O SCP está numa encruzilhada, está num momento decisivo da sua história.
Desde que me lembro, o objectivo do clube sempre foi ser o melhor e o maior clube em Portugal.
Em qualquer jogo e em qualquer modalidade em que estivesse uma equipa com a camisola do SCP, o objectivo teria sempre que ser a vitória a conquista de títulos.
Nos últimos anos, aos poucos, para minha grande surpresa, venho assistido a um mudar de discurso encapotado.
Começou a nível directivo…
Agora, mesmo os próprios adeptos, outrora exigentes e sedentos de honra e glória, já começam a aceitar resignadamente que o nosso objectivo é apenas sobreviver com honra.
Abdicámos do nosso estatuto de candidato a sermos os melhores e os maiores.
Quem ouve falar alguns até pode pensar que há algum problema com a genética do clube…
Ou que não temos capacidade…
Que partimos em desvantagem é verdade que partimos mas, o problema não está na genética do clube (os fundadores foram bem claros em relação a isso e deram condições), o problema está na mentalidade instalada e na estratégia seguida. Uma autêntico vírus…
Esta é a encruzilhada em que nos encontramos:
Assistimos a uma espécie de refundar do clube, agora mais pequeno, mais modesto e com objectivos divergentes daqueles que conhecemos no passado.
Mas ninguém se iluda nem por um momento…
Não é mesmo nada fácil a tarefa da actual e das últimas direcções do nosso clube.
Direcções normais… não conseguirão dar a volta à situação.
Precisamos de uma competência fora de série…
É que o problema é mesmo muito, muito grave…
O GRANDE PROBLEMA DO SCP É O VALOR DA MARCA!
O valor actual da marca SCP não é proporcional à ambição que o clube teve no passado e que alguns temos no presente!
Este é que é o grande drama e é algo que não se muda de um ano para o outro…
Para piorar ainda mais a nossa situação, o nosso maior rival, o slb, é o maior clube de Portugal.
É aquele que tem maior número de adeptos e portanto aquele que tem maior capacidade de geração de receitas.
Esta relação grandeza-receitas vai ser cada vez mais brutal no futuro.
Esta é a maior ameaça que se conheçe à nossa existência no futuro.
O risco de nos transformar-mos numa espécie de At. madrid de Lisboa e do slb se transformar numa espécie de Real de Lisboa.
Quem tiver alguma dúvida de que no futuro a grandeza dos clubes terá uma relação ainda mais directa do que já tem hoje com a conquista de títulos, desengane-se definitivamente.
Deixe de ser anjinho…
Maior orçamento = Melhor Classificação.
Cada vez haverá menos excepções a esta regra que será hegemónica.
Muito o SCP tem feito com o orçamento que tem apresentado.
Simplesmente há um problema de sustentabilidade nisto…
Apresentando menores orçamentos iremos fatalmente ser engolidos pelo nosso rival.
É uma inevitabilidade!
Que fazer?
Aumentar o orçamento?
Infelizmente não podemos de uma forma irresponsável aumentar o orçamento de uma forma totalmente desfasada com a geração de receitas. Por outro lado, a geração de receitas está directamente relacionada com a grandeza do clube que, por sua vez, está relacionada com o número de adeptos e o seu grau de motivação.
Ora, o número de adeptos e o seu grau de motivação está relacionado com plantéis com impacto e com conquistas desportivas.
E isto realisticamente só se consegue com um maior orçamento…
É este o difícil jogo que o SCP vai ter que jogar…
O fcp, que ainda tem um problema de falta de grandeza em relação ao slb, optou por uma politica de risco calculado que tem corrido bem. Tem tido as receitas extraordinarias suficientes para poder investir o suficiente para conquistar titulos e adeptos.
Têm aumentado a sua grandeza e o valor da marca ao mesmo tempo que vão festejando títulos.
Nós estamos a perder as 2 coisas…
É neste contexto que vive o SCP.
O slb é o maior, o fcp é o melhor e está em recuperação.
O SCP está a mirrar.
Façamos o que fizermos, é importante estarmos conscientes disto !
Quem não souber que o valor da marca é o bem mais precioso de um clube, deve-se afastar e dar lugar a quem veja o quão óbvio isto é.
Um adepto vale prata, um sócio vale OURO !!!
Sabendo isto, qual deve ser a estratégia ?