O negócio das "comissões" no futebol - alguém perg

Já não me lembro se o Avantix mas alguém perguntava o outro dia afinal como funcionava esta coisa das comissões e das negociatas com jogadores de bola.

Nem de propósito, no blogue que recentemente descobri surge este texto explicativo, publicado em Novembro, na altura da coboiada SCP - Veiga em torno do “custo zero” JVP. Leiam e percebam finalmente uma das formas como isto é feito (curiosidade: reparem na frase “obrigação de distribuição”, lá para o fim).

A FUGA DO CACAU

Ainda sobre o caso João Pinto garantiram-me que tudo vai ficar em águas de bacalhau e até o Veiga vai ficar fora da acusação.
As coisas no nosso país funcionam desta forma e não há volta a dar-lhe. O Governo e a Justiça têm um medo que se pelam dos homens do futebol e quando há indícios de que algo pode ferir o poder instituído, não interessa o espectáculo dado antes, o escândalo e a vergonha. Deixa-se falar do assunto por uns dias e mais uma vez ninguém vai ser acusado.
O Veiga diz que tem documentos e que os vai jogar na hora certa e o Sporting já os jogou, mas fez bluff.
Dos 4,2 milhões que ninguém sabe ao certo para que serviam e o que é que pagou, só se vai saber que o João Pinto é um homem cheio de sorte. 5 anos depois de ter assinado o seu contrato com os leões, estes descobriram que ainda não lhe tinham pago cerca de 900 mil euros e ao contrário do que normalmente fazem, quando devem alguma coisa a alguém, foram ter com o jogador e quase o obrigaram a aceitar aqueles míseros milhares de euros.
Em relação è expectativa que todos alimentam e que tem como pano de fundo as ameaças de Veiga, também podem ficar descansados porque tudo funciona desta forma:
Todos sabemos que anda por aí muita gente a receber comissões da venda de jogadores, mas quando isso acontece os dinheiros são entregues em moeda viva e essa não fala. Por acaso não estão à espera que alguém tenha assinado um recibo ao Veiga de recebimento de comissões, pois não?
Por outro lado também sabemos que alguns desses pagamentos são feito através de offshores. Também aqui tudo funciona com a máxima segurança.
Isto é apenas um exercício de uma mente que sabe como elas se fazem. È apenas um exemplo explicativo de como funcionam situações como esta.
Imaginem que os 3,3 milhões de euros eram para pagar comissões e inicialmente foram depositadas numa conta do Veiga e este por sua vez ficaria na obrigação da distribuição. Esse dinheiro tinha duas formas de ser distribuído: ou se fazia em nota viva ou através de um depósito numa offshore. Em dinheiro vivo ninguém fica com prova nenhuma. Mas, imaginemos que os comissionistas já estão muito habituados a negócios destes, principalmente efectuados com jogadores, clubes e empresários estrangeiros. Nestes casos, ninguém se desloca a um país diferente para ir buscar a fruta em cacau vivo. O depósito é feito numa offshore que normalmente está em nome de uma pessoa que ninguém conhece e o rasto perde-se. Um dos grandes peritos neste tipo de negócios é Luciano d’Ónófrio e já tem várias acusações nesta área

.

Oh Mauras, muito honestamente, quem entende que só deve criticar com provas factuais, não é por ler um tipo (ou tipa) qualquer que escreve num blog que vai ficar convencido.

Esta comunidade “conhece-se” há vários anos, algumas das “ligações” entre foristas e pessoas ligadas ao futebol são mais ou menos conhecidas, mas esse facto não é suficiente para convencer quem confia nos dirigentes, achas mesmo que serão esses textos que conseguem a proeza?

Olha, melhor que isso, só mesmo o discurso e o percurso do actual presidente!

Ainda sobre o caso João Pinto garantiram-me que tudo vai ficar em águas de bacalhau e até o Veiga vai ficar fora da acusação. As coisas no nosso país funcionam desta forma e não há volta a dar-lhe.

Este parte, onde alguem diz que alguem lhe garantiu é o exemplo tipico do português tipico… :roll:

O diz que disse que alguem garantiu, normalmente um primo que tem fontes internas bem informadas.

Quanto um jogador têm o passe na mão, vende esse passe da mesma maneira que o clube o vende, tentando fazer o melhor negocio ele e o empresário(s).

Pacheco Pereira disse que 90% dos blogs são lixo, só peca por defeito…

Caro, esta citação não visa acusar nenhum caso em específico mas explicar como é que funcionam as negociatas do futebol. Por acaso aqui a referência é ao caso JVP, mas se reparares o autor fala em tudo em sentido hipotético. O que interessa neste excerto é perceber como é que funciona, e como é possível distribuir dinheiros entre intermediários sem que essas massas sejam identificadas, pelo menos com facilidade.

Quanto aos textos que venho citando se os estou a citar é porque trazem algo novo. Aconselho-te a ti e aos outros uma visita aos arquivos deste blogue. Para já o blogue não fala só (e maioritariamente sequer) do Sporting, e depois é curioso reparar como está lá tanta coisa que se falou aqui nos últimos anos.

Aliás é de aproveitar porque o seu autor, pelo que ouvi um clássico da escrita anti-sistema, tem estado freneticamente activo escrevendo bastante desde que Carolina Salgado deu um empurrão ao apito dourado.

Por acaso não estão à espera que alguém tenha assinado um recibo ao Veiga de recebimento de comissões, pois não?
Por acaso eu sei de alguém que está... :roll: :D

E eu a pensar que o caso chegou a caso pela falta do recibo de alguem, mas afinal não :roll: :smiley:

Só há uma coisa errada nesse texto em relação ao assunto JVP.

A empresa a quem o Sporting passou os cheques e que consta de todo o processo JVP a tal GoodStone ( entretanto falida ) não era nenhuma offshore, como já informaram as autoridades ingleses.

Ja agora acrescento que o José Veiga, tinha várias empresas em seu nome, e era atraves delas que movimentava as verbas que recebia das transferencias dos jogadores, facturando as comissões à Superfute e assim fugindo aos impostos. Estas empresas tb sediadas em territorio ingles chamavam-se Super Sport Limited e a Super Soccer Company.
Como seria de esperar todas elas já faliram. Aliás é por causa destas negociastas que o Fisco exige de Veiga 3 milhoes de Euros.

Esse senhor e honesto de mais como e que ele pode estar implicado em algum caso sujo?
Quem o ouve parece que ele e o homem mais honesto do mundo.

“Deus e grande”

Como seria de esperar todas elas já faliram. Aliás é por causa destas negociastas que o Fisco exige de Veiga 3 milhoes de Euros.

A tal falta dos “recibos” :lol:

A empresa a quem o Sporting passou os cheques e que consta de todo o processo JVP a tal GoodStone ( entretanto falida ) não era nenhuma offshore, como já informaram as autoridades ingleses.

GoodStone essa Nuno que está no nome de um cavalheiro inglês que ninguém conhece nem consegue contactar, fazendo lembrar o cavalheiro que era dono da empresa proprietária do iate Lucky me, por acaso na mão de V&A.

Transparente? A maneira “diferente” de estar no futebol?
Yeah, right…

O que mais me choca no meio disto tudo é o Sporting, viu sair dos seus cofres 4,2 milhoes de euros (!!!) por um jogador sem contrato…nao há pachorra para isto!

Haviam de ir todos presos, concerteza pactuaram em desvios e comissões para os interveniente do negocio. Será que não há nenhum Sportinguista com capacidades para gerir o clube, e que não olhe aos interesses pessoais?!

O Sporting nao ganha nada à custa destes senhores…

O que mais me choca no meio disto tudo é o Sporting, viu sair dos seus cofres 4,2 milhoes de euros (!!!!!!!!!!) por um jogador sem contrato...nao há pachorra para isto!

Haviam de ir todos presos, concerteza pactuaram em desvios e comissões para os interveniente do negocio. Será que não há nenhum Sportinguista com capacidades para gerir o clube, e que não olhe aos interesses pessoais?!

O Sporting nao ganha nada à custa destes senhores

:arrow:

Para 75 % dos socios parece que so tem a ganhar com esta corja !

Citação: Por acaso não estão à espera que alguém tenha assinado um recibo ao Veiga de recebimento de comissões, pois não?

Por acaso eu sei de alguém que está…

Proponho um jogo da forca para encontrar-mos o enforcado !!!

Para 75 % dos socios parece que so tem a ganhar com esta corja !

Sabes que nós lembramo-nos dos tempos de “sucesso” e de “contas transparentes” do Sousa Cintra, Jorge Gonçalves … e já conhecemos como dirigentes do Sporting, Abrantes Mendes, Abilio Fernandes. Pessoalmente tambem me lembro do tempo de João Rocha, principalmente quando no Porto surgiu o Pinto Costa como presidente.
Tenho 42 anos, posso ser “carneiro” … mas tenho uma “memória de elefante”.

De facto se BURLADO por um engravatado é sempre melhor do que por um “saloio” Algarvio… :roll:
Contas transparentes auditadas pela BDO??
upa, upa!

Falem do saloio, mas mesmo assim teve a melhor equipa dos ultimos 20 anos.Não ganhamos nada(perdão uma taça de Portugal) mas tinhamos o estádio cheio de sportinguistas.
Agora temos clientesa ir ao estádio e somos tratados como carneiros.

Devolvam a identidade e o clube SFF

De facto se [b]BURLADO[/b] por um engravatado é sempre melhor do que por um "saloio" Algarvio... :roll: Contas transparentes auditadas pela BDO?? upa, upa!

Falem do saloio, mas mesmo assim teve a melhor equipa dos ultimos 20 anos.Não ganhamos nada(perdão uma taça de Portugal) mas tinhamos o estádio cheio de sportinguistas.
Agora temos clientesa ir ao estádio e somos tratados como carneiros.

Devolvam a identidade e o clube SFF

Acho que devias ir falar com a Maria José Morgado, BURLA é crime! Como falas com tanta certeza …
Que eu saiba tambem não ficou provado que o Sousa Cintra burlou o Sporting … levou juros (parece que 21%) pelo dinheiro que colocou no Sporting … isso não é burla … é o que os “teus valores sportinguistas” te ditar na consciência. No que diz respeito à compra de carros usando “os bombeiros” como entidade compradora, venda de acções beneficiando de
“conhecimento privilegiado”, isso não são de “saloio” são mais de “chico esperto”.

Esta corja correu com o Sousa Cintra correu com ele…porque feita a auditoria ao clube existia um passivo de 4 milhoes de contos…passados 10 anos o passivo sao 70 milhoes de contos nas melhores das hipoteses.

Esta corja vendeu os terrenos do velho estadio por 100 contos o mtreo quadrado quando valem 190 a 200 contos.

Esta corja tem como expoente maximo um doutor que se deu ao luxo de dizer que queria um clube sem socios.

Esta corja tem elementos que ganham 3500 contos mensais para para ser gestor de activos e o trabalho esta a vista de todos.

Esta corja foi buscar mais um boy aos correiros que fez 10 dias de trabalho e meteu logo 1 mes de ferias.

Esta corja vendeu o patrimonio nao desportivo a mais uns amigos da malta chegando ao desplante de recusar no caso da secretaria uma oferta superior com uma desculpa esfarrapada.

E por ai em diante…

Quem nao tem dinheiro nao tem vicios…

Deram cabo do Bingo que era um dos melhores que agora o sederam a uma empresa externa nem o bingo e nosso so o nome.

Venderam o patrimonio nao desportivo sem sequer explicarem detalhadamente o valor que o sporting recebia em rendas.

E daqui a um ano estarao a fazer uma assembleia geral para venderam o resto do estadio e a academia…depois ficasse a pagar renda…

O patrimonio desaparece…

O dinheiro desparece…

Ficam as rendas para pagar se houver dinheiro !!!

Sousa Cintra ate pode ser o maior bandido e bronco a face da terra…

Mas tinha muito mais amor ao clube era muito mais sportinguista que esta corja que la esta que e emcabeçada por um doutor que com 50 e tal anos e socio ha menos anos do que em com 29.

Sousa Cintra deu-nos so a melhor equipa dos ultimos 20 anos ou mais…
Deu-nos o melhor treinador que algum dia tivemos de nivel mundial…

Etc,etc,etc…´

Nao percebo com tudo o que se ve a nossa frente ainda existam pessoas que defendam esta corja.

Acho que devias ir falar com a Maria José Morgado, BURLA é crime! Como falas com tanta certeza ...

A impunidade um dia acaba, mais não seja vão por gestão danosa!

Ainda vou ver muito “velho de Alvalade” (não do Restelo) a correr atrás destes FDP.

Esta corja correu com o Sousa Cintra correu com ele...porque feita a auditoria ao clube existia um passivo de 4 milhoes de contos...passados 10 anos o passivo sao 70 milhoes de contos nas melhores das hipoteses.

E qual era o activo? E qual é agora o activo? E o Cash Flow? E o resultado operacional? Num balanço convem olhar para tudo não só para o passivo …

Esta corja vendeu os terrenos do velho estadio por 100 contos o mtreo quadrado quando valem 190 a 200 contos.

Não apareceu ninguem a dar os tais 190 a 200 contos …

Esta corja tem como expoente maximo um doutor que se deu ao luxo de dizer que queria um clube sem socios.

É a sua opinião pessoal, não fazia parte do seu programa eleitoral. Ele acha que é mais vantajoso um clube ser gerido como uma empresa onde uma administração toma decisões sem ter que consultar os empregados do que gerido como uma cooperativa onde as decisões são tomadas pelas assembleias … é a sua opinião, não concordo, mas não acho que a sua opinião seja “ridicula”, “ofensiva”, disparatada". É assim na NBA por exemplo!

Esta corja tem elementos que ganham 3500 contos mensais para para ser gestor de activos e o trabalho esta a vista de todos.

São valores que se pagam no Porto e Benfica, senão mais nesses clubes. São os valores de mercado … os quais tambem me “ofendem”.

Esta corja foi buscar mais um boy aos correiros que fez 10 dias de trabalho e meteu logo 1 mes de ferias.

Não sei de quem estás a falar …

Esta corja vendeu o patrimonio nao desportivo a mais uns amigos da malta chegando ao desplante de recusar no caso da secretaria uma oferta superior com uma desculpa esfarrapada.

Como comprador não comprava um edificio, sabendo que uma pequena parcela era de outrem, alem das complicações burocráticas que isso traz.

E por ai em diante…

Quem nao tem dinheiro nao tem vicios…

Exactamente!

Deram cabo do Bingo que era um dos melhores que agora o sederam a uma empresa externa nem o bingo e nosso so o nome.

Aconteceu com o Bingo do Salgueiros (o melhor do Porto há uns anos atrás), o do Belenenses já teve melhores dias, o do Porto práticamente desapareceu, o do Boavista está às moscas a maior parte do tempo, o do Benfica … nem sei se existe neste momento. O que aconteceu com o Bingo do Sporting não é um caso isolado.

Venderam o patrimonio nao desportivo sem sequer explicarem detalhadamente o valor que o sporting recebia em rendas.

Não sei se o negócio foi bom ou foi mau, sei que foi a única proposta que receberam para todo o conjunto. Se estivesse “ao preço da chuva”, ou fosse “uma mina de ouro” certamente apareceriam muitos mais compradores.

E daqui a um ano estarao a fazer uma assembleia geral para venderam o resto do estadio e a academia…depois ficasse a pagar renda…

Há clubes “maiores” que o Sporting que não têm estádio e academia próprias. Só gosto de falar de coisas concretas e não de especulações.

O patrimonio desaparece…

A nivel de património desportivo, o Sporting está mais rico que há 10 anos atrás, há 20 anos e não posso ir mais longe porque é dificil comparar. A nivel de património não desportivo está mais pobre … mas o tal passivo que tanto te aflige estará menor (tal como o activo), lógicamente com menos passivo, menos juros, logo maiores possibilidades do cash flow e do resultado operacional ser melhor. Se esta é a melhor estratégia … o futuro o dirá … eu acredito que sim …
mas nos negócios (e então com o futebol misturado) nada é garantido.

O dinheiro desparece…

Nestes 10 anos, não me lembro de ver ninguem a rescindir contratos por falta de pagamento, nem fornecedores a “cortar fornecimentos” ao clube, etc.

Ficam as rendas para pagar se houver dinheiro !!!

Haja saúde!

Sousa Cintra ate pode ser o maior bandido e bronco a face da terra…

Mas tinha muito mais amor ao clube era muito mais sportinguista que esta corja que la esta que e emcabeçada por um doutor que com 50 e tal anos e socio ha menos anos do que em com 29.

Não meço o sportinguismo de ninguem, nem faço a minima ideia de quantos anos tem de sócio o Sousa Cintra, o Filipe Soares Franco,
o Jorge Gonçalves … não tenho dúvidas que todos eles são sportinguistas
.

Sousa Cintra deu-nos so a melhor equipa dos ultimos 20 anos ou mais…
Deu-nos o melhor treinador que algum dia tivemos de nivel mundial…

São análises subjectivas, infelizmente a unica medida objectiva que existe … são os titulos.

Etc,etc,etc…´

Nao percebo com tudo o que se ve a nossa frente ainda existam pessoas que defendam esta corja.