Serve o presente tópico para falarmos na aviação, nomeadamente novos projetos de aviação, dados curiosos actuais e históricos, ou, infelizmente, desgraças.
Para já, uma boa notícia (ou não).
Parece que o Concorde está de volta. Fazer 3h à América poderá ser real.
Ah bom, então não é o Concorde. :lol: Não é que não fosse possível voltar ao ares, mas seria caríssimo.
De qualquer forma, quer as restrições operacionais ao vôo supersónico sobre terra, quer o custo do combustível, entre outros factores, colocam bastantes obstáculos a esse projecto, e são a força motriz do estudo dos aspectos técnicos.
Como solução adoptada pelas companhias aéreas é que a porca torce o rabo. Mas lá está, depende do quão inovador seja tecnicamente, de forma a suavizar os problemas colocados pelo antecessor.
Eu, não gostando de viajar, porém sendo um amante da mecânica de um avião, intrigo-me como abandonaram um projeto que tinha tudo para dar certo para voltarem à década de 80.
Felizmente, parece que estão a fazer um novo projeto. Mas é como dizes, até pela pouca repercussão que está a ter em termos mediáticos, parece-me que não existe lá grande interesse por parte de certas empresas.
Claro que não dava para fazer low cost na altura mas com gente com tanta massa por esse mundo fora e com as inovações tecnológicas que entretanto tem ocorrido…
@rocky, não era o Concorde que tinha um problema de desenho e construção que dava problemas, tenho a ideia que era algo relacionado com o trem de aterragem… . Penso que foi isso que ouvi dizer há uns anos pá!
Isso é os elevados custos de manutenção e das viagens claro.
Esse acidente, o ataque ao WTC, os custos operacionais, e os gostos dos consumidores inviabilizaram a continuidade. Mas foram os dois primeiros que abriram as hostilidades.
Sigo o canal de um colega teu brasileiro, muito bom. Vale a pena assistir, grande trabalho que o homem faz. Pena que não tenhamos escala para mais qualidade de conteúdos em Português, faz falta canais temáticos.
Para simpatizantes, aficionados ou curiosos, aqui fica…
Este até é sobre o Air Astana, mas tem muito conteúdo e no blog então nem se fala.
Sim, também interessante. Tens também o Aero por trás da Aviação, a JuHelps (uma piloto bem gira), o aerocast…e mais dois ou três ainda, um de um piloto de helicópteros que não recordo agora o nome.
O que gosto no Lito (do Aviões e Músicas), é que descomplica, como o próprio diz, conceitos técnicos e procedimentos que para um leigo são estranhos e pouco claros.
Além de que o gajo é um contador de histórias nato, um entendido com carisma. Podes estar horas a ouvir que não te maças. (Estás a ver a comunicação e carisma do Varandas? O Lito está no extremo oposto, como naquele filme do Bruce Willis e Samuel L. Jackson…) :lol: