É uma pergunta que acaba também por ser uma afirmação.
E pode parecer um tanto cáustica mas fiz aqui uma pequena compilação (só dos últimos 20 anos) e prestem atenção a algumas das perólas que aqui estão!
O facto de grande parte destes árbitros serem conhecidos simpatizantes de 2 certos clubes (por norma, os que mais arbitragens escandalosas têm a seu favor) é puramente acidental;
-
Bruno Paixão: Fanático Benfiquista
-
João Capela: Ver Bruno Paixão
-
Jorge Sousa: Ex-membro dos SUPER DRAGÕES
-
João Ferreira: O iluminado que validou um golo com a mão ao Paços de Ferreira, que acabou por valer um campeonato ao Porto
-
Jorge Coroado: Não lhe conheço filiação clubística. Sempre achei que era simplesmente burro, arrogante, pretencioso e incompetente
-
Olegário Benquerença: Ver Jorge Coroado
-
Martins dos Santos: Fanático Portista
-
Paulo Paraty: Ver João Capela
-
Lucílio Baptista: Final da Taça da Liga em 2009. Fico-me por aqui.
-
Artur Soares Dias: Ver Martins dos Santos
-
João Pinheiro: Praticamente sozinho deu o campeonato 2022 ao Porto
-
Hélio Santos: Não sei muito sobre este, mas googlei “Estorilgate” e parece que o árbitro era ele. Razão mais que suficiente para constar desta lista
-
Fábio Veríssimo: Ver Olegário Benquerença
-
Carlos Xistra: Ver Fábio Veríssimo
-
Duarte Gomes: Ver Bruno Paix… Esqueçam, este é meramente um pateta da pior espécie
-
Vítor Pereira: Deixei este propositadamente para último… A malta mais jovem lembra-se dele como o padrinho do campeonato dos vouchers, mas eu ainda me lembro deste sabujo como árbitro.
Para se ter uma ideia do carácter do indivíduo, foi ele que arbitrou um Porto - Sporting em 1999 onde três mergulhos dos jogadores da frutaria valeram 3 livres directos transformados em golo pelo médio Doriva.
Uns anos mais tarde foi confrontado com isso num programa desportivo que se bem me lembro era aquele com Santana Lopes, Pôncio Monteiro e Fernando Seabra na RTP1. A resposta foi esta “há que reconhecer que o jovem guarda redes do Sporting não teve a noite mais feliz”…
E agora pergunto, há algum outro campeonato onde se veja uma lista como esta?
Já agora, se me esqueci de algum façam favor de me lembrar. A malta mais velha que assistiu in loco aos roubos de igreja dos anos 90, deve ter histórias ainda mais macabras para contar