[b]União Europeia vai apoiar clubes formadores[/b]A Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL) acredita estar “mais próximo do que nunca” o apoio financeiro da União Europeia aos clubes que mais fomentam a formação de jovens talentos.
A revelação foi feita pelo director-geral executivo da EPFL, Emanuel Medeiros, que salientou a importância da formação no desenvolvimento do futebol na Europa.
“Abre-se aqui um novo ciclo e penso que está mais próximo do que nunca [a obtenção de apoios]. O Tratado de Lisboa foi muito importante para conseguirmos chegar a este ponto, depois de anos de árduo trabalho”, sublinhou o dirigente português, citado pela Lusa.
Emanuel Medeiros pretende, com a obtenção destes apoios financeiros, dotar os clubes de melhores infra-estruturas e desta forma ajudar as 29 ligas associadas da EPFL a apostar ainda mais na formação.
“Queremos aproveitar este novo ciclo, com a ratificação do Tratado de Lisboa e inclusão de um artigo exclusivamente dedicado ao desporto, para sensibilizar a União Europeia a dedicar ao desporto e à sua vertente de formação a atenção que tem sido dedicada a outros sectores com impacto económico”, sublinhou.
O director-geral executivo da EPFL defende que os “clubes que apostam na formação têm de se sentir protegidos, porque fazem um grande investimento”, sendo por isso fundamental a existência também de grande estabilidade contratual.
“A formação, além de permitir o nascimento de jovens talentos, valoriza os activos do clube e forma a sua própria identidade. E a paixão dos adeptos reside muito na identidade que têm dos clubes. Os clubes estão cientes da necessidade da aposta na formação e, com dificuldades e constrangimentos, têm procurado seguir essa via. Demora tempo e requer investimentos, mas é necessária”, salientou.
Boa notícia.