O efeito Mirko Jozic

No entanto, deu-nos excelentes jogos de futebol, deu-nos emoção, coisa que actualmente não temos. E o facto de termos tido 9 derrotas,e termos tido excelentes assistências nos jogos em casa, só demonstra que o futebol atraía as pessoas, coisa que hoje não acontece, apesar dos 2ºs lugares…

Atraía as pessoas, o clube estava vivo, enchíamos os estádios onde o Sporting jogava, o clube era respeitado e temido pelos demais rivais… e íamos sendo campeões, com todo o mérito. Como sempre, acabámos por morrer na praia.

E não me parece correcto atribuir a Peseiro as culpas do fracasso da UEFA. Após o golo do Sporting, vi os 20 minutos mais fantásticos da minha vida. Além disso, os golos do CSKA foram consentidos pela nossa defesa, estupidamente, com o natural contributo do Ricardo. E quem não se lembra da “fantabulástica” bola dupla no poste do Rogério?

Memória curta meu caro… assim só sai parvoíce.

Da mesma forma que Boloni tinha Jardel, tem Paulo Bento… Liedson.

Jardel foi muito importante, sim, mas a verdade é que houve grand mérito no treinador pois a equipa sabia o que fazia em campo. E lançou apenas e só Hugo Viana, Ronaldo, Quaresma…

Na segunda época foi um desastre, sendo o romeno o menos culpado:

• Decorreu a novela Jardel, com o brasileiro a criar grande polémica, sabendo-se depois que o Benfica, com Veiga e a droga foram os culpados. Imagina como não estaria o balneário. Enqanto hoje temos uma CS do lado dos que bem sabemos, na altura eramos fortementeatacados.

• Pediu determinados jogadores… e deram outros. Aprovou, assim de repente, Paulo Ferreira, Derlei e Pepe, sendo que qualquer um deles esteve muito perto. A verdade é que lhe deram Kutuzovs, Marcos Paulos, Contreras, etc.

• Quando chegou a Alvalade deparou-se com uma enorme falta de profissionalismo no clube e tentou elevar a fasquia. Isso, como é óbvio, criou alguns anti-corpos.

A verdade é que Boloni conseguiu conquistas importantes e mesmo assim nunca teve metade do apoio que Paulo Bento usufrui… Ah e o Porto já conseguiu não ser campeão com Jardel…

Com o natural respeito que mereces, parvas são as tuas comparações. Embora o Liedson seja, evidentemente, uma máquina goleadora, Jardel está, como todos reconhecemos, noutro nível. Um nível de, digamos, 42 golos no campeonato, 55 (!!) em todas as competições.

Queres comparar a estrutura administrativa do Sporting de 2001/2002, sólida, competente, activa, presente no dia-a-dia do clube, com a de hoje? Não creio que saia algo interessante dessa comparação. Naquele tempo, mesmo existindo, o Passivo era um rumor, um estilo de gestão, hoje, o Passivo é um modo de vida, uma necessidade imperativa no Sporting, constantemente relembrada aos sócios e adeptos, sem nunca se identificar o(s) culpado(s).

E a tirada “Benfica é Maior” nasce do quê? O mérito de Boloni, de enaltecer por qualquer pessoa, foi a ponte entre a formação e o plantel principal. Nesse aspecto, Boloni está a anos-luz de qualquer personagem que faça parte do SCP. Aí, dou-lhe 100% de mérito.

A equipa sabia o que fazia em campo? Ah, referes-te ao passe para a frente, desmarcação para o João Pinto, e este cruzando-a para a cabeça do Jardel? Que me lembre, só Robson, Queiroz (em certo tempo), Josic e Peseiro montaram esquemas tácticos dinâmicos, com um fio de jogo identificável, conjugado com uma missão em campo definida. Durante quantos jogos esteve o Sporting bloqueado até o salva-vidas, leia-se Jardel, aparecer? Sem recorrer a nenhum arquivo, consigo lembrar-me dos seguintes jogos: Guimarães, Benfica, Beira-Mar, Alverca (jogo da Taça, onde não faltou muito para que o Sporting fosse eliminado), etc.
É óbvio que, e passaria por ignorante se não o fizesse, que fizemos grandes jogos com Boloni: Porto, nas Antas, com 3 expulsos; Milan, em Alvalade; Guimarães, em Alvalade; Paços, fora.

Agora, sem Jardel, não seríamos campeões, não duvidemos.

Até à chegada de Jardel, somavas derrotas vergonhosas com o Belenenses e Alverca. E é preciso não esquecer que, mesmo sem Jardel, tínhamos uma excelente equipa.

Se o Sporting tivesse um olheiro para os treinadores, com a actual direcção, esse era logo promovido a treinador principal! :-X

Epá ó danielw, eu até concordo em parte contigo relativamente ao Peseiro (ainda que lhe atribua muitas culpas e nomeadamente como não sabia gerir um balneário e como era um tipo medroso, o que faz dele um treinador banal visto que só saber de táctica não é tudo).

Da mesma forma, concordo com o Vuk10Bala quando tenta não menorizar a prestação de Boloni. A esta distância é facil dizer cobras e lagartos do Boloni, mas não sendo um treinador de elite, era competente, um gentleman, sabia o que andava a fazer, tinha boa relação com os jogadores, e perante um excelente plantel fez o que lhe competia e para o qual era pago: foi campeão.

No segundo ano, Boloni foi vitima das circunstâncias sendo a maior delas a falta de organização na estrutura directiva e a novela com o Jardel. Com uma estrutura que fora campeã no ano anterior, reduzida a fanicos, Boloni pouco mais pôde fazer.

É daqueles por quem tenho muita consideração e sei que ainda hoje a passagem pelo Sporting o marcou. Qualquer das formas, a prova de que não é um mau treinador é o seu percurso pós-Sporting em que de todo se pode considerar que tenha sido mau. Teve no Rennes (se não me engano) onde fez um bom trabalho levando o clube à sua melhor classificação de sempre (4º lugar) e esteve no Standard onde foi campeão e ganhou duas supertaças. Portanto acho uma tremenda injustiça menosprezar o trabalho de Boloni.

Por último, deixa-me apontar-te um defeito: a tua postura. É recorrente, quando te contrariam, tu assumires um discurso arrogante e insultares as pessoas aqui, como foi agora o caso com o Vuk10Bala (não me querendo armar em advogado de ninguém). Essa arrogância, essa soberba e alguma basófia não te fica nada bem, e já noutros tópicos tive a oportunidade de o referir. Fica o apontamento.

O Peseiro saiu por muito menos que PB. O Peseiro deve ter sido o treinador com mais azar que me lembre no sporting, este a duas vitorias de ser um treinador historico no Sporting e no plano português, e se calhar podia ter tido uma carreira brilhante. Mas uma falta não assinalada e um jogador chamado Daniel Carvalho acabaram com isso tudo. É muito frustrante isso, e agora a sangue frio podemos ver que afinal ele não era mau treinador, faltava-lhe ter pulso no balneario

Se ofendi alguém, permitam-me que peça desculpa. Não insultei, porque se leres a resposta do Vuk10Bala verás que a palavra considerada por ti ofensiva é, igualmente, utilizada pelo forista Vuk10Bala.
Não vale a pena entrarmos em quezílias sem interesse, ainda por cima num assunto, a permanência de Paulo Bento, em que concordamos, pelo menos, genericamente.
Porém, não me parece sensato comparar a importância de Jardel com a importância do Liedson. Com o Jardel, como todos sabemos, fomos campeões nacionais, somando o mesmo 55 golos em todas as competições.
Muitos criticaram o Moutinho pelo mesmo afirmar que queria ir para o Everton, justamente diga-se. E o Boloni, na altura campeão, que veio afirmar que o Benfica é maior que o Sporting? Entre as duas afirmações, sei muito bem qual me provoca mais insatisfação…

O que faltou ao Peseiro foi ter um adjunto da casa, um homem claramente Sportinguista.