No entanto, deu-nos excelentes jogos de futebol, deu-nos emoção, coisa que actualmente não temos. E o facto de termos tido 9 derrotas,e termos tido excelentes assistências nos jogos em casa, só demonstra que o futebol atraía as pessoas, coisa que hoje não acontece, apesar dos 2ºs lugares…
Atraía as pessoas, o clube estava vivo, enchíamos os estádios onde o Sporting jogava, o clube era respeitado e temido pelos demais rivais… e íamos sendo campeões, com todo o mérito. Como sempre, acabámos por morrer na praia.
E não me parece correcto atribuir a Peseiro as culpas do fracasso da UEFA. Após o golo do Sporting, vi os 20 minutos mais fantásticos da minha vida. Além disso, os golos do CSKA foram consentidos pela nossa defesa, estupidamente, com o natural contributo do Ricardo. E quem não se lembra da “fantabulástica” bola dupla no poste do Rogério?
Da mesma forma que Boloni tinha Jardel, tem Paulo Bento… Liedson.
Jardel foi muito importante, sim, mas a verdade é que houve grand mérito no treinador pois a equipa sabia o que fazia em campo. E lançou apenas e só Hugo Viana, Ronaldo, Quaresma…
Na segunda época foi um desastre, sendo o romeno o menos culpado:
Decorreu a novela Jardel, com o brasileiro a criar grande polémica, sabendo-se depois que o Benfica, com Veiga e a droga foram os culpados. Imagina como não estaria o balneário. Enqanto hoje temos uma CS do lado dos que bem sabemos, na altura eramos fortementeatacados.
Pediu determinados jogadores… e deram outros. Aprovou, assim de repente, Paulo Ferreira, Derlei e Pepe, sendo que qualquer um deles esteve muito perto. A verdade é que lhe deram Kutuzovs, Marcos Paulos, Contreras, etc.
Quando chegou a Alvalade deparou-se com uma enorme falta de profissionalismo no clube e tentou elevar a fasquia. Isso, como é óbvio, criou alguns anti-corpos.
A verdade é que Boloni conseguiu conquistas importantes e mesmo assim nunca teve metade do apoio que Paulo Bento usufrui… Ah e o Porto já conseguiu não ser campeão com Jardel…
Com o natural respeito que mereces, parvas são as tuas comparações. Embora o Liedson seja, evidentemente, uma máquina goleadora, Jardel está, como todos reconhecemos, noutro nível. Um nível de, digamos, 42 golos no campeonato, 55 (!!) em todas as competições.
Queres comparar a estrutura administrativa do Sporting de 2001/2002, sólida, competente, activa, presente no dia-a-dia do clube, com a de hoje? Não creio que saia algo interessante dessa comparação. Naquele tempo, mesmo existindo, o Passivo era um rumor, um estilo de gestão, hoje, o Passivo é um modo de vida, uma necessidade imperativa no Sporting, constantemente relembrada aos sócios e adeptos, sem nunca se identificar o(s) culpado(s).
E a tirada “Benfica é Maior” nasce do quê? O mérito de Boloni, de enaltecer por qualquer pessoa, foi a ponte entre a formação e o plantel principal. Nesse aspecto, Boloni está a anos-luz de qualquer personagem que faça parte do SCP. Aí, dou-lhe 100% de mérito.
A equipa sabia o que fazia em campo? Ah, referes-te ao passe para a frente, desmarcação para o João Pinto, e este cruzando-a para a cabeça do Jardel? Que me lembre, só Robson, Queiroz (em certo tempo), Josic e Peseiro montaram esquemas tácticos dinâmicos, com um fio de jogo identificável, conjugado com uma missão em campo definida. Durante quantos jogos esteve o Sporting bloqueado até o salva-vidas, leia-se Jardel, aparecer? Sem recorrer a nenhum arquivo, consigo lembrar-me dos seguintes jogos: Guimarães, Benfica, Beira-Mar, Alverca (jogo da Taça, onde não faltou muito para que o Sporting fosse eliminado), etc.
É óbvio que, e passaria por ignorante se não o fizesse, que fizemos grandes jogos com Boloni: Porto, nas Antas, com 3 expulsos; Milan, em Alvalade; Guimarães, em Alvalade; Paços, fora.
Agora, sem Jardel, não seríamos campeões, não duvidemos.
Até à chegada de Jardel, somavas derrotas vergonhosas com o Belenenses e Alverca. E é preciso não esquecer que, mesmo sem Jardel, tínhamos uma excelente equipa.
Epá ó danielw, eu até concordo em parte contigo relativamente ao Peseiro (ainda que lhe atribua muitas culpas e nomeadamente como não sabia gerir um balneário e como era um tipo medroso, o que faz dele um treinador banal visto que só saber de táctica não é tudo).
Da mesma forma, concordo com o Vuk10Bala quando tenta não menorizar a prestação de Boloni. A esta distância é facil dizer cobras e lagartos do Boloni, mas não sendo um treinador de elite, era competente, um gentleman, sabia o que andava a fazer, tinha boa relação com os jogadores, e perante um excelente plantel fez o que lhe competia e para o qual era pago: foi campeão.
No segundo ano, Boloni foi vitima das circunstâncias sendo a maior delas a falta de organização na estrutura directiva e a novela com o Jardel. Com uma estrutura que fora campeã no ano anterior, reduzida a fanicos, Boloni pouco mais pôde fazer.
É daqueles por quem tenho muita consideração e sei que ainda hoje a passagem pelo Sporting o marcou. Qualquer das formas, a prova de que não é um mau treinador é o seu percurso pós-Sporting em que de todo se pode considerar que tenha sido mau. Teve no Rennes (se não me engano) onde fez um bom trabalho levando o clube à sua melhor classificação de sempre (4º lugar) e esteve no Standard onde foi campeão e ganhou duas supertaças. Portanto acho uma tremenda injustiça menosprezar o trabalho de Boloni.
Por último, deixa-me apontar-te um defeito: a tua postura. É recorrente, quando te contrariam, tu assumires um discurso arrogante e insultares as pessoas aqui, como foi agora o caso com o Vuk10Bala (não me querendo armar em advogado de ninguém). Essa arrogância, essa soberba e alguma basófia não te fica nada bem, e já noutros tópicos tive a oportunidade de o referir. Fica o apontamento.
O Peseiro saiu por muito menos que PB. O Peseiro deve ter sido o treinador com mais azar que me lembre no sporting, este a duas vitorias de ser um treinador historico no Sporting e no plano português, e se calhar podia ter tido uma carreira brilhante. Mas uma falta não assinalada e um jogador chamado Daniel Carvalho acabaram com isso tudo. É muito frustrante isso, e agora a sangue frio podemos ver que afinal ele não era mau treinador, faltava-lhe ter pulso no balneario
Se ofendi alguém, permitam-me que peça desculpa. Não insultei, porque se leres a resposta do Vuk10Bala verás que a palavra considerada por ti ofensiva é, igualmente, utilizada pelo forista Vuk10Bala.
Não vale a pena entrarmos em quezílias sem interesse, ainda por cima num assunto, a permanência de Paulo Bento, em que concordamos, pelo menos, genericamente.
Porém, não me parece sensato comparar a importância de Jardel com a importância do Liedson. Com o Jardel, como todos sabemos, fomos campeões nacionais, somando o mesmo 55 golos em todas as competições.
Muitos criticaram o Moutinho pelo mesmo afirmar que queria ir para o Everton, justamente diga-se. E o Boloni, na altura campeão, que veio afirmar que o Benfica é maior que o Sporting? Entre as duas afirmações, sei muito bem qual me provoca mais insatisfação…
O que faltou ao Peseiro foi ter um adjunto da casa, um homem claramente Sportinguista.