O ketchup das AGs

Já dizia o Cristiano Ronaldo. “Os golos são como ketchup. Basta entrar o primeiro”.

No Sporting, temos o ketchup das AGs. Em 30/09/2021 finalmente os sportinguistas viram-se brindados com uma, após 2 requerimentos de AG Extraordinárias recusadas pela MAG, decidindo inclusive em causa própria, AGs não realizadas com a desculpa da Pandemia ( enquanto as houve em outros clubes), ZERO AGs de debate e esclarecimento de Relatórios Consolidados, desde 2018 ( sendo que este ano nem foi ainda publicado) e, eis que, após uma adesão de 750 sócios num dia da semana e como os resultados não agradaram, novamente outra já anunciada para 23 de Outubro.

Não há fome que não dê em fartura, também se costuma dizer.

Do que o senhor Varandas não está farto é de atacar sportinguistas, inclusivamente aqueles que aparecem nas AGs que a sua MAG marca, seja pelo seu sentido de voto, seja porque o contestam, também pela sua postura arrogante, opaca, nunca conciliadora e nunca a bem da informação aos sócios. Estes só valem, para Varandas, no acto de pagar quotas ou de comprar artigos na Loja Verde ou bilhetes para os jogos.

Com o patrocínio do sr presidente do CFeD que não se inibe de humilhar a si próprio e às suas funções, afirmando “não estar lá praticamente ninguém” quando a participação foi superior, por exemplo, à do rival, uma semana antes, mas marcada essa a uma sexta feira.

Mas registe-se que o desprezo destes Órgãos Sociais pelos sócios, não lhes é exclusivo. Assistiu-se a mais uma vergonha cartilhada por parte de quase todos os adeptos com voz pública, sempre lestos a minorar outros sportinguistas, normalmente aqueles que só têm voz nas AGs, quando as há. “São as claques que perderam privilégios”. “É a seita que apoia o ex presidente”. “É uma minoria que pretende bloquear o clube”.

À data, não se sabe a ordem de trabalhos da AG de 23/10, mas por todas as reacções aos resultados do chumbo das propostas na AG de Setembro, uma coisa não vai mudar: a postura divisionista e revanchista do sr Varandas, incapaz de perceber ( ou então não quer perceber) que se perdeu cinco AGs ( em número de sócios) em 3 anos ( incluindo a AG eleitoral), é porque a sua mensagem, quer em forma quer em conteúdo, não passa e só tem fracturado ainda mais os sportinguistas.

Eu sei que o presidente do Sporting está confiante em que o balão de oxigénio no título de futebol, dê para um cenário de relegitimação na próxima AG de 23/10. Daí o pedido de convocatória. Eu próprio estou convencido que, num contexto de adesão massiva, as propostas, sejam elas quais forem, vão ser aprovadas.

O que falha ao sr Varandas é perceber que vai ser outro problema que vai empurrar com a barriga. Os balões de oxigénio esvaziam mas os sócios que se mobilizam e ele faz tudo para arregimentar contra si, por os desconsiderar e antagonizar, não desaparecerão. O sr Varandas vai ter que levar com eles, uma e outra vez, porventura no futuro sem o chapéu protector do extraordinário trabalho de Rúben Amorim.

46 Curtiram

O desprezo pelos sócios não é característica destes OS, mas do projecto.

E a verdade é que se não houvesse minoria ruidosa, ou o que lhe quiserem chamar, o SCP seria já um “clube sem sócios, mas com clientes, que não se intrometem nas decisões de gestão nem interferem na designação dos orgãos sociais”.

Andamos nisto hã 20+ anos… a resistir! :muscle:

10 Curtiram

Fantástico texto.
Um dia vai cair, e vai ser como se tivéssemos ganho a champions.

5 Curtiram

Muita participação, 346 sócios, discussão acesa (como não poderia deixar de ser :slight_smile: )
, e explicações do CD aos sócios que interrogaram.
Porque razão agora deveria ser diferente?

4 Curtiram

O Varandas já perdeu.

Tarda em aceitar a derrota e o título de futebol só vai agravar mais a dor dele que achava que ia ser “imortal” e cheio de insígnias no Sporting.

Acontece que o Sporting não é o sporting que ele conheceu.

A herança que lhe vai ser “muito pesada” só agora começou a fazer-se sentir e ainda bem porque hoje mais do que nunca: o Sporting está vivo!

11 Curtiram

O texto está muito bom e também se poderia intitular “AG’s à la carte”.

Destaco principalmente isto:

É o que a croquettada sempre quis, meia-dúzia de marionetas televisivas a entreter os sócios, enquanto sugam o clube até ao tutano. E obviamente o povo vai nisso e qualquer dia nem há AG’s. O clube será regido apenas por “sócios representativos”.

7 Curtiram

Varandas teve várias oportunidade de unir o clube. Depois das eleições, caso tivesse cumprido as suas promessas e não existissem expulsões. Depois da época da vitória nas taças e depois do titulo de campeão.
Mas varandas insiste em conflitos, em culpar o passado, em não encarar a verdade e dar um passo no sentido de reconciliar todos os adeptos com o clube e direção.
No alto da sua arrogância considera-se acima de todos (principalmente os que estão contra ele), tudo o que faz é excelente e os erros são culpa de outros ou do passado. E se erra muito!

Será varandas o nosso dr. death?

5 Curtiram

Ir para as AG’s falar? Mostrar argumentos ? Votar contra ? Essas forças de bloqueio…
Nas AGs de gente de bem dá-se louvores à direcção… temos resultados negativos, afastamento de sócios, falta de militância??? Isso é pensamento de gente pobre….
O presidente não está lá para falar com ninguém … não foi lá metido para justificar nada nem tem sequer capacidades para o fazer….

3 Curtiram

Qual é a duvida? Ele e, principalmente!, a pandilha por trás dele.

1 Curtiu

Nessa altura o Marta Soares ainda era um dos bons ou já era mau?

PS - As assembleias gerais servem mesmo para discutir o clube.

Nós sabemos que há sempre alguns idiotas que vão para lá simplesmente para insultar mas quem está no CD tem de saber conviver com isso. Chama-se democracia.

2 Curtiram

Peço desculpa, mas isso não é “democracia”: Principalmente quando alguns dos assobiados/insultados são sócios que expressam opiniões que não vão do encontro das “idéias” de quem insulta.

Tem muitos outros nomes, mas não “democracia”.

SL

Bom é fazer mata leões e mandar rui francos desta vida insultar velhinhos ate levar na tromba. Não sou a favor de uns, mas também n sou a favor de outros. Ridículos.

5 Curtiram

Exatamente!

Umas mais do que outras , mas sempre existiu “calor” nas AGs.

Talvez por medo do senhor, mas não vejo ninguém a colocar o dedo na ferida.

Passamos do 8, em que o pmag aceitava tudo e fazia numa enorme confusão votações de braço no ar, para o 80, em que as coisas começam mal logo de inicio com o pmag a rejeitar tudo e mais alguma coisa e interpretar os regulamentos da forma como lhe convém na ocasião.

Depois, é ele que tem a competência de conduzir a assembleia, se deteta excessos pode sempre interromper os trabalhos até que os ânimos serenem e ou até suspender a AG até que se reúnam condições.
Na verdade, é que no final desta ultima até disse:

Afinal de que se queixa varandas e os cartilheiros avençados ou cofinados?

PS: Na altura JMS pertencia aos 400 maus que se preocupam e compareciam, agora pertence aos bons, os ausentes.

4 Curtiram

Primeiro não fui eu quem escreveu isso, mas em todo modo, julgo que, em democracia tal como existe o direito de aplaudir também existe o direito de apupar. Sabemos que as AGs sobretudo dos clubes sempre existiram excesso e existe alguém com a responsabilidade de as conduzir e lidar com os excessos. No caso especifico esse responsável até diz que correu tudo com normalidade, em que ficamos? Duvida do especialista em porra nenhuma?

1 Curtiu

Não estou a ver como é que alguém pode ser “a favor de uns mas contra outros” em algo tão universal (digo eu!) como comportamento público em assembleias gerais de colectividades desportivas…

SL

Desculpe, falha minha no quote. Já corrigi.

Direito de apupar? Não contesto. Insultar, ameaçar e até chegar a “vias de facto”? Comportamentos deploráveis. Tanto que até constituem crime.

Estou-me a borrifar para o que os PMAG dizem após AGs em que tenham decorrido desacatos.

SL

[

Se viu isso a acontecer e não esteja a repetir a cartilha da cofina, espero que participe a situação ao CFeD, pois quer eles quer o pmag não viram aquilo que diz ter visto. Provavelmente estavam distraídos ou ocupados.

1 Curtiu

Eu disse que não sou a favor de uns nem de outros. Acho que está bem explícito no comentário.

Deve ser como a agressão da malta da juve ao Miguel Afonso e ao Osório Castro.

3 Curtiram

Eu acho que ele se estava a referir aquele mata-leão que o segurança do Varandas fez a um sócio… acho…

Eu também acho que outras situações podem ser encaradas como insultos. Bem mais graves e arrogantes porque disfarçados ou dissimulados na ironia. Como, por exemplo, os beijos que o Varandas “atirou” para os sócios.
Mas obviamente que esse tipo de situações são a estratégia preferida dos hipócritas e cobardes. E depois fazerem-se de vítimas perante alguém que os mande para o órgão sexual masculino. É tão previsível que é entediante. Dá para rir, mas já não como antes…

2 Curtiram