[quote=“tiultra”]
Caro,
2 comentários:
1 - a estagnação não é o vosso lema? Estive ontem especialmente atento à juve… que miséria. Antigamente a juve passava o jogo inteiro a cantar. Hoje em dia passam mais tempo a fumar do que a cantar. Não fosse a miuda de calções curtos e ontem não tinham tido interesse nenhum. Estão amorfos, mas isso também se compreende pela redução crescente de presenças: já foram a maior claque da europa hoje… são meia duzia, fruto de guerras de casas onde todos ralham e, aparentemente, ninguém saiu vencedor.
2 - Consideras estagnação o facto de todo o estádio do liverpool saber cantar o “you’ll never walk alone”? Ou o que se canta no estádio do celtic? Estás a confundir estagnação com tradição, e a tradição é algo a respeitar, e quando se consegue esse efeito, essa mística, ela não deve ser abandonada, infelizmente não me parece existir na liderança da claque quem perceba isso. Há que mudar por mudar, imitar o que se faz lá fora, ao ponto de preferirem cantar cânticos com músicas fanchonas dos O-zone ou da australiana anã do que cânticos lendários do SC Portugal.
Claro que não é estagnação, a claque aos poucos está a melhorar, está a aparecer mais pessoal, temos perfeita consciência que os dias do “antigo estádio” são quase possíveis de atingir, mas podes crer, que vamos fazer os possíveis e os impossíveis para que tal aconteça.
PS: não era calções, era mesmo mini saia.
Mas desculpa lá, qual é o cântico com tradição cantado em Alvalade?
O hino “só eu sei…. “, e sabes por quem foi criado? Sabes a tradição que envolve este cântico?
Até este cântico, agora cantado, não tem a projecção que tinha antes, se a nossa equipa não estiver a ganhar, só meia dúzia de adeptos normais é que cantam.
Vou ao futebol desde 1980, e nunca houve um cântico com a “chamada tradição”, tão forte como este, e não é só bater palmas, ou gritar SPORTING.
Os últimos anos do Sporting são perfeitamente adequados ao "sempre a combater". Nunca mais o ouvi. Um cântico excelente.
Este cântico que tu falas, e que eu pessoalmente gosto muito, neste último jogo, não me recordo se foi cantado, mas digo-te já que em Leiria, foi muitas vezes cantado, por acaso não te apercebeste no estádio se cantámos?
Lembras-te do estádio antigo? Lembras-te do inferno do início do 6-3? Da recepção ao Real Madrid para a Uefa?
Lembro-me disso e muito mais…nem queiras saber…
Eu lembro-me disso tudo. Todo um estádio a cantar, cânticos que toda a gente sabia, que eram simples, claros, bonitos (ok, excesso de allez, allez em tudo o que é cântico mas isso passa). E não ganhávamos peva. Porque é que o adepto do Sporting se calou?
Essa é uma resposta a qual tu e todos os “líricos” que escrevem aqui podem responder, velhos do restelo? nãooo, mesmo adeptos do sporting.
Porque hoje as claques não valem nada
Essa afirmação, vinda de quem vem, é para o lado que eu durmo melhor, para quem não sabe nem tem consciência de tuo que é e que representa uma claque, nem vou responder, pessoalmente até te tentava explicar tudo como deve ser.
Como queres que o adepto normal actue nestas condições? Que andemos nos sites a decorar as letras dos Cãnticos que vocês decidem inventar para não estagnar?
Mais não, não vale a pena, mais de metade dos registados daqui nem vão ao estádio, mas opinam sobre tudo e mais alguma coisa.
Perdoa-me o tom amigo, mas ainda ontem comentava isso com um amigo e é a mais pura das verdades. O adepto normal não sabe o que cantar. Cabe às claques darem o ambiente, liderarem a animação, liderarem a "curva", e que a curva seja todo o estádio.
Mas aí é que está o grande problema, o dito “normal” adepto do SPORTING, ao longo destes último tempos, nem ao trabalho se dão , pelo menos de tentar, quanto mais aprenderem alguma coisa.
Achas que as claques cumprem isso? claro que não. Sobretudo desde o dia em que inventaram zangas para se separarem
Neste assunto, não fales do que não sabes, nem quando falam de dinheiros e afins, não opines num tema, onde o que sabes é 0.
hoje são o quê as claques? Nada... mormuram umas coisas que ninguém percebe, reduzidas em número, em impacto. Beneficiam de contrapartidas que seriam justas para uma claque que realmente liderasse o ambiente, o que não acontece hoje em dia.
Quais são as contrapartidas que conheces ou melhor, as que lêste na net ou nalgum forum? eu posso-to dizer, neste momento o espaço que temos para guardar material, mais nada, achas isso muito?
e recebido um ultimato para se organizarem
Achas mesmo? Mais uma vez, completamente fora da realidade…
Perdoa-me a dureza, admiro muito quem se esforça por acompanhar o sporting onde quer que vá, sobretudo quando nada se ganha, mas fico doente com a mediocridade, e a história dos últimos anos da juve (e derivados que dela sairam) é de mediocridade, pois perdeu-se a excelência e nada se ganhou.
Claro que perdoo, sem problemas nenhuns, mas fico triste por vêr pessoas a falar e a pensar tão mal de uma claque, que já deu muito ao clube, e vai continuar a dar.
Não é por nada, que este mês fazemos 31 anos de existência, tem mais anos a claque do que alguns " líricos" que escrevem aqui.
Vou ficar por aqui, mas teria todo o gosto em te explicar melhor tudo pessoalmente, entenderias de outra maneira tudo aquilo que foi dito.
Abraço