Novas eleições? Para quê?

Boa tarde prezados adeptos e associados do Sporting Clube de Portugal, SAD!

Há algum tempo que ando para escrever isto, mas os afazeres profissionais falam mais alto, e nesta altura conturbada do país, não nos podemos dar ao luxo de descuidar um pouco que seja da nossa vida profissional…

O Sporting Clube de Portugal bateu no fundo, nem mesmo na época dos 18 anos sem sermos campeões jogávamos tão mal, sem ambição, garra, confiança, qualidade, amor à camisola.
Tenho vindo a debater com o meu pai (ex-jogador internacional das camadas jovens de Portugal), o actual momento leonino, e chegámos à conclusão que já não existe Sporting, assim como também já não existe futebol português.

Virámos um paraíso fiscal, somos agora a rampa de lançamento de jogadores vindos da américa do sul. O nosso futebol perdeu toda a sua qualidade (ou melhor, a qualidade que restava…).

Desde a criação das Sociedades Anónimas Desportivas, à organização do Euro2004, que Portugal deixou de ser uma liga competitiva/apetitiva para jogadores de grande qualidade.

Os clubes são obrigados a vender para evitar a falência, e nalguns casos, nem mesmo com venda dos seus melhores activos se consegue equilibrar as contas astronómicas do passivo existente nos clubes.

Somos, efectivamente, afectados pela crise financeira no país, mas isso não desculpabiliza tudo.

O Sporting Clube de Portugal, desde há 17 anos aproximadamente (como é evidente, falo da comunidade Roquetteira), tem vindo a dar tiros nos pés sucessivamente, tendo o seu expoente máximo acontecido no último acto eleitoral. Vou ser honesto, votei Bruno de Carvalho, pois de todos os candidatos, era, supostamente, o rosto da mudança, o murro na mesa para o BASTA da continuidade dessa comunidade chupista, gananciosa e sem valores.

Uma vergonha, é a expressão que os associados e adeptos leoninos mais usam na última década, seja para presidentes, treinadores, jogadores, menos o roupeiro claro está.

Há uma semana atrás ouvi o Engº Godinho Lopes dizer que se houvesse eleições, tinha a certeza que as voltaria a ganhar, eu ri-me quando ele disse isso, pensei que tinha tomado a mesma substância que o Sá Pinto tomava quando dizia que não estávamos fortes, estávamos muito fortes. Mas depois, cheguei à conclusão que ele tem razão. Se conseguiu vencer da forma que venceu o último acto eleitoral, não tenho dúvidas que eram capazes de ir mais além para vencerem um hipotético novo acto eleitoral.

Digo isto porque o Sporting Clube de Portugal já não é dos Sportinguistas, o Sporting é do BES, o senhor Ricciardi (se é que é assim que se escreve…) é quem define quem deve ser o presidente do Sporting. Temos uma dívida a cobrar, um passivo para eliminar, e o último ano de exercício do Sporting foi tudo menos positivo no que ao equílibrio financeiro diz respeito. Investiu-se N milhões de euros na contratação de novos jogadores, para dar uma maior qualidade e conseguirmos lutar por títulos, títulos esses que foram perdidos por culpa própria (imagine-se, eliminados na Taça da Liga com um grupo com tanta qualidade como se fosse um da Liga dos Campeões, e no Jamor contra o colosso europeu Académica, que merece o meu devido respeito).

Ora, com tanta falta de competência e gestão nos quadros do futebol, onde poderá existir retorno financeiro, se nem à Liga dos Campeões conseguimos ir, se nem lutar pelo 1º lugar conseguimos? Não existem receitas, os jogadores foram todos para um fundo onde não temos praticamente nenhum jogador 100% Sporting. Fundo esse que era altamente criticado pelo Engº Godinho Lopes e o pseudo-sportinguista Dias Ferreira (este não mais serviu para dispersar os votos do rosto da mudança) na altura dos debates eleitorais.

O Projecto Desportivo está arruinado, não há como dar volta a isso, mas por outro lado temos uma dívida a pagar ao BES, que está a ser pago pela corja, que tira todo o dinheiro, valor e património que o Sporting Clube de Portugal tem, sendo neste momento levado a uma quase falência do expoente máximo do desporto nacional e internacional. É por demais evidente que o BES não quer ter na presidência do Sporting Clube de Portugal um ser humano capaz de devolver o Sporting aos Sportinguistas, de devolver a alegria, a esperança, o sonho aos adeptos leoninos. Só não nos tiram o amor, porque esse é incondicional.

Posto isto, pergunto, para quê novas eleições se neste momento estamos numa teia que nos é impossível sair. Um filme de terror que tem como realizador José Roquette, e os seus principais intervenientes Sousa Cintra, Dias da Cunha, Filipe Soares Franco, JEB, Godinho Lopes, entre muitos mais…

Sinto-me agastado, como acredito que vocês todos estão. Farto de ver um Sporting perdedor. Farto de ver jogadores sem qualidade para jogarem no Sporting. Queremos o Sporting de volta!

Saudações Leoninas!
Pedro Leocádio, sócio nº 61875 do Sporting Clube de Portugal.

Se a vida fosse um mar de rosas e influenciada por poemas de tempos de outrora, não nascíamos a chorar. :think:

Não obstante a isso, é óbvio que lutaremos e para sempre caminharemos lado a lado ao nosso ideal, ao nosso amor, Sporting Clube de Portugal.

Mas chega de romantismos, temos que encarar a verdade e ver que se não é uma causa perdida, perto disso está o Sporting. A esperança é a última a morrer, mas muita coisa teria que mudar para que o Sporting volte aos tempos de glória. E isso está a ser-nos negado por uma rede infiltrada, corrupta e sem escrúpulos e que a cada dia matam o Sporting.

Saudações Leoninas! :beer:

Leocádio,

Faz o favor de escrever mais vezes por aqui.
Pouco mais há a acrescentar.

Gostei muito do texto Leocádio :great:

Mas não podemos deixar de lutar. O Sporting somos nós, mais cedo ou mais tarde teremos de reconstruir o nosso Clube. Apanhar os destroços. A bem ou a mal.

SL

Eu percebo, mas desistir é morte certa.

Desistir nunca!
É preciso é que os sócios que realmente usam a cabeça, se mantenham unidos na tarefa de reconquistar o Sporting Clube de Portugal.

E não admito que alguém (seja quem for) me diga que não vale a pena lutar, ou que não vale a pena ir para eleições… isso é o que a corja quer, querem ganhar sem terem que ir a combate.

Todas as dinastias de canalhas caem, mais cedo ou mais tarde.

Eu como sócio do SPORTING não identifico-me nem com esta direcção nem com a anterior (JEB).

Eu não duvido que as pessoas á frente do Sporting sejam Sportinguistas mas não têm qualidades de liderança para gerir um clube como o Sporting.

Este presidente, eu até tenho pena do homem, fraca figura, elogia os adversários, foi criticado pelos seus apoiantes da propria lista, despediu 3 treinadores, contratou um autocarro de jogadores á custa de mais créditos, o seu projecto inicial com as pessoas que ele próprio escolheu,simplemente acabou e a sua eleição foi no minimo estranha, possivelmente com mão criminosa.

Eu nas ultimas eleições era apoiante do Bruno de Carvalho. Eu assumo que é um risco a eleição do bruno de carvalho, mas o homem provou ter bom discurso, frontal, duro, claro de ideias, sem rodeios, pessoas firmes com ele e arrastou multidões impensaveis no momento das eleições. Por outro lado, eu considero que esta continuedade de pessoas, instaladas no clube é um cancro enorme sem explicação. Figuras que se acham importantes que usam e abusam da marca sporting para seu beneficio. Eu ouvi dizer que o Luis Duque ganhava 20 mil euros pro mes e o Carlos Freitas também. Para falidos não estamos mal.

Esta equipa que esta direcao ´montou é muito boa!. eu do que eu sei de futebol e analisando o plantel, nao entendo. Se os jogadores não rendem , tem que ter uma explicaçao. Para mim…os ordenados não estão em dia…perder contra rio ave, moreirense, empatar contra a academilca, perder contra um clube que deve vender DVD’s é simplesmente anormal e impossivel de acreditar.

Eu continuo socio porque quero votar no meu presidente. Se nao for eleito, eu deixarei de ser socio e a razão é claro: nao acredito no actual projecto e nao acredito nas pessoas que teimam a ficar lá. Já cheira mal.

Eleicoes para que? Simples, para o Duque ser eleito como ‘rosto da mudanca’, devidamente patrocinado pelo BES e pelo Ricciardi.

O remoinho de sentimentos que levou o @ Leocádio a escrever o seu excelente texto (parabéns, desde já, aqui ficam da minha parte :clap: :clap: :clap:) é precisamente o mesmo que existe no meu intímo.

Aliás, tive já oportunidade de escrever noutro tópico, já não sei qual, que o Sporting de José Alvalade, Francisco Stromp e seus contemporâneos, o tal do ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA, o tal Clube tão grande como os maiores clubes da Europa, neste momento, é apenas um ideal, um sentimento lindo, mas não mais do que isso.

Quer queiram, quer não, o que acontece ao Sporting, acontece neste momento ao nosso país.

O presidente do Banco Central Europeu afirmou ontem ou anteontem, já não sei, que há países que ainda não entenderam que perderam a sua soberania, obviamente, referindo-se também a Portugal.

E o Sporting, como muito bem o @ Leocádio escreve, já não é dos sócios e dos adeptos muito menos, é de quem lá meteu o dinheiro e quer reavê-lo.

O Sporting está como o mundo, trucidado por um crise financeira criada pelos banqueiros e pelas instituições a que presidem, completamente depauperado, despojado de glória, sem arte nem capacidade para sair do lamaçal em que o lançaram.

E ao olhar para quem o dirige, ainda fico com mais certezas disso. Quando vejo o seu olhar ensimesmado, acossado, desorientado, perdido, de quem não sabe como dar a volta à coisa, a este “monstro” que aceitou dirigir através dumas eleições que tiveram tudo menos clareza… tough luck. Agora, como é que é, presidente Godinho Lopes? Qual é que é a saída?

Meus caros, não há.

Fala-se em novas eleições que elejam um Presidente que saiba de futebol, que consiga renegociar o serviço da dívida, que… que… que… É um caminho tão cheio de se… se… se…

Se houverem eleições, quem for eleito vai encontrar um Sporting pior do que estava há dois anos, sem património, sem activos, sem liquidez, sem crédito junto da banca e também sem “elan” vitorioso, sem mística, sem prestígio.

Prestígio que é necessário para atrair investidores, “sponsors”, contratos publicitários, etc.

Sem dinheiro a entrar, não há milagres. Sem excelentes gestores mas, acima de tudo, sem Homens com capacidade de decisão, imbuídos de Sportinguismo, que consigam liderar um Projecto bem construído mas já de si muito condicionado pela situação do Clube, Homens capazes de abdicarem das suas vidas profissionais e familiares, capazes de se dedicarem 110% ao Clube (e não estou só a falar do Presidente), não se conseguirá fazer nada do Sporting Clube de Portugal.

E cada vez mais, anteontem era já tarde para lançar o Projecto que tentasse, apenas tentasse, a salvação do Sporting. E a vida do Sporting cada vez está mais perto de se extinguir.

Eleições? Para quê?

Neste momento, tenho forçosamente que fazer uma analogia com o Titanic, esse monstro da tecnologia da época, classificado como o primeiro navio infundável das história.

Quando o seu afundamento estava iminente, o representante da Companhia armadora proprietária da embarcação virou-se para o engenheiro responsável pela construção e perguntou-lhe: “Então mas você não afirmou que este navio nunca se afundaria?”

O engenheiro respondeu: “Meu caro, este navio, na sua maior parte, é feito de ferro, aço, cobre e outros materiais, todos eles mais pesados do que a água… Quando chegar a altura, pode crer que ele vai afundar, e vai afundar completamente.”

Os seus destroços, no meio do Atlântico, comprovam a veracidade das palavras do engenheiro do Titanic.

A nós, criaram, deixámos que criassem, nos nossos intímos, a ilusão de que o Sporting era infundável, eterno… É bom que nos capacitemos que isso não é assim. A sua extinção é iminente, pode acontecer a qualquer momento.

Num tempo sem ideais, sem motivos para lutar, sem objectivos, onde o mais importante é a sobrevivência de cada um de nós e daqueles que nos são queridos a cada dia que passa, por quanto tempo é que se sentem com capacidade para lutar?

Penso que muitos se sentem assim caro @Gebeême (rejeito-me a aceitar o novo nick :twisted: ) mas não podemos baixar os braços e enquanto há vida há esperança e temos que lutar com todas as nossas forças para que pelo menos tiremos o clube das mãos dos cRoquettes e depois disso todos juntos e unidos caminharmos passo a passo rumo ao sucesso (nem que tenhamos que estar 10 anos sem ganhar nada e a jogar só com putos para pagar as dívidas).

ps: Não passes esses pensamentos ao teu cunhado pá, senão estamos todos tramados :lol:

Não concordo com o teres colocado o nome de Sousa Cintra ao barulho, mas de resto tens toda a razão.

Refundação! Livres de credores, livres de interesses ocultos, livres para ressuscitar o ideal Sporting.

Também já pensei nisso, eu acho que são todos funcionários do mesmo patrão, e o Duque pode ser o plano B, para as próximas eleições, tlv por isso já estão a distanciar os 2, para parecer que é algo diferente, e lá vão todos os copos de leite votar nele.

Simples para que possamos mudar o rumo desta história vergonhosa a que todos estamos a assistir e que as pessoas deixem de lado, mas de lado mesmo os Duques os Valentes e as Copas, mais do mesmo nunca mais.

Gente nova acabar de vez com a corja.

É de vital importância fugir de candidatos de alguma forma ligados ao Roquete ou, como eu prefiro dizer, candidatos que sejam Godinho Lopes de terceira categoria.

Países que perderam a sua soberania??? Só se o seu povo deixar!!! E o SCP é o mesmo!! Era só o que faltava!!! :cartao: