Novidades

No fundo a ideia foi tua ;).

A partir de agora vou adoptar este visual é à medida que for mexendo noutras páginas vou mudando, pode ser que um dia fiquem todas iguais ::slight_smile:

Actualizadas as páginas:

Manuel Pais | Wiki Sporting, José Saturnino | Wiki Sporting e Artur Louro | Wiki Sporting

Actualizadas as páginas:

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Gentil Cardoso e 1963/64 | Wiki Sporting

Yupi! O Núcleo Sportinguista de Moçambique [url]http://nucleosportinguistamocambique.blogspot.com/2010/02/scb-sporting-clube-da-beira.html[/url] enviou-me informação sobre uma filial “perdida” e agora “reencontrada”, a nº 39, o Sporting Clube de Portugal | Wiki Sporting Clube da Beira! Que, pelos vistos, reatou a ligação ao Sporting!

Um muito obrigado ao Núcleo Sportinguista de Moçambique!!!

É bonito de ver que mesmo nos pontos mais distantes do Mundo o nosso clube deixa marcas.

:offtopic:

:idea:Penso que deveria ser levada a cabo uma inciativa de recenseamento de todos os adeptos sportinguistas por esse mundo fora, talvez envolvendo os núcleos e as casas do clube. E depois os números deveriam ser divulgados no Jornal e nos sites afectos ao clube. :idea:

Criada a página https://www.wikisporting.com/index.php?title=Estreia das camisolas listadas, que descreve a histórica digressão ao Brasil (o primeiro clube a português a deslocar-se àquele país) e os momentos, também eles históricos, que aí aconteceram:

  • A estreia das camisolas listadas como equipamento da equipa de futebol
  • O primeiro registo de futebol em movimento no Brasil

[hr]
Apesar da maior parte da informação ser coincidente nas várias fontes consultadas, existe outra que me parece em profundo desacordo:

  • O vídeo da Globo diz que o jogo do 3-2 com o Fluminense marcou a estreia das camisolas listadas; porém, estas foram estreadas no primeiro jogo com esta equipa, a 15 de Julho de 1928.
  • Existe a citação de um jornal brasileiro - “O publico, apesar do campo chuvoso, compareceu em grande numero ao stadium da rua Guanabara.” - referindo-se ao jogo onde o vídeo foi supostamente filmado. Mas pelo vídeo, não me parece tempo chuvoso nenhum. Aliás, o vídeo parece reflectir o ambiente descrito pelos jornais brasileiros referente ao jogo de 15 de Julho (ver citações na página).
  • As fotos que coloquei parecem de momentos que o vídeo também capta, pelo que acho que são referentes ao 1º jogo com o Fluminense, e não ao 2º.

Muitas dúvidas que me levam a pensar se o vídeo não é de 29 de Julho mas sim de 15 de Julho de 1928, ao contrário do que se diz em todo o lado ???

MRG, em primeiro lugar, grande pesquisa!

Em segundo lugar, “Estreia das camisolas listadas” é um nome de página que só por acaso alguém vai procurar! É preciso um nome mais “procurável”! Talvez uma página chamada “Camisola” ou “Camisola do Sporting”, ou na página Sporting Clube de Portugal | Wiki Sporting Clube de Portugal, que já tem uma secção para os emblemas, se possa ter uma secção para as camisolas, onde se fale da Stromp e das riscas, com link para esta página que fizeste (e para o meu site :slight_smile: ).

Na página Sporting Clube de Portugal há uma secção para os “Equipamentos” só que ainda está em branco. :-[

Talvez seja a maior falha desta Wiki, mas isso foi ficando para trás porque havia alguém no fórum que tinha feito um trabalho engraçado sobre o assunto e acabou esquecido.

Compreendo, mas uma página chamada “Camisola” ou “Camisola do Sporting” é demasiado redutor para um artigo que aborda a estreia do equipamento listado, inserido numa digressão ao Brasil.
Além do mais, incluí esta página nos Jogos Históricos que, por sua vez, se inclui nos Momentos e todas as páginas aqui listadas são momentos marcantes, pelo que os títulos estão de acordo com esses momentos.
Podemos é criar redireccionamentos e isso concordo totalmente :great:

Eu comecei a juntar os equipamentos numa pasta do pc (aliás, também comecei a juntar as fotos dos plantéis ao longo dos anos) mas nunca mais peguei nisso, até porque fui encontrando algumas incongruências, além de faltarem muitos equipamentos.

Actualizadas as páginas:

Mascarenhas | Wiki Sporting e https://www.wikisporting.com/index.php?title=Augusto

O Armazém Leonino e o Portal Sporting que eu conheça é quem tem mais fotos de equipas e plantéis. No fundo, uma página sobre equipamentos poderia ser um hub de redireccionamentos, por ex para esses sites, para a estreia da camisola às riscas, etc, apenas com pequenos comentários. É uma questão de facilitar o encontrar, ter múltiplos pontos de acesso!

Sim, o artigo dos equipamentos pode conter uma visão resumida da evolução dos mesmos ao longo da história e ser complementado com links para o género dos episódios que o MRG colocou em artigo.

Uma vez que era imperdoável que a Secção equipamentos estivesse em falta recorri a alguns textos que já estavam feito e com mais uns pozinhos já está.

Agora vou tentar arranjar umas fotos para ilustrar, mas parece-me que deveria haver uma ligação para uma página com os vários equipamentos alternativos, sem esquecer o tal trabalho que se falou sobre as várias versões do equipamento principal

Já carreguei algumas fotos ilustrativas, o pior é distribui-las no espaço ^-^

Sporting Clube de Portugal | Wiki Sporting Clube das Caldas

Adicionado um https://www.wikisporting.com/index.php?title=Ajuda:Guia Rápido para todos os que ainda não estão familiarizados com a linguagem Wiki. É só imprimir e colocar ao lado do monitor.

Boas edições :great:

Actualizadas as páginas:

Joaquim Serranito | Wiki Sporting e Cabrinha | Wiki Sporting

De volta a Portugal, cá fica a mais recente e infeliz ficha:

https://www.wikisporting.com/index.php?title=2010-03-26 Marítimo-Sporting

Actualizadas as páginas:

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Libânio Avelar e Pacotti | Wiki Sporting

Actualizadas as páginas:

Oliveira | Wiki Sporting Duarte e https://www.wikisporting.com/index.php?title=Fernando Ferreira Pinto