Dada a importância do tema, achei por bem criar um tópico próprio para informar as pessoas.
Se a administração achar o contrário, este tema poderá ser continuado noutro tópico.
Aqui fica:
Na AG de ontem, através de algumas alterações estatutárias aprovadas pelos sócios, temos duas boas notícias, por aquilo que me foi possível entender:
1- Quem deixou de pagar quotas ou de ser sócio e quer voltar a ser, pode agora pedir o “congelamento” dos anos em atraso e retomar a sua condição de sócio, mantendo até o número de sócio antigo. Basicamente, não tem que pagar o que tem em atraso, mas perde esses anos em falta que ficam “congelados” para efeitos de número de votos.
Por exemplo:
-Sócio com 10 anos de quotas em atraso, quer voltar a ser sócio.
-Congela esses 10 anos mas fica com o seu número de sócio antigo, não perde a sua antiguidade.
-Não tem que pagar esses 10 anos em atraso.
-Para efeitos de cálculo do seu número de votos, esses 10 anos “congelados” não contam, é como se não existissem.
-Um dia mais tarde, pode “descongelar” esses 10 anos e pagar as respectivas quotas que estava a dever, e assim recupera a totalidade do número de votos.
Assim já existe a hipótese de recuperar antigos sócios sem que estes tenham que pagar tudo o que tinham em atraso, o que em grande parte dos casos é mesmo uma impossibilidade, mas é mantida a justiça entre sócios, pela diferenciação no número de votos.
[hr]
2- Sócio categoria B pode agora mudar para a categoria A sem ter que pagar a respectiva diferença de quotas entre as categorias pelo tempo em que esteve na categoria inferior. O mesmo acontece no caso de um sócio categoria C, que mude para a B ou para a A.
Por exemplo:
-Existe neste espaço um forista que teve esse “problema”, e que o descreveu aqui: http://www.forumscp.com/index.php?topic=60886.msg3180561#msg3180561
-Nessa altura eu expliquei o porquê dessa situação, aqui: http://www.forumscp.com/index.php?topic=60886.msg3184091#msg3184091
-Acontece que agora, toda essa situação já não se coloca e essa questão já foi resolvida.
De momento não me recordo da situação exacta que foi ajustada nos estatutos (e aprovada pelos sócios) para resolver este problema, se era feito um “reset” ao número de votos da pessoa, podendo ela depois os recuperar se mais tarde quisesse pagar a diferença, ou se foi outro tipo de solução.
Se alguém se recordar, que coloque aqui. Ou então esperemos pela actualização do documento que tem os estatutos, no site do clube.
De qualquer maneira, quem estiver em situações dessas e que não tinha maneira de pagar as quotas que tinha em atraso ou pagar diferenças entre categorias de sócio, agora já tem esse problema resolvido, já existe solução. :great: