Novidades

Criada a página https://www.wikisporting.com/index.php?title=Estreia das camisolas listadas, que descreve a histórica digressão ao Brasil (o primeiro clube a português a deslocar-se àquele país) e os momentos, também eles históricos, que aí aconteceram:

• A estreia das camisolas listadas como equipamento da equipa de futebol
  • O primeiro registo de futebol em movimento no Brasil

[hr]
Apesar da maior parte da informação ser coincidente nas várias fontes consultadas, existe outra que me parece em profundo desacordo:

• O vídeo da Globo diz que o jogo do 3-2 com o Fluminense marcou a estreia das camisolas listadas; porém, estas foram estreadas no primeiro jogo com esta equipa, a 15 de Julho de 1928.
  • Existe a citação de um jornal brasileiro - “O publico, apesar do campo chuvoso, compareceu em grande numero ao stadium da rua Guanabara.” - referindo-se ao jogo onde o vídeo foi supostamente filmado. Mas pelo vídeo, não me parece tempo chuvoso nenhum. Aliás, o vídeo parece reflectir o ambiente descrito pelos jornais brasileiros referente ao jogo de 15 de Julho (ver citações na página).
  • As fotos que coloquei parecem de momentos que o vídeo também capta, pelo que acho que são referentes ao 1º jogo com o Fluminense, e não ao 2º.

Muitas dúvidas que me levam a pensar se o vídeo não é de 29 de Julho mas sim de 15 de Julho de 1928, ao contrário do que se diz em todo o lado ???