O Campeão da Europa

Boa prestação do Obi Wan Kenobi, perdão do Obikwelo. No entanto, a sua lentidão a sair dos tacos nunca lhe permitirá ir muito mais abaixo da marca feita ontem 9,99s. Parece-me nitidamente um atleta mais talhado para os 200m do que para a corrida do hectómetro.

A forma como são penalizadas actualmente as falsas partidas também não ajuda nada, o Obikwelu já era lento a sair dos blocos mas actualmente, depois do primeiro amarelo, ainda é mais lento, ele e os outros todos, além disso não te esqueças que ele já fez bem menos que os 9,99s e é cada vez mais um corredor de 200m, evolução natural dos velocistas de 100m, por isto tudo, mesmo sendo talvez demasiado lento/conservador na partida, foi um grande resultado e um grande tempo! :slight_smile:

Espero que traga também o ouro nos 200m, a concorrência parece-me mais em forma, não é mais forte que nos 100m mas estão em melhor forma que os atletas ingleses de 100m (únicos adversários do português nos 100m!).

Qual foi a parte que não percebeste? Se para ti a representação das cores de um país é apenas "para que a nossa bandeira seja vista e conhecida", para mim é necessário que quem as representa tem de o fazer por ser a sua primeira escolha. É isso para mim muito mais importante do que qualquer "questão objectiva relacionada com a nacionalidade".

Isso faz-me lembrar a tal cena do filme do Kevin Costner e da Susan Sarandon que já aqui contei: ela está na cama com um a pensar noutro (o kevin) e a páginas tantas deixa fugir um gemido e o nome do outro… o “um” mostra-se indignado e diz: “então estás na cama comigo a pensar nele?” e ela responde “porquê? preferias que estivesse na cama com ele e a pensar em ti?”.

É a mesma lógica. Quero lá saber se somos a primeira escolha ou não. O que me interessa é que a partir do momento em que um desportista enverga a camisola de portugal a encharque, dê tudo por ela e absorva o espírito de conquista que tem de assimilar. A nossa história está cheia de CHULOS que sempre encararam a selecção como primeira escolha e que no entanto chegavam lá e encaravam a mesma com tudo menos profissionalismo e respeito, como por exemplo em 1986 e 2002.
Isso da primeira ou segunda escolha parece coisa de teenager nos primeiros namoros, não só não garante coisa alguma como nem sequer é a coisa mais importante: o mais importante é que uma vez escolhido o comportamente seja irrepreensível. Parece-me ser o caso tanto do obikwelu como do Deco. O mesmo já não posso dizer de portugueses de nascimento que muita vergonha já nos fizeram passar ao serviço de Portugal.

Qual foi a parte que não percebeste? Se para ti a representação das cores de um país é apenas "para que a nossa bandeira seja vista e conhecida", para mim é necessário que quem as representa tem de o fazer por ser a sua primeira escolha. É isso para mim muito mais importante do que qualquer "questão objectiva relacionada com a nacionalidade".

Isso faz-me lembrar a tal cena do filme do Kevin Costner e da Susan Sarandon que já aqui contei: ela está na cama com um a pensar noutro (o kevin) e a páginas tantas deixa fugir um gemido e o nome do outro… o “um” mostra-se indignado e diz: “então estás na cama comigo a pensar nele?” e ela responde “porquê? preferias que estivesse na cama com ele e a pensar em ti?”.

É a mesma lógica. Quero lá saber se somos a primeira escolha ou não. O que me interessa é que a partir do momento em que um desportista enverga a camisola de portugal a encharque, dê tudo por ela e absorva o espírito de conquista que tem de assimilar. A nossa história está cheia de CHULOS que sempre encararam a selecção como primeira escolha e que no entanto chegavam lá e encaravam a mesma com tudo menos profissionalismo e respeito, como por exemplo em 1986 e 2002.
Isso da primeira ou segunda escolha parece coisa de teenager nos primeiros namoros, não só não garante coisa alguma como nem sequer é a coisa mais importante: o mais importante é que uma vez escolhido o comportamente seja irrepreensível. Parece-me ser o caso tanto do obikwelu como do Deco. O mesmo já não posso dizer de portugueses de nascimento que muita vergonha já nos fizeram passar ao serviço de Portugal.

Não queres tu saber se somos a primeira escolha mas quero eu. Mantenho que é para mim importante que os atletas que representem Portugal o façam por se sentirem identificados com o país e não apenas por serem bons profissionais como sugeres. O simples facto de optarem por Portugal em detrimento de outro país é sinal disso mesmo. Foi o caso de Obikwelu que poderia perfeitamente continuar a representar a Nigéria, mesmo treinando e vivendo cá, mas não o fez. Nada teve a ver com um “já que não posso ser internacional pelo meu país, deixa-me alinhar por este”.

Foi o caso de Obikwelu que poderia perfeitamente continuar a representar a Nigéria, mesmo treinando e vivendo cá, mas não o fez. Nada teve a ver com um "já que não posso ser internacional pelo meu país, deixa-me alinhar por este".

O Obikwelu nao pode ser internacional pela Nigéria?Eu nao estou dentro desse assunto mas e evindente que se um atleta nao pode representar o seu pais de nascimento e se ainda por cima vive noutro,parece-me que qualquer profissional se queira mostrar em todas as competiçoes,recorrendo a naturalizaçao doutro pais.

Penso que nem ha duvidas que o Deco so quis naturalizar-se pois os Europeus e os Mundiais teem mais visibilidade profissional, e como é obvio que ele nunca iria ser internacional pelo Brasil optou por Portugal.

A habitual lentidão com que ele sai dos blocos só vem tornar as suas vitórias mais espectaculares. É vê-lo a galgar posições até chegar ao primeiro lugar destacadíssimo. Excelente atleta! =D>

Nem mais.

Parabéns Obikwelu! =D>

Muitos parabéns aos 3, pois portaram-se muito bem! Duas medalhas e um honroso 6ºlugar, bem bom! :slight_smile: No entanto creio que o João Vieira merece uma saudação especial, pois a conquista do bronze consistiu numa grande surpresa, parabéns! =D>

Não te partas, que o Ao Leo tem toda a razão.

O Francis abandonou a Nigéria porque numa altura que se lesionou ao serviço da selecção negeriana foi esquecido, e não teve apoio algum. E assim decidiu nunca mais representar a Nigéria, e abdicou de correr em Sidney.

Em 2002 leste o Deco a dizer por várias vezes que o sonho de qualquer jogador brasileiro era jogar pela canarinha, e que tinha esperanças estar na Coreia com o Brasil.

De Francis nunca o ouviste isso. E muito menos tem problemas em mostrar orgulho pelo país que representa. Até no pódio podes ver as diferenças.

Não compares Francis com Deco, pois não são comparáveis.

Essa do "preferiu Portugal à Nigéria" parte-me todo! :D

Segundo o Record:

[b]Francis Obikwelu arrebatou a medalha de ouro nos 200 metros [/b]dos Europeus de Gotemburgo, vencendo sem qualquer dificuldade a final.

O português de origem nigeriana conseguiu a melhor marca europeia do ano (20,01), tempo que é também o novo recorde nacional da distância.

O velocista mostrou ao longo de toda a competição ser o mais forte, tendo vencido a primeira eliminatória com um tempo de 20,78 segundos. A partir daí, foi melhorando sempre as suas prestações, conseguindo o melhor tempo dos quartos-de-final (20,59 segundos) e das meias-finais (20,36).

Obikwelu já se tinha sagrado campeão europeu dos 100 metros na passada terça-feira, com um tempo de 9,99 segundos na final, revalidando um título que havia ganho na secretaria em 2002, após a desqualificação do britânico Dwain Chambers por doping.

Final dos 200 metros

1.º Francis Obikwelu, Portugal, 20,01
2.º Johan Wissman, Suécia, 20,38
3.º Marlon Devonish, Grã-Bretanha, 20,54
4.º Kristof Beyens, Bélgica, 20,57
5.º Ivan Teplykh, Rússia, 20,76
6.º Eddy de Lepine, França, 20,77
7.º David Alerte, França, 20,93
8.º Anastasios Gousis, Grécia, 20,94

Duplos parabéns para o duplo campeão.
=D> =D> =D> =D> =D> =D>

Palmarés

Campeonato da Europa

*2006 1º 100m, Suécia 9,99
*2006 1º 200m, Suécia 20,01

Jogos Olímpicos

• 2004 2º 100m, Atenas, GRE 9.86
  • 2004 5º 200m, Atenas, GRE

Campeonato do Mundo

• 1997 2º 4 x 100m Atenas, GRE 38.07
  • 1999 3º 200m Sevilha, ESP 20.11
  • 1999 3º 4 x 100m Sevilha, ESP 37.91

Campeonato da Europa

• 2002 1º 100m
  • 2006 1º 100m Gotemburgo, SUE 9.99

Campeonato do Mundo de Pista Coberta

• 1997 3º 200m Paris, FRA 21.10
  • 2004 6º 60m Budapeste, HUN 6.60

Liga Dourada

• 2004 1º 100m Saint-Denis, FRA 10.06
  • 2004 1º 200m Saint-Denis, FRA 20.12
  • 2001 1º 100m Berlim, GER 9.98
  • 2002 2º 100m Bruxelas, BEL 10.01
  • 2004 3º 200m Zurique, SUI 20.36
  • 2004 3º 200m Bergen, NOR 20.46
  • 2002 3º 200m Bruxelas, BEL 20.22
  • 2000 3º 100m Roma, ITA 10.00

Grande Prémio

• 2002 1º 100m Lausanne, SUI 10.09
  • 2001 3º 200m Atenas, GRE 20.59
  • 2001 3º 200m Nice, FRA 20.41

Grande Prémio Final

• 2001 3º 200m Melbourne, AUS 20.52
  • 2002 5º 100m Saint-Denis, FRA 10.03

Super Grande Prémio

• 2004 1º 200m Madrid, ESP 20.29
  • 2004 2º 100m Lausanne, SUI 10.02
  • 2003 2º 200m Madrid, ESP 20.59

Júniores

• 1996 1º 100m
  • 1996 1º 200m

Assina
Francis Obikwelu

Parabéns a este excelente atleta que o Sporting tem na modalidade, mais um

Estranho é, pelo que parece ser atleta do Sporting depois de ter rescindido ou acabado o contrato e ir treinar para Espanha e agora aparecer novamente como atleta do clube e sem ninguém dar por nada. Nem a comunicação social nem o próprio site do clube… :roll: :roll:

Parabéns ao Obikas!! Em grande! =D> =D> =D>

A nossa Naide Gomes ficou em 2º no salto em comprimento. :smiley: :smiley:

=D> =D> =D> =D>

Há uma "pequena" diferença: Obikwelu preferiu representar Portugal a representar a Nigéria. Deco optou por Portugal porque não o chamavam para representar o Brasil. É a tal questão da segunda escolha.

Essa do “preferiu Portugal à Nigéria” parte-me todo! :smiley:

Quanto à questão da “segunda escolha” então quer dizer que tudo isto se resume a sentimentos e amor próprio e não a questões objectivas relacionadas com a nacionalidade? Hmm… tá a ficar muito “Floribella” pó meu gosto.

Qual foi a parte que não percebeste? Se para ti a representação das cores de um país é apenas “para que a nossa bandeira seja vista e conhecida”, para mim é necessário que quem as representa tem de o fazer por ser a sua primeira escolha. É isso para mim muito mais importante do que qualquer “questão objectiva relacionada com a nacionalidade”.

Ele ofereceu-se primeiro `a Espanha naqual eles recusaram … para o nosso bem :lol: :lol:

O contrato finda no dia 31 de Agosto pelo que percebi, daí ainda ser nosso…

Quanto ao resto, é a minha forma de ver as coisas, para mim a medalha de Carlos Lopes nao foi de Portugal, foi do SCP, as vitorias de Agostinho tb e so on…

Eu sou do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, está no nome e tudo…