçar os nossos rivais e ainda manter a equipa na corrida pelo titulo, este é o unico caminho a tomar.

Se a pergunta de Soares Franco sobre o patrimonio, se referisse apenas e só ao Capital da SAD, garanto-te que os meus 4 votos teriam ido para o sim…

SAM, terá uma entidade financeira a seu lado que se propoe a injectar 15M no SCP, eu pergunto, para que? Se for para guardar para uma hora de aperto em que precisem desse dinheiro para fazer face a problemas de tesouraria, fico mto agradecido, se é para estoirar em Wender, J.Alves, Deivid e Koke, não muito obrigado.

Há muita coisa a pensar aqui, nao julgues as noticias so pelo que les, e muito menos o Pato… Credibilidade é zero…

P.S- No dia em que Norton de Matos entrar para o SCP outra vez, o mais provavel é ir lá entregar o cartão de sócio…

Vai para aí uma grande confusão.

Primeiro, como já escreveu o Inci, há que olhar com olhos de ver para o que é o pasquim em causa. O pasquim do norte pertence aos Oliveirinhas, que por sua vez são também donos da Sportinveste, que por sua vez é accionista de referência da Sporting, SAD, cujo capital FSF prometia abrir no seu “projecto”. Acresce que são conhecidas as relações privilegiadas entre a redacção do jornal e um certo funcionário do Sporting, por sinal aquele cujo lugar tanto preocupa o Pato.

Assim se percebe o porquê de ser justamente o pasquim do norte o verdadeiro órgão oficioso da candidatura de FSF, com apelos nas colunas de opinião, insultos velados à oposição e aos sócios da “minoria de bloqueio” e entrevistas diárias a “notáveis” que apoiam o Projecto.

Dito isto, desmistifiquemos.

Primeiro, SAM falou no apoio de uma entidade bancária estrangeira. Para grande desgosto do presidente do seu governo regional, a Madeira ainda não é independente, pelo que não será de presumir que se trate do Banif. Mas isto é o que menos importa.

Dando de barato que é o Banif, a verdade é que este não tem neste momento qualquer fundo de jogadores a operar. O Banif assegura a gestão do fundo de pensões do Sindicato de Jogadores, e tem em embrião um fundo de jogadores com características distintas do actualmente existente. Este projecto tem de facto o Norton como responsável técnico, mas aparentemente irá apostar em jogadores até 16 anos de idade.

O fundo que investiu em jogadores do Sporting chama-se First Portuguese Football Players Fund, que de facto teve a assessoria do Couceiro até este ir para o Porto. Diga-se que este fundo pertence ao Grupo Orey, que por sua vez trabalha com- adivinhem- o BES. E depois a promiscuidade é do SAM com o Banif… :roll:

Quanto à tua preferência por Norton de Matos e Couceiro no Sporting… nem sei o que diga. Hás-de me explicar onde é que eles exibiram essa competência na formação e aproveitamento de jovens. Para mim o Couceiro é um balão cheio de ar e o Norton… enfim, digamos que se é para vir ele, é melhor deixar lá o Cácá.

Quanto à tua preferência por Norton de Matos e Couceiro no Sporting... nem sei o que diga. Hás-de me explicar onde é que eles exibiram essa competência na formação e aproveitamento de jovens. Para mim o Couceiro é um balão cheio de ar e o Norton... enfim, digamos que se é para vir ele, é melhor deixar lá o Cácá.

Nem mais. Esses dois, especialmente o norton, bem longe de alvalade!

O Couceiro foi o responsavel pela vinda do Carlos Manuel e pela incrivel limpeza de balneario. :roll:
O Norton de Matos fartou-se de desviar jovens do Sporting.

De facto sao os maiores. :roll:

E quantos a estes dois voltarem para Alvalade é o meu adeus como sócio.
E de certeza que nao compraria o bilhete de época.