Certo, mas o Van Gaal já era o treinador dessa equipa q venceu a Taça UEFA em 92, eu falei naquela entre 95 e 97 q deixou marca na Champions mas ele tem razão q o Van Gaal já tinha vencido a UEFA em 92, nessa q me lembre já jogava o Frank de Boer e o Danny Blind.
Uma das equipas que não se fala muito e que eu adorava ver jogar era o Dínamo de Kiev nos anos 80.
A final da Taça das Taças de 1986 contra o Atlético de Madrid, em que ganharam por 3-0, é só um exemplo de um futebol feito à base da velocidade e de passes retilíneos, sem grandes fintas nem fantasias, mas mesmo assim, muito eficaz e agradável à vista.
Além de terem um grande treinador, Lobanovski, tinham também um 11 fabuloso, cheio de jogadores tecnicistas que serviam na perfeição aquele estilo de futebol: Belanov, Blokhine, Zavarov, Mikhaylichenko ou Kuznetsov, só para falar nos mais conhecidos.
No Mundial de 86, no México, a seleção da União Soviética, como era também treinada pelo Lobanovski e a base da equipa era a do Dínamo de Kiev, acabava por ser muito semelhante, um dos melhores jogos desse Mundial foi nos oitavos-de-final, em que acabaram por perder contra a Bélgica, no prolongamento, por 4-3.
Absolutamente, embora só tenha memória vaga dessa equipa da década de 80 por terem jogado contra o FCP em 87 e era praticamente a seleção da União Soviética no mundial de 86 e do Euro 88, eu só comecei a ver jogos antigos dessa altura por causa do Dynamo de 99 do Lobanovsky com aquela dupla do Shevchenko e Rebrov.
Aliás essa equipa q chegou na meia final da Champions em 99 era impressionante pq já estávamos em plena Lei Bosman e o Bayern, United, Real Madrid, Barcelona, Juventus, Inter já eram seleções mundiais.
Depois de ver isso nessa altura por acaso há uns anos atrás estive a ver essa final da Taça das Taças em 86 contra o Atlético Madrid e foi provavelmente a par do esmagamento q o Milan do Sacchi deu ao Real Madrid em 88 um dos maiores massacres de grandes jogos europeus nessa década.
Quem quiser ver o auge da União Soviética no Euro 88 vejam a meia final contra a Itália q tinha Mancini, Vialli, Ancelotti, Maldini, etc e ainda há pouco tempo o Ancelotti disse q foi a melhor seleção q enfrentou, ninguém fala muito deles por causa da Holanda do Gullit, Van Basten e Rijkaard, mas essa seleção era praticamente o Dynamo Kiev tirando o Dassaev e Alenikov.
Depois com a queda da União Soviética aquilo desmembrou tudo por isso ainda era mais impressionante o q fizeram no final da década de 90, em q literalmente esmagaram Real Madrid e Barcelona em plena Lei Bosman, ainda assim acho q o Ajax do Van Gaal jogava um futebol mais atraente, o Barcelona dele nem tanto.
Duvido é q os métodos de treino do Lobanovsky fossem bem aceites no Ocidente, acha q o gajo era meio ditatorial e as cargas físicas eram insanas, aliás há até uma piada dos tempos do Shevchenko no Milan em q num dos primeiros treinos no final virou-se para o Costacurta e disse tipo muito bem agora q já aquecemos embora começar a treinar e o Costacurta olhou para ele tipo “mas isto é o nosso treino “ e o Shevchenko ficou a olhar para ele espantado q nem acreditava q fosse só aquilo. E estamos a falar do futebol italiano no auge.
Eu lembro-me bem do Dinamo de Kiev, sempre foi a base para a selecção sovietica.
Quando a Ucrânia ficou independente, calhamos jogar com eles para a qualificação de um mundial ou euro. Eu avisei logo, cuidado não são os coitadinhos, foram a base da selecção sovietica, a Ucrânia ganhou a Portugal da geração de ouro.
Tambem adorei ver a selecção sovietica no mundial de 86 e claro esse jogo.
Milan “dos holandeses” e Barça do Pep. as equipas das quais guardo as melhores memórias.
no caso do Milan por causa do Van Basten (meu jogador de eleição, a par com o Maradona). no caso do Pep por causa do treinador. sou e serei um Pep fã.
outra equipa da qual guardo memórias muito porreiras é o Brasil de 82. adorava o Sócrates…
e ainda hoje não gosto da Azurra por causa desse mundial.
Bayern do Jupp Heinckes, 12/13
Houve equipas que vi que jogavam melhor futebol, mas como esse Bayern a triturar e a desmanchar adversários nunca vi
Lembro me q por essa altura chegaram longe numa edição da liga dos campeões e jogaram contra o Bayern e deram 5 (? ou estou a imaginar), tinham o Schevchenko e o outro rapaz q dps jogou no Tottenham.
Barça do Guardiola.
França 98 - 2000.
Espanha circa 2012.
Tal e qual como eu com o Brasil de 82 e sobretudo o Socrates que sempre adorei!
Espanha essa que só elimina Portugal no Euro com um chouriço do tamanho do Tejo nos penaltys.
Acho que em 2010 foi o auge dessa seleção, no Mundial.
SL
Mesmo em 2010, eram muito superiores, mas só nos eliminaram com um golo em fora de jogo do Villa…
Que se houvesse VAR tenho dúvidas se não era anulado.
SL
Com o Bayern em 99 empataram 3:3 em casa na meia final e acho q depois perderam 1:0 em Munique.
Mas antes disso lembro-me de terem goleado o Real Madrid no Bernabeu e o Barcelona do Van Gaal no Camp Nou num jogo em q o Shevchenko massacrou o Couto e Baia, foi o funeral deles.
N me lembro se esses jogos foram nessa época ou em épocas anteriores, mas lembro q em 99 nessa Champions havia grandes duplas de atacantes, era o Shevchenko e Rebrov no Kiev, Cole e York no United e Elber e Paulo Sérgio no Bayern.
Aqui há tempos saiu um documentário a celebrar essas vitórias espanholas.
Foi dito pelos jogadores, q a equipa q lhes causou mais dificuldades foi Portugal.
O q era assustador nessa Espanha, era a posse de bola.
Era uma tarefa virtualmente impossível roubar lhes a bola.
Tb era fã desse Dinamo.
E nessa altura na Champions, tinhas belas equipas.
E sobretudo havia grandes duplas de atacantes e a maioria das grandes equipas jogavam sempre com 2 na frente, tirando o Barcelona do Van Gaal, o Madrid dessa altura também tinha a dupla Raul e Morientes, Inter o Baggio e Ronaldo, Juventus Del Piero e Inzaghi, gostava de ver o Sporting a jogar com uma dupla também embora o q interesse mais são as dinâmicas.
A dupla mais infernal que vi, nos campeonatos europeus, acho que foi Vialli e Mancini na Sampdoria.
Mas todas as outras mencionadas aí foram soberbas, só acho que o pessoal esqueceu Romário e Bebeto e Romário e Ronaldo.
Essa dupla do United fez miséria em muitas defesas os dois muito bons a finalizar, excelente agilidade, ainda por cima tendo um David Beckham a cruzar para eles
E Giggs, Scholes, Keane … Equipa do caramba.
Naquele tempo o 4-4-2 estava mais presente, é verdade.