Novo Trabalho, Nova Realidade - Dicas

Bom dia, leões.

Vou mudar de trabalho. A empresa onde estava foi talvez das piores experiências que algum dia tive, debilitou bastante a minha confiança, mas felizmente rapidamente encontrei um novo caminho, e vou agora ingressar numa nova atividade e rumo.

Vou entrar para a área das vendas. De uma maneira até pouco usual diria. Vou ter um salário base totalmente normal, com comissões, o que me dá estabilidade.

Nevertheless, será o meu primeiro trabalho no departamento comercial. Será numa vertente SaaS, com um produto de design que devido aos meus anos em departamentos de Mkt, conheço bem.

Mas gostava de saber se algum dos caros foristas com experiência na área tem conselhos para dar a um “virgem”. Estou um pouco nervoso, é a minha primeira vez na área, e a experiência anterior tirou-me alguma boa dose de “ego” saudável que eu tinha.

4 Curtiram

Não consigo ajudar-te nessa área, mas desejo-te a maior das sortes!

1 Curtiu

Ler muitos livros. Quem lê muito está sempre preparado para “qualquer” situação. Ler é o mesmo que fazer corporate war gaming

Obrigado amigo. Bem que precisa. Esta aventura passada tirou-me grande parte da confiança, que era algo que eu tinha e usava para poder ultrapassar as situações mais difíceis. Como é que é possível uma entidade empregadora deixar assim um colaborador?

Obrigado amigo, pelo conselho. De facto, eu leio muito. Mas durante anos, lia muito poucos livros técnicos. No último ano, mudei esse mindset. E realmente, é abismal a diferença do que podermos absorver/adquirir com uma leitura sobre aquilo que fazemos diariamente…

Boa sorte @namondor1

Também não sou dessa área mas desejo que tenhas uma experiência profissional melhor que a anterior. Mau ambiente no trabalho é das piores coisas que pode haver, imagino.

Abraço

Bom dia meu caro,

O melhor conselho para área de vendas comercial é regularidade e consistência nos contatos.
Não trabalho em vendas para área digital, mas na alimentação é aparecer todas as semanas, mais ou menos à mesma hora e o contacto telefónico coincidir mais ou menos.

E não vale a pena inventar muito, as pessoas apreciam a honestidade, sempre com atitude positiva e convém ter as respostas na ponta da língua quando os clientes perguntam.

O que me lembrar mais vou colocando, abraço.

1 Curtiu

Bom dia amigo.

Obrigado pelos conselhos.

A minha venda e comunicação sera muito centrada nos canais digitais, LinkedIn Sales Navigator por exemplo.

Mas o conselho serve também para aí, e agradeço-te!

Boa sorte nessa nova etapa :muscle::muscle:

Desde que sejas verdadeiro com os clientes tudo vai correr bem , pois temos sempre o pé atras com vendedores

Primeiro passo: fazer um levantamento do ‘gado’ todo, separado por solteiras, casadas, divorciadas, comprometidas, em vias de divórcio, porcas…

Ah… Não era isso?

Ah, mesmo com o trabalho?

Pah, nos primeiros tempos provavelmente vais sentir-te incompetente e a pensar se tomaste mesmo a decisão certa. Vão haver dias em que vais chegar a casa com a ideia (quase decisão) de que não é aquilo que queres e começas a ver outras alternativas (just in case) mas, o conselho que te dou, esquece isso. É normal. A não ser que, ao final de alguns meses (sim meses) não comeces a tomar o gosto, vais acabar por gostar. Outros dias vais fazer asneira e vais sentir-te mal por isso, tanto mais quanto rápida for a tua adaptação. No meu caso cheguei mesmo a um ponto em que pensava que tinha descoberto o melhor emprego para mim e o iria perder por incompetência. Mas o tempo foi passando, já fui aumentado uma vez sem pedir, vou ficar, vou ser novamente aumentado (novamente sem pedir), tenho horários e folgas de sonho, tenho um ambiente de trabalho bestial, ainda não me apeteceu tirar férias (e já cá estou há quase um ano), apetece-me trabalhar em casa sem pedirem…

Nestes primeiros tempos é tudo uma questão de resiliência. Ah, e não entres pela ideia de que deves comer e calar porque és novo. Das piores merdas que podes fazer. É quase tão mau como entrar à campeão. Nem 8 nem 80. Deves entrar com atitude, não deves ter medo de brincar um pouco com os novos colegas (com elevação), não deves ter medo de demonstrar ambição (que possas atingir), não deves ter medo de relativizar os erros que inevitavelmente vais cometer ao início… Aconselho-te a, em primeiro lugar, conquistar os novos colegas. Se eles forem jantar e te convidarem, vai. Se eles forem jogar futebol/ténis/padel, vai. Se a empresa tiver um evento qualquer, vai. E toma a iniciativa de convidar também. Também deves investir na tua imagem e no teu carisma, porque a reputação começa a construir-se no primeiro dia. E se (naturalmente) não vais ser logo o melhor naquilo que vais fazer, deves começar pelo ‘resto’.

3 Curtiram

Problema que fiz na anterior empresa.

Entrei a medo, a apalpar todo o terreno, comeram-me de cebolada.

Obrigado pelos múltiplos conselhos, amigo.

Sim, eu pauto-me pela verdade sempre. Espero conseguir fazer também neste novo contexto.

3 Curtiram

Tens de conhecer muito bem o que vendes e o que os teus clientes precisam de comprar

Sabemos que em Portugal, quase todos compram em função do preço, mas se explicares muito bem que eles podem ganhar algo com o teu produto, acho que consegues fechar.

Outra coisa é a assistência. Não sei o que vendes em concreto, mas os clientes preferem investir mais se houver garantia de acompanhamento posterior

No fundo acompanhar o processo pós venda.
A instalação e depois se tudo está conforme

Não precisas perder muito tempo, até porque estão a distância de 1 e-mail ou WhatsApp

Boa sorte

2 Curtiram