O "meu" discurso de tomada de posse

Todos nós temos uma ideia do que queríamos para o Sporting e do que esperamos do nosso candidato. Ninguém entre nós deseja o estado de caos para um Sporting decrépito que muitos anunciam. Por isso, decidi escrever (depois das longas insónias desta noite) aquele que seria o discurso que eu gostaria que o novo presidente proferisse a 23 de Março quando tomasse posse. Desafio-vos a fazer o mesmo, mais não seja por tópicos. Aqui fica o meu.

"Sportinguistas,

Vivemos tempos difíceis. O Sporting, como o vemos hoje, não é o mesmo clube que nos habituou a ter alegrias e contagiou os nossos antepassados com uma paixão impossível de resistir. Não vos vou mentir, a situação é muito difícil. Não vos vou mentir, estamos a atravessar um momento decisivo que irá definir o futuro que queremos para o clube.

Quando me candidatei, fi-lo não apenas pela enorme paixão que sinto pelo Sporting, mas também pela confiança na responsabilidade, competência, disciplina e rigor que eu e a equipa que escolhi partilhamos. Sabemos que o caminho não vai ser fácil, sabemos que não podemos exigir resultados imediatos, mas há algo de que nunca abdicaremos. O Sporting tem de ser um clube, o Sporting tem de manter a sua honra, o Sporting tem de continuar a suscitar as mesmas emoções que nos fizeram abraçar este clube.

Todos juntos teremos um papel fundamental no reerguer do Sporting. Todos, dirigentes, sócios e adeptos, temos de perceber que só juntos poderemos fazer a diferença. Teremos de o fazer a uma só voz. Não nos podemos prender apenas à imagem do passado e esperar que da noite para o dia o Sporting regresse ao lugar que merece.

Não fomos uma campanha de promessas surreais. Também não teremos um mandato de promessas surreais. Mas há algo que vos posso prometer, e sei que a minha equipa partilha esta ideia comigo, que posso garantir que o vamos fazer. Vamos melhorar! Vamos fazer melhor do que este ano, vamos recuperar o orgulho, vamos garantir já esta época o esforço, a dedicação e a devoção. Estou certo que ao fazendo isto, a glória será uma questão de tempo.

Temos de nos saber adaptar a uma nova realidade. Falhar as competições europeias é um percalço irrepetível. Não se coaduna com o espírito e a grandeza do Sporting Clube de Portugal. É essa a promessa mais específica que vos fazemos: por muito trabalho que tenhamos pela frente, em 2014 estaremos nas competições europeias. É lá que pertencemos.

Nenhum de nós está feliz com este insucesso. Nenhum de nós poderá estar satisfeito com esta situação. Mas temos de aproveitar este fracasso como um momento de aprendizagem e uma forma para explorar as vantagens. A partir da próxima época, teremos de ser um clube como a maior parte de nós guarda na memória. Com menos jogos a meio da semana, faremos valer a nossa influência para garantir que os jogos sejam sempre ao fim-de-semana e a horas que permitam que o Sporting Clube de Portugal seja verdadeiramente um clube de Portugal. O Sporting só se reerguerá se tiver o apoio de todos os adeptos e sócios, do Norte ao Sul, do interior ao litoral, passando pelas ilhas e pelo estrangeiro. Todos juntos vamos ter sucesso. É essa a minha convicção e espero que a partilhem comigo.

A onda verde vai voltar. Seremos dignos e entusiastas. O plantel terá todas as condições desta direcção para desempenhar o seu trabalho de forma profissional e sem preocupações. O Sporting Clube de Portugal honrará todos os seus compromissos para com os jogadores e em retorno estamos certos que os jogadores responderão com o profissionalismo que este lugar exige.
O plantel será um motivo de orgulho. A crise desta temporada permitiu-nos perceber, sem margem para dúvida, de que temos uma geração verdadeiramente preciosa acabada de sair da formação. Dá-nos a confiança necessária para adoptar a redução do plantel sénior que tínhamos pensado. Com 20 jogadores e uma estrutura profissional dedicada e competente, estamos convictos de que a competitividade vai aumentar, a motivação vai ser a palavra de ordem e todos terão a oportunidade para mostrar o seu valor, sem esquecer que existe uma equipa B cheia de jovens talentosos e com a ambição de poder chegar ao plantel principal.

Vamos ser transparentes com os sócios. Não temos nada a esconder. Não podemos continuar a gastar dinheiro que não temos. E não vos vou mentir, a redução do plantel terá também uma importância decisiva na redução das despesas. Não vos quero maçar com números, até porque peço-vos para terem a certeza que temos pessoas responsáveis para o lugar, mas gostava de vos mostrar como a medida nos permitirá manter a competitividade e reduzir a massa salarial de forma gradual.

A crise não é apenas no futebol. O país também se tenta reerguer e como sabem, há uma diferença enorme entre o salário bruto e o salário limpo dos nossos jogadores de futebol. Com 48% de taxa, os jogadores perdem quase metade daquilo que o Sporting lhes paga. Um jogador que receba 500 mil euros por ano implica que o clube lhe pague cerca de um milhão de euros. Num plantel com vinte jogadores, se a média for esta, teremos um esforço anual de vinte milhões de euros. Garanto-vos que a média será mais baixa e que todos os jogadores terão a motivação necessária para corresponder dentro de campo e que serão recompensados de acordo com a sua entrega e desempenho. E que os custos com o pessoal vão cair gradualmente de forma a sermos sustentáveis.

Prometo-vos que daqui a um ano estarei aqui para falar com todos outra vez. Vamos festejar o nosso sucesso e estabelecer novas metas, sempre numa filosofia de transparência a dedicação total aos sócios e adeptos que querem, tanto como nós, o melhor para o Sporting Clube de Portugal. Não nos limitaremos a ser a direcção dos sócios que votaram em nós. Seremos a direcção de todos os sócios, a direcção de todos os adeptos, a direcção de todos os simpatizantes. Vamos recuperar o orgulho de ser sportinguista e honrar todos os leões que já morreram e que continuariam a desejar que o clube fosse um exemplo de sucesso. É também por eles, pelos nossos avós, pais, familiares e amigos, que assumimos o compromisso de devolver o Sporting Clube de Portugal ao lugar que merece.

O Sporting Clube de Portugal foi um grande clube! O Sporting Clube de Portugal é um grande clube! O Sporting Clube de Portugal continuará a ser um grande clube!

VIVA O SPORTING!"