O meu diário de trading

Boas ao fórum.

Em primeiro lugar, gostava de pedir à moderação para intervir caso pensem que o tópico está mal localizado/inútil/inadequado para o nosso fórum.

Em segundo lugar, iniciava então a explicação deste meu projecto. Como alguns frequentadores do tópico das apostas podem saber, eu sou neste momento um trader profissional, ponderando seriamente continuar a fazê-lo exclusivamente e titulo de profissão durante a minha vida.

Iniciei-me no trading há já 2 anos, e fiz o ano passado um curso que muito me ajudou a evoluir e conseguir obter a consistência nos resultados que tanto desejava e que é fundamental para a profissionalização.

Porém, comecei por baixo, como a grande maioria dos traders, sendo que a primeira vez que me apercebi que poderia fazer disto vida foi quando, em apenas 5 dias, transformei 7€ em 150€. Durante o meu percurso, senti sempre a falta de uma plataforma onde os iniciantes, como eu na altura, pudéssemos perceber a mecânica da evolução com bancas pequenas e encontrar aí a motivação e a prova provada de que é possível viver do trading começando com uma banca e stakes bem abaixo dos milhares que os profissionais habitualmente mostram.

É nesse sentido que inicio, agora e neste espaço, o projecto “O meu diário de trading”. Começando com 20€ na banca, pretendo conseguir demonstrar que é possível fazer muito do pouco, debatendo algumas das minhas técnicas (aquelas que, ao revelar, não violem o conteúdo do curso que fiz e pelo qual paguei), e estando sempre disponível para analisar os jogos e responder a quaisquer dúvidas que possam ir surgindo.

O meu desporto preferencial de trabalho é o futebol e raramente trabalho fora do match odds. A data oficial de início é 10/07/2015 e as actualizações serão feitas ao ritmo do meu trabalho. O balanço da banca pode ser feito semanal ou mensalmente, consoante o que aqueles que me acompanharem preferirem.

Novamente repito que, se a moderação achar que o tópico está desposicionado ou não é adequado neste fórum, intervenha.

Boa sorte com o projecto :great: :great:

Vou seguir. Já havia decidido trocar as apostas tradicionais pelo trading e por isso o teu tópico vem mesmo a calhar.

Estou por fora do que é o trading, podes explicar ?

O trading é basicamente, no meu entender, a utilização de uma ou várias metodologias, de forma disciplinada, nas apostas desportivas. Existem várias maneiras de o aplicar, das quais destaco o “trading-punting”, que caracterizo por análise de jogo e colocação de dinheiro no cenário que, em concreto (e não em abstracto), parece mais provável de acontecer durante um lapso de tempo e o “trading estrito”, que se caracteriza por entrar e sair rapidamente de um mercado aproveitando a flutuação normal das probabilidades de golo num jogo de futebol (por exemplo, as probabilidades de golo parecem (parecem, e não são) maiores num livre, logo a odd que nos pagam é menor se apostarmos nessa equipa nessa altura. Passado o livre, dá-se uma flutuação para cima.)

No próximo post, para não ficar tudo encavalitado, apresento o primeiro jogo deste meu diário.

Obrigado.

Para hoje escolhi apenas um jogo, pois tive um dia cansativo física e emocionalmente.

Na partida que trabalhei jogaram Ceará e Criciúma, da 2ª liga brasileira, um campeonato que acompanho muito e tenho bem estudado.

Uma análise rápida pré-live mostrou-me que o Ceará era favorito, com odd a 1.7. Naturalmente, antes do início do jogo isto para mim pouco importa.

Apenas um dado: o melhor marcador do Ceará, Marinho, que tem cerca de 50% dos golos da equipa na liga, saiu esta semana para o Cruzeiro. São detalhes que podem ajudar, como vou explicar adiante.

Iniciado o jogo, vejo o Ceará com muita posse de bola e bastante ofensivo. Poderia ser um sinal de que merecia o back. Porém, interpretei de outra maneira. Faltando lá a referência, o Ceará não era objectivamente perigoso, abusando do cruzamento e do passe para o lado mas de forma inconsequente. Comecei a introduzir stakes contra o Ceará, usando apenas 1€ de cada vez (o software permite essa stake).

Durante um livre perigoso a favor do Criciúma, aproveitei para fechar algumas das stakes, devido à subida indevida da odd, que eu sabia ir baixar a seguir ao livre.

Assim que passou o momento, e já com alguns cêntimos de lucro, continuei a mandar 1€ de cada vez para o mercado em lay. Até que, face ao pouco perigo criado pelo Ceará, o Criciúma mostrou a eficácia necessária, fazendo o 0-1. Tinha uma responsabilidade total de 5€ na altura, apanhando uma green de 2,42€. O jogo ficou trabalhado, fechei a stream e não olhei mais para ele.

Entretanto o Ceará empatou, mas como eu não estava já a analisar o jogo, pouco me importa.

Este jogo é óptimo para começar, pois mostra que, mesmo que uma equipa esteja a dominar a posse de bola, o que interessa é o perigo objectivo que criam. Ter bola e não conseguir remates perigosos mostra falta de soluções. Se quem a mostra é o favorito, melhor ainda. 2,42€ pode parecer pouco, mas são 12% da nossa banca. Num tempo de exposição minímo, e em apenas um jogo. No total, trabalhei cerca de 15 minutos para ganhar este dinheiro.

Boa sorte! :great:

[member=4786]Mr23, vem aqui dar umas dicas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Boa sorte :great:
Irei acompanhar o teu tópico :beer:

Boa tarde a todos. Para hoje, vou deitar um olho à final feminina em Wimbledon, apenas porque tenho identificado um padrão nos jogos da Serena (1º set geralmente perdido, reviravolta depois).

Além disso, farei um jogo da Série B do Brasileiro às 20h30 (ainda não decidi qual) e o Grêmio - Vasco da Gama às 22h30. Se sobrar energia e vontade, à 01h00 da madrugada escolherei entre o Bahia - Oeste (Série B) ou o Ponte Preta - Atlético Mineiro (Série A).

Até logo e bons trades a todos.

EDIT: Serena quebrada no primeiro jogo de serviço do encontro. Típico. Vou aguardar ainda que a odd suba mais um pouco antes de tornar a entrar.

Interessante. Irei acompanhar, também sou Trader profissional!

Bons greens!

[member=4786]Mr23, eu sei, vi-te até naquela questão da banca comunitária que desapareceu =/

Jogo Williams - Muguruza:

Tal como previsto, a Serena começou o encontro de forma tremida, sendo quebrada no primeiro encontro. Tinha um lay colocado com uma responsabilidade muito baixa (1€), pelo que lucrei pouco com o break. À medida que o set avançou, comecei a notar a Serena mais agressiva e a servir melhor, pelo que comecei a colocar stakes em back à americana. Acabou por recuperar o break para 4-4 e ganhar os 2 jogos seguintes, fechando o set com 6-4. A minha responsabilidade na altura rondava os 7€, pelo que fechámos o jogo com o lucro global de 2,36 €.

é pouco mais de 10% da banca feito no jogo. Em dois dias, com apenas dois jogos e pouco tempo, já ganhámos mais de 20%. Apesar dos valores em € serem ainda reduzidos, a taxa de crescimento está muito satisfatória.

Acompanharei.

Boa sorte. :great:

Obrigado a todos.

Procedendo à actualização do dia até ao momento:

América Mineiro - ABC:

América Mineiro favorito, logo torna-se a equipa a analisar se merece back ou lay. Começaram bem, a pressionar e a criar oportunidades, entre as quais uma bola no ferro. A minha estratégia passou por enviar então stakes em back, optando muitas vezes por não as fechar. Fui apanhado em contrapé num ataque rápido do ABC que deu golo. Fechei posição com prejuízo de 4€ mas continuei atento ao jogo. Uma red não significa necessariamente que o jogo acabe para nós.

No início da segunda parte, vi um América voltar com uma substituição que tornava a equipa mais atacante e incisiva. Com os primeiros minutos da 2ª parte, deu para perceber que o ABC ia ficar encostado às cordas. Entrei em lay ao ABC e também, marginalmente com uma stake pequena, em back ao América cuja odd me parecia desajustada (6.2, a jogar em casa e a encostar o ABC com muito ainda para jogar).

Fechei os lays com o empate aos 52’, e deixei o back em freebet com o lucro que tinha obtido. Acabou por cair o 2-1 aos 72 e fechei por inteiro o jogo nessa altura. Balanço: 8,70€

Náutico - Santa Cruz:

Não planeava fazer este jogo. Todavia, ao intervalo com 0-0, e conhecendo muito bem o Náutico, decidi abrir o vídeo e ver o início para descobrir algum ascendente que merecesse a exposição até aos 60’ (geralmente o meu limite temporal para exposição em apostas de análise de jogo e não de trading puro).

O Náutico entrou muito melhor, mereceu o back, e acabou por marcar logo aos 54’. Balanço: 3,37€

Grêmio - Vasco da Gama:

Um jogo onde cometi um erro, mas não paguei por ele. O Grêmio é o meu “time” de coração, ou seja, o clube brasileiro que apoio. Conheço-os muito bem. Invictos em casa há 15 jogos, recebendo o lanterna vermelha do Brasileirão, acabei por fazer o back antes do início do jogo porque tinha de sair do pc para jantar. Ou seja, não vi o início e fiquei exposto. Não o costumo fazer, mas mesmo com a consciência de que era um erro, tinha muita confiança neste jogo.

O golo acabou por surgir antes dos 60’, pelo que lucrei com ele. De referir que já estava no pc a ver o jogo há muito tempo e sabia, por essa análise posterior, que a minha posição tinha valor. Caso contrário, tê-la-ia fechado, mesmo apoiando o Grêmio. Balanço: 3,21€

Último jogo do dia:

Ponte Preta - Atlético Mineiro

O Atlético a jogar para defender a liderança. As odds estavam muito próximas, com o favorito Atlético a 2.60 e tal. Iniciando o jogo, viu-se muita posse da Ponte Preta mas pouca efectividade, com um Atlético sempre perigoso no contra-golpe. Aos poucos, começou a ganhar ascendente e rapidez no seu jogo. Desde o início fui enviando backs para o mercado devido à tal pouca acutilância da Ponte.

O golo surgiu da bola parada ainda antes da meia-hora. Balanço: 4,68€

Muito bom pdavis. Demonstras muita consistência :slight_smile:

São Paulo - Coritiba

São Paulo favorito, logo é a equipa cujo desempenho importa analisar. O Coritiba começou bem, com pressão alta e a criar dificuldades ao São Paulo na saída de bola. Porém, não criavam muito perigo e, para além disso, quando a primeira zona de pressão era ultrapassada demonstravam muita permeabilidade defensiva.

Posto isto, e apesar de, teoricamente, o Coritiba estar melhor (o São Paulo raramente conseguia construir), achei que tinha valor o back, devido à tal incapacidade demonstrada pelo Coritiba de parar os ataques paulistas nas raras vezes que a primeira zona de pressão era ultrapassada. Além disso, o Coritiba não ameaçava a baliza do Ceni.

Comecei a enviar backs para o mercado, mas antes de ser correspondido todo o dinheiro que queria, o Pato arrancou, ultrapassou as zonas de pressão e conseguiu levar a bola até à área. Assistência para o meio e golo do São Paulo. Posição fechada de imediato. Balanço: 4,23€

Novak Djokovic - Roger Federer

Duelo de titãs para fechar Wimbledon. São estes os únicos jogos de ténis que aprecio fazer, os dos grandes tenistas e com muitos milhões de Euros a circular no mercado.

Aproveitei o facto do Roger ter feito o primeiro break para entrar em back ao Djokovic, com a odd disparada para 2.64. O sérvio quebrou logo de seguida e acabou por ganhar o 1º set, altura em que fechei as stakes todas. No 2º set, aproveitei a troca de set points no tie-break para ir fazendo lay/back, uma vez que o set point era invariavelmente no serviço do adversário. Saí do jogo nessa altura, porque tinha de sair de casa. Balanço: 5,47€

Flamengo - Corinthians

Mais um jogo em que andei muito contra o mercado. O Flamengo começou com muita bola e a rondar a área adversária. Porém, o verdadeiro perigo só surgiu num corte defeituoso do Corinthians após um erro na saíde de bola, que quase dava autogolo.

A verdade é que o Flamengo tinha mais bola, atacava mais, mas o perigo não andava verdadeiramente lá. Já o Corinthians armava alguns bons contra-ataques, embora também escassos. Posto isto, optei pelo lay ao Flamengo, e fui colocando bastante dinheiro, tendo em conta a banca disponível. Numa perda de bola do Flamengo, o Corinthians lançou um ataque rápido em que o Elias (sim, esse), isolou o Vágner Love. Este falhou mas o Elias concluiu com um belo chapéu. Trade fechado. Balanço: 7,60€

Cruzeiro - Goiás

Neste jogo não tive muito que fazer. A meio da primeira parte o Cruzeiro tinha cerca de 75% de posse de bola, com boa movimentação e fio de jogo atacante, e o guarda-redes do Goiás já tinha tido 2 ou 3 boas intervenções.

Face a este cenário, foi só colocar backs no Cruzeiro e aguardar. O golo chegou aos 38’. Balanço: 4,50€

Muito boas análises e grande consistência, vou seguir este teu “log”. Já agora, posso-te enviar uma PM a perguntar qual o curso que frequentaste?

Mais um “discípulo”… :clap: