O homem dos desenhos animados da Checoslováquia

Nem sou muito destas coisas, mas reparei agora que faleceu Vasco Granja, que ficará no meu imaginário e por certo nos do pessoal da minha geração.

Que descanse em paz!

[url]http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1378463&idCanal=14[/url]

Também reparei nisso.

Vi-o certa vez na Feira do Livro da Amadora, e a mando dos meus pais (eu era miúdo) fui-lhe pedir um autógrafo. :lol:

RIP

O mundo da BD no que diz respeito é sua divulgação ficará certamentemais pobre.

Nunca esquecerei aqueles fins de tarde da RTP1á espera de um bugs bunny e aparecer-me um belo desenho animado da checoslováquia…

RIP

[b]Vasco Granja (1925-2009)[/b] Afastado do pequeno ecrã desde 1998, Vasco Granja, ficará para a história como um dos maiores divulgadores de sempre da animação e da banda desenhada em Portugal.

Morreu hoje em Cascais aos 83 anos, Vasco Granja , um dos maiores divulgadores de sempre da animação e da banda desenhada em Portugal.

Ficará para sempre como uma referência maior para toda uma geração que se habituou a vê-lo nos ecrãs da RTP a apresentar, “Cinema de Animação”, espaço de divulgação, durante cerca de 16 anos (e dez mil emissões), de cinema de animação proveniente de todo o Mundo.

Nascido em Lisboa em 10 de Julho de 1925, cedo abandonou a escola tendo começado a trabalhar aos 15 anos nos Armazéns do Chiado, onde era responsável pelas amostras de seda que eram oferecidas às clientes.

A paixão pelo cinema terá nascido ainda durante a infância, tendo integrado o movimento cineclubista em Lisboa, nos anos 50. Durante o Estado Novo , este movimento organizava a projecção de filmes obtidos através das embaixadas, ajudando a financiar a resistência ao regime fascista através da venda dos bilhetes.

Em 1952 e 1960 chegou mesmo a ser detido pela PIDE , devido à sua ligação ao PCP, tendo cumprido 16 meses de prisão no Forte de Peniche.

A seguir à revolução de 25 de Abril de 1974 , fez dos desenhos animados a sua vida, tendo ajudado e criar a Associação Portuguesa de Cinema de Animação.

Em 1998, regressou por breves instantes ao pequeno ecrã, tendo participado no programa humorístico “Herman Enciclopédia” (veja o vídeo no final deste artigo), onde parodiou os seus próprios programas sobre animação.

O corpo de Vasco Granja estará em câmara ardente a partir das 18h30 de hoje na capela da Damaia, na Amadora.

O funeral realiza-se terça-feira a partir das 15h00 para o Cemitério de Rio de Mouro, Sintra, onde o corpo será cremado.

[url]http://clix.expresso.pt/vasco-granja-1925-2009=f512379[/url]

Só nos podemos despedir dele com um grande :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Descanse em paz.

Um grande e sincero obrigado para o Vasco Granja, uma das pessoas que marcaram o meu imaginário infantil. :clap: :clap: :clap:

Engraçado, também o vi dentro de uma barraquita da feira do livro da Amadora e tb lhe pedi um autógrafo, a barraquita ficava mesmo em frente à sede do PCP, tb foi dessa vez?

RIP

R.I.P.

Era o meu apresentador prerferido quando era mais pequeno (por razões óbvias ;D).

Alguém se lembra do nome daqueles desenhos animados checos ou lá o que eram em que havia um rapazito que se metia a engendrar altos esquemas à MacGyver para resolver os problemas? Queria encontrar essa série e não consigo fazê-lo sem o nome ou sem saber o país onde foi produzido. ???

Xiii, já não me recordo. Eu nem queria o autógrafo. :lol:

Vasco granja ,escutava com muita atençao as apresentaçoes dos filmes de desenhos animados que ele fazia embora sem perceber patavina…lol ! -Mas fez um trabalho incrivel , creio que se nao fosse ele muitos desses trabalhos passariam totalmente desconhecidos !- Paz à sua alma e honra à sua memoria !

Paz a sua alma

Este senhor marcou e influenciou varias geraçôes de pessoas. Bons tempos em que a televisâo ainda tinha esse dom, o de influenciar pela positiva.

Grandes recordações que deixou este senhor.
Obrigado por elas é o que tenho a dizer. É um ícone da nossa juventude.
Que descanse em paz.

RIP

Faz parte da minha infância.

Um grande BEM HAJA Vasco Granja.

Não me lembro desses mas lembro-me de uns desenhos animados que davam noutra altura que eram o “Professor Baltazar”, que era um engenhocas e tinha uma máquina que criava qualquer coisa que ele imaginasse.

A música está agora na minha cabeça.
Bal…Baltazar…
Bal…Baltazar…
Bal…Baltazar…Baltazaaaar…

Grande, grande, Vasco Granja. Quem, como eu, cresceu a ver o programa dele sente-se um pouco mais velho e um pouco mais só. Que descanse em paz.

Fico muito triste ao receber esta noticia.
Tenho 38 anos e Vasco Granja foi a minha companhia no final de muitas tardes de sábado com os seus programas de animação na RTP e durante a semana via revista Tintim que os meus primos coleccionavam avidamente.
Embora nem sempre tivesse paciência para alguns dos realizadores de Leste, o meu rosto brilhava quando Vasco Granja referia o nome de Tex Avery.
Sem duvida que estas tardes de sábado foram muito importantes para o meu desenvolvimento do meu espírito critico e gosto por musica, filmes e animação está claro.
Descansa em Paz, velho amigo e obrigado em nome de toda a minha geração.

Obrigado, Vasco Granja!

Este homem foi uma referência na minha infância. No tempo em que havia programas de autor na televisão, antes desta ter sido tomada de assalto pelos enlatados televisivos, aka telelixo.

Lembro-me de estar sempre à espera do Vasco Granja passar filmes do Tex Avery, o meu realizador preferido (sim, as crianças também poder ter realizadores preferidos).

Que descanse em paz.

Aqui fica a sua última aparição na TV, uma rábula no Herman Enciclopédia:

[youtube=425,350]- YouTube

:slight_smile: