O Melhor Plantel

Não sei se fará sentido criar este tópico ou se é este
o sítio mais indicado. Se não é, desculpem e removam…

Fala-se muito da qualidade dos jogadores e dos plantéis adversários.
Confesso que também joguei “aquele” jogo quando era mais novo,
O primeiro só se arranjava do campeonato italiano, e tinha “aquela”
equipaça do Milan! Compreendo quem não goste, mas pessoalmente,
acho mais fácil comparar, através de gráficos e diagramas.

Esta é a minha apreciação e serve apenas como ponto de partida à
conversa, até porque irão continuar as tranferências. Sou mais “duro”
com os centrais e pontas de lança. Tendo como base a época anterior,
a cor predominante representa o “valor” do jogador e as restantes,
o que talvez possa atingir ainda esta época.

Não me parece que exista grande diferença entre os 11, agora,
que o mercado ainda não fechou. Ainda assim parece-me que o
deste Sporting é o mais equilibrado. As codornizes não têm defesa
esquerdo e os texugos têm problemas com os avançados, espero
eu :slight_smile: Na pedreira é em geral mais fraco, mas são equilibrados e
podem melhorar com o banco:

Em Relação aos suplentes, o que falta mesmo é um ponta de lança
e/ou um 10 para fechar o plantel. Não vale a pena vender nada.
O plantel não é assim tão grande quanto isso. Não se vão aproveitar
dos empréstimos à 1ª Liga porque votaram contra? Bah…

Os centrais do mesmo nivel dos titulares. Bons e variados médios centro
Excelentes opções para extremo, com possibilidades de melhorar o ataque.
Tudo sem contar com os azares… Parece o melhor plantel desde há uns
aninhos e, apesar de enterrados em dívidas, não gastámos tanto quanto
isso. De salientar a qualidade da equipa B. Espero que para o ano não
voltem às compras e aos saldos sem mais nem menos.

Os Lilases têm jogadores jovens e promissores
nos três sectores, com destaque para James Rodriguez
no centro. Rolando de fora tratar-se-á duma provável transferência.

Os defesas galinhas nem merecem comentários.
Médios bons, sem excesso e…12 possíveis avançados suplentes,
dos 3 titulares. 15 parece muito milho.

Os picaretas mais uma vez equilibrados, com bons médios e
maior variedade de pontas de lança que nós…

Espero que sirva de debate e se possa ir actualizando a lista.

Cordealmente

Romão

Gosto bastante do nosso plantel deste ano (apesar da óbvia falta de mais um avançado de qualidade e, talvez, tal como referiste, de um 10) e, na minha opinião, é claramente um dos melhores dos últimos anos (senão o melhor) e não fica a dever muito ao dos nossos adversários diretos. Penso que o nosso problema não está aí…

Os plantéis de Benfica e Porto estão incrivelmente underrated. Aliás, diria mesmo que punha mais um “quadradinho” em quase todos os jogadores do 11 portista.

É claro que tudo depende da dinâmica da equipa e da estratégia da equipa em função dos jogadores que se tem. Mas assim de repente:

GR: os 3 grandes estão muito iguais e nivelados por cima. Confesso que o meu favorito é o Hélton, mas a diferença actual entre os 3 é pouca (e o nosso Patrício com larga margem de progressão);
Laterais: Porto na frente, equilibrado entre as duas, Sporting e Benfica «coxos» numa delas (curiosamente, nós na direita e eles na esquerda);
Centrais: vejo equilíbrio, embora tenhamos com o handicap da possível falta de entrosamento imediato
Trinco (se formos jogar com um…): Mais uma vez equilíbrio, mas espero ver o Fito a titular e a dar cartas. Parece-me ter capacidade para se afirmar como o melhor do campeonato;
Centro do terreno: Aqui, onde temos tanto talento, estamos claramente atrás. Talento não implica competitividade e trocava dois ou três por um «carregador de piano». Lucho, Moutinho, Aimar, Witsel, qual deles não seria titular em Alvalade?
Extremos: também saímos por baixo, se avançarmos para o 4-3-3. Os dos nossos rivais fazem a ala, surgem no meio, rematam bastante, finalizam, são referências. Os nossos ou são jovens ou são mais extremos puros (Capel…) ou são lesionados crónicos (Izmailov);
Avançados: Benfica na frente. Cardozo, Rodrigo e Saviola = golos. E quase nunca joga só um de cada vez… Sem saber bem o que vale o Jackson, diria que os pontas do Porto marcarão, pelo menos, tantos golos quantos os nossos (Wolswinkel + ???)

Mas lá está, muito depende da dinâmica e da permanência de alguns jogadores dos 3 grandes (e reforços dependentes disso).

Também acho que essas listas estão pouco imparciais.

Compreendo as críticas.
Mas reconhecendo as qualidades e potencialidade da maioria dos nossos jogadores,
não iam agarrar o lugar se fossem escolhidos por um dos outros e sido vendidos por muito mais que cá?

Pura ilusão. Experimenta tirar os óculos verdes.

A avaliação dos defesas do porto e do benfica está ridícula, desculpa que to diga. Maxi, Otamendi, Maicon, Garay e Luisão com 2 “estrelas”?! Até concordo com o resto mais ou menos, mas agora a defesa…

Desculpa a franqueza , mas confesso que tivesse visto este post num fórum público de futebol apostaria com toda a certeza que esse post teria sido feita por um Sportinguista.

Se acrescentares um quadradinho a todos os jogadores do Porto (apenas meio no Lucho e no Danilo) e um quadradinho a toda a equipa do Benfica (dois ao Garay e apenas meio no Artur, Gaitan e Cardozo), talvez isso tivesse realista.

Quanto à equipa do Sporting está minimamente realista excepto nos centrais que estão extremamente overrated, se já é extremamente grave ilustrares que a nossa dupla de centrais é a melhor dos grandes ainda é mais absurdo dizeres que o Rojo e o Xandão são superiores/podem vir já a ser nesta época ao Luisão, Otamendi, Maicon e principalmente ao Garay.

PS: Quantos jogos viste do Elderson? :xock:

O Luisão, o Garay e o Otamendi são centrais de grande categoria.
As avaliações destes magnificos jogadores está mal feita como é natural.
Mas mais grave é a avaliação do Cardozo.
Equipará-lo ao Ricky só mesmo sendo muito Sportinguista e muito anti-lamp…
Dois Rickis não fazem um Cardozo!
O Cardozo é um jogador brutal, letal, decisivo… Esteja em boa ou má forma significa golos e marca-os de várias maneiras. Seja com os pés de perto ou ao longe à pedrada, seja de cabeça a fuzilar como o SCP bem sabe…
Destroi as defesas com o seu poder de choque, fazendo verdadeiros rasgões e abrindo espaços para os companheiros e para si próprio o que cria condições para inumeros golos que parecem fáceis. Só o são com ele em campo…
Cardozo é dinheiro em caixa.
Se estivesse no SCP era um deus…
Não é um menino loiro tímido e simpático…

Se me dessem a escolher um jogador dos orcs, escolhia este de olhos fechados!
A grande diferença entre o SCP e o slb é precisamente o Cardozo.

Aliás, vai ser giro ver os orcs este ano se o perderem…
mas não tenham grandes esperanças!
Eles sabem da importância de um jogador como ele.
E se sair, vai entrar alguém com as suas características de certeza.
Eles nisto não são atrasados mentais profundos como nós…

Concordo com o que dizes. Mas fiquei tão “escandalizado” com a avaliação dos defesas dos nossos rivais que nem reparei nisso do Cardozo. Dizem que é tosco, que não trabalha, etc…o que sei é que é muito mais matador que o nosso holandês.

Admito que gosto deste tipo de desafios de comparação entre equipas.

Vou tentar não me alongar muito.

Guarda-redes: os três clubes estão bem servidos nesta posição. Parece-me que o Benfica é o clube que mais proveito retira do seu guarda-redes, pelo simples facto de que a equipa deles esteve durante anos a fio sem um guarda-redes que inspirasse confiança.

Defesa: a do Benfica contém a melhor dupla de centrais e o melhor lateral-direito. O Sporting, porque o Álvaro Pereira é uma carta fora do baralho tripeiro, tem o melhor lateral-esquerdo. Mesmo se o Álvaro Pereira estivesse de corpo e alma no Porto, este último não seria superior à solução que o Sporting tem. O melhor central a jogar em Portugal é o Luisão. O homem era já um defesa-central muito bom quando chegou, errando esporadicamente, mas é hoje um jogador muito apurado.

Meio-Campo: o sector onde os três grandes estão muito bem servidos. No entanto, considero que o meio-campo do Sporting é o melhor em Portugal, embora o dos outros dois clubes não esteja muito longe da qualidade do nosso. Qualidade teórica, claro, porque a prática, até hoje, tem apresentado pouco ou nada que nos faça engraçar com os jogadores que nesse sector jogam.

Ataque: se o Hulk ficar, o Porto é o clube com o sector atacante mais forte, mas o homem não deve ficar. Não sabemos ainda o que esperar do Jackson Martinez, e do Cardozo podemos esperar nunca menos de 15 golos somente no campeonato. O nosso avançado necessita de um companheiro de sector. O Ricky, podem confiar neste bitaite que escrevo agora, vai marcar pelo menos 15 golos no campeonato.

Melhores dinâmicas: Benfica, sem dúvida. Se há aspecto em que o Jesus é bom, é o táctico, e as rotinas ofensivas do Benfica são as mais decisivas e dinâmicas dos três grandes. O Porto vale pela cultura de vitória, que é mais forte que nos restantes clubes.

Há certas opiniões acerca de jogadores de outros clubes neste post que me deixam um bocado boquiaberto.

"

Não tenho dúvidas de que há benfiquistas mais inseguros e prontos a por mais defeitos a este jogador do que certos sportinguistas.
Eu não acho o Cardozo nada de extraordinário, sinceramente que não.
E certamente não faz verdadeiros rasgões.
É lento.
Marca bastantes golos, mas também falha muito.

Parece que estás a falar do Benzema ou alguém do género.

Não gostei

Em relação ao tópico acho que o Capel está underrated the forma brutal.
Quase que descredibiliza tudo o resto.

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

Reafirmo categoricamente tudo aquilo que disse.
Mas dou-te razão numa coisa, há muitos lamps que não admiram tanto o Cardozo como eu.
Mas é que não haja dúvidas…
Por isso é que eu concordo com um amigo meu quando ele diz que o adepto de futebol típico português é um símio.
Talvez não seja só o português…

Vêm um jogador que, mesmo sem grande estilo, decide à bruta de todas as maneiras e feitios há anos e anos a fio, mas mesmo assim, não captam a importância…SURREAL!
O homem faz mais do que desenhos. Estão os inúmeros golos dele (muitos ao SCP) no youtube e as estatísticas no wikipedia.
Mas mesmo assim não chegam lá…
Por esses, não se pode fazer nada a não ser ter pena…
Nunca perceberão!
Não vale a pena perder muito tempo a tentar explicar porque quem não perceber à 1ª uma coisa destas, não vai lá mais.
É o mesmo que chegar ao pé de um calhau e dar uma explicação de física.
No final, o explicador perdeu tempo e o calhau continua igual.
Não há palavras, desenhos, videos ou estatísticas que os façam entender…

Voltando ao Cardozo.
Vejo nele um jogador absolutamente precioso.
Alguém que eu, como director desportivo, ABSOLUTAMENTE NUNCA abdicaria de ter num plantel.
Garante golos até mesmo em dias em que não se joga futebol.
Preciso de dizer mais?
Qualquer treinador que não percebesse isto não trabalhava sequer comigo.

É absolutamente essencial nos lamps.
Quando ele não está, os lamps jogam sem pila.
Como nós, aliás…

E equipas sem pila não passam dos preliminares…

Concordo que não estava muito realista, principalmente em relação aos centrais.
Fiz umas pequenas alterações no primeiro post. Acho a opinião sobre o Cardozo muito
exagerada. O Cardozo sempre falhou muitos golos. Claro que marca, é bom e dá jeito,
mas também desespera pela substituição, ao adepto da moela. Por isso nunca o venderam
e só oferecem 14 por ele. O Winkel com os que costuma falhar (alguns) se tivesse as
oportunidades do Cááárdozo durante o jogo não tinha feito números muito diferentes.
Fora a história de ser ano de estreia.

Se não tivesse caido um meteorito na terra há uns milhões de anos os dinossauros ainda andavam aí…

Fazer afirmações dessas é a coisa mais subjectiva e sem hipóteses de ser provada que se pode fazer.
Cada um pode agora chegar aqui e usar a criatividade e dizer o que lhe apetecer.

Olha, que tal esta:
Com um bocado de treino o Onyewu dava um PL tão bom ou melhor que o Cardozo…
Yeah… Right!
:whistle:

Falo de coisas concretas e que estão a acontecer mesmo!
Não de conversas para boi dormir que não nos ajudam a identificar lacunas e resolver problemas graves que temos.

E tou para ver se o Ricky melhora mesmo esta época para dar razão ao argumento da época de estreia que pode cair com estrondo!
Estão todos a contar com isso…
Aconselho-vos a fazer isto:
:pray:

Já o Cardozo, se não fizer a sua dose habitual, será a 1ªvez numa data de anos…
Isto leva-nos à questão da sutentabilidade do rendimento e até tenho medo de fazer comparações nesta vertente mesmo com o Cardozo já nos 29 anos…

Faço já aqui 2 apostas se não houver lesões:

1. O Cardozo vai marcar mais do que o Ricky esta época.
  2. O Ricky vai marcar menos do que no ano passado. Não chega aos 25 golos.

Vocês, no fundo, se puserem a mão na consciência, também acham isto e ficarão tão ou mais surpreendidos do que eu se não se confirmar alguma delas…

Não é subjectivo, são números, probabilidade.
Se em média marcares golo a cada 3 oportunidades flagrantes,
é bem normal que ao fim de 6 esteja algum lá dentro…

Claro que o Cardozo é bom, se fosse nosso não o queria vender,
mas não sei qual era a melhor maneira de jogar para ele.

Não apresentaste nenhuns números.
Tens-los contigo?
Então dá-nos.
Quantas oportunidades tiveram os 2?
Diz-me o site onde está isso e eu digo-te o site com os golos mesmo.
Também tens taxa a taxa de sucesso de cada um para se fazer uma regra de 3 simples?
Isso dava jeito para provares o que estás a dizer.
E mesmo assim tens uma amostra pequena do Ricky e grande (e logo, mais fiável) do Sr. Cardozo…

Fizeste uma afirmação super-subjectiva baseada no que achas que viste.
Tu, alguém mais do que parcial.

Cardozo nos lamps:
88 golos em 135 jogos!
Isto sim, é númerico, objectivo e ninguém pode negar!

O resto é “acho que…”
O SCP merece mais do que “acho que…”

PS.
E até te vou dar uma ajuda para veres o que tou à vontade para comparar os 2.
No 1ºano em Portugal, o Ricky marcou 25 golos e o cardozo apenas 22…
É númerico, é factual…
Porque será que mesmo assim digo o que digo?

Até podes ter razão e claro que não tenho os números de oportunidades flagrantes de golo.
O que queria dizer é que o volume ofensivo, em muitos jogos, é pouco, como já se falou em
vários tópicos. Em relação aos jogadores, mais uma vez: acho que ele é bom jogador, só acho
a tua opinião exagerada e compreendo a alusão do outro forista ao Benzema. Ainda assim
representei-o melhor do que ao Winkel…