O mito do "jogador contrariado"

É tradicional ler no nosso fórum que “não vale a pena manter o gajo X contrariado”. Esta lógica instalou-se com Jardel e já a li várias vezes nos últimos dois anos relativamente a vários jogadores.

Na minha opinião isso é uma grande treta e provas disso não faltam senão vejamos:

O jogador contrariado com contrato para cumprir está tramado pq:

• só saca transferência ou aumento se o Sporting quiser;
  • caso seja obrigado a ficar tem de trabalhar ou pode sofrer suspensão de salário;
  • um jogador que parte para uma situação de ausência ou falta de aplicação arrisca-se a chegar ao fim do contrato e estar muito menos valorizado;
  • o jogador que parte para a estupidez até ao fim do contrato envia uma “wrong message” a potenciais interessados futuros, que obviamente pensarão “se o gajo faz isto lá tb pode vir a fazer cá”.

Exemplos:
Como exemplo do entalado temos Jardel. Não preciso dizer mais nada. Mega-craque e para muitos o melhor ponta de lança dos últimos anos vejam o que é feito dele hoje.
Como exemplo da realidade temos Ricardo Rocha dos orcs. Anda há dois anos a chorar por aumento ou transferência, mas paralelamente nunca deixou de dar o litro. É bem formado? Não sei, ele não é é estúpido certamente e sabe que a melhor forma de conseguir os seus intentos é trabalhar e bem.

Percamos portanto o medo infundado do “jogador contrariado”.

Concordo plenamente.
Por isso acho k o liedson, o enak e tutti quanti…piquem o ponto.
No caso do liedson…é mais complicado por nao ter cá a familia…mas acredito que ainda vai renovar…caso contrário e senão for coberta a cláusula, toca a trabalhar!

Concordo, mas no caso do Liedson acho que ja deu provas de que e a exepcao a regra. E um jogador estupido que nao olha a meios para pressionar a SAD. Portanto fico na mesma com a minha ja habitual lenga-lenga, Liedson deve sair, por um bom preco, mas deve sair…

Não acho, sobretudo quando se fala que existe uma opção do Sproting por mais um ano.

Até concordo que no caso específico de liedson um aumento faz sentido, pois é um jogador que se destaca dos demais em termos objectivos (produção).

Agora birras para transferência aguente e não chore. Se se armar em parvo daqui a um ano ou dois está nas ruas da amargura.

Tudo muito bonito em teoria. O pior e se a situacao chega ao ponto de causar problemas no balneario. Pelo pouco que se sabe, na ultima epoca o Sporting teve varios problemas no balneario. Eu gostaria que na proxima epoca a coisa nao fosse repetida.

Os problemas de balneário surgem exactamente quando, perante o mau comportamento individual, são criadas situações de excepção e contemporização. Um bom exemplo disso foi o episódio “tomar no cú” que suscitou noutros jogadores a natural reacção do “a mim critica-me e aquele permitiu isto”.

A melhor maneira de evitar problemas de balneário é agir com o mesmo peso e medida em situações de igual gravidade e impor disciplina a jogadores que não têm razão.

Vender jogadores que pedem aumentos ou transferências dá o mau exemplo aos que ficam, de que se chorarem e fizerem birra recebem o que querem.

Neste assunto, concordo a 100% com o Mauras.

...Vender jogadores que pedem aumentos ou transferências dá o mau exemplo aos que ficam, de que se chorarem e fizerem birra recebem o que querem.

Permite-me insistir, mas neste caso não se trata duma simples birra. O Liedson foi muito além disso, metendo até a época em risco. Não se pode comparar esta situação a do Rochembak que estava no calor do momento quando proferiu essas palavras. Acho que é um factor desestabilizante e criador de mau ambiente no balneário e não pode passar com uma simples multa ou algumas palavras mais rispidas. Exige-se professionalismo tanto da parte do Liedson como da parte da SAD, e o professionalismo exige, por sua vez, mão pesada por parte da SAD. Assim seja, porque o Sporting está ao decima de indevidualidades, sejam elas quem forem!

Não há nada como o obrigar a vir e trabalhar. Porta-se mal? vai treinar com os putos.

Os jogadores não são todos estúpidos e o Liedson sabe muito bem (ao contrário do desmiolado jardel) que o melhor caminho caso não consiga mais nada é trabalhar, marcar outra vez muitos golos para ver se capta ainda mais o interesse do mercado.

Um jogador que opta pela rota de colisão e pela falta de profissionalismo acaba por se prejudicar, a não ser que seja muito novo (ex. maniche) e não é esse o caso do liedson. O liedson está a entrar naquela idade que se passa um ano na palhaçada cai no descrédito.

É regressar e bulir, não há pão para malucos.

Face ao acontecido com o fdp16, e à época ainda me lembro da teoria advogada por muitos, basicamente contida no princípio “o que importa é que ele marque um ou dois golinhos no próximo jogo e a gente esquece isso tudo”, é com grande prazer que vejo muita gente partilhando a teoria, no caso Liedson, que nenhum, mas NENHUM mesmo, jogador está acima do Sporting.

Por não ter sido adoptada essa filosofia com o fdp16 muito nos prejudicámos. O mínimo que se exige é que aprendamos com os nossos erros do passado…! :arrow:

Face ao acontecido com o fdp16, e à época ainda me lembro da teoria advogada por muitos, basicamente contida no princípio "o que importa é que ele marque um ou dois golinhos no próximo jogo e a gente esquece isso tudo", é com grande prazer que vejo muita gente partilhando a teoria, no caso Liedson, que nenhum, mas NENHUM mesmo, jogador está acima do Sporting.

Por não ter sido adoptada essa filosofia com o fdp16 muito nos prejudicámos. O mínimo que se exige é que aprendamos com os nossos erros do passado…! :arrow:

Nem mais…

saudaçõe$ leonina$

[i]Concordo, mas no caso do Liedson acho que ja deu provas de que e a exepcao a regra. E um jogador estupido que nao olha a meios para pressionar a SAD. Portanto fico na mesma com a minha ja habitual lenga-lenga, Liedson deve sair, por um bom preco, mas deve sair...[/i]

Morpeus tas adivinhar mais novelas a estrear para o ano. :?

PS- um jogador que nao teem caracter nenhum (é o que demonstra), li uma entreviste dele este mês no brazil (ja tinha postado noutro topic), em que ele diz que ja tinha tudo acertado com o corinthians, e uns dias depois disse na Bola que era feliz no sporting :?: MAS QUE É UMA MÁQUINA DE FAZER GOLOS LÁ ISSO É. E agora ficamos com ele ?

[i]Concordo, mas no caso do Liedson acho que ja deu provas de que e a exepcao a regra. E um jogador estupido que nao olha a meios para pressionar a SAD. Portanto fico na mesma com a minha ja habitual lenga-lenga, Liedson deve sair, por um bom preco, mas deve sair...[/i]
O Deco tambem deu problemas ao porto e no entanto o PC manteve-o no plantel para depois vende-lo por uma fortuna. Estes gajos tem que entender se quer ir para uma equipa rica da Europa tem que jogar bem e dar o litro como o Deco fez.

É vender já…

O jogador contrariado não é um mito caro Mauras, é a realidade, como tal toca a despachar estes parasitas, e a ir buscar reforços que tenham o minimo de caracter e dignidade, P.Androide ja fez prevalecer a sua ideia, ja mostrou que é malandro, agora é tempo de arranjar uma saída airosa e correr com esta escumalha toda trazida por cacá pulso mole…

Não sei, não sei…

acho que esse tipo de política envia a mensagem errada para dentro do plantel e instala a ideia de um clube que cede perante todas as birras…

O Porto foi mestre a gerir isto durante anos, um bom exemplo (Zahovic, Jardel) de como é possível meter meninos na ordem.

O jogador inteligente sabe que se ficar só tem um caminho, o de dar o litro à mesma senão cai no esgoto em termos de valoização e levanta a dúvida em potenciais futuros empregadores. Obviamente que isto vai muito caso a caso mas na minha op. a lei tem de ser a de os contrariar, cedendo apenas em casos em que não existam garantias de sairmos vencedores.

Partindo do pressuposto que existe algum jogador contrariado no plantel, que a meu ver carece de ser provado, penso que os dirigentes têm de ser inflexiveis em relação a eles. Ou são vendidos pelo valor que interessa ao SCP, ou continuam a vestir de verde. E se amuarem, vão para a prateleira.

Senão for assim os clubes de futebol estão nas mãos dos empresários, e estes ao verem sinais de fraqueza por parte dos dirigentes, não perdoaram.
Por isso é de bom tom , marcar posição, de forma firme, como parece estar a acontecer com o P.Andrade.

Também é preciso não esquecer, que qualquer tipo de comportamento menos digno, ou mesmo um abaixamento no rendimento desportivo do jogador em causa, será prejudicial para os 3, clube, jogador e empresário, em virtude da sua desvalorização, situação que não interessa a ninguém.

Cada jogador é uma pessoa diferente e pensa de maneira diferente (embora muitas vezes, como os empresários são os mesmos pensem pela mesma :evil: ), e por isso não se podem comparar os casos como sendo todos iguais.
Jardel foi o Jardel, o Liedson é outra conversa e o Enak outra.

O que não pode acontecer é o PA, mal chega dar um murro na mesa e depois começar a vender tudo. A imagem com que ficaria seria a de que apenas teria garganta e chegando à hora da verdade cedia.

Uma imagem péssima e que não traria o respeito de ninguém. E para o ano voltariam a aparecer outros casos.