Quem é…?
Quem foi…?
Temos alguém que se preocupe com isto, ou é malta que se junta para treinar e pronto…?
Vantagens?
Desvantagens?
A discussão começou no tópico do Aroso mas creio que tem muita importância para estar lá escondida. Há excesso de peso na equipa de futebol do SCP, ninguém o pode negar. Vê-se à distância.
Podia estar aqui a teclar mas nada melhor do que quotar alguns factos para que se tirem as conclusões e se troquem umas ideias:
A nutricionista Andreia Santos da equipa sensação Leixões:
A ementa foi introduzida por Andreia Santos, nutricionista licenciada pela Universidade do Porto, natural de Barcelos e que assegura os cuidados nutricionais dos jogadores da equipa principal de futebol do Leixões.“A nutrição, por si só, não faz milagres, nem vencedores, mas pode fazer a diferença em momentos competitivos”, sustentou Andreia Santos à Agência Lusa, que tem agendada para terça-feira uma acção de formação sobre “pequeno-almoço”, nas instalações do clube.
A nutricionista explicou que “um jogador com 70 quilos, com três quilos a mais do que o peso ideal, perde quatro metros de avanço numa corrida de 100 metros, o que pode fazer a diferença entre apanhar um avançado adversário ou não”.
O trabalho de Andreia Santos no clube de Matosinhos começou em Julho de 2007, com a desmistificação de ideias erradas sobre alimentação e consultas individuais de 90 minutos, “para avaliar a ingestão diária de alimentos, deixar conselhos aos atletas e elaborar um plano de nutrição estruturado e personalizado”. Na equação dos alimentos que devem ser ingeridos por um determinado atleta, entram denominadores como a idade, a percentagem de massa gorda do corpo, a medição das pregas cutâneas e até a posição no terreno de jogo.
“A distância que um avançado corre em campo ao longo de um jogo chega a atingir os 12 quilómetros e o dispêndio energético é muito maior do que o de um defesa, pelo que têm de ser criadas exigências nutricionais específicas e com base científica, sem a abordagem do improviso e do desenrasca”, explicou Andreia Santos.
Desde que chegou ao Leixões, impôs a ingestão de barras de cereais ou bolachas com marmelada, sumos de frutas e uma banana depois de cada treino, já que “os 30 minutos que se seguem são cruciais para evitar a fadiga precoce no jogo ou treino seguintes”. Apesar de adiantar que “não existem alimentos milagrosos”, aqueles são ideais para não perder músculo, mas antes a massa gorda, “que limita a velocidade, a elasticidade, a impulsão, a aceleração, a resistência e a concentração dos atletas”.
A hidratação é também um elemento indispensável nos intervalos dos treinos e jogos oficiais, mas a água ingerida no Leixões tem igualmente “receita própria”: “Tem algum açúcar para controlar os níveis de glicemia, sal, porque evita cãibras, e limão para tornar o sabor mais agradável”.
No serviço de restauração do Leixões, Andreia Santos desenvolveu um plano de cinco semanas de refeições, “só com um frito, tendo em conta os custos da alimentação saudável”. A nutricionista considerou que “o fascínio do futebol também está no equilíbrio entre aqueles que nasceram com o desporto no sangue e os que conseguem ajudar a construir um futebolista”, pelo que, na sua opinião, “a chave do sucesso não está apenas na inspiração imediata do atleta, mas também na aposta em pequenos pormenores, como adaptar as necessidades alimentares específicas para atingir maior rendimento”.
Nas pesquisas fiquei a saber que os orcs agora também o fazem:
Os jogadores vêem o seu peso controlado diariamente, por forma a evitar excessos. Para além disso, o facto de, pelo menos, uma refeição ser feita na Caixa Futebol Campus - ou no [u][i]Cesto do Pão[/i][/u] - é uma forma de ter debaixo de olho a alimentação dos [u][i]traques[/i][/u], ainda para mais quando os pratos são definidos com a ajuda de uma nutricionista.
Mini-reportagem sobre Nutrição Desportiva por Antonio Escribano, médico endócrino e nutricionista do Tottenham, Sevilla, Xerez, Murcia, Getafe, Zaragoza e da Federação Espanhola de Basketball.
Basicamente revela-se totalmente contra o suplementos sintéticos, diz que há muito mito errado sobre nutrição no futebol.
Diz também que um jogador com excesso de peso tem maior probabilidade de se lesionar (coincidências…) e explica-o com números e cargas de peso-extra nos joelhos, por exemplo.
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=WtjltLwdFDQ[/youtube]
A outra face da moeda, os mimados (está em brasileiro…):
O Tottenham (ING) mais parece um spa do que um clube de futebol. E esta frase tem fundamento: [b]desde a chegada da nova equipe técnica, comandada pelo treinador Juande Ramos, o grupo de jogadores já perdeu 50 quilos.[/b] A nova dieta é baseada em [b]frango grelhado e muitas verduras[/b]. Entretanto, o preparador físico Marcos Alvarez afirmou ainda que essa foi apenas a metade do objetivo.
- Quando chegamos descobrimos que o plantel estava acima do peso. Fiz uma comparação com o Sevilla (último trabalho), levando em conta o tamanho dos jogadores, e foi constatado que o grupo tinha 100 quilos a mais. Falei imediatamente com o nutricionista Antonio Escribano, e mudamos os hábitos alimentares dos atletas - explicou Alvarez ao diário inglês “Telegraph”.
…
O Tottenham parece estar vivendo um inferno astral no início desta temporada. O problema, desta vez, é a dieta imposta pelo treinador espanhol Juande Ramos, que vem sendo contestado pelo elenco devido aos seus métodos de treinamento. Alguns jogadores se queixaram abertamente à imprensa inglesa.
"Nós sentimos fome antes de começar as partidas e isso pode não ser bom. Podemos comer depois dos encontros, mas também queremos fazê-lo antes - disse um jogador ao tablóide sensacionalista inglês “The Sun”.
Juande Ramos e o nutricionista Antonio Escribano já haviam implantado uma dieta diferente no Sevilla. Os jogadores eram obrigados a tomar uma vitamina de frutas durante o intervalo dos jogos para repor forças.
Após a última partida, derrota em casa para o pequeno Hull City, vários jogadores se reuniram para criticar não só regime alimentar como também o próprio comando de Juande Ramos.
Como sabem, Juande Ramos já foi despedido dos comando dos Spurs…